Durante toda a tarde de hoje, antes de tomarem um desmentido-safanão dos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, que escreveram o livro, escancararam manchetes sobre o que seria a confessada “culpa” de Lula no caso do Mensalão, porque numa conversa com o ex-presidente brasileiro, Pepe Mujica, do Uruguai, teria ouvido dele que “neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”.
Nada, a não ser ter 14 anos de idade ou um cinismo monumental, autoriza um jornalista a transformar em “escândalo” um desabafo que qualquer pessoa honrada que ocupou funções de governo ou mesmo em instituições privadas faria depois de viver uma década nesta posição.
Como os editores e chefes de redação da imprensa brasileira não têm 14 anos de idade, fica a segunda hipótese.
Os mecanismos de controle estatal, em muitas partes do mundo e, em escala cavalar, nos países de desenvolvimento atrasado, como o nosso, são, em regra, contaminados por “muitas coisas imorais, chantagens” e todos sabem disso.
De fiscais corruptos de posturas aos “egrégios tribunais de contas” estamos lotados de exemplos disso.
Em muitos estados, tentar aprovar “a seco” um simples edital de licitação é missão quase impossível.
No mesmo dia de hoje, os mesmos jornais publicam a exigência expressa por cargos feitas por deputados para votarem o ajuste fiscal.
E já vemos uma “corrida” de desembargadores estaduais a “exigirem” até com ações judiciais o direito que lhes dá a PEC da Bengala a trabalharem, sem um ceitil a mais, por mais cinco anos, em lugar de fruírem, com os bons rendimentos que têm, os derradeiros lustros da vida.
Nada disso escandaliza uma mídia que defende a moralidade só quando lhe serve a imorais desejos políticos.
De toda esta hipocrisia, porém, uma conclusão triste nos salta.
É impossível ser Mujica no Brasil.
Aqui, detesta-se a sinceridade e cultiva-se o cinismo.
A sociedade brasileira, guiada por sua mídia, tornou-se vítima da praga cantada por Noel Rosa, em seu “Filosofia” e segue sendo “escrava dessa gente que cultiva a hipocrisia”.
View Comments (12)
Pepe seria um bom presidente para o Brasil assim como Lula para o Uruguai!!! Gêneos de países diferentes!!!
Parabéns aos dois.
Que vexame esses jornais estão protagonizando! Não é furo, é furada atrás da outra. É como diz o Jô: Que coisa mais patética!
Está ficando cada dia pior acompanhar os informativos em nosso país. Temos os piores jornalista do mundo, infelizmente. Não é só questão ideológica, pois todo cidadão tem o direito a escolher um dos lados; direita ou esquerda e até mesmo de centro, quando se trata de política, mas acontece que, em se tratando da função jornalistica, é imprescindível a imparcialidade quando no exercício de informar. Concordo, totalmente, com a posição do Fernando Brito, de que "é impossível ser Mujica no Brasil", pelo menos enquanto continuarmos a ter o tipo de imprensa (pelo menos a dita grande imprensa) que temos.
Hoje não se forra lata de lixo com jornal. Pra isso, O Globo era campeão, só servia pra isso.
Então, pra que eles servem, hoje?
[Ainda sobre golpes baixos dos fascigolpistas da [eterna] oPÓsição ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro]
DA SÉRIE “As rola-bostagens do Garcia ‘da Globo’”!
Na edição de 07/05/2015 do funesto, agourento, panfletário e terrorista programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, o ódio do âncora Alexandre Garcia beira a necessidade de ser submetido a exame antidoping!
ENTENDA
Fala ‘pena amestrada’ dos Marinhos da ‘ditabranda’ dos Frias da ‘Folha’!
“Ontem eu ouvi – ninguém me contou –, pela enésima vez, a presidente Dilma [Rousseff] dizer que lutou pela democracia. Eu sinto muito [sinto muito! Ah cínico hipócrita! Adendo do matuto!], eu tenho memória, eu tenho neurônios.
