Na mídia brasileira, “presunção de culpa” até em entrevista sobre “presunção de culpa”

A Folha publica hoje entrevista com John Comaroff,  professor de Harvard –  e membro de duas dúzias dos mais importantes institutos de pesquisa legal e integrante da America Bar Foundation, uma  organização analisa leis, processos, e seu impacto sobre a  sociedade – em que ele chama de “presunção de culpa” contra Lula as violações da lei pela Operação Lava Jato, especialmente a divulgação de suas conversas grampeadas.

“Ao vazar conversas privadas, mesmo que envolvam 20 pessoas, se Lula está entre elas, você sabe que é dele que a mídia falará. Isso é ‘lawfare’. Você manipula a lei e cria uma presunção de culpa”.

A gravação e a divulgação da conversa entre Lula e Dilma Rousseff foi, todos sabem, julgada ilegal pelo Supremo Tribunal. Um “decisão de Pirro”, porque Moro gravou, divulgou e nada foi feito sobre o ato ilegal, senão a esdrúxula decisão do Tribunal Regional Federal que deu poderes acima da lei a ele, já seria um juiz “numa situação especial”, o que não existe em nenhum lugar da lei ou do mundo, embora isso não venha ao caso.

O mais curioso é que o texto da matéria mostra como funciona a “presunção de culpa” ao afirmar que a conversa da então Presidente e o ex-presidente ” dá a entender que nomearia o antecessor ministro para garantir a ele foro privilegiado”.

Dá a entender a quem, cara pálida?

Só a Gilmar Mendes, que impediu a posse com base naquelas escutas que o plenário do STF decidiria que foram ilegais.

Desde quando mandar alguém levar um termo de posse, em branco, sem a assinatura presidencial garante algum foro privilegiado a alguém?

Quando tomei posse na chefia de gabinete do Ministério do Trabalho, já tinha assinado meu termo de posse, pronto para receber a assinatura do Ministro quando o ato de nomeação saísse no Diário Oficial. E corriqueiro e normal que documentos fiquem prontos para a assinatura depois de sua oficialização, que se dá na publicação do ato.

Mas para a repórter da Folha, cuja mente já opera no que o o professor Comaroff chama de “presunção de culpa”.

“Dá a entender”. Não tem condicional, nem ressalva, nem quem assim entendeu. É e pronto.

O mesmo daquele “não temos provas, mas temos convicções”.

“É claro” que o ato foi malicioso, foi obstrutivo, foi ilegal.

Mas como, se havia meses (mais de ano, até) que Lula era alvo da Lava Jato e só aceitou ser ministro não por isso, mas porque percebeu a degringolada política do Governo Dilma diante das tropas de Eduardo Cunha?

Mas não. Na presunção de culpa é assim: tudo o que você faz é para dificultar os “heróis da Lei”, mesmo que o ministério só desse, legalmente, a Lula o direito de ser julgado pelo Supremo, não pelo “vingador das Araucárias”.

Só Moro é a lei, o resto é “pixuleco”?

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Mesmice, do mesmo e do mesmo !! .... Muita indignação e pouquissima ACAO !!! Assim vai o Brasil construido por brasileiros e brasileiras, acomodados, esperando um Salvador da Patria e sempre prontos a jogar pedras na Geni e no Geni ... So' pararam de atirar pedras quando os bodes expiatorios ja estavam esgotados de tanto esperar que, pelo menos, os progressistas pudessem lhes apoiar. Mas a nave vai, e a manada bovina sempre espera a cocada-preta da hora para ai seguir criticando com indignação ou aprovando... Um tédio... zzzzzzzzzzzzzzzz

  • (O mais curioso é que o texto da matéria mostra como funciona a “presunção de culpa” ao afirmar que a conversa da então Presidente e o ex-presidente ” dá a entender que nomearia o antecessor ministro para garantir a ele foro privilegiado”.)

    Ora, se dar foro privilegiado a alguém é garantir impunidade, estamos dizendo que o STF é mal intencionado.

    • Se este critério lhe basta, porque o Gilmar Mendes não impediu a posse de Jucá, Elizeu Quadrilha, Cerra entre tantos outros com processos no Supremo. Puta que pariu, este critério só vala para o Lula. ?

  • Juízes , Juízinhos , juizecos . ( estranhos a língua portuguesa os dois últimos ), mas características do juízo dos nossos juízes e não importa a instância , se agrava quanto maior a responsabilidade e o respeito ao estado democrático de direito . Por estarem na base da pirâmide jurisdicional os juízes de 1ª instância , hoje deitam e rolam nos que estão no topo, sem nenhum assombro do que fazem . É tudo pelo bem comum dividir o botim da pirâmide social .
    Para onde irão os milhões do bolsa família , luz para todos , Enem , Pro uni , Fies , SUS , e dezenas de outros programas que estavam em funcionamento , e até mesmo as economias do dito ajuste fiscal . ?
    Grande parte se transformará em salários diretos e indiretos para os golpistas do judiciário , legislativo , e atual executivo . Sendo que a maior parte irá para os rentistas , mídia a amiga e outros articuladores .
    Restando ao povo a Batalha.

  • Mesma a declaração do entrevistado foi diplomática.
    A evidencia da ilegalidade e do rompimento dos preceitos mínimos legais torna o processo nulo e livra o acusado de qualquer acusação. Caso grosseiro. Nada mais claro. A possível troca de juiz não resolveria nada, claro.
    A folha, parte da perseguição ao acusado, segurou o entrevistado.

    • ... E o STFede!...
      Corte suprema o Caralho!
      Corte absolutamente ÍNFIMA, isto sim!
      Perdão!
      Ao honrado Caralho!

      • "NUMDISSE?!"

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        Empresa condenada banca evento de juízes em resort baiano com Lewandowski, Moro e Carmen Lúcia

        Postado em 4 de novembro de 2016

        (...)

        FONTE [LÍMPIDA!]:

          • O levandoswiski depois do golpe de estado se juntou a cumalha golpista. O Brasil tem apenas uma solução, revolução com muito sangue derramado no Rio tietê.
            Na Revolução Francesa o rio Sena ficou tingido de sangue !!!!!! precisamos de muito sangue para colocar todos em uma máquina gigante de moer carne humana dos fascista como Cerra, Gilmar erra, Bonner, Ali Kamel, Merval pereira, Arnaldo Jabor, Elio Gaspari
            MOOOOORRRRRRAAAAA CANALHAS GOLPISTA DE UMA FIGA. !

      • Corte de traidores da pátria. DEVEM SER TODOS MORTOS. EU QUERO SER O CARRASCO !

  • Enquanto os batedores de panela vestidos com a camiseta da corrupta CBF “amarelinha” não sentirem na pele a traição do governo ilegítimo, essa palhaçada não acaba.
    Isso é só o começo das maldades, e garanto que muitos paneleiros que aí estão são funcionários públicos diretamente atingidos já logo de início é quem sabe não comecem a bater panelas para defenderem seus salários?
    Talvez caiam na real e percebam que aqueles a quem apedrejavam eram santinhos e que estes sim, eram o lado certo… shshsh

Related Post