A ânsia de poderes divinos do Ministério Público já passou do limite do doentio para a seara do ridículo.
Hoje, um grupo de promotores apresentou um “pacote de legislação anticorrupção” – ou uma sugestão, porque nem é sua atribuição constitucional propor leis senão sobre admissão e estruturação das Procuradorias.
Entre elas – na maioria simples agravamento de penas e tropelias, como prorrogação de prisões visando obter delações – com, porém, uma pérola.
O “teste de integridade”, ou teste de honestidade. Está lá, na EBC:
“O pacote de medidas contra a corrupção apresentado pelo MPF prevê ainda a criação do teste de integridade para agentes públicos, de modo que sejam adotados testes preventivos de atos de corrupção no comportamento dos servidores públicos, principalmente nas polícias.”
Mas em que consistiria este teste de honestidade, a ser aplicado a servidores públicos?
Simples, fazer surgir, artificialmente, uma situação em que se pudesse lhe propor uma propina ou uma vantagem para permitir que alguém leve uma vantagem indevida!
Em linguagem policial, que todo mundo entende: forjar um flagrante por armação, através de um “agente secreto” que se apresentaria propondo alguma maracutaia.
Em linguagem popular, algo como aquela baixaria do “Teste de Fidelidade” do trôpego “humorista” João Kleber, onde um infeliz (em geral dublês) é assediado por uma “gostosona” para ver se ele trai a mulher, que, assistindo tudo, depois lhe dá umas bordoadas.
Uma barbaridade, um atropelo dos princípios jurídicos, com uma agente público induzindo outro a cometer crime, uma ação de obter o “bem público” pelo estelionato, uma porcaria que não se sustenta perante qualquer tribunal do mundo civilizado.
Será que perderam todas as noções de princípios do Direito?
Nem original é, porque empresas de recrutamento de profissionais no mercado fazem esta barbaridade, algumas usando “algoritmos”…
Francamente, não ouvia uma estupidez desta desde que, adolescente, havia aquelas lendas de “teste da farinha” ao se alistar no Exército, o que por óbvio não vou descrever o que era…
Francamente, a sanha com que alguns promotores querem se lançar ao estrelato é, esta sim, capaz de ser reprovada num teste de sanidade.
View Comments (44)
Isso está com cara de "teste do sofá". Deve ter o dedo da Globo nisso...
KKKKKkkk! Lembrou bem, teste da farinha. Pra quem não serviu exército ou é muito novo, este teste da farinha não tem nada a ver com cocaína!
Muito engraçado o MP lançar uma série de propostas logo depois da Dilma lançar seu pacote!
Aliás, muito engraçado eles fazerem propostas sobre lei! A impressão que fica é querem medir forças com a presidenta. Aí o PiG divulga e "especialistas" dizem que o pacote dos MP's é melhor que o da Dilma e bla-blá...
Por que não propuseram antes? Ademais, esse teste de fidelidade muito engraçado.
Imagine que voce desconfia do seu colega e "arma" pra cima dele. Aí ele diz que estava desconfiado de você e diz que armou também!
Parabéns pelo texto, como sempre. A propósito, fico pensando se não é o caso de mudar totalmente os critérios de prova pra concurso no Ministério Público, na Polícia Federal e outros que tais, de tal maneira a cobrar nas provas uma pespectiva crítica em relação à indústria cultural, às corporações midiáticas, como condição pra ser aprovado. Talvez assim diminuiria tanta rendição narcísica absolutamente infantil aos "media".
O que eles querem é isso, 'como formar um terrorista': http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2015/03/fbi-como-construir-um-terrorista.html?m=1
TESTE DE INTEGRIDADE PARA O MP
.
O teste de integridade para membros do Ministério Público já está pronto e, inclusive, já foi realizado algumas vezes.
.
Consiste em entregar ao promotor ou procurador uma investigação da polícia contendo não apenas indícios claros mas também provas de crimes de um demo-tucano.
.
Se o membro do MP oferecer denúncia não será aceito.
.
