Volto animado na manifestação no Rio, muito mais que pelo número imenso de pessoas – há quem fale em 50 mil, há os que falem em até 80 mil – pelas características de quem lotou a Praça XV.
Não contei pessoas, olhei pessoas.
Os “coroas” como eu, se tanto, éramos 10%. Garotada, a juventude, aqueles moleques sobre os quais, orgulhosamente, pensamos serem nossos filhos.
De alguma forma o são, porque são os proprietários , mais que herdeiros, da liberdade que construímos com sacrifício.
Ela é deles, não nossa, que já cuidamos dela mais como patrimônio do que como fruição.
Havia, também , mais negros em quaisquer 10 metros quadrados que se escolhesse do que em toda a Avenida Paulista no domingo.
Bem como nós somos: brancos, negros, amarelos, índios, com licença até para uns “cor-de-abóbora” de cabelos azuis.
Não havia zumbis, não vai provocadores, ninguém queria bater em um ou outro que, a caminho das barcas, passasse repetindo o que a Globo diz.
Havia gente livre e gente livre é dura de enfrentar.
Não são zumbis.
As pessoas livres pensam, ouvem e agem.
Diferentemente, é claro.
Justamente porque não são zumbis.
Os zumbis se dissolvem com a luz, tal como foram criados com a treva.
E a luz é a liberdade, a tolerância, a diversidade que nos une na mesma condição de cidadãos deste pais.
O povo brasileiro, como todos os povos, referencia-se em líderes.
A parcela elitista do Brasil encontrou o seu, Sérgio Moro.
Mas a excluída, oprimida, humilhada começou a reencontrar o seu.
PS. Por alguma razão, este post que escrevi no final da noite, ficou no “limbo” e eu, com o sono acumulado destes dias de tensão, não verifiquei. Mantenho a data original.
View Comments (52)
Também fui ontem para manifestação no Centro do Recife. O palco foi o centrão e na a Avenida Boa Viagem onde os coxinhas desfilaram. No centro encontramos um povo, nos reencontramos na verdade. Foi a festa da democracia,.da liberdade. Não houve um único incidente só sonhos de uma nação livre.
Nas manifestações coxinhas do dia 13 alguém viu alguma faixa pedindo mais emprego ? Alguma cartolina com um pedido para baixar os juros, enfrentar a inflação, reclamar da inflação, pedir prisão do Cunha, investigação do Aécio. Algum protesto contra a Globo ? Não né ? então não me venham dizer que era um protesto por um Brasil melhor.Era sim um amontoado de pessoas alienadas, manipuladas. E também não era um protesto contra a corrupção.
Bela percepção amigo. Isso somos a favor do melhor para o povo irmão brasileiro. Não vai ter golpe!
Ontem sim, era uma manifestação de brasileiros. De todas as raças, cor, credo, opção sexual, de todos os níveis de escolaridade, pobres, ricos, artistas, anônimos, mas com um só grito. NÃO AO GOLPE, PELA DEMOCRACIA.
Eu fb fui. Temos que ir todos nas próximas. A tentativa de golpe não virá da rua pois nos mobilizamos mas virá do congresso e chegará no STF. Eles precisam ver que queremos o respeito à democracia e a presidenta legitimamente eleita.
Foi exatamente o que também vi na manifestação da Paulista e ouvi um belo discurso de Lula pregando a pacificação, mas quando se toma conhecimento da atitude de um certo ministro do stf, quando se toma conhecimento da descarada tentativa da mídia e seus institutos fajutos de diminuir a quantidade de presentes, a gente percebe que eles querem guerra de qualquer maneira.
Interessante que na manifestação de ontem mesmo quem por um motivo ou outro não conseguiu ir, mas conseguiu se ver na manifestação, pela diversidade dos presentes. Como diz Brito, pode até ter golpe, infelizmente até acho que vai ter, pela gravidade da situação. Em 64 foi um golpe militar. Em 2016 será um golpe judicial. Mas não será fácil pra eles. Temos força para lutar contra tudo isso. E teremos eleição em 2018. Ou seja, a força é nossa.
Carlos, *diminuir a quantidade de presentes* é fraude, má-fé e manipulação descarada (mas por quê será que isto não surpreende ?).
O mais torpe é a tentativa de *diminuir a qualidade dos presentes*.
Isto sim, é mais um imperdoável deslize da #GloboGolpista.
Carlos, diga a eles que a contagem que importa ocorreu em 2014 e a próxima contagem válida será em 2018. Contagem agora não vale m... nenhuma.
