Não deu outra: Dilma paga, Renan fatura as “bondades” com fator previdenciário

Ontem de noite escrevi aqui:(…)há um imenso prejuízo para Dilma, porque nem o mais cândido do “articuladores” da Presidenta pode acreditar que a medida provisória com a tal “progressividade” (não está clara a sua velocidade) vá passar sem emendas: ou retirando a progressividade ou, no mínimo, estendendo-a para as calendas…A conta virá e terá de ser paga de qualquer maneira. O governo terá todos os ônus e Dilma nenhum bônus, ao contrário.

Hoje, o ínclito senador Renan Calheiro, depois de achar muito bem intencionada a proposta da Presidenta, deixou bem claro o que vai acontecer: “O Senado vai mudar novas regras para aposentadoria” e que “a fórmula adotada pelo governo, com cálculo progressivo que amplia o tempo de contribuição, “come” o modelo 85/95 aprovado pelo Legislativo.”

Ou seja, o caminho está aberto para ficar apenas o fator 85/95 ou, no máximo, para que o 90/100 só valha para quem está passando a contribuir agora.

Joaquim Levy fica de  “responsável”, agrada o pessoal que ama o “superavit fiscal” e financia o PSDB, e Dilma de “A Malvada”, que tentou obrigar o pessoal a trabalhar mais para ganhar a aposentadoriae, “bem feito”, perdeu a votação.

Renan, Cunha et caterva fazem média com a opinião pública e Dilma ainda fica com o ressentimento das centrais sindicais e de petistas como Paulo Paim e Walter Pinheiro (além dos outros que vão entrar na onda do “derruba veto”).

E, claro, perdeu-se a oportunidade de, com este ganho real para os aposentados, avançar milímetros que fosse na justiça tributária no Brasil.

Ai fim e ao cabo, a história é essa: Dilma pagará a bondade e os bonzinhos são os senadores e deputados que, quase todos, votaram a favor do fator do Fernando Henrique, que tosou os valores das aposentadorias durante 17 anos.

E vai ter de ser virar para arranjar o dinheiro que não há para sustentar o fator 85/95, o que terá de fazer com menos condições de sustentação política, que perdeu ao vetá-lo.

Aqui no Rio a gente usa uma expressão bem adequada, embora “politicamente incorreta”: bater palma pra maluco dançar.

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Dilma está preocupada com a Previdência daqui a 30 anos em vez de se preocupar com o Governo para o ano que vem. É muito inocente.
    1

  • Pelo jeito as coisas só vão piorar.
    Dilma está sozinha. O PT como partido está mais partido do que nunca.
    Ao invés de ir para as cabeças fica pisando em ovos pensando em 2018.
    Tem que jogar duro, senão nunca mais um governo progressista irá se eleger.

    • Na minha opinião a Dilma está se afundando sozinha.
      Se o PT ficar apoiando o ajuste fiscal e outras burrices do governo Dilma, afundará junto, se é possível afundar mais e, junto levarão as chances do lula em 2018.
      Por fim, a falta de traquejo político da Dilma é uma coisa terrível.
      Perdeu a oportunidade de conseguir alguns pontinhos com a esquerda e não ganhará absolutamente nada da direita/rentistas a não ser pauladas.
      Agora o Renan e o Cunha farão a festa com o 85/95 para desmoralizá-la mais ainda.

      • Perfeito. Dilma ? politicamente uma porta. Mal acessorad?ssima. A inflaç?o sobe um pouco ? Solução Dilma, arrocha os juros, e com isso a atividade produtiva declina, vende -se menos e a solução para o comercio é perder menos aumentando os preços, demitindo e criando o clima perfeito para a recess?o. Lula já tinha provado que a solução é justamente o contrário diminuindo a taxa selic.
        A previdência pode quebrar daqui a 30 anos com o fator 85 95 , Dilma veta o fator. Eh uma porta pol?tica, n?o tem jogo de cintura t?o necessário a um pol?tico, seja ele honesto ou desonesto.

