Não, Noblat, Lula não é uma ameaça á democracia. É uma ameaça à ditadura da mídia

Começo o dia lendo a coluna de Ricardo Noblat, em O Globo, espantado em como o “estilo Veja” de jornalismo mediúnico – e grosseiro – passou a ser uma regra na imprensa brasileira.

Noblat conta histórias “em detalhes” sobre encontros privados de Dilma e um “presidente de uma entidade financeira estatal”:

“Cale a boca. Cale a boca agora. Você tem 50 milhões de votos?”

Ao ler, ocorreu-me: que tipo de “presidente de uma entidade financeira estatal”  ouviria um “cale a boca” sem, ato contínuo, pedir as contas e ir embora?

E será que alguém que ouvisse isso, murchasse as orelhas e seguisse no cargo ia contar a “proeza” de ter sido assim humilhado?

No máximo de boa-vontade com Noblat, para o caso de ele ter conversado mesmo com um masoquista deste jaez, é de presumir que – tratando-se de pessoa de tão pouco caráter assim – possa simplesmente ser uma mentira.

Depois, descreve algo semelhante envolvendo o próprio Lula, desta vez com interlocutores identificados: José Dirceu, Gilberto Carvalho e Luís Gushiken.

Consegue o distinto leitor e a cara leitora imaginar um dos três procurando Noblat para contar-lhe como foram “escovados” por Lula, já presidente da República?

Depois, diz que “Lula não perdoa Dilma por ela não ter cedido a vez a ele como candidato no ano passado”.

Mesmo, Noblat?

Lula lhe disse isso?

Ou foi a Marta Suplicy?

Ou os “espíritos”?

Se Lula, de fato, quisesse ser candidato, estava aí mesmo o “Volta, Lula” para embalá-lo e ninguém que conheça o PT pode sequer imaginar que Dilma teria forças para resistir a esta pretensão do ex-presidente.

Afora o “modo Chico Xavier” de apurar diálogos, Noblat incorre no caminho da grosseria, algo de que os comentaristas políticos, até por necessidade de manter diálogo em todas as áreas, fogem.

Falo dos comentaristas políticos, não dos propagandistas da direita feroz, no padrão Arnaldo Jabor e Reinaldo Azevedo.

Mais grave ainda porque Noblat deveria guardar o exemplo de Carlos Castello Branco, que conheceu no  velho Jornal do Brasil, e que, por qualidade de texto e por ter modos, jamais escreveria frases de pretensão divina como as que ele escreve hoje.

“(Lula) procede assim por defeito de caráter”

“(Lula) agora (é) um milionário lobista de empreiteiras”

Em que Noblat se converteu, em Sérgio Moro de um tribunal de caráter?

Mas há algo que é verdadeiro no que ele escreve, o fato de Lula ser uma ameaça.

Não à democracia, como afirma, sem maiores explicações.

Mas a algo que a prepotência açula e o farisaísmo dissimula.

À ditadura da mídia, com sua monocórdia voz, a dizer quem e o que serve para o Brasil.

Falta só arranjar um chapéu para o Noblat.

 

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • Eu não sei poque a midia democrática ainda comenta este senhor. É mofo puro.

  • Antes que cresçam manifestações, importante seria que a blogosfera em peso escrevesse a respeito desta elite que 500 anos governaram o país e legaram isto aos trabalhistas Lula e Dilma e não será corrigido em 16 anos somente, embota (aí citar obras por obras em vídeo) (como o PHA faz)do que já consertaram neste país. Senão o golpe virá.

  • Aqui no interior de SP, a energia vai aumentar 31%
    Os postos estão aumentando a gasolina absurdamente.
    Os supermercados estão faltando alimentos e os que tem estão subindo os valores.
    Ai pergunto, tem como defender a Dilma?

    • Dilma e seu governo vêm sofrendo bombardeio diário. Fala-se contra qualquer coisa, seja de competência ou não do governo federal. Pergunto: você tem alguma noção do que está acontecendo com a água? Sabe quem é o responsável por isso? Pois é! Com a blindagem da mídia, meu amigo, até eu que sou mais bobo! Alckmin sai ileso e ainda é nos é impingido como bom gestor. São casos claros de como, com os dois pesos e duas medidas adotados pela mídia, fica fácil atacar a uns e resguardar os outros.

