“Não”, com mais de 60%, caminha para vitória histórica na Grécia

O país ficou sitiado.

Bancos fechados, caixas  automáticos sem dinheiro, supermercados sem produtos e uma intensa campanha de ameaças e chantagens.

Ainda assim, o “não” ao ultimato da União Europeia – ou mais especificamente da Alemanha – sobre a Grécia parece caminhar para uma vitória estrondosa entre os gregos.

Muito mais do que até mesmo as pesquisas de boca de urna – mudando os resultados que previram durante a semana – haviam previsto.

Os resultados, com cerca de 22% % dos votos apurados, que reproduzono gráfico acima e que podem ser acompanhados ao vivo neste link, são acachapantes.

A partir de amanhã, insistir com uma agenda de arrochos inaceitáveis como condição para um acordo entre os credores e a Grécia não será diferente de uma “ocupação financeira”, um ato de guerra da Europa contra os gregos.

Pior, vai despertar uma onda de oposição ao controle da União Europeia sobre as finanças e as políticas internas da Itália, Espanha e Portugal, os mais endividados, e será gasolina pura sobre o referendo no Reino Unido sobre a manutenção do país na UE.

O que estão falando os gregos é compreensível, é entendido em qualquer parte do mundo.

O poder do capital financeiro internacional, de sua mídia e dos políticos que, em relação a ele, conformam-se que sequestre o destino dos povos não pôde contra a coragem de um governo de chamar o povo a falar.

Não, isso não resolve os problemas da Grécia.

Mas abre caminho para que se busque uma solução de  mínimo equilíbrio, e não a queda, de joelhos, da soberania de um povo.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Quando é que a covardeira aqui vai ter essa coragem e peitar o golpe?

  • Tempos Novos ! Uma brisa sinaliza em direção ao Mar Adriático, a tempestade da mudança social , pela igualdade de direitos incendiará o sofrido continente europeu contra o Poder do Capital financeiro agrupado nas instituições globais .Todos que defendem a luta pelo amor a humanidade saberá a cada instante que a verdadeira liberdade será uma busca obrigatória .Abaixo o fascismo !

  • Poi é Dilma é o povo no Brasil venceu com 54 milhões de votos e agora precisamos vencer mais uma vez , então vamos trilhar nosso caminho, sem medo de ser feliz, vamos vencer o TCU o TSE e finalmente o PIG mais uma vez.
    Aliás eu ao 51 anos preciso Presidenta entregar seu presente e do genial Lula então chegou a hora vamos luta pois somos brasileiros, deixe eu entregar a Vossa Excelência um ... que meu filho conseguiu!

  • Infelizmente, cheguei a conclusão que ajudei a reeleger uma pessoa POLITICAMENTE FALANDO, muito BURRA.

    • Eu votei e tenho confiança nela.
      Dilma enfrenta uma das batalhas políticas mais difíceis dos de nossa história.
      Luta contra a mídia, setores golpistas do judiciário, elite entreguista...
      Tenho voltade de mandar p a pqp estes que dizem que votaram nela e se arrepende...
      Peço desculpa ao Fernando e leitores do blog, mas perdi a paciência com quem posta comentário do tipo postado acima.

      • Tô contigo Vinícius. Precisamos apoiar e ir para as ruas. Com ou sem o apoio dos parlamentares inoperantes do PT (Teremos a oportunidade de trocá-los...)

  • Arnaldo Araujo Dias · Quem mais comentou · Salvador
    Onde estão as lideranças populares, sindicatos e movimentos sociais brasileiros que não mobilizam a sociedade brasileira contra o golpe que está em curso nosso país?
    Mirem se no exemplo e coragem do gregos, quando vão acordar?

    Será que pra acordar vão precisar de uma Thermopilas, uma Maratona, uma Salamina e uma guerra do Peloponeso. Tamo fu!!!

  • Mais uma vez a Grécia, berço de nossa cultura, dá exemplo ao mundo. Meus parabéns ao povo grego e ao seu atual governo pela coragem de fazer a coisa certa! Não se submete uma nação à miséria em benefício de um pequeno grupo de banqueiros insaciáveis.

  • Um preceito simples e profundo ensinado por Thomas Jefferson a muito tempo: "Só é seguro um país governado pelo povo."

    • Tô cansado de dizer isso em outros termos mas com o mesmo sentido mas ninguém me ouve só porque não sou americano do norte? Um pais só se civiliza quando a elite canalha tem medo do povo".

  • NÃO à direita conservadora.
    NÃO ao neoliberalismo.
    Ambos atendem as classes A e B no mundo e não se preocupam com o destino dos demais.
    Entendeu Aécio?

Related Post