Na PF não faltam peças nem luz; faltam liderança e disciplina.E respeito à lei.

Marcelo Auler, em seu blog, mergulha hoje na politicagem que grassa  na Polícia Federal “republicana” do diretor Leandro Daiello e do Ministro José Eduardo Cardozo.

Nojento, e peço desculpas por reproduzir na imagem parte das baixarias garimpadas pelo repórter.

Um processo que, embora alimentado pela mídia, jamais poderia ter sido deixado chegar ao ponto em que chegou.

Não apenas por razões administrativas, mas por razões legais.

Porque é a lei que está sendo descumprida por policiais que se transformaram em panfleteiros da oposição, como a reportagem de Auler comprova fartamente.

Não se trata do legítimo direito de pensamento ou de expressão pessoal, mas no disposto nos artigos 42 e 43 da Lei (em vigor) número 4.878/65, que regula disciplinarmente os policiais federais brasileiros.

Art. 42. Por desobediência ou falta de cumprimento dos deveres o funcionário policial será punido com a pena de repreensão, agravada em caso de reincidência.

Art. 43. São transgressões disciplinares:

I – referir-se de modo depreciativo às autoridades e atos da administração pública, qualquer que seja o meio empregado para êsse fim;

II – divulgar, através da imprensa escrita, falada ou televisionada, fatos ocorridos na repartição, propiciar-lhes a divulgação, bem como referir-se desrespeitosa e depreciativamente às autoridades e atos da administração;

III – promover manifestação contra atos da administração ou movimentos de aprêço ou desaprêço a quaisquer autoridades;(…)

Lei, vê-se pela data, que não é nenhum “bolivarianisno” de Lula ou Dilma, mas lei aprovada pelo Congresso e sancionada por ninguém menos que o Marechal Castello Branco, um bom nome  para lembrar a este pessoal que pede “intervenção militar”.

E mais, diz que estes três itens aí são considerados faltas graves – que já  “pulam”a repreensão e entram direto na suspensão funcional, ou mais  ainda. Além disso, se praticados com outro policial federal, são mais agravados ainda. E vale para ativos e inativos, porque o Art. 44, no item  VII, prevê como pena a ” cassação de aposentadoria ou disponibilidade.”

Tudo isso foi regulado no ano seguinte, pelo decreto que Auler mostra em seu blog.

A pergunta, óbvia: se é lei, se está valendo, porque não é aplicada?

Os responsáveis por fazê-la ser respeitada são os dirigentes da Polícia Federal e o Ministro da Justiça.

Art. 52. A autoridade que tiver ciência de qualquer irregularidade ou transgressão a preceitos disciplinares é obrigada a providenciar a imediata apuração em processo disciplinar, no qual será assegurada ampla defesa.

Art. 53. Ressalvada a iniciativa das autoridades que lhe são hierarquicamente superiores, compete ao Diretor-Geral do Departamento Federal de Segurança Pública (hoje Polícia Federal), ao Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e aos Delegados Regionais nos Estados, a instauração do processo disciplinar.

 O Ministro Cardozo e o Diretor Daiello, não o fazendo, incorrem em prevaricação, deixar de cumprir dever funcional.

E aí não é  mais disciplinar, é Código Penal, crime contra a Administração Pública.

Veja, na reportagem de Marcelo Auler, o ponto inadmissível a que as coisas chegaram dentro da PF.

Fernando Brito:

View Comments (50)

  • E as organizações sociais ou entidades de classes, tipo OAB não podem pressionar a respeito. Sim porque do PIG não esperemos nada!

  • Os responsáveis por esta casa da mãe joana em que se transformou a PF são primeiramente o Ministro da Justiça e o diretor da corporação. É inadmissível que o dinheiro de meus impostos sirva para pagar delinquentes travestidos de policiais. Essa corporação deve se destacar pela disciplina, respeito e proteção ao cidadão e às autoridades constituídas. Não é isso que observamos. Já passou da hora de o Governo fazer de conta que não vê essa balbúrdia e falta de respeito com a sociedade e tomar as providências cabíveis.

    • A grande culpada é a Dilma, que mantém esse traidor no ministério...

      • É o que eu sempre digo: O Zé (não) faz o que (não) faz porque a Dilma é o que é. A culpa é dela. Ela está destruindo a democracia com a sua covardia. A Dilma só se importa com ataques pessoais feitos pelo PiG. Pode bater no seu governo, no PT e no Lula desde que não lhe façam acusações pessoais. E se vocês pararem para analisar, o consórcio PiG-PF-MP-Justiça de fato não estão mexendo com ela pessoalmente. Tenho certeza de que há um acordo secreto e talvez tácito nesse sentido. Não é à toa que a Ley de Medios não sai, que a SeCom continua dando dinheiro pro Pig, que o Zé continua ministro, que a presidenta escreve artigo pro PiG, que inaugura o Museu do Amanhã de braços dados com um Marinho...

  • Esse Zé é um frouxo e cagão, duvido que esses policiais safados iriam fazer isso com um ministro como o Requião ou o Ciro. E a Dilma ainda mantém esse mané, dureza...

