Não se engane: Trump governa de olho no “ibope”

Quem olha os jornais tem a impressão de que Donald Trump, com seus rasgos autoritários e xenófobos, está quase que unanimemente rejeitado pelo povo americano.

Engano.

Trump governa com olho permanentemente fixado nas pesquisas de opinião.

O bloqueio à entrada de imigrantes dos países do Oriente Médio está longe de representar uma ofensa à opinião dos eleitores norte-americanos.

No final de outubro, poucos dias antes das eleições, um levantamento do Pew Research Center mostrava que 54% dos eleitores diziam que os EUA não tinham nenhuma responsabilidade em relação aos refugiados sírios, um drama que mobilizava simpatias por todo o mundo.

E a pergunta era apenas sobre “responsabilidades”, não sobre asilo, e sobre sírios, não sobre imigrantes do Irã, Iraque, Líbia, Sudão e  Somália, os demais países colocados na lista dos vetos trumpianos.

Trump está jogando com uma política tão sórdida quando sintonizada ao americano médio e, com ela, vai começar a recobrar terreno também na classe média urbana nos EUA e na Europa que, com um pouco mais de “vergonha” também acha que a imigração a tornou uma “bagunça horrorosa”.

E não vai adotar políticas liberais num governo que foi eleito para ser conservador e xenófobo.

A aventura está só começando. E vai ter consequências muito mais graves do que se está pensando.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Ibop do separatismo de raça, contra evolucionismo da genética proposto por Darwin, contra a natureza, a inteligência, a tolerância de raças divergentes , contra o dialogo, contra o que o mundo é na realidade e que nos faz um planeta único no sistema solar

  • Brito, precisa pedir para vocês não acreditarem no PiG americano? Sim, tem PiG no mundo todo. Até dia 19 eram todos alinhadinhos com a Casa Branca (Globo inclusa). Agora, tem um cara lá que peita o PiG, aponta o dedo na cara deles, chama aquela imprensa de partidária, de mentirosa, tudo o que Lula e Dilma não fizeram por aqui, por medo e por escutarem Paloccis, Dirceus e Zés da vida. Trump foi eleito pelos desempregados, oprimidos e, sim, por alguns radicais, e daí? Queria que ele fizesse como a Dilma? Prometer uma coisa na eleição e, depois de eleita, fazer outra? O povo americano tem o que pediu, vamos respeitar. Como sempre digo, prefiro um EUA não intervencionista de costas para o mundo do que aquele do Obama que espionava até a latrina da Dilma e das nossas maiores empresas. Trabalho que foi repassado à Lava Jato para destruir o nosso país por dentro.

    • Trump não é a mesma m*....é muito pior! Pois é racista, xenófobo, misógino, medíocre ...além de ser um grande marqueteiro que consegue enganar até essa pseudo esquerda brazuca. Vcs que acham que os grandes empresários fabricantes de material bélico vão trocar de negócio e fabricar tijolo pra grande muralha da América Latina acreditam em Papai Noel? Esse marqueteiro dos infernos é farinha do mesmo saco capEtalista de fabricantes de conflitos e saqueadores das riquezas do mundo. Resumo: estamos f* com essa falta de pensamento crítico inclusive dessa esquerda que acha que apoiando Trump está apoiando o outro lado.

      • Show absoluto de bola.Fica até difícil achar o melhor do melhor da sua análise.Só pinçando:¨com essa falta de pensamento crítico inclusive dessa esquerda que acha que apoiando Trump está apoiando o outro lado¨.

    • Perfeito! É por aí mesmo Ricardão, agora me parece que os democratas derrotados estão na mesma linha dos coxinhas daqui, ou seja, contestar todas as ações do presidente de forma radical. E o PIG americano junto.

  • Concordo. Trump foi eleito pelo que prometeu. E, até agora, está cumprindo à risca. Quem votou nele? Desempregados, operários que viram sua renda cair ano a ano, gente que perdeu a casa no crash de 2008, empresários que quase faliram com a tal "globalização", que perdeu mercado. A promessa de Trump é resgatar a indústria americana, para que produza em solo americano. Se ele vai conseguir ou não, é outra história. A elite americana costuma mandar "balas" de presente para quem atravessa seu caminho, seja nos teatros ou nas ruas de Dallas ou outro lugar qualquer. Fui claro?

    • Você está certo até quase o final só seu comentário.

      Discordo com relação ao assassinato do apoiador do golpe no Brasil em 64, John Kennedy.

      O midiático Kennedy não era nenhum Brizola ou PT das antigas para ameaçar privilégio de nenhuma oligárquia tipo midiática,judicial e empresarial igual a brasileira.

      Com relação a Trump seria melhor a gente esperar até o ano que vem no mínimo para ter certeza se essa guerra dele contra a imprensa dos EUA é pra valer mesmo ou é teatro.

      Como mídia e Trump são corrupção & mercado,aposto que irão para o acordinho logo logo.

      Se aqui no Brasil o golpista ilegítimo comprou todo mundo da mídia,inclusive empresas fálidas como Bandeirantes,QuantoÉ,Abril,Rede TV,Estadão,Folha e está enchendo o bolso do SBT,GLOBO E RECORD,imagina só um cara que foi eleito em um sistema ridículo de votação,mas a regra do jogo é aquela,tem legitimidade e como grande negociador vai sim senhor fazer acordo com o NYT,W.POST e afins.

  • Trump, a desgraça com poder que veio para nos mostrar o quanto somos uma raça desgraçada. Vai se estapeando com a mídia, o que de fato é interessante, mas enquanto isso faz do mundo um lugar mais intolerante, um detalhe: a "América" existe, principalmente, por causa dos imigrantes, já os nativos foram praticamente dizimados, o próprio Trump é bisneto ou tataraneto de imigrante (ilegal) alemão. O discurso dele é incoerente que só serve pra fomentar a xenofobia.
    Só um meteoro mesmo!

  • O comentário do Zeca é perfeito. Triste ver alguns esquerdistas apoiando o Trump.

Related Post