Em Brasília foi muito linda também. Muita gente, referências a uma América Latina corajosa, de luta. Mas tá complicado, Fernando Brito. O golpe é institucional...
Sobre o José Dirceu: agora deu pra entender porque ele está preso. Estivesse solto, ele, com todos os contatos que tem pelo mundo, comandaria uma reação internacional contra esse golpe sujo que estão fazendo contra a democracia.
Reuniram menos de 300 mil contra os mais de três milhões de domingo, e isso com os militantes profissionais e os contratados na hora, muitos trazidos de outros lugares para engrossar alguns comícios. O entorno do Pacaembu, em São Paulo, estava lotado com seus ônibus. No fim deu a proporção certa: 7% apoiam o desgoverno golpista e a roubalheira petralha, 93% querem a aplicação da lei.
ernestin, bom dia.
Vc que semanas atrás, a cada manifestação do coxa, vinha aqui dizer que o "povo" estava "furioso", aprendeu ontem o que é povo ? no sentido amplo, diverso e representativo ?
Vc ainda acha que aquele amontoado de grupos, sem qualquer referência cultural, política ou ideológica, brancos, ricos, bem criados e educados e... equivocados, é o povo ?
Não, sério. Responda esta antes de continuar.
Mas vamos além. Vc, que vinha aqui semanas atrás dizer que Dilma e Lula não podiam sair na rua pois iriam ser linchados pelo povo, aprendeu a lição nesta semana ?
Enquanto os teus gurus (o Aécim e o Alckmin) quase apanharam na Paulista na marcha dos Coxa, Lula passou a semana sendo carregado pelos braços do povo. Cuidado pelo povo. Amparado pelo povo. Abraçado ao povo, ernestin.
E o Revoltado online que levou porrada e foi chamado de "comunista"! ahahah
Uma ofensa aos comunistas!
Ernestin, vc é objeto de estudo, ernestin.
Acredite...
Ernestin, o o verdadeiro povo, que vc viu nas ruas ontem, ainda não deu totalmente as caras. Tem muito, mas muito mais gente que simplesmente não pode estar lá ontem.
Mesmo assim, foi uma frustração para vcs, tucanos, hein !?
Apesar de toda a propaganda negativa do PIG durante todo o dia, com o claro objetivo de desmobilizar as massas, ainda assim o evento foi um sucesso.
Oi Vargas
Nem tente nada com esses tal de Ernesto.Não vale a pena.Sem republicanismo com alguns.
Continue postando seus comentários.
Saudações
Obrigado, caro Avelino.
Mas debater com o ernestin é uma diversão.
O discurso erístico dele, somado à quantidade de falácias embutidas em suas frases é fenomenal.
Um tesouro de discurso parcial e tendencioso!
Um discurso rico para quem gosta de debate.
Como eu.
O discurso dele é o discurso de todos aqueles que ainda não aceitaram os resultados das eleições de 2014.
Pior, ele sonha que, ao derrubar Dilma, a sua tucanagem chega ao poder.
Olha só o estado fantasioso em que ele vive.
"Wishful Thinking", diriam os gringos.
Se a tucanagem chegar ao poder, uma coalizão de forças vai detonar o que falta.
Incluso forças que o coitado acha que está ao lado dele.
Não é instigante, Avelino ?
Comprovadamente as manifestações pró golpe é que contaram com apoio estatal como maior disponibilidade de transporte público e até propaganda paga na grande imprensa. Note que o apoio na divulgação foi massiva com direito a transmissão ao vivo. Se as manifestações de ontem tivessem metada do apoio da imprensa que os golpistas poderíamos falar em comparação de quantidade de pessoas.
A manifestação do dia 13/03 teve amplo planejamento, recrutamento e promoção por parte dos patrões da indústria de SP.
Até filézinho foi servido para os ... manifestantes.
Aquele pessoal que foi nas manifestações não precisa de ônibus fretado, pois a grande maioria mora mesmo na Paulista e arredores. E, com o metrô liberado, uma galera mais periférica também foi "motivada" a aproveitar o passeio de domingo, rsrsrs
Ontem a mídia caiu na própria armadilha. Para descaracterizar a passeada como em defesa da democracia, do Estado de direito e pelas garantias constitucionais, eles passaram o dia dizendo que era "em favor de Lula e de Dilma". Também era. Mas a tentativa torpe foi encurralar, intimidar e desinformar as massas populares. Mais eis que acontece o que eles não não queriam: a Paulista foi tomada pela multidão em defesa da democracia! hahaha
No domingo pela manhã a passeada era "contra a corrupção" (sic), à tarde, era "contra o governo e a favor do Moro", eita...
