No insuspeitíssimo (insuspeito só de gostar do Governo) site da Veja, na coluna de Lauro Jardim:
A pesquisa que o Ibope divulga hoje à noite dará alegria a todos os candidatos. Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos sobem em relação à última pesquisa Ibope, do dia 17 de abril.
Nela, Dilma aparecia com 37%, Aécio com 14% e Campos com 6%. Agora, Dilma surgirá na faixa dos 40%, Aécio no patamar entre 19%e 20% e Eduardo Campos sobe aos dois dígitos, em torno dos 11%.
Quanto a Aécio, não duvido. Já Eduardo Campos tem cara de estar inflado.
Em comparação com o Datafolha de duas semanas atrás, poucas mudanças. Aécio e Campos, quando se coteja as duas pesquisas, estão do mesmo tamanho. E Dilma teria crescido um pouco, fruto do momento em que as entrevistas foram feitas – imediatamente após os programas de TV do PT e no auge da supreexposição de uma campanha publicitária em que o governo exibia suas obras.
De agora até o fim da Copa, é mais do que improvável que estes números mudem – exceto, claro, se acontecer algo muito significativo durante o evento. Ou seja, é com esses números que os três principais candidatos começarão a disputa em agosto, quando sobe a temperatura de campanha.
Se o “na faixa dos 40%” for apenas 40%, ainda assim isso significa 56% dos votos válidos, na hipótese de a soma dos demais candidatos (Aécio, Campos e pequenos partidos) chegar a 32%.
Mas é a última parte da nota que chama a atenção.
Não me parece que seja uma hipótese correta.
A Copa é, hoje, uma pressão negativa sobre Dilma, pelas artes da mídia.
E, à medida em que aconteça e funcione, como vai funcionar, será um fator positivo para sua candidatura.
Dilma parece ter atravessado o Rubicão. E a oposição começa a entrar numa fase de inferno astral.
View Comments (31)
Sem desmerecer a pesquisa e sem esmorecer os espíritos! A travessia do Rubicão é longa. Vale a guarda sempre alta, com os corações e mentes espertos e tranquilos!
eles fazem esse sobe e desce só para especular na bolsa,ou vc duvida que o negócio dessa gente não seja só dinheiro?
Assino embaixo!
Geraldo, você está certo! Se "atravessar o Rubicão" significa "a tomada de uma decisão que se traduzirá numa perigosa empresa (...) ou ainda, ultrapassar fronteiras, defrontando-se com um caminho duvidoso e potencialmente perigoso", devemos ter claro que a decisão já foi tomada e "a sorte está lançada", como diria Julio Cesar. Então só nos resta ficar espertos, porque o inimigo não dorme. Dilma 2014 no primeiro turno!
Meus sinceros parabéns a esse blog, ja esta em meus favoritos ...
Em que mundo vc vivia Rodrigo?
Amigo Gilberto, moro na França e daqui vejo tudo... ou quase tudo ...
E o governo, o PT e a própria presidente estão se mexendo e indo para a disputa nas redes sociais. Temos de desconstruir essa turma tipo tv revolta que só trabalha para detonar o Brasil e fomentar o " Viralatismo". Sobre a copa tem de martelar dia após dia que os gastos foram em sua maioria para obras de infraestrutura e o dinheiro dos estágios é emprestado
A conta feita pelo Lauro Jardim tá errada, ela tem 52% do votos válidos, e não 56%.
Por mais que a mídia faça jogo duro contra a Copa, e incentive as manifestações (principalmente a Globo com sua hipocrisia de bom-mocismo), a Copa será realizada e será bem sucedida. A turma do "Não à Copa" vai levar uma invertida da qual nunca se esquecerá. E Dilma será reeleita.
A próxima copa será na Rússia e a babação de ovo da Globo será grande.
45% é o que a DILMA tem,os malandros da oposição 24%,é DILMA no PRIMEIRO TURNO.
Calendário, senhores. Prestem atenção à folhinha. As pesquisas se movimentam em torno disso. E tem a finalidade de influenciar as coisas no tempo certo.
Claro que o desgaste orquestrado entre o PIG, a oposiçãozinha, em conluio com os institutos de pesquisa tem finalidade de acordo com o tempo. Saraivada de golpes contra a protagonista para todos os lados. Seis meses antes é fundamental abalar a estrutura da líder.
Em maio, momento em que o chapéu começa a correr - jantares e encontros - para promover campanhas e colher compromissos de arrecadação. Fazer o caixa é fundamental, e as pesquisas eleitorais "estimulam" as doações. Essa é uma das finalidades da pesquisa eleitoral.
Em junho são definidas as coligações - nacionais e regionais -, os vices, etc. Estar ao lado de quem tem mais possibilidades de ganhar tem suas vantagens. Mas isso não significa fechar as portas para um eventual surpresa, um opositor. Esse jogo de estica e puxa fica até o fim de junho. A finalidade da pesquisa eleitoral é ajudar na barganha do tempo de TV na propaganda eleitoral.
Até o fim de julho nada, só Copa, recesso parlamentar, e depois a campanha eleitoral.
A partir de julho o PIG não pode mais privilegiar uns em detrimento de outros. Será que a Ministra Laurita vai estar de plantão contra a propaganda negativa do PIG contra o Governo Federal? Meados de agosto, propaganda eleitoral.
Em suma, a pesquisa de hoje (?) revela que o Aécim está no teto o estagnado -, o Dudu está inflado - o superestimado, e a Dilma quicou no fundo - a resiliente e provável reeleita.
Esse números são mais realistas. Aproxima-se do "Vox Populi" do PT. E Lula, Lula mal começou a falar.
Com certeza ... pro grande maioria das pessoas o Lula ainda nem começou a falar ... Imagina c Lula na Copa!!!!! kkkk Dilma neles
Quando começar a propaganda eleitoral a copa do mundo já terá terminado e aí companheiros vai ser de lavada. Não voltaremos ao passado, a vida caminha sempre em frente. KKKKKKKKK
Complementando: A copa já terá terminada, sendo um sucesso reconhecido mundialmente. A COPA DAS COPAS"
Acho que essas pesquisas têm servido à oposição para levantar um pouco os índices do seu candidato. Afinal, onde estão os votos do PSDB?! Era isso que eles estavam buscando o tempo todo: os eleitores que sempre votaram na sigla, mas hoje não conferem o patamar que eles tanto desejam para levar a eleição ao segundo turno. "Afirmar" que o candidato tucano subiu assim a quase 20% é simplesmente hilário. Eu não acredito!