Mudem o nome da Corte, pois Supremo não é

Nada mais definidor da pequenez alcançada pelo Supremo Tribunal Federal que o julgamento de ontem.

Cumpriu-se a primeira parte do que se disse ontem, cedo, aqui. Falta a segunda, na qual o Senado acoitará Aécio Neves.

Abstraindo-se o fato de que metade dos votos, pelo menos, a favor da não-cassação provisória de Aécio Neves – e tanto entre os que a sustentaram quanto aqueles que a ela se opuseram – foram dados não à tese de que o STF pode (ou não pode) cassar de ofício o exercício de um mandato parlamentar sem as constitucionais prisão em flagrante e sentença de culpa criminal apenas em função, para o bem e para o mal, da figura de Aécio Neves e sua plumagem tucana.

Fosse um petista, provavelmente os votos contrários a isso se resumiriam a Marco Aurélio Mello e a Ricardo Lewandowski.

O resto seguiria a miúda e rangente argumentação de Edson Fachin, uma alma cuja grandeza precisa de lupa para ser medida, aos argumentos pavoneados de Luiz Roberto Barroso, um homem que precisa de binóculos ao contrário para que se possa enxergar de todo o seu ego e à fúria outonal de Celso de Mello, um dócil que se torna valente diante do poder fraco que tem agora diante de si.

O que se pode dizer de um julgamento onde, sem passionalismos, só do voto de Gilmar Mendes se extrai algo de significativo contra o império judicial que se instalou neste país?

Embora ele mesmo seja um praticante disso, ao menos reconhece que o STF tem adotado “o direito constitucional da malandragem, que permite que a mesma norma sirva para uma e para outra situações diferentes.”

O final da sessão foi, com certeza – e olhe que acompanho, talvez por masoquismo, diversos julgamentos do TSE – foi coisa de dar vergonha a conchavos de movimento estudantil.

Empatada em cinco a cinco a decisão de se o Supremo precisaria submeter ao parlamento decisões que, na prática e por tempo indeterminado, significam a cassação do mandato eletivo -depois de um voto absolutamente arrogante de Celso de Mello, que teve como florão a frase “a Constituição é aquilo que o Supremo diz que é”, a Ministra Cármem Lúcia deu um voto “conta de chegar” completamente destituído de lógica.

Concordou com a submissão ao parlamento “apenas”  quanto à cassação expressa do mandato, mas não com as demais medidas: recolhimento noturno, proibição de entrar em locais onde pudesse pra ticar infrações (neste caso, óbvio, o Senado ) e proibição de falar com pessoas que o pudessem auxiliar (quem mais que os outros senadores e deputados?).

Quando um voto é desmontado pela inteligência paleozóica de um Alexandre de Moraes – “mas ministra, se a votação foi depois de seis da tarde, que mandato é esse onde ele não pode votar, porque está na hora de voltar pra cadeia noturna? – e pela fina ironia de Ricardo Lewandowski – é uma medida preventiva de “baladas”? – sinal de que se chegou ao fundo do poço.

Até o minúsculo Fachin, diante da afirmação de Carmem Lúcia de que concordava “em quase tudo” com seu voto, exceto na cassação formal do mandato, teve de dizer: ““O ponto de divergência de Vossa Excelência é o ponto central do meu voto, portanto sou voto vencido”.

A sorte é que Gilmar Mendes já tinha “dado nos calos”, porque senão teríamos assistido a um esmagamento deplorável da frágil senhora que preside a Corte.

Chegou-se, afinal, a um “voto médio” – curiosíssimo em matéria constitucional – de que não precisar-se-ia submeter ao parlamento qualquer medida restritiva que não afetasse, direta ou indiretamente o exercício do mandato. Isto é, qualquer uma.

