Outro dia, escrevi um texto dirigido a Reinaldo Azevedo .
Dele discordo em gênero, número e grau. Mas tenho o dever de protestar contra o absurdo de se divulgar um diálogo dele com a irmã de Aécio Neves que não contém nenhum ilícito penal, não trata de corrupção e não poderia, portanto, envolver uma pessoa que, por mais que eu a deteste, não é investigado, réu ou, ao que se saiba, suspeito de nada.
É verdade que Aécio, Andrea e o próprio Reinaldo estão sendo atropelados por um monstro que cevaram e ajudaram a criar. Julga-los culpados ou inocentes é para o processo, não para os promotores. E Aécio, afinal, já está condenado à morte política.
Nem assim se pode assistir o comportamento de Rodrigo Janot, repetindo o pior de Sérgio Moro com os diálogos de Dilma e Lula, atropelando a lei, os direitos e a liberdade jornalística.
A PGR evidentemente está se vingando do fato de Azevedo ter passado a criticar o comportamento dos procuradores, inclusive os da Força Tarefa e o de Sérgio Moro.
E quem criticar os novos e auto-consagrados deuses está condenado a ser exposto como se fosse um meliante.
Reproduzo a nota de Reinaldo Azevedo ao site BuzzFeed e ofereço o espaço do blog para que ele, querendo, publique seus textos, enquanto não conseguir hospedar, de novo, seu blog.
Azevedo caluniou muitas vezes os blogs que ele chama de “sujos”, entre os quais este se inclui, orgulhosamente. E nem assim eu defendo que ele seja perseguido ou cassado no seu direito de expressão.
O Estado policial está em marcha batida, só não vê quem não quer. É dever de todos, independente de tendência política, opor-se à marcha autoritária.
Leia a nota de Reinaldo Azevedo.
Pela ordem:
Comecemos pelas consequências.
Pedi demissão da VEJA. Na verdade, temos um contrato, que está sendo rompido a meu pedido. E a direção da revista concordou.
1: não sou investigado;
2: a transcrição da conversa privada, entre jornalista e sua fonte, não guarda relação com o objeto da investigação;
3: tornar público esse tipo de conversa é só uma maneira de intimidar jornalistas;
4: como Andrea e Aécio são minhas fontes, achei, num primeiro momento, que pudessem fazer isso; depois, pensei que seria de tal sorte absurdo que não aconteceria;
5: mas me ocorreu em seguida: “se estimulam que se grave ilegalmente o presidente, por que não fariam isso com um jornalista que é crítico ao trabalho da patota;
6: em qualquer democracia do mundo, a divulgação da conversa de um jornalista com sua fonte seria considerada um escândalo. Por aqui, não;
7: tratem, senhores jornalistas, de só falar bem da Lava Jato, de incensar seus comandantes.
8: Andrea estava grampeada, eu não. A divulgação dessa conversa me tem como foco, não a ela;
9: Bem, o blog está fora da VEJA. Se conseguir hospedá-lo em algum outro lugar, vocês ficarão sabendo;
10: O que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação;
11: e também há uma agressão a uma das garantias que tem a profissão. A menos que um crime esteja sendo cometido, o sigilo da conversa de um jornalista com sua fonte é um dos pilares do jornalismo”.
View Comments (65)
Que coisa! Por essa eu não esperava.... estamos na era da caça às bruxas mesmo, tal qual na época da ditadura militar. Jesus, onde vai para essa prepotência do pessoal do MPF, da PF e da Lava Jato? Estão atacando até quem sempre defendeu a direita.....
As revoluções nunca poupam Robespierres.
Cada cachorro que lamba sua caceta.
Reinaldo Azevedo sempre fez jornalismo bandido.
Putz, para chegar a Robespierre esse tal de Reinaldo tem que comer muito feijão, como dizia minha avó.
Azevedo será o Carlos Lacerda do século XXI?
