Quase trinta anos atrás, “muro ” era o de Berlim.
Que separava uma sociedade onde se tinha o básico de outra, onde se tinha a abundância.
Caiu.
É próprio da natureza humana quer mais e não se conformar com o mínimo.
Trinta anos depois, quase, outro muro simboliza os dois mundos.
Como sempre, do outro lado, o jardim do Éden, o maná, a abundância.
Desta vez, do lado de cá, nem mesmo o mínimo.
A demolição do Muro de Berlim foi o final da existência do “bloco soviético” e da própria bipolaridade mundial formada desde o final da 2a. Guerra Mundial com a URSS.
Os mais velhos talvez se lembrem da expressão “Cortina de Ferro” com que se designava essa separação.
Não que não existissem muros, grades e telas nas fronteiras com o México.
Já existem, muitos e há muito tempo.
Por elas, as mercadorias podiam passar livremente e as pessoas, apenas clandestinamente.
Agora, quem estende a cortina de ferro são os Estados Unidos.
Os muros e as cercas estão longe de serem exceções, mas regra na história humana.
Tanto quanto o Muro de Berlim, o de Trump cairá.
Mas não em breve.
Porque pior que eles são elites coyotes, que têm como projeto de país o sermos capazes de rastejar por debaixo das cercas e, sabujamente, sermos aceitos num cantinho, dóceis com os outros e ferozes com nossos iguais.
As barreiras e segregações que os muros representam são anteriores e superiores a eles, que sempre podem ser burlados ou pulados, enquanto elas, não, porque se introjetam nos seres humanos.
Daí, um efeito reverso.
Os muros, talvez, sejam os maiores adversários da divisão que pretendem fazer, porque lhes dão concretude, visibilidade, tornam-nas palpáveis e odiosas.
Tanto quanto é da história erguê-los, é da natureza humana derrubá-los.
View Comments (18)
The Wall, obra atemporal.
Bom dia Brito quem derruba os muros de concreto é o poder econômico.
As pessoas só são usadas.
O Papa João Paulo, o tal João de Deus usou e abusou disso defendendo a democracia nos países comunistas mas não defendendo igualdade social no outro lado do Muro capitalista. São sempre eles. Igreja Católica conservadora e poder econômico.
Eles nos roubam e se cercam. E tem brasileiro que acha bonito. Ignorância.
"Pobre México. Tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos."
Muros são uma vergonha. O Muro brasileiro é o mais odiosos, o muro da pobreza e da escravidão que impede milhões de cidadãos a terem uma vida digna e esse golpe foi dado para reerguer o Muro que existia na nossa sociedade e que o PT havia quebrado.
Que eu saiba eles tem longa experiência no ramo mas a Midia MSM nao fala disso não.
Ha um muro entre as duas Coreias, feito sob medida por engenheiros falando ingles... la pelos 1950, de apenas 316 km e com o objetivo inicial de impedir a fuga para o Norte (isso mesmo, revisor). Com ultima tecnologia da epoca foi feito largo no topo para caber e passar um Jeep (jipe).E está la até hoje, no meio da chamada Zona desmilitarizada.
Agora estão desorientados com a insolência - bravateira ou não, pouco importa - do gordinho de Pyongyang. O cara é ditador como as dezenas de outros que o império pagou, incrementou e defendeu por trocentos anos, só com uma diferença: não obedece e está ca&g*-7*ndo e andando para as sançõe$ e ameaças.
Pois é, o muro de Berlim caiu, a maioria das pessoas festeja o fato sem ter a mínima noção da história daquele país dividido. Os alemães orientais continuam discriminados, até há algum tempo os juízes de lá não podiam atuar no lado ocidental, a poderosa indústria do Leste foi sucateada e destruída (grande parte das gruas do porto do Rio é de lá). E os órfãos do socialismo, como aqui os da era Lula e Dilma, hoje lamentam a perda de todas as suas conquistas, como educação e saúde gratuitas e de altíssima qualidade, moradia a baixíssimo custo para todos, custo de vida ao alcance de todos, vantagens infinitas na licença maternidade para estimular a natalidade, conhecidamente baixa nos países europeus em geral, altíssimo nível de cultura para todos, desde a infância, e por aí vai. Quem não conheceu ou ao menos visitou, não tem autoridade para comentar a respeito.
Ah sim! Os alemães da DDR arriscavam a vida para pular o muro porque a galinha do vizinho é sempre mais gorda.
O único muro que eu respeito é a Muralha da China, os demais a história cedo ou tarde acabará por derrubar...
P.S. Imagino as cenas finais do filme O Dia Depois De Amanhã onde pressionados por uma nova era polar os EUA "invadem amigavelmente" o México (supostamente perdoando a dívida Mexicana) para a população americana poder sobreviver. Imagine fazer isso tendo que pular o Muro do Trump e lidar com certeza com uma recepção mexicana que seria ainda menos calorosa do outro lado... Ainda bem (pros americanos) que aquilo é só ficção...
https://www.youtube.com/watch?v=MiLBX3IBihA
Existem basicamente dois motivos opostos para construir muros:
Não deixar alguém entrar, como o muro da sua casa.
Não deixar alguém sair, como o muro de uma prisão.
Pesquisas mostram que quem não desenvolveu a área do cérebro que permite estabelecer essa distinção fundamental corre um sério risco de acabar apoiando ditaduras assassinas, governos que tentam censurar a imprensa, populistas que colocam o que surrupiaram em nome de laranjas e antas que chamam impeachment de golpe.
O TIOSÃO CARENTE NÃO FICA UM DIA SEM REPETIR O MANTRA DAS OLAVETES... ERNESTO DEVE ESTAR INTERNADO EM UM ASILO, MURMURANDO ESSA MESMISSE DIARIAMENTE PARA AS ENFERMEIRAS...
"SIM, ERNESTINHO... VOCÊ JÁ DISSE ISSO ONTEM... AGORA TOMA O REMEDINHO..."
Volta John Lennon! Precisamos de gente iguais à você.
Imagine não haver o paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum Inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo o presente
Imagine que não houvesse nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo será como um só
Imagine que não ha posses
Eu me pergunto se você pode
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens
Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo
Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só
LENNON era comunista! Só comunistas pensam em um mundo sem fome, miséria e semi-escravidão. Ele era um tolo! Nós é que estamos certos. O mundo é só para egoístas. Que me importa se tenho mais do que preciso e a maioria não tem nem o básico para levar uma vida digna? Problemas deles, não meu.
E assim caminha a humanidade...
Mas também tem antas que chamam golpe de impeachment. Impeachment é possível se houver crime. E todos sabemos que a Dilma foi inocentada no STF. Quem é a verdadeira ANTA, afinal?