  • ALÔ ALÔ CONTROLADORIA/OUVIDORIA DA POLÍCIA FEDERAL, quem investiga os delitos perpetrados pelos agentes dessa corporação?
    Entenda

    Dias atrás um sujeito me falou, em uma fila de um caixa numa agência da CEF:
    "Eu tenho amigos na Polícia Federal, e eles me disseram que quando o José Dirceu estava solto, era ele quem mandava no governo. O Lula chegava para trabalhar no Palácio do Planalto às 10h00, e bêbado!"
    Eu retruquei:
    "Mentira! Mentira! Os seus amigos da PF são mentirosos! E saiba, existe uma ala Tucana incrustada criminosamente na aludida corporação!"

    No último final de semana foi a vez de outro desavisado:
    "Eu sou da Polícia Militar, e conheço um delegado da Polícia Federal, que me disse: o governo dificulta as nossas ações, não permite que nós realizemos as nossas tarefas. Este governo restringe as atividades da PF."
    Eu argumentei:
    "MENTIRA!
    Esse seu amigo delegado da PF é MENTIROSO! Nunca na história deste país a PF teve tanta autonomia e liberdade para exercer as suas atribuições..."

    Rescaldo:
    ALÔ ALÔ CONTROLADORIA/OUVIDORIA DA POLÍCIA FEDERAL, quem investiga os delitos perpetrados pelos agentes dessa corporação?

    • Eles são do tipo que nunca conquistaram nada por mérito, só chegaram ao cargo que estão porque alguém lutou por eles ( os papais )! Sem os concursos da era Lula, eles continuariam só idiotas, agora não! São delegados idiotas!

      • ... Delegados beócios e taradinhos golpistas!
        Se apercebem representantes da Casa Grande, imunda!
        Ô 'coitchados'! ...

  • Trata-se de uma polícia federal que recebe sem ruborizar, dinheiro da CIA. E o pior: para trair os interesses do Brasil e do povo brasileiro. E pior ainda: a grande culpada é a Dilma, que mantém o Zé Covarde num ministério tão importante!

    • E' isso aí, Mario.
      A lei é clara: é indisciplinado quem ''promove manifestação contra atos da administração ou movimentos de aprêço ou desaprêço a quaisquer autoridades''. Por muito menos o Raymond McGovern foi preso e levou muita porrada -- Aconteceu nos EUA, o pais que muitos consideram o bastião da democracia e tolerância no planeta Terra; o Raymond McGovern foi analista da CIA de 1993 a 1990 e foi preso simplesmente por ter protestado ---- em silencio ---- quando a hilaria Clinton fazia um discurso na George Washington University. Ele mesmo relatou esse fato em dezembro passado durante o IX Forum Russo-Europeu, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yKi_ng1w3t0
      O Raymond nunca praticou tiro com a imagem do Presidente, nunca agiu de modo subversivo como os párias da PF que recebem dinheiro diretamente do governo dos EUA para agirem contra os interesses do povo brasileiro. Samuel Pinheiro Guimarães: ''Segundo depoimento do Presidente das entidades da Polícia Federal na Câmara dos Deputados, a Polícia Federal recebe regularmente recursos da CIA, do FBI e da Drug Enforcement Administration - DEA, no montante de USD 10 milhões anuais,
      depositados diretamente em contas individuais de policiais federais.

  • A PF trabalha e recebe dólares do FBI/CIA, entao nao é nada estranho que façam o que bem entendem, afinal, quem paga a conta é quem manda, disse Carlos Costa, que chefiou o FBI no Brasil por quatro anos, fala sobre ordens dos Estados Unidos para "monitorar" o País [entrevista a Carta Capital, link abaixo]
    Bem, se aqui alguém ainda tem dúvida de que a PF foi "comprada" por milhoes de dólares pelo FBI/CIA, entao veja esta confirmaçao na reportagem da Carta Capital reproduzida pelo blog abaixo: http://www.blogdobolche.blogspot.com.br/2016/01/policia-federal-brasileira-recebe.html
    A mídia hegemonica e o MPF e polícia civil e militar também recebem dinheiro dos eua. Quem manda é quem paga a conta, segundo o responsável pelo FBI no Brasil.

  • Sabem o que deu a sindicancia sobre o facebook dos Aecistas delegados da Lava Jato ?? NADA !!! Oficialmente falaram q tá tudo numa boa que não vem ao caso...ABSURDO. Só ir atrás que vcs vão ver.

  • O interessante é que os tais "delegados" (pausa para rir porque nos EUA não existe essa categoria absurda bem banana republic) não se revoltam com o imenso salário de seu atual herói e master dog, o deslumbrado justiceiro Moro, porque de juiz ele não tem nada: 82.370 reais (+- USD 20.594*) é quanto o guri recebeu só em setembro de 2015! Além de tudo, se também fosse nos EUA esses "delegados" seriam sumariamente exonerados e presos. Mas aí ainda há a bagunça bem banana republic que essa direita monkey tanto aprecia, talvez porque gostem muito das bananas que lhes damos...lol.
    * Nos EUA os juízes federais ganham em média USD 10.570...

  • Péssimo comandante esse Cardoso!...mas, ele é do Ministério Público, inimigo do PT!....

Related Post