  • EM PEDAÇOS ...Ontem fui tomar uns goró com dois amigos de redação e uma amiga publicitária. Os dois carinhas,petistas roxos. "Roxo clarinho, já desbotado", brincou um deles. No meio da conversa: "olha, o PT está esfarinhado. Não vê quem não quer. Olha a vergonha, olha o medo dos nossos parlamentares de reagirem diante dessa direita mequetrefe e a imprensa pig. Um bando de 'joselinos barbacenas'. Ouvem merdas, calunias etc de um Caiado, de um Cassio Cunha, de um Aloysio e ficam quietinhos. E aí vcs acham que o partido esta unido. Nossa presidenta fica pensando na quebra da Previdência para daqui 30/40 anos e fala pelos quatro cantos que o país tem um colchão de US$ 370 bilhões..." Só não sai do boteco totalmente destruido pq tomei todas ... so me lembro desta parte da conversa, Fernando! rsrsr

  • Tenho 57 anos.
    Ontem, me veio à mente a cena do filme famoso em que a orquestra continua tocando, enquanto o transatlântico vai a pique.
    O Brasil, ao que parece, continuará sendo o país do futuro.
    O Executivo, voluntarista, ignora sua base, seus eleitores e a necessidade de dialogar para que tenham continuidade as políticas públicas implantadas a partir de 2003.
    O Judiciário decidiu que o senado possui 81 senadores independentes, donos de seus mandatos. Se é difícil dialogar com bancadas, imagine conversar no varejo. Um a um. Haja cargo e verba.
    O Legislativo possui dois investigados por corrupção e longa ficha corrida em suas presidências, o que é suficiente para avaliarmos a qualidade da composição das casas. E a reforma política...
    Dilma acredita mesmo na alternância de poder, tanto que a está estimulando, pois suas decisões tendem a levar a oposição a substitui-la, pelo golpe, ou sucedê-la, pelo voto.
    Por aqui, instalamos a instabilidade nas instituições e, no mundo, o que se convencionou chamar de crescimento econômico está ruindo.
    A pergunta é a mesma que faz aquele famoso inspetor: a quem interessa o crime? Aos de sempre.
    Dividir para reinar.
    Instalar o caos para surgir como solução o que já foi testado e reprovado. De volta ao começo.
    O Brasil é o país do futuro...

  • A presidenta Dilma tem responsabilidade, se preocupa com o futuro da nação e de sua gente. Ao raio que parta a política no próximo ano. Viva Dilma. Luz para ti guerreira. #AécioMicoInternacional

  • Aliás Brito, desde Maria Inês Nassif, que escreveu aos 90 dias de Dilma no poder, "ela ainda vai ter de fazer política", dizia isto para criticar a agenda do PIG! Demitindo um atrás do outro sem discutir o modelo político no Brasil. Pois logo percebia outras besteiras que iam custar caro, a do maldito controle remoto. E o caminho vai de mal a pior, todo o santo dia m mais de capital menos de trabalho. Qual seá o fim? Só louco não vê , já que este dança ,ehehe, que o fim é a queda é o fim. Se ao menos eu tivesse a certeza que não seria num golpe à lá Paraguai .......

  • O conjunto da obra (Lula/Dilma) acertaram em algumas coisas -poderia estar melhor- e erraram muito em outras, principalmente na área política.

    1- Em nome da "governabilidade" repetiu a fórmula de FHC: deixou o PMDB "crescer" no governo e comandar as pautas.

    2- Dilma jamais deveria ter saído do PDT. Perdemos o PDT pra direita. Com Dilma no PDT daríamos a impressão de mudança de partido no comando da presidência (rotatividade) e hoje teríamos um PDT forte alinhado à Dilma.

    3- Dilma não deveria ter saído como candidata a reeleição e deixado Lula ser o candidato. Não teríamos perdido o PSB para a direita e talvez a composição seria PT/PSB e não PT/PMDB.

    () entre outros...

  • Segundo Nicolau Maquiavel, o mal deve ser aplicado de um golpe só, mas o bem, deve ser feito em pequenas doses. No entanto o Brasil é o país que desmoraliza todas as teorias. A Presidenta quis fazer o bem de uma só vez, mas acabará tendo de aplicar o mal, em doses homeopáticas. Enquanto no Congresso " la nave vá!".

  • Fernando, em tempos de fanatismo evangélico,Fica melhor, politicamente correto a frase: "FAZER GRAÇA PRO DIABO RIR!"

Related Post