Se mandar arquivar ou esquecer numa gaveta será aceito de imediato.
.
Se mandar abrir inquérito (antes de mandar arquivar) será aceito como um bom candidato a procurador geral.
Matou a pau.....
Galera alguns testes recentes feito pela Elite proba e intocável do MP:
...só os que me lembro de cabeça...Satiagraha...Trensalão...Lista de Furnas...Voces devem lembrar mais...colaborem!
Concordo, Renato. Nada mais a dizer.
O Brasil já era, Fernando. Antes tínhamos apenas políticos querendo ser reis, hoje temos além deles, os juízes, os promotores, etc etc
Por falar em fidelidade, a fidelidade suína da Globo a Aécio é tanta que doi. Olha só como o Globo "noticiou" a denúncia de que o candidato que quase virou o presidente da República recebia propina mensal, ou seja, um MENSALÃO de milhares de reais, durante anos.
"Doleiro DISSE TER OUVIDO de Janene e empresário que Aébrio RECEBIA RECURSOS de Furnas. Acusação foi arquivada por falta de prova, doleiro não reconheceu foto de irmã do senador". Globo cínica e suja, agora não dá valor e manchetes para as denúncias do doleiro! Globo sonegadora da verdade.
Já a FolhaEstadão (é um troço só), pelo visto, censurou seus "jornalistas". Todos proibidos de noticiar qualquer coisa sobre esse assunto.
A notícia de O globo.com é do dia 18/03/15 e só tem 7 comentários. Os safados publicam a notícia e imediatamente escondem dos leitores do site os links para acessá-la. Sempre que o assunto lhes é desagradável fazem isso, e por isso, nessas notícias quase não há comentários. Essa é a liberdade de imprensa que o PIG defende. A liberdade dos patrões coronéis censurarem seus funcionários e as notícias e fazerem manchetes sensacionalistas quando querem atingir seus adversários. Os demais pigs nem sequer publicaram o vídeo em que o doleiro delata o Aécio Mensaleiro.
Querem ser "Deuses" e por vaidade não se dão conta do ridículo, muitos anseiam em aparecer. Assistimos agora uma Promotora que quer impedir a construção pela prefeitura de SP de corredor p/ bicicletas (contrario ao bom senso). Atualmente funcionário público, como nas universidades, órgãos de administração e escolas públicas federais, devem ser concursado e tem que se submeter a estágio probatório onde são continuamente avaliado e sua promoção se dá por desempenho. Não sei no caso da justiça, mas se assim o for muitos poderiam ser dispensados.
Capaz cara! A justiça Brasileira é a MAIOR MAMADORA do suor do Povo deste País. Basta ver que são eles -o judiciário- que pucha por primeiro os "reajustes" salariais dos 3 poderes da República. Depois vem nosso Congresso e o último da fila é o Executivo, que é sempre quem é o culpado pelos mau feitos do governo, perante a Mídia e os Ganços Globais. Quem paga o pato é sempre o Poder Executivo...leia-se o Palácio do Planalto. E olha que só falei em "salário" do Judiciário, mas tem uma fábrica de láctos junto, como por exemplo..."minha toga minha casa" e por ai vai!
Nogento isto...não aguento nem ver um cara de terno e gravata mais na minha frente!
O pessoal do jurídico passou, espero, nas duras provas das seleções. Mas a incapacidade deles para entender o que é a justiça é impressionante. Na maioria é do tipo "vamos pegar aqueles safados", geralmente os do outro partido e que não pensa acomo eles. Lembram o mentirão...?
Não vêem a atuação do pig no "preparo do terreno" no qual a maioria deles cai feito pato?
E onde a justiça que pune 2% dos culpados (10% se for pppp) ainda falam na solução de agravamento da pena? No país, como está, os condenados, pela impunidade reinante, mesmo culpados, são injustiçados.
Há como testar se um juiz é mesmo juiz?
Fernando,como os facistas locais estão ficando cada vez mais pirados, e homofóbicos, não duvide que eles façam uma adendo à sua proposta de "legislação" prá contagem de pregas.