Ela [a presidente Dilma Rousseff] está se aproveitando para repetir tal como [Joseph] Goebbels o ministro
da Propaganda do Reich [na Alemanha Nazista de 1933 a 1945]. Goebbels recomendava: ‘repita, repita, repita e a mentira acaba virando verdade!’
E, aí, as pessoas vão terminar acreditando que ela [a presidente do Brasil! De novo, adendo do matuto, estupefato!] lutou pela democracia...”
RESCALDO FASCIGOLPISTA:
1- Num [ainda que suposto!] regime democrático, liberdade de expressão - manifestada através de concessionárias públicas do Estado - contempla, impunemente, esse tipo de acinte e diatribe? O crime não merece nenhum desagravo? Sugerir à patuleia que utilize o ‘remote control’ [Risos] no sentido de mudar de estação radiofônica? No Brasil existe Ministério da Justiça? E das Comunicações?...;
2- Um recado ao bravateiro ‘capilarizador do PIGolpista’: senhor Alexandre Garcia, quer dizer, “intonci”, que, considerando a sua memória e os seus [parcos?!] neurônios... Quem lutou pela democracia foi o senhor? O
senhor que exerceu – com galhardia e diligência – a função de porta-voz da ditadura militar? E o senhor continua lutando pela democracia servindo como reles títere dos filhos do “dotô” Robert(o) Marinho das organizações (sic) Globo *sonegadoras?...
*das verdades – e dos impostos!
NOTA FÚNEBRE: todas as manhãs, o ‘Alexandre da Ditabranda da Globo Garcia’ divulga o agourento e
terrorista ‘MAU Dia Brasil’ através das ondas potentes das emissoras de rádio deste ‘Brasilzão do Meu Deus’!
Aqui, em Feira de Santana, o estropício militante vomita o ódio figadal via Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade 970 AM, empresas integrantes da Rede Capuchinhos de Comunicações, portanto, emissoras católicas [do lucro!].
EM TEMPO: lá isso é jornalismo, siô?
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República Desses Boçais Bananas Picaretas – “O cheiro dos cavalos – de raça, preferencialmente –
ao do povo!”
Um dos links para acessar os crimes do Alexandre Garcia:
http://www.bomdiafeira.com.br/podcast-secoes/2/
O Lula devia estar falando do dia que o Civita o chamou para conversar. “neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”.
A imprensa nativa, com as exceções de praxe, deveria olhar para o próprio rabo e ver que Lula, provavelmente, em grande parte, estava se referindo a ela, quando disse sobre chantagem e imoralidade. E continua até hoje...
Olha aí marinhos tentando com factoides dar motivo para seus comparsas do mpf iniciarem persecução ao seu GP Presidente Luis Inácio Lula da Silva,até hoje conhecido como o melhor que já tivemos.
Fora de Pauta mas o assunto “mais importante” de hoje:
As putarias da Folha de São Paulo:
Manchete de primeira página da Folha de São Paulo on line e do jornal impresso de hoje: “dono de empreiteira diz ter doado para Dilma com medo de retaliação”
Manchete sobreposta à matéria: “empreiteiro diz que doou a Dilma com medo de represália”
O primeiro parágrafo do texto: “o empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, disse a procuradores da Operação Lava Jato que doou R$ 7,5 milhões à campanha à reeleição da presidente Dilma Roussef por temer prejuízos em seus negócios na Petrobras se não ajudasse o PT”.
O nome dos dois moleques de recado do Octavinho que escreveram matéria “tão brilhante e esclarecedora”: FLAVIO FERREIRA (DE ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA); ESTELITA HASS CARAZZAI (CURITIBA).
Link da matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/05/1626798-empreiteiro-diz-que-doou-a-dilma-por-temer-represalia.shtml
Folha de São Paulo:
Ontem, UM JORNAL A SERVIÇO DA DITADURA
Hoje, UM JORNAL A SERVIÇO DA PUTARIA E DO CRIME ORGANIZADO
Amanhã, UM JORNAL FORA DE CIRCULAÇÃO