Não cutuquem o povo com vara curta, por Paulo Nogueira Batista Jr.

Paulo Nogueira Batista Jr., economista favorito deste blog porque fala e escreve para as pessoas entenderem, não para confundi-las, escreveu hoje um artigo em O Globo que merece ser reproduzido e, se aceitam a sugestão, mandado para as pessoas que ainda não entenderam porque o processo comandado por Eduardo Cunha é um golpe.

Golpe?

Paulo Nogueira Batista Jr., em O Globo

O impeachment é golpe? Não. O afastamento do presidente da República está previsto na Constituição Federal.

O impeachment sem configuração de crime de responsabilidade ou de crime comum é golpe? Sim.

Desculpe, leitor, a homenagem ao Conselheiro Acácio (aquele personagem do Eça de Queiroz que se especializava em proclamar o óbvio ululante), mas no Brasil de hoje é preciso dizer tudo, com todas as letras.

O impeachment precisa ser devidamente fundamentado. A Constituição lista, e lei pertinente define os crimes que podem levar ao afastamento do presidente da República, assim como os procedimentos que devem ser seguidos.

Se esses requisitos não forem rigorosamente respeitados, o que teremos é uma ruptura da ordem democrática — a cassação do mandato de uma presidente legitimamente eleita. Em uma palavra: golpe.

Não basta afirmar que todo impeachment é uma questão eminentemente política. Sem dúvida que é, mas na democracia todas as questões políticas têm que ser tratadas dentro da ordem jurídica.

É preciso tentar entender a legislação aplicável e discutir se o processo que está sendo seguido é condizente com ela. Bater panela ou sair pelas ruas gritando slogans é legítimo, é um direito de todos. Mas quem se preocupa com a democracia tem a obrigação de saber do que está falando.

Os defensores do impeachment não estão invocando crime comum. É preciso verificar, então, se têm base as alegações de crime de responsabilidade. A Constituição (artigo 85) estabelece como crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e destaca especialmente, entre outros, os atos que atentem contra a existência da União, o livre exercício dos outros poderes, os direitos políticos, a segurança interna do país, a probidade na administração, a lei orçamentária e o cumprimento das leis e decisões judiciais. A lei nº 1.079, de 1950, define os crimes de responsabilidade.

Não vamos cair no ridículo de apresentar como justificativas para o impeachment, por exemplo, uma alegada “incompetência” da presidente ou que “o governo não consegue governar” ou que “as pesquisas mostram que a presidente é impopular”. Esses argumentos não têm, e nem poderiam ter, a menor sustentação legal. E, no entanto, há muitos que lançam mão desse tipo de justificativa. A esses diria, simplesmente, dirijam-se à urna mais próxima! Teremos eleições em 2016 e em 2018.

Bem sei que é difícil ganhar uma eleição presidencial. A oposição está há muito tempo tentando, sem sucesso. Alguns partidos importantes nunca conseguiram chegar à Presidência pelo voto. Mas o caminho do impeachment também não será fácil, especialmente se não ficar bem claro que a ordem jurídica está sendo rigorosamente respeitada.

Cuidado para não cutucar o povo com vara curta.

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Brito!

    Não há o que discordar, mas penso que essas advertências não tem efeito. Os golpistas só entendem uma linguagem, a da força, caso contrário ignoram qualquer coisa, afinal não tem princípios nem escrúpulos. Para eles pouco importa se tivermos uma guerra civil, onde morram milhões, certamente serão todos pobres, pois eles irão assistir tudo da AVENUE FOCH.

    Li esse artigo no site do Sidney Rezende (www.sidneyrezende.com/noticia/261555+protestos+contra+a+globo+preocupam+anunciantes) e concordo que esse caminho pode ter mais efeito. O caminho de mostrar para as pessoas que empresas sabotam o país e a GLOBO é certamente a líder de quadrilha.

    • Os coxinhas da siria que sobreviveram agora estão lavando latrinas na europa.

