Não, Merval, a Dilma não é brizolista. Se fosse, a coisa ia esquentar…

 

Paulo Henrique Amorim faz uma muito bem humorada brincadeira com a menção – aliás de segunda mão, porque a fala original é de Delfim Netto – de um suposto “brizolismo” da Presidenta Dilma Rousseff. Diz PHA, no vídeo que reproduzo abaixo, que Dilma tem conceitos sobre o capitalismo semelhantes ao de outro “brizolista”, o Papa Francisco, que diz que o capitalismo “é uma ditadura sutil”, que o direito à propriedade “não é absoluto” e que a mídia “é um instrumento do colonialismo ideológico”.

 

Merval pode ter certeza que se Dilma fosse mesmo tão “brizolista” ainda hoje, a batata de muita gente ia estar assando.

 

Porque, a esta hora, o velho Brizola estaria mais ou menos no milésimo discurso contra o golpismo.

 

Porque a esta hora, Brizola estaria indo ao rádio e a televisão, por horas, para dizer quem são e o que querem os conspiradores do atraso.

 

Porque o Brizola jamais ia deixar de se comunicar com a população  durante meses, imobilizado pela pancadaria da imprensa e da república do Paraná.

 

Porque Brizola estaria carregando pela toga a imagem de Gilmar Mendes e dizendo que ali, sim, estava o homem das campanhas eleitorais cheias de dinheiro das empresas. Aliás, a quem Merval segue  como “ministro informal do STF”, deitando em sua coluna a crítica professoral a oito juristas do Supremo, ao escrever que o “”.financiamento privado deveria ser regulamentado, não proibido

 

Eu nunca me arrogo a pretensão de dizer como Brizola votaria, nem se estaria aliado a A, B ou C.

 

Mas sei que Brizola – sei, não, ele provou isso dramaticamente na campanha da Legalidade, expondo-se, literalmente, a ser bombardeado pela junta golpista – não estaria tolerante com os que querem demolir o voto popular. “Impichar”, como sonha Merval.

 

Merval, não morra deste medo: Dilma não é uma brizolista. Se fosse, você e seu jornal estariam sendo expostos ao povo brasileiro como o que são: instrumentos das elites, do conservadorismo,  dentro de uma estrutura de monopólio de comunicação semelhante a um cogumelo que vicejou  à sombra ditadura.

 

Mas também não se acalme tanto, porque ainda há brizolistas, sem cargo ou poder para dizer-lhe o que, naquela tentativa espúria de tomada do poder em 61, Brizola disse a Costa e Silva.

 

Que, convenhamos, tinha muito mais divisões do que o Merval.

E para que ele se recorde, publico mais abaixo a fala de Brizola onde, por artes dele, Merval Pereira, Brizola era apresentado com um homem identificado como um “chefe do tráfico” da Mangueira. O homem era José Roque Ferreira, um humilde integrante da Associação de Moradores. Merval lembra bem desta história e sabe que tem de dobrar a língua ao falar de Leonel Brizola.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • E o velho Brizola não tinha o mínimo espaço na mídia, muito menos apoio do governo Federal.
    Seu maior legado foi politizar uma geração.

  • se esse poste maldito traidor fosse pelo menos um por cento do brizola , nos estavamos sossegados. esse poste asqueroso maldito entreguista , ta mais para fhc do que brizola. com certeza é uma fhc de saias. para min nao tem mais volta essa pres. é da direita junto com o seu partido ,fora a militancia , essa sim nao traiu os ideais . mais o resto ja era , ta unido com a dirieita e os banqueiros.

  • essa pres. ta mais para madame da elite de sp do que progressista. é so olhar a aparencia e o comportamento entreguista dela para ver se nao é isso. brizolista , é caso de piada.

  • :

    : * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:

    * * * * * * * * * * * * *

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    * * * * * * * * * * * * *

  • Dizer que Dilma é Brizolista é piada. Poder ter algumas idéias do velho mestre mas não chega nem perto de sua capacidade de luta. Foi SEMPRE um lutador pelos direitos dos menos favorecidos. Como bem disse o Brito, fosse Dilma um Brizola a globo nem existiria mais como é hoje. Nem esses fanfarrões de toga e diploma estariam soltos a falarem sozinhos com os ecos criminosos da mídia.
    Não foram poucas as vezes em que, ao vivo pela tv, calou "entrevistadores" por sua verve e destemor.
    Algo parecido fez Garotinho recentemente com a globo no notório caso do processo roubado da Receita Federal, por uma servidora em férias da própria RFB, e o consequente "DARF" até hoje não visto. "Aquele" acaso das tramoias em paraíso fiscal para não pagar imposto sobre direitos de tv.
    Merval, o teu poleiro está prá lá de sujo.

  • Percebi ,lendo algumas postagens,que os correligionários do ENRUSTIDO BOLSONARO,ainda se manifestando,defendendo os programas do partido deles, o P.B.do E,partido dos enrustidos bolsonarianos que será lançado em breve,defendendo as teses da DIREITA.Pela quantidade de postagens,vão ter muitos filiados.Sucesso !

  • Brizola prometia como primeiro ato na presidência cassar a concessão da Globo. O segundo auditoria da divida. Acusava a extorsiva e abusiva taxa de juros pagas aos bancos sangrava o Brasil. .

  • Enquanto isso, segue a novela Operação Lava Jato, criada isto sim por uma quadrilha composta pelo PIG (Globo, Veja, Época, Folha, Estadão), com o apoio do grande capital, tendo como personagens centrais: ministro Gilmar Mendes, juiz Sérgio Moro, e procuradores um tal de Magnol, ou Magnólia, e um outro com cara de ET, de barbicha branca, que diz com todas as letras que a corrupção foi criada no governo Lula. Tudo segue um script minuciosamente elaborado, que começou no final do primeiro mandato da Dilma, se estendeu durante toda a campanha presidencial, e segue a todo vapor desde o primeiro dia do segundo mandato da presidenta. O sucesso da novela Lava Jato até aqui é incontestável, conseguiu encurralar o Governo, o PT e suas principais lideranças Lula e Dilma, quando se pensa que vai arrefecer a operação mostra um vigor inesgotável que não a tiram das manchetes do dia. Os irmãos metralha Marinho estão a frente desta operação até porque é a Globo que dá visibilidade a Lava Jato e não a deixam sair do noticiário, o que eles mais queriam já conseguiram desmoralizar o PT, manter a Dilma sob a ameaça do Impeachment e o Lula sob a ameaça de prisão iminente. O próprio ministro Gilmar Mendes, no seu afã e ansiedade de criminalizar o PT, acabou entregando o esquema quando na leitura de seu extenso voto a favor das doações privadas disse "bendita Operação Lava Jato que possibilitou se chegar no esquema criminoso do PT de se perpetuar no poder". Com o desprestígio do Governo mais gente vai aderindo ao esquema golpista, que tem na Lava Jato o seu carro-chefe, como o PMDB, que não deixa dúvida que trabalha nos bastidores pela derrubada de Dilma, assim como setores da indústria que sabotam qualquer tentativa da economia se reeguer. Fica difícil para o Governo e o PT reagir agora, já que passa por um momento de baixa popularidade e não o fez quando estava em alta e surfava com o sucesso econômico, resta a nós esperar por um milagre ou um bala de prata para mudar esse quadro desfavorável, já que a novela do PIG não vai parar e o justiceiro Moro está acima da lei e prende petista em tempo recorde, como agora com Vaccari.

Related Post