Assistiu-se, ontem, à emenda trágica do soneto mal escrito de um Supremo que se acovardou diante do poder e do dever de ter decretado a prisão em flagrante de Aécio Neves – que várias vezes foi justificado na base do “prendemos os cúmplices, não poderíamos de fazer “alguma coisinha” com o mandante, como se o mandante não merecesse a mesma ou mais severa prisão que se impôs aos que executaram  suas ordens.

Diante de um Supremo desta confusa mediocridade, mais próximo de uma discussão de botequim que de uma corte constitucional, não é de estranhar que um juiz temerário e decidido como Sérgio Moro atropele e reduza à condição de carimbadores de suas decisões.

Temos uma geração de governantes, parlamentares e magistrados que não tem princípios, pensamentos graúdos e fidelidade á Constituição. Apenas, como coelhos, praticam os arranjos da sua rasteira esperteza.

Pobre Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • .... Desde o voto do relator [edson] 'sFACHINhador' até o enfeixar da "suprema tibieza" Cármen (IN)Lúcida, toda a pantomina para salvar o 'Mineirinho' explica o nome: STFede!

    • Errata:

      ... pantomima... (em vez de ... 'pantomina'...

    • ... STFede acumpliciado até o talo das togas imundas no golpe vagabundíssimo que está destruindo o Brasil!...

  • Texto primoroso, com o qual concordo integralmente. O STF já foi além do simples acovardamento, alcançou o nível máximo de ignomínia. Sob a presidência da Carmen Lucia não passa de uma entidade cara e literalmente inútil, cuja atividade fim é jogar a justiça para debaixo do tapete, curvando-se à mais rasteira política.

  • Fiquei "boquiaberta" com a fraqueza argumentativa e discursiva da presidenta do tribunal que dizem ser supremo. Deus me livre de precisar da justiça brasileira.

  • Coragem na vida é a principal virtude pois ela garante as demais assim como caráter. Quando se é pusilâmine, um acovardado se morre todos os dias. Essa classe dirigente que se adonou do país, esse judiciário (Moro, stf), esses políticos comprados , essa casta de jornalistas , são zumbis e já morreram, sobrevivem agarrado ao golpe que perpetraram , para eles tudo se resume a dinheiro, conchavos e espertezas. Nós não viemos a esse mundo para ser isto que eles representam, o Brasil um dia será uma nação digna e estas personagens desprezíveis serão parâmetros para que os educadores dizerem as crianças do que não se deve ser, por isso acredito que a história do Brasil é uma disciplina que deveria ser ensinada todos os dias nas escolas.

    • ... Permita-me assinar embaixo!
      Parabéns!
      Clap, clap, clap!
      E de pés!

  • COLUNISTA DA GLOBO ENTERRA A (IN)LÚCIDA NA VALA COMUM DO 'mor(T)o'!

    ***

    Colunista da Globo diz que Cármen Lúcia matou a Lava Jato

    Para o jornalista Helio Gurovitz, o voto da presidente do STF no julgamento sobre punição a parlamentares, que decidiu a votação, "foi uma das exposições mais vacilantes e obscuras no conteúdo jurídico – e mais claras na sujeição à pressão política. Cheio hesitações, vaivéns e argumentos convolutos, lembrou uma daquelas figuras fractais cujo comprimento tende ao infinito e cuja área – ou substância – tende a zero"

    12/10/2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/322059/Colunista-da-Globo-diz-que-C%C3%A1rmen-L%C3%BAcia-matou-a-Lava-Jato.htm

    • Tentativa de Cármen Lúcia de conciliar posições divergentes vira alvo de crítica no Supremo
      POR PAINEL
      Porque és morno… A tentativa da presidente do STF, Cármen Lúcia, de contemplar aspectos divergentes em seu voto foi alvo de críticas generalizadas. Foi por buscar solução ambígua, disseram integrantes do tribunal, que ela acabou intensamente pressionada a explicitar que ala, de fato, sairia vencedora.
      Teus sinais O fato de a ministra ter delegado ao colega Celso de Mello a proclamação do voto e de ter feito reparos à própria fala foram apontados como indícios de seu desconforto. No STF, os mais incisivos disseram que ela abdicou da condução da sessão.
      12/10/2017

