Fico impressionado como o “fator Trump” tem andado ausente das análises de perspectivas econômicas para o Brasil, em 2017 e adiante.
Não é uma corriqueira mudança de comando em nosso “Grande Irmão do Norte” e acabo vendo nos jornais brasileiros, uma análise interessante do problema, escrita por… um americano, Barry Eichenstein, no Estadão, hoje:
Se os cortes de impostos decididos por Trump assumirem a forma de reduções das alíquotas mais altas, eles beneficiarão principalmente os ricos. A renda adicional, depois de pagos os impostos, será alocada em fundos que gerem fortunas, e não será gasta. (…)
A outra coisa que os investidores farão, assim que acordarem e sentirem o cheiro do café, é uma pausa até que o errático presidente Trump revele suas intenções. (…) A única decisão prudente de um CEO corporativo, ao contemplar essas incertezas, é esperar para ver. Se você acha que isso significa investimento mais fraco, você está certo.
Eichenstein diz que os países mais prejudicados pelas possíveis Trump changes serão os emergentes, entre eles o Brasil, embora andemos numa fase algo “submergente”.
“Trump ameaçou impor tarifas punitivas de 35% para empresas que transferirem empregos para o exterior. Como virtualmente qualquer tipo de investimento externo pode ser interpretado como transferência de empregos para o exterior, as multinacionais americanas que cogitam investir em mercados emergentes pensarão duas vezes.”
Os mercados emergentes dependem de instituições internacionais em suas negociações com países avançados. Os emergentes contam com o poder da Organização Mundial do Comércio (OMC) de impor a resolução de conflitos em questões de políticas e práticas de comércio exterior. Mas não está claro se Trump respeitará as decisões da OMC quando estas entrarem em conflito com sua visão pessoal ou com os melhores interesses dos Estados Unidos, da maneira que ele os definir.
No seu artigo, o professor da Universidade de Berkerley, na Califórnia, afirma que, para os emergentes, ” as opções são as mesmas de 50% da sociedade americana que se desespera com a perspectiva de uma presidência Trump”: sentar e torcer pelo melhor, ou seja, para que se enquadre às regras atuais.
Particularmente, não acredito que as alternativas de financiamento extra-EUA apontadas no artigo sejam eficazes; no máximo paliativas.
Parece claro que, se quer atender ao incremento de empregos americanos para americanos, além do arrocho na imigração, Trump terá de chamar de volta parte dos investidores no exterior.
Justamente aqueles em quem, pela miopia e subalternismo dos nossos dirigentes econômicos, sempre – e hoje mais, desesperadamente mais – o Brasil enxerga a solução para seus problemas.
View Comments (14)
Ignorada mesmo foi a vaquinha do Lula, fracasso retumbante.
Triste fim pra pessoa mais honesta do mundo...
deixa de ser cínico e BURRO. aqui estamos falando do Trump seu MIDIOTA BURRO!
Com a ideia fixa em Lula, só pode ser canalha!!
Pois é, Nilo, e isso que no final abriram para doações maiores (mais de R$ 1000). Mas era esperado. Por mais que defendam o Molusco da boca para fora, os militontos que restaram sabem que o cara e os filhos estão multimilionários e não queriam passar a mesma vergonha que passaram quando colaboraram com a vaquinha do Dirceu.
Vou comprar um Viagra pro lula te satisfazer entretido.
Enrustido.
... Ainda sobre o 'TRUMPaceiro' decorativo daqui!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
O TROLOLÓ DE TEMER E AS SOMBRAS QUE NOS RONDAM
"Serve o artigo de Temer para nos lembrar que seu governo, afora os males que estão na cara de todos, tem servido também para tornar o Brasil um país mais vulnerável, irrelevante no cenário global e sujeito à manipulação por forças estrangeiras interessadas em transformá-lo, com todas as suas riquezas, em campo de rapinagem", escreve a colunista do 247 Tereza Cruvinel, sobre texto de autoria de Michel Temer, publicado neste domingo, 25, no Estadão; "Quando um país perde seu rumo e começa a se desintegrar, e não dispõe de um governo que defenda com firmeza seus interesses, o que exige mais que “diplomacia presidencial” de viagens e convescotes, os predadores aterrissam e o submetem. É este o risco real que nos espreita e que só pode ser espantado pela relegitimação do governo pelo voto", afirma
25/12/2016
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/272168/O-trolol%C3%B3-de-Temer-e-as-sombras-que-nos-rondam.htm
… Ainda sobre o ‘TRUMPaceiro’ decorativo da vez daqui! II
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Feliz 2018?