A Revista Veja agradece a Janot por ter feito o serviço sujo para eles! Esse tipo de jornalista só tinha utilidade para uma editora viciada em teta do governo como a Abril até o momento que o PT saiu do governo. Eles estavam dando um tempo para demitir ou para ele encontrar o novo rumo da grana pública.
Quando os bandidos de estimação de Azevedo começaram a ficar diferentes dos bandidos de estimação dos dono da Veja... a coisa desandou... Temer liberando a teta gorda para a Abril e Reinaldo Azevedo puxando saco dos bandidos errados... sempre fiel aos decadentes Tucanos.
A Veja não demitiria ele só por trocar poemas com a bandida irmã do jagunço Neves... nada disso... Azevedo já tem vários delitos na ficha corrida, assim como outros blogueiros da Veja.
Quando o PT saiu do governo, ficar falando mal de político não é mais bacana... agora que as verbas de publicidade subiram no mínimo 400%... Sharazade ta caladinha... Lobão tá falando mal da Venezuela... Constantino ta fingindo que Temer é liberal...
Se grampearem o saco do Serra iriam encontrar Azevedo em seu habitat natural!
O pessoal destilou tanto ódio e depois acabam perdendo o controle, sendo devorado pela tempestade que eles mesmos criaram. É o "carma"!
1) Reinaldo Azevedo é vítima (mais uma) do monstro que ajudou a criar (aliás, ajudou muito). Agora está sendo comido por esse monstro (os bolsominions estão babando nas redes neste momento).
2) Reinaldo Azevedo nunca se interessou pela defesa do estado democrático até a coisa chegar ao PSDB, isso é muito claro. Apesar disso, é um absurdo a divulgação de uma conversa de jornalista com fonte. Nos EUA, isso seria criticado por todos, republicanos, democratas, pretos, brancos, ricos e pobres.
3) Qual o objetivo do MP ao divulgar a conversa de Andrea com Reinaldo, uma vez que não há crime ali? Pra mim, a resposta mas próxima da verdade é: "Não mexam com a gente, não critiquem a Lava Jato ou o Judiciário. Nossa resposta será imediata e forte". Se isso não revela um país à beira do estado de exceção, não sei mais o que é isso.
senhores não tenho a.menor simpatia por Reinaldo mas vivemos em um estado de exceção sem dúvidas a ditadura voltou e desta vez é o judiciário.
Estão sendo engolidos pelo monstro que ajudaram a criar.
Cria Corvos e eles te arrancarão os olhos. Dois minutos após a vitória da Dilma nas eleições de 2014 a Globo, a mídia, Merval e Aécio trataram de botar fogo no país, porque a Direita não permite que tenhamos democracia, foi assim com Getúlio, Jango, Lula e Dilma.
acompanhei ,na hora que a Dilma foi anunciada reeleita, para que ninguem me contasse ,na TV Abril,o Reinódio ordenando que a próxima etapa TEM QUE SER o ""impicthimam"" .
Agora o monstro devorou-o com a anzol e chumbada,e,como estamos num estado de excecão,portanto ,a regra tem suas brechas,e,discordando do brilho de sempre do Brito,que sirva de pasto para o ódio que e a falta de qualquer caráter que a figura plantou com muito cuidado.
é uma lei da natureza,não pode alegar ignorá-la,quem bate ,logo(tempo subjetivo) depois leva de volta....
Se colocava como "defensor do estado de direito", mas na verdade sempre foi lacaio do PSDB. Esse papo de fonte, justamente com a irmã do Aécio, não cola...
"10: O que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação; "
Assino embaixo!!
Se a esquerda festejar essa ilegalidade (como festejou, por exemplo, a grotesca retirada de Garotinho do hospital), amanhã não reclame do mesmo tratamento.
Parabéns Fernando Brito! Ou se é democrata ou não. É assim mesmo que se faz. Independente das divergências,a democracia é um bem coletivo.
Bá. O Departamento de Justiça dos EUA governa o Brasil. Lamentável. Povo tem que se unir e combater esse absurdo.