Não deu para o Ibope, e não deu para o Datafolha, também

A divulgação, hoje, duas horas depois do Ibope, da pesquisa Datafolha, diz mais do que os números, eventualmente, possam mostrar.

Nunca vi uma empresa de comunicação, fora da “boca de urna”, contratar duas pesquisas como fez a Globo, hoje, para serem divulgadas no mesmo dia.

É o “mundo mágico” das pesquisas brasileiras, com dois institutos – Ibope e Datafolha – e um contratante, a Globo.

É provável que a “dose dupla” de pesquisas hoje se destinasse a mostrar algo que era esperado por muitos analistas, da oposição e até do governo: Marina dois ou três pontos à frente de Dilma no primeiro turno.

Mas deu xabu.

No Ibope, Dilma cresce e Marina reduz muito a velocidade de crescimento.

No Datafolha, que tem um dia mais recente na apuração, Marina não apenas pára de subir enquanto Dilma, ainda que dentro da margem de erro, sobe.

Marina, como disse no post anterior, começa a fazer sua curva.

Cedo para dizer se é um movimento abrupto de descida o que vem por aí.

Mas há sinais, sobretudo pela sectarização da imagem da candidata do PSB.

Em ambas as pesquisas, a vantagem de Marina sobre Dilma num suposto segundo turno, aperta-se a sete pontos, bem menos que há uma semana.

A coisa, como diz aquele locutor esportivo, já esteve melhor para Marina Silva.

Repito o que disse no outro post: se a direita convencer-se que Marina não será o seu “cavalo” nesta disputa presidencial, poderá “sacrificá-la” antes da hora.

E juntar os cacos do PSDB.

Não tenho dúvidas de que é isso que, a essa altura, fala-se nos telefones vip que ligam nossas redações ao alto comando do tucanato.

Fernando Brito:

View Comments (69)

  • o resultado Datafolha não era pra ser divulgado 04/09, será que perceberam a tendência de queda da marina, e resolveram antecipar?

  • o datafolha não era pra ser divulgado dia 04/09, será que perceberam a tendência de queda e resolveram antecipar ?

    • o Vox parece que não vem pois o PT o contratou para pesquisas internas.

      • E o PSDB não usa o Datafalha o o Ibote para as suas?
        Porque isto não é questionado na justiça...?
        Ou então que se divulguem as pesquisas do Vox.

      • Nao ha problema , todos os anos o PT/Psdb contrata institutos nas eleicoes presidenciais, o. Pt ja teve o Ibope fazendo isso, nada impede desses institutos serem contratos por outras empresas e divulgarem suas pesquisas, o que nao podem é divulgar as pesquisas internas feitas exclusivamente para consumo partidario.

  • Olhando o Datafalha, será que já não seria a famosa "Boca do Jacaré" se abrindo?!
    Vamos torcer.

  • Misa Humberto, e maravilhoso esse jingle, excelente ideia!!!! Borá pra cima deles!!!!!

  • Camaradas, sinceramente não creio que o PSDB vai engolir o terceiro lugar, perder eles já estavam preparados, mas ficar em terceiro é aniquilar o partido ( nosso adversário de estimação ) e isso se contrapõe a estratégia de ocupar espaços além da mídia a que ficaram restritos.
    Ademais, esta mesma mídia possui uma relação umbilical com o tucanato e não deixará seu pupilo virar carniça para os abutres marineiros.
    Basta um JN para o caso do avião fantasma levar ao pó a aventura de Osmarina e sua trupe, sem falar das milionárias palestras ao magnata do câncer dono da Eternit.
    A "nova política" pode rachar ao meio se Marina perder fôlego, como tudo indica que já ocorreu mesmo nos números inflados do PIG.
    Esqueçam renúncia de Aécio, seria suicídio político e atrelamento inexorável ao naufrágio do barco marineiro com a vitória de Dilma ou ao trágico e hipotético des-governo da malfadada fada da floresta em caso de vitória.
    Vamos nós em nossa luta sem arrefecer, pesquisas nada dizem e se trabalharmos ainda podemos derrota-los em um único turno.
    Mas o risco persiste e é vivo, não lutamos com forças convencionais do lado oposto, podem crer !

    • Temos que ficar atentos pois se a mídia está batendo, mesmo que de leve, na Marina, com certeza nas véspera da votação virá com algum factóide monstro para prejudicar a Dilma, podem anotar.

      • Não mencionem o nome da outra candidata, coloque um apelido, ou MS, ou BLA BLA RINA, sabe porque? Alguns órgãos mapeiam a inserção do nome de candidatos para inclusão em pesquisas, segundo a revista ISTO É DINHEIRO, a MS está ganhando, não a engrandeça a mesma, ponha o apelido quando usar o nome dela, ou crie o seu.passe, o outro passa para 2 o outro passa 3 e assim por diante

    • excelente análise de iskra. foi direto no ponto. o poder, o dinheiro e a mídia estão com o psdb, são eles que tem muito a perder com essa inflável ascensão de Marina.
      vamos manter firme nosso foco: reeleger Dilma no 1º turno.

  • A casa grande já está pensando no longo prazo. Estão com uma dúvida cruel. Se apostarem todas as fichas na Marina, vão esfarelar o PSDB. E se ela perde (e já começam a perceber que Marina é égua paraguaia) qual o oposição orgânica (partidária) além do PSDB (reduzido) que vão poder contar prá bater no futuro governo Dilma? O PSB? A REDE? Será bem mais difícil ganhar da Marina do que do Aécio. Mas disputando com ela, e ganhando (com Aécio cainda nas tabelas), creio que será mais fácil governarmos. Mas haja coração...

  • Uma boa musica de Tim Maia para a campanha de Marina:
    Vale o que vier
    Vale o que tiver
    Só não vale dançar homem com homem
    Nem, mulher com mulher

    • Ótimo! KKKKK. Vale! Vale tudo: de plágio de programa a cheirar amianto, de avião fantasma a abandonar o petróleo trilionário. Só não vale Marina casar com a Neca. Isso não! O Pastor MalaFolha vai dizer a Marina que não há providência divina que aguente...

  • O governo surfava numa certa acomodação de apoios que o sustentavam, o suficiente para se reproduzir no poder. Veio o barulho, instrumentalizado, das ruas, feito pela esquerda "massa de manobra", cuja suposta "pureza" estudantil tem o efeito de mero oportunismo, ao qual a direita agradece. Agora é correr atrás do leite derramado na falta de coragem em enfrentar a mídia golpista, e todo um projeto que mudava o Brasil, não só internamente, mas para o mundo, se mostra vulnerável e corre sério risco de deixar de existir. Há muita coisa a perder, para o Brasil, para a América Latina, para um mundo melhor para os brasileiros. Marina é a negação de todas as conquistas que o Brasil teve nos últimos dez anos.

    • É isso aí, falou tudo. Falta o PT ressuscitar e o governo peitar as elites retrógradas.

Related Post