  • Ademais essa operação ocorreu no mandato encerrado!...Portanto, essa discussão na Câmara é inócua. Pura perda de tempo e desperdício de dinheiro do Erário em coisa que não agrega nada ao Brasil.

    As contas do novo mandato sequer foram julgadas pelo Congresso!...

  • Perfeito:
    "...
    Não vamos cair no ridículo de apresentar como justificativas para o impeachment, por exemplo, uma alegada “incompetência” da presidente ou que “o governo não consegue governar” ou que “as pesquisas mostram que a presidente é impopular”.
    ..."

    Isto, além de ridículo, é má-fé.

    Todos sabem a campanha odiosa que estes segmentos que saíram do armário em 2013 movem contra a presidente Dilma.

    São 3 anos de bullying diário nas mídias sociais e na mídia mainstream.

    E, depois de perderem as últimas eleições que acreditavam como vitória certa [até em razão do bullying profissional intensivo e ostensivo] perderam também a vergonha e quaisquer resquícios de moral e ética.

    #NãoVaiTerGolpe.
    #VaiTerLuta.
    #VaiTerLula.

  • Sérgio Mouras anuncia que vai investigar também o caso Jonh Kennedy a partir de segunda nas emoções do capítulo 28 de A Força a Jato.Ele suspeita que Zé Dirceu que atirou em Kennedy.

    O criminoso juiz não sabe mais o que inventar para dar audiência para o jn.

  • Dedico este texto do Nilo Batista aos três patetas que frequentam este Blog.

    • Corrijo: Paulo Nogueira Batista. Que o Paulo Nogueira me perdoe.

  • [Da Série 'Os energúmenos fascigolpistas insistem em cutucar o povo com vara curta'!]

    Relator na Câmara diz que vai antecipar parecer sobre impeachment de Dilma
    "Vou queimar etapa dentro do rito do Supremo Tribunal Federal”, diz Jovair Arantes

    Jornal do Brasil
    01/03/2016

    O relator do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na comissão especial da Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO), político muito ligado ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quinta-feira (1º) que vai antecipar a apresentação de seu parecer e entregar o texto até quinta-feira (7), quatro dias antes do prazo previsto.
    “São cinco sessões que tenho pelo Regimento Interno. No primeiro e no segundo dia [após a entrega da defesa de Dilma], vamos avançar. Já apresento na quarta ou quinta, porque até dia 11 quero estar com ele votado”, disse.
    (...)

    FONTE: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/01/relator-na-camara-diz-que-vai-antecipar-parecer-sobre-impeachment-de-dilma/?from_rss=None

  • Se é que essa foto é verdadeira, sr Carlos Bruno Silva, eu digo o que vai lhe acontecer daqui a uns 40 anos, mais ou menos.
    -
    O sr vai olhar no espelho e exclamar: "É um milagre divino. Como é que um imbecil deste tamanho consegue chegar vivo aos 70 ou 80 anos?"

  • Está certo do Brito. O Nogueira Batista escreve para que as pessoas realmente entendam. O texto é límpido, plenamente inteligível.
    -
    Até alguns energúmenos que por aqui passam teriam capacidade de entendê-lo. Só não conseguem, porque a cegueira intencional tomou-lhes o cérebro e sequestrou-lhes a razão.

  • Deputado Sílvio Costa (PT do B/PE) acusa Michel Temer de covarde conspirador - além de afirmar que Paulo Skaf [da FIESP] tem comportamento de canalha!...

    E, especificamente a partir dos 05:00 do histórico e memorável vídeo abaixo, o coerente e destemido deputado Sílvio Costa (PT do B/PE) denuncia ao Brasil a farsa da Presidência e da Relatoria da tal 'Comissão de Impeachment montada pelo Eduardo Cunha' - ainda assim o valoroso deputado Sílvio Costa "roga" ao relator do processo, Jovair Arantes (PTB-GO) [pau mandado do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) Adendo nosso!], "que formule um parecer de jurista, e não de dentista(!)". [a profissão de origem do tal relator "do 'CU(nha)' dos fascigolpistas"! De novo, adendo nosso!]

Related Post