      • Aqui na minha cidade no interior de SP não usamos agua da Sabesp, temos uma empresa propria do municipio e tivemos aumento no preço da agua, um aumento abaixo da inflação.
        O que acontece com a Sabesp e o desgoverno tucano aqui em SP é conhecido de todos que não votam no PSDB como eu.
        Não há o que discutir sobre a sujeira tucana em SP e no Brasil, é conhecida de todos nós que não votamos nesses vermes.
        Votei na Dilma, votei no Padilha, votei no Suplicy.
        Sou eleitor do PT e por isso me causa decepção total o atual governo Dilma.
        Aumentos abusivos em tudo, um ministro tucano na economia e uma presidenta ausente e alheia ao caldeirão que esse país está se transformando.
        É impossível fechar os olhos e pensarmos que o governo Dilma está bom, realmente esta bom mesmo, para os banqueiros e para a classe rica, que mesmo ganhando muito com esse governinho fajuto da Dilma ainda querm derruba-la.
        Votei na Dilma e por isso posso falar de coração aberto, o governo dela está um lixo!!

        • Para os governos estaduais e municipais esse clima de desinformação sobre composição de preços é ótimo.
          Na gasolina os impostos federais somam 6%, já o icms soma 27%. O icms é imposto estadual. Já viste alguma manifestação pedindo que o icms baixe uns 5%?
          O mesmo ocorre com a energia elétrica. O icms é no mínimo uns 20%.

        • Concordo contigo Fábio, votei nela e me sinto assim também, traída.

          • Vocês que votaram na Dilma, e agora com apenas 2 meses de governo, acham que já deu tempo de resolver os problemas do país, e ficam reclamando, só demonstram que são eleitores imbecis e sem noção de realidade.

      • Geraldo, concordo com você.
        Acho o Governo Alckmin muito ruim e o Governo Dilma ruim...
        Só uma dica, ter dois pesos e duas medidas, está correto. O ruim seria ter um peso e duas medidas.
        Abraços!

  • Noblat perdeu o receio de ser ridículo e de mostrar-se cínico. Falar de ameaça à democracia pelas páginas de O Globo é o máximo do descaramento. A quem pensa enganar? Seu método "mediúnico" de descobrir conversas alheias é infalível: acovarda-se usando a desculpa e o escudo da suposta preservação das fontes!!

  • Não gastem suas energias, deixem este idiota falando sozinho. Ignore este cretino. Faz bem para todos e ele vai desaparecer. Chega de nutrir o inimigo.

  • São Paulo tem uma crise hídrica criada pelo governador reeleito em primeiro turno; nada tem a ver com o governo federal. Também estou furioso com o aumento da energia. Entretanto, a crise de alimentos nada tem a ver com alimentos, mas com um "lockout" de empresas de transporte que tem a conivência criminosa dos sindicatos de caminhoneiros. Essa tática de inventar crises é por demais conhecida; mas o povo acaba acreditando, pois a mídia no Brasil tem 4 famílias "aristocráticas" e reacionárias que dominam, praticamente, toda a informação de massa (televisão, jornais, revistas e rádios). E divulgar mentiras e pseudo notícias é um crime, ou deveria ser, dada a desonestidade da prática, fartamente utilizada pela mídia coxinha. Queremos a Verdade dos fatos.

  • Este,nada aprendeu,não existe para ele,a virtude,o caráter,o Brio,aliás,em todos do jornalismo podre,vil,mentiroso,MEUZOVO para este crápula.

  • O que esperar dessa turma, que se acha a elite das elites, coitados, e que manda o Papa calar a boca?

  • Noblat teria tudo para ser um sujeito coerente. Ser um sujeito progressista, revolucionário, patriota. É nordestino. Da terra de Lula.
    Mas escolheu o caminho mais fácil.
    Não sei se ele hoje consegue olhar no espelho. Ou para filhos e netos como todo homem e pai de família.
    O que causa dó é constatar uma porção de idiotas crédulos, aplaudindo as baboseiras que ele inventa e escreve.
    É nisso que se transformou o “jornalista” da velha e carcomida imprensa brasileira.
    A que preço?

Related Post