É a #GloboGolpista se superando!
Acho que o Vargas "esqueceu" que eu disse que a dupla grampeada só aparece em eventos repletos de devotos da seita, naqueles pontos específicos em que a ínfima minoria se torna maioria. E vejam que coincidência, os percentuais encontrados na população e nos protestos, se repetiram na votação da OAB, com 26x2 (quase 93% a 7%) favoráveis à aplicação da lei e ao afastamento dos golpistas corruptos.
ernestin, seita é o próximo caminho de uma multidão que bate em cadeirantes, velhinhas, jovens e que discrimina pobres, nordestinos, negros e demais minorias do povo. Seita, ernestin, é o amontoado de grupos fascistas, nazistas, separatistas, xenófobos (apenas quando o imigrante é negro, bem entendido). Covardes que agrediram mulheres e jovens na Paulista esta semana. Seita é o comportamento que se viu contra o seus gurús, o Aécio e o Alckmin, no domingo. Bem feito. Criaram os monstros. Eles saíram de controle.
É a geração Veja que os sucessivos governos tucanos (mais de 20 anos!) criaram em SP, assinando Veja para as escolas. E sabe o que os professores fazem nas escolas ? dão um tema e mandam as crianças pesquisarem na ... "Veja", hahaha
Isto sim é seita, ernestin. É a Seita do "Pobre Não Tem Vez". Ou a Seita do "Só Miami é Legal"
Meu caro, seus comentários merecem um tratamento especial. A quantidade de veneno é meticulosamente enfiada entre as palavras.
A OAB irá, um dia, pedir desculpas ao povo, por ter apoiado um claro golpe.
Assim como a Rede Globo teve que se desculpar por ter apoiado a ditadura, e a tortura e morte de milhares e milhares de brasileiros por 20 anos! Mas, como tortura é crime contra a humanidade, eu acho que não prescreve e não tem perdão.
Ernestin, os golpistas corruptos são aqueles que não puderam entrar na Paulista no dia 13.
Os dois problemas do Aécio ? Urnas e Furnas, rsrsrs
Na verdade existiam 289.000.000 de manifestantes e ontem apenas 352. Você está confundindo democracia com disputa por aplausos entre calouros de programas de TV.
PS - como você fazia pra se expor ao ridículos antes da internet, isto se você já tivesse sido alfabetizado, na época?
Foi lindo o dia, tão bonito que obrigou - a palavra é esta -, obrigou uma certa TV a mostrar imagens que ela passou o dia inteiro evitando mostrar. As Diretas Já começou assim, essa TV fingia que ela não existia , o movimento cresceu nas ruas e mudou o país. Sabemos que os golpistas estão agarrando no muque todos os meios possíveis e imaginários, para que os verdadeiros interessados, trabalhadores, jovens e crianças que defendem vidas dignas e o futuro, não tenham fôlego para evitar os ataques que se aceleram. E para que o golpe que ainda pretendem que tenha uma aparência 'legítima' nos esmague a todos, incluindo nós, velhos e aposentados. Mais surpresas virão, muitas serão gratificantes pela coragem que foi ontem demonstrada. A data do texto é simbólica, tinha que ser mantida mesmo.
Aqui em Vitória, antro de coxinhas, havia cerca de 3000 pessoas, 80% de jovens. O ato foi em frente à rede gazeta, afiliada da globo golpista. O microfone foi franqueado a vários grupos. Falaram líderes de partidos, LGBT, MST, MTST, UNE, OAB, negros, catadores, donas de casa, enfim, todos que não tem vez ou voz na marcha dos coxinhas. Não houve sequer um xingamento (nem um FDP). Não houve confusão, nem provocação. Cerca de 50 homens da PM, ficaram como espectadores, como alunos tendo aula de democracia e bom comportamento. Ao final, saímos todos com ânimo renovado na certeza de que o golpe já começou, está dado, mas não vamos deixar que se consolide. Estamos prontos para a guerra. Estamos prontos para honrar aqueles que deram a vida pela NOSSA liberdade. Não permitiremos que esses bandidos destruam NOSSA democracia.
Swamy, parabens, adorei o teu relato. Um verdadeiro banho de esperanca nesse nosso gigante que mais uma vez sai do seu adormecimento. E, teremos mais dia 31 :-)
Na Paulista foi emocao pura! Bravo a todos brasileiros guerreiros, conscientes e democraticos !