Por Leonardo Attuch - jornalista e editor-responsável pelo 247
24 de Dezembro de 2016
"Em uma de suas últimas entrevistas de 2016, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi claro. Disse que a equipe econômica não espera qualquer sinal de crescimento econômico no primeiro trimestre de 2017. Isso significa que o governo Michel Temer, empossado no dia 13 de maio, completará quase um ano sem conseguir reanimar a economia brasileira, a despeito de todas as promessas de 'volta da confiança'", aponta o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247; ele lembra ainda que as expectativas para 2017 foram rebaixadas a praticamente zero e que, no primeiro trimestre, a agenda impopular de Michel Temer deverá despertar as ruas; "Tudo indica que o Brasil só terá alguma esperança de estabilidade política e expansão econômica após a próxima eleição presidencial, seja ela em 2018 ou, quem sabe, em 2017"
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/blog/leonardoattuch/272009/Feliz-2018.htm
Trouxinhas midiotas não são só BURROS ou RETARDADOS. São DOENTES MENTAIS, esquizofrênicos, só conseguem enxergar um único culpado para os seus FRACASSOS, FRUSTRAÇÕES e DERROTAS: LULA! Como são burros e incompetentes demais, não conseguiram melhorar de vida no excelente governo do PTista, como o conseguiu a maioria da população brasileira - e aliás é por isso q o povo brasileiro ama Lula, é por isso q apesar do intenso bombardeio jurídico/midiático a que vem sendo submetido, o MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESSE PAÍS segue na frente nas pesquisas. Isso só agrava ainda mais a PATOLOGIA MENTAL desses vermezinhos de verde e amarelo, e aumenta seu desespero. O sintoma nós estamos vendo aqui: em todo post, em qualquer tipo de assunto, mesmo q o q está sendo debatido nada tenha a ver com Lula e o PT, esses desgraçados só sabem clamar pelo Molusco! É uma doença, uma fixação, uma patologia grave. São sociopatas esses imbecis, débeis mentais do nível daquela infeliz q confundiu a bandeira do Japão com um símbolo comunista!
Coxinha é assim mesmo: sociopata! O problema deles, agora, é que se deram conta que tiraram uma presidenta honesta e colocaram no lugar dela uma quadrilha que, passados 225 dias da posse, a única coisa que fazem é demonstrar sua total incompetência. Até agora só tiraram direitos dos trabalhadores e desmontam a Petrobrás e vendem nossas riquezas. O que eles tem a dizer sobre os golpistas? NADA. Até por que, esses canalhas jamais aceitarão sua culpa por tudo o que está sendo feito por esse governo recheado de corruptos. Só lhes resta atacar o PT. Mas eles sabem que sua vida piorou - e muito - com o usurpador traíra. Mas não sabem que o pior ainda virá. Trouxas metidos a sabidos.
Natal é época de falar de milagres.
O milagre da multiplicação dos...trolls.
Mister A e sua trupe fake de trolls.
Finge um jogral entre eles e cobra do financiador como se fossem muitos.
Parecem muitos. Mas é um só, com múltiplos nomes.
Há que se considerar haver um esforço da parte dos personagens.
Que é o de, a cada dia, se superarem em mediocridade e platitudes.
Uma competição deles com eles mesmos: quem escreve pior - e da maneira mais desinteligente, mais burra - em relação ao dia ou ao post anterior.
Olavo, Bostantino, exilado de Veneza...Deus sabe quem responde pela inspiração desses toscos e golpistas. Talvez um mix de todos eles?
ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA
[No final do vídeo, depoimento violentíssimo proferido pelo troglodita nazigolpista Olavo de Carvalho contra o Comandante do Exército o general Villas-Bôas ]
Em discurso de cunho nacionalista, representante dos militares se refere ao libanês traíra usurpador pelo nome ‘Michel Temer Rousseff’, e imputa-lhe o rótulo de ‘comunista’!
Um discurso “que nem doido entende”!
Se tiver um pouco de juízo, o Temer também deveria se preocupar!
O vídeo aterrador!
VAMOS PARAR O BRASIL? INTERVENÇÃO MILITAR!
https://www.youtube.com/watch?v=O7Lf1UxCU2w
A análise do americano pode ser enquadrada entre aquelas derivadas do rancor pela derrota nas urnas do programa eleitoral neoliberal destrutivo de Clinton. Não estão centradas nos cortes de impostos as propostas mais revolucionárias de Trump. Estão centradas nos cortes militares e outros, por exemplo a OTAN, que corre risco de sumir sem o dinheiro americano (e sem o apoio geral) que Trump prometeu tirar. E o dinheiro do apoio aos banqueiros, também terá sem dúvida outro destino. E os trilhões de dólares que fazem a fortuna de muita gente interessada em perpetuar as chamadas "guerras estrangeiras", como esta da Síria e a do Iraque, também vão ser destinados a outros fins, para a recuperação interna da produção e a reconstrução da infraestrutura interna em vias de colapso por caducidade. O que não se pode deixar de analisar em relação ao governo Trump e ao Brasil, é que ele falou expressamente que entre seus primeiros atos de governo estará a extinção do Tratado de Comércio do Pacífico, e o fim de toda atividade ligada ao governo que seja destinada às mudanças de regime em outros países. Esta última promessa, se tivesse vindo um pouco antes, teria certamente evitado o golpe de estado no Brasil.
Vale a pena ler este artigo de John Andrew Morrow sobre a vitória de Trump, do qual aqui vai um trecho:
Como Presidente Eleito, a primeira conquista de Donald J. Trump foi salvar o planeta da destruição nuclear. Sua segunda conquista foi sua promessa de parar todo o apoio dos EUA aos terroristas que operam na Síria, no Iraque e além. E ao invés de enviar veteranos do ISIS para os Estados Unidos, só podemos esperar e rezar para que o retorno de Trump para uma política externa razoável e uma cosmovisão multipolar envie terroristas Takfiri para sua casa eterna no Inferno.
Tanto quanto tenho criticado o Sr. Trump por todas as declarações ultrajantes que ele fez e as políticas escandalosas que ele propôs, e tanto quanto eu continuarei a denunciar todas as declarações que ele faz e todas as suas ações que violam a Constituição dos Estados Unidos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção de Genebra e o direito internacional, elogio e apóio os esforços positivos de sua parte.
O Sr. Trump, como Presidente, 1) nos promete que o imperialismo e o excepcionalismo americanos se tornarão parte do passado; 2) nos promete que os Estados Unidos deixarão de empregar terroristas "islâmicos" como parte de ações militares abertas e encobertas contra nações soberanas; 3) nos promete que os planos para reintegrar e reabilitar os combatentes terroristas que retornam serão permanentemente interrompidos e que os criminosos de guerra em questão serão levados à justiça; E, finalmente, 4) nos promete que fará uma distinção, não entre muçulmanos "moderados" e muçulmanos "extremistas", mas entre muçulmanos verdadeiros e falsos muçulmanos.
Se ele cumprir estas quatro promessas, ele terá uma ótima maneira de tranqüilizar a comunidade muçulmana americana, desencorajando a islamofobia e diminuindo o pico de crimes de ódio anti-muçulmanos.
Em Benvindo ao lar ISIS O Plano da Administração Obama para Reintegrar os Combatentes Terroristas Estrangeiros
Por Dr. John Andrew Morrow
Pesquisa Global, 19 de dezembro de 2016
http://www.globalresearch.ca/welcome-home-isis-the-obama-administrations-plan-to-reintegrate-foreign-terrorist-fighters/5563476