      FONTE: http://painel.blogfolha.uol.com.br/2017/10/12/tentativa-de-carmen-lucia-de-conciliar-posicoes-divergentes-vira-alvo-de-critica-no-supremo/

  • ... cara depois que eu ouvi o "urubu decano celso de mello" (assim mesmo) enaltecer a trajetória do tribunal (de pequenas causas) como de defensor inabalável da constituição, correndo riscos se preciso for desde "antanho", gostaria de lembra-lo que não faz muito tempo os milicos (1968) aumentaram o número de "urubus" de 12 para 18, para impor sua vontade, e o que fizeram os "urubus, incluindo o urubu-rei", ficaram calados como sempre; preocuparam se em atender a vontade dos milicos, ainda não descobri para que serve esta "enganação"...

  • Só nos restou o povo mineiro para tirar esse crápula da vida política.nao reelejam esse canalha,ladrao pra mais nada.essa suprema bosta é comandado por Gilmar qdo interessa livrar a cara de seus amigos.d.carmem só pra frases de efeito.

    • Não digo que ele se eleja senador, mas há retardados suficientes para elegê-lo deputado federal.

  • Receita de Frango supremo (Parece bom, colhi aleatoriamente no google)

    Ingredientes
    4 peitos de frango
    2 dentes de alho amassados
    1/2 copo americano de vinho branco seco
    alecrim fresco à gosto
    8 gotas de molho de pimenta tradicional D'Ajuda
    3 colheres de sopa de azeite extra virgem
    linguiça defumada fina
    sal á gosto
    Molho Taré Mitsuwa oriental à gosto para besuntar

    Modo de fazer
    Com uma faca faça um corte no meio de cada metade de cada peito, mas sem furar a outra extremidade.
    Faça uma vinha d'alhos com o vinho, sal, alecrim, o molho de pimenta, azeite e o alho. Coloque os filés nesta marinada (regue tb. por dentro dos filés) e deixe por umas 2 horas. Passado esse tempo, peque cada filé e coloque um pedaço da linguiça fina em cada buraco dos peitos e feche com palitos.
    Coloque azeite numa frigideira e vá virando até dourar.
    Pegue uma refratário, coloque os filés junto com a marinada e leve ao forno a 200º, coberto com papel laminado. (vá regando de vez em quando) Quando os filés estiverem cozidos, retire o papel laminado e besunte com Molho Taré Mitsuwa oriental. Leve o refratário e novo ao forno por uns 10 minutos.

    • mas, por favor, não com os peitos desses frangos do supremo.
      eles já vem podres.

  • Enquanto isso, Temer O Monstro, continua dilapidando o Brasil. CANALHA1 CANALHA! CANALHA! Temer o chefe da Orcri, com seus ministros criminosos, juntamente com deputados venais, cada estado devem alertar os eleitores, desses deputados que sao contra o Brasil, contra sociedade e principalmente contra os trabalhadores, Temer e o Canalha Mor, em pouco mais de um ano, esta acabando com o Brasil, sendo que um dos grandes responsaveis e o Aecio, vergonha, juiz, descarado que nao se considera impedido, a constituicao desrreipetada por todos os poderes, 1 trilhao perdido no pre sal ( a troco de nada que nao e com essa gangue especialista em falcatruas ), caoz total, temos que nos manifestar ir as ruas, deixarmos de ser analfabetos politicos, estamos retrocedendo 200 anos, Manifestacao Ja, classe media que pensa que e elite, manipulada pela elite experta, e pior classe media baixa que atira nos pes por ignorancia, Acordem Brasileiros, vai chegar no bolso de todos, vao ficar 500 trilionarios, 1000 bilionarios e o resto da populacao rastejante, esta na hora de derrubar Temer, e moralizar os poderes, so o povo consegue, MANIFEESTACAO JA!

Related Post