Luís Nassif , hoje, na CartaCapital:
O destempero do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa contra seu colega Luís Roberto Barroso – pelo fato de ter proferido um voto contrário ao seu entendimento – é prova maior do fundo do poço em que o Tribunal foi colocado pelas intenções políticas de alguns ministros.
Quem conhece Joaquim Barbosa de perto, assegura: não é desonesto, não é malicioso, não se mete em negócios obscuros nem em más companhias, como seu colega Gilmar Mendes. Mas é um completo desequilibrado.
Dia desses conversava com um ex-conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Dizia ele que, se Barbosa entrar em um recinto e ver duas pessoas cochichando, imediatamente armará encrenca, supondo que estejam falando dele.
***
Na sessão do STF – que deliberou sobre a acusação de formação de quadrilha para os réus da AP 470 – Barbosa interrompeu várias vezes Barroso, foi grosseiro, atropelou todos os códigos de conduta, ao insinuar que o colega teria negociado seu voto para conseguir o cargo. Mas quem vai tirar o piloto do Boeing em pleno vôo?
***
Tempos atrás, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso alertou para os riscos da aventura Joaquim Barbosa. Mostrou sua falta de tato, de cintura política, a intolerância a qualquer opinião contrária.
Ocorre que o mito Barbosa surgiu impulsionado pelo clima de radicalização, de criminalização da política, do denuncismo desvairado que a oposição levantou a partir de 2006 e, especialmente, a partir da era José Serra.
Trouxeram de volta para a cena política o macartismo, abusaram da religiosidade, despertaram os piores demônios existentes no tecido social brasileiro, aqueles que demonizam as leis e propõem o linchamento, transformaram a disputa política em um vale-tudo.
Não valia denunciar aparelhamento da máquina, a política econômica, apontar erros na gestão pública, como em qualquer disputa política civilizada.
Repetiram nos mínimos detalhes a radicalização da política norte-americana, o movimento da mídia e do Partido Republicano dos Estados Unidos adotando o discurso virulento de ultra-direita do Tea Party.
Durante toda a campanha eleitoral nos EUA, comentaristas vociferantes espalhavam toda espécie de boatos contra Barack Obama. A campanha viciou o eleitorado republicano nas catarses do Tea Party e o partido terminou refém da radicalização. Hoje em dia, as vozes mais preparadas e ponderadas dos republicanos têm enorme dificuldade em reconduzir o partido para o caminho da moderação e da responsabilidade política.
***
Por aqui, caminha-se para o mesmo desfecho. Só que esse espaço catártico, que Serra preparou para ele próprio, foi ocupado por um jacobino autêntico. Serra era um simulacro de radical, Barbosa é um radical em estado bruto.
View Comments (34)
A coluna do Nassif tem apenas a intenção de desinformar, confundir, vender uma visão do mundo totalmente equivocada para os tolos que quiserem cair em sua armadilha. O referido magistrado jamais teria chegado onde chegou, segundo a forma atual de escolha dos membros daquela corte, se fosse verdade que "não é desonesto, não é malicioso, não se mete em negócios obscuros nem em más companhias, como seu colega Gilmar Mendes". Ainda mais quando se percebe toda sua irrefreável ambição política. Portanto, qual o propósito do articulista vender essa imagem distorcida, de alguém que sofre de sério desequilíbrio mental? A resposta pode estar na comparação esdrúxula com a política no grande irmão do norte. Se o tea party, ou mesmo o macartismo, fossem de fato os problemas centrais da política naquele país, atualmente ou outrora, na época do malsinado senador, a humanidade poderia hoje dormir mais tranquila. O tea party é um pintinho dócil, perto dos chacais raivosos e traiçoeiros que representam o real perigo que vem da política naquele país. Deixemos de abobrinha caro Nassif, não dá para acreditar que a essa altura você seja apenas um equivocado e não um mal intencionado.
Perfeito Edd, compartilho sua opinião. Barbosa é sim um grosseirão desequilibrado, mas tem um projeto e para isto leva alguma (ou muitas) vantagens, quem sabe até pecuniárias. De graça é que ele não faz. Ele está inserido num movimento que visa derrubar o PT e este governo e é manipulado, usado, dirigido, pautado pelos interesses da direita ensandecida que não suporta mais assistir ao seu próprio declínio e à ausência no poder. Ele foi contratado para isso. Esta figura que se torna patética, agora que sente a terra tremer aos seus pés, perde toda a compostura, não porque seja desconfiado ou não consiga segurar o seu humor, mas porque sente que está derrotado e sua biografia será escrita com todas as letras da infâmia e da traição das trinta moedas. Essa história de tirar o piloto do Boeing em pleno voo é uma das mais equivocadas e tristes "tiradas" do Nassif, que claramente quer abrandar a tragédia que é esse tipo na presidência do STF e encontrar nas suas crises de nervos alguma razão de ser que se apresente... digamos, desculpável.
Seria que esse tal de EDD se identificasse com o seu nome, e não se esconda por trás de três letras. Ou você não quis dizer que é um admirador do Tea Party ou do Partdo Republicano (EUA)? Ou voê é amigo íntimo do quincas destemperado, iascivo barbosa?
Ricardo, concordo com você, não goste de pessoas que se escondem para falar bem ou mal.
Bem intencionado que compra apartamento em Miami a 1 dólar? Nassif se supera...
Num país que um bando de otários trabalham para sustentar uma das piores escórias sociais e corrupta, vender imbecilidades é um negócios dos mais lucrativos
Uma no cravo outra na ferradura. Quem quer briga com um desequilibrado que detém o poder de prender e arrebentar?
Ai que ter coragem, cabron.
E coragem não é para qualquer um.
EDD você é um jênio.
... E a brutalidade do Barbosa, o que não é senão uma vertente de malícia, de desonestidade, de obscuridade?!... Ademais, são boas as companhias seletas (sic) do PIG &$ Partidos aliados?...
"Faça-me um chá, senhor articulista!"
Pano rápido!
República [eterna] oPÓsição ao Brasil! “O cheiro do PÓ ‘cheiroso’ e dos cavalos ao do povo!”
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
... &$ Partidos aliados, leia-se também, a CIA, o Pentágono et caterva!...
Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,
República [eterna] oPÓsição ao Brasil! “O cheiro do PÓ ‘cheiroso’ e dos cavalos ao do povo!”
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
O curioso deste episódio "brontossauro" de Barbosa, queria até uma explicação de pessoa mais inteligente para ver se entendi a coisa:
- Barbosa afirma que Barroso e Teori, teria vindo com os votos definidos para modificar a decisão do STF
1º Porque ele Barbosa, nomeado por Lula, teria rído a corda, por exatamente este raciocínio, bem como o Fux.
2º Teria Teori e Barroso combinado a aposentadoria com seus antecessores, numa tremenda "teoria de conspiração" para assumir e de combinação para alterar o voto.
3º Teria o STF esta voracidade popular ou midiática em analisar os demais "causo" corrosivos e corruptos da república, tal qual o similar "mensalão tucano"... enfim... cansa.
Quer dizer que os republicanos estão reféns da própria estupidez? Tenho ua palavra de consolo para eles - danem-se. E espero que os bad blocs de todas as vertentes os sigam, como lemingues, para o suicidio coletivo.
o barbosão nao empalma a oposiçao tea pártica. Esta é pre existente e usa, isntrumentaliza o simbolo, a toga institucional dele pra ver se o projeto avança. Se resultar em outra onda ou plataforma politica sao outro