Não, não são apenas uns pedaços de pano costurados

250 pessoas, segundo o Estadão; 300, segundo a Folha.

Resumida a isso, a manifestação “anti-Copa” partiu para uma exibição imbecil.

Queimar a bandeira brasileira.

Sem simplismos patrióticos de “ultraje à Pátria”, um ato de estupidez que mexe com algo que vai além, muito além, de um pano costurado ou da representação formal deste país.

Gente tão auto-suficiente em seus delírios autoritários que não consegue ver que, para este povo colonizado, dominado, saqueado, explorado e discriminado aquela é a única coisa que identifica, reúne, que faz a todos se sentirem parte de um todo.

O sentimento generoso da juventude não pode ser dominado por uma arrogância idiota daqueles que se acham os “portadores da verdade e da pureza”; e que não são capazes, em seu primarismo feroz, de entender a importância do sentimento democrático de que somos todos brasileiros.

Não há, no gesto de atear fogo à bandeira brasileira, o significado que, pelo mundo, tem as cenas comuns de incinerar a bandeira americana. Ali, não se estava ateando fogo à pátria americana, mas à ação daquele país sobre outros, oprimindo povos, derrubando ou estabelecendo governos, intervindo militarmente em outras terras.

Ou será que eu estou sendo generoso e o que fizeram traduz seu próprio sentimento de que o Brasil é um lixo para eles, “cosmopolitas” demais, embora não tenham capacidade de compreender ou de se  emocionar com tudo o que a cultura e a diversidade planetária já produziu em livros, pintura, arquitetura e tudo o que os homens são capazes de produzir somando suas próprias origens ao sentimento de mundo?

Não, meninos, não confundam Picasso com Picachu, dos pokemons com que vocês brincavam até o ano passado.

Ao contrário do que vocês não pensam, a ideia de Nação é o traço de unidade de um povo e sua alavanca de ascensão.

Sem ela – e os nossos amigos do PT demoraram a compreender isso – o progresso passa a ser visto como mérito pessoal e não como processo coletivo.

O povo brasileiro, quando se entende como  Nação, rapazes,  tem uma força que vai muito além do que vocês imaginam ser, uma torcida de futebol.

E aquilo, por isso, não é só uma bandeirinha.

PS. Vi agora e recomendo a matéria do Viomundo sobre o leitor que “pagou geral” na loja de luxo de shopping por causa de camiseta “Abaixo este Brasil atrasado”. Atrasado que vende camiseta a 100 reais.

Fernando Brito:

View Comments (50)

  • Em vez de queimar a bandeira, por que não se mudam para Miami, que deve ser a sua "terra prometida"?

    • Sergio M Pinto, às 8:37, Concordo. E os fotógrafos, ali, a tempo de fotografar a agressão dos vândalos ao símbolo maior da Nação Brasileira?

  • Vejam que um deles está usando um boné verde-amarelo enquanto,euforicamente, ajuda a queimar a bandeira.Até que ponto chega a alienação política!!!!

    • Ja que estava queimando a bandeira do Brasil, porque não aproveitou e queimou o boné com a cabeça junto né?
      Nunca tive tanto orgulho do Brasil como tenho hoje. Fico bastante emocionado quando vejo a bandeira do meu país tremulando em meu quintal. Bando de abobados!

  • Fernando:
    Esse tipo de protesto com queima da bandeira brasileira faz parte do manual do golpe financiado por ONG's estrangeiras.Vejam alguns dos passos contidos nesse manual:
    1° - Guerra psicológica e de propaganda caluniosa contra o inimigo interno considerado( neste caso o inimigo é Dilma e o PT ).
    2° - Guerra midiática com ações de desestabilização da ordem econômica e política do pais( Há doze anos o PIG vem dizendo que o pais está quebrado, os mercados não confiam no governo, a inflação está explodindo, a indústria nacional está em decadência e patatipatatá...).
    3°- Violência de grupos armados antigovernamentais, geralmente mercenários estrangeiros e gente do próprio pais cooptada por esses grupos.
    4° - Campanha a nível internacional para desmoralizar as autoridades do Brasil( Veja jornais da França, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos sempre falando mal do pais, distorcendo os fatos e dizendo que aqui não tem liberdade de imprensa).

  • Gente estúpida! Estavam ansiosos em aparecer p os fotógrafos dos jornais. Verdadeiros imbecis!!!

  • Tudo isso, é fruto da desinformação proposital, imposta pela midia vendida.
    Complexo de viralata, na veia. Mas tenham certeza, que são coxinhas imbecíes, a mando da direita raivosa e de grupos estrangeiros que apostam no golpe contra o governo trabalhista.
    Não se enganem, os verdadeiros brasileiros, estão atentos e não que esses idiotas levem a contento suas intenções.
    O Brasil mudou otários, e os filhos dessa terra não fugiram a luta se necessário, para defender a sua Bandeira. Dilma 2014, no primeiro turno.

  • É uma pena não existir lei que permita ao governo deter os baderneiros e só soltar após a Copa. Deveriam ser detidos e ficariam em prisão sem tv para ficar de acordo com o pensamento deles de que "não vai ter Copa". Eles não estão tendo prejuízo com patrimônio depredado. Quando muito, são levados às delegacias, prestam ou não depoimentos junto a advogados pré contratados e voltam a fazer a mesma coisa. Assim tá fácil demais.

  • Sem demagogias, "democracites" ou apelos à compreensão ou a justificativas (inexistentes) para a atitude dos canalhas, eles deveriam é pegar uma boa cadeia. Por exemplo, um SPA em Pedrinhas. Até o fim da Copa, no mínimo.

  • Segundo a Constituição, o Brasão, os Selos, a Bandeira Nacional e os Hinos não podem ser atacados nem desrespeitados! A lei 1802, em seu Art. 22 diz que é crime: Praticar ato público que exprima menosprêzo, vilipêndio ou ultraje ao nome do Brasil, ou a qualquer dos símbolos nacionais dos Estados ou dos Municípios.

    Pena:- detenção de 1 a 2 anos.

  • Black Blocks bancados por dólares. Ainda há algum defensor deles por aí?

  • Todos joaquins da vida. O final de aproxima e um ato de desespero pode ser cometido para entrar para a historia de justiceiro a carcereiro. Nao importa mas eu quero a midia de volta para meu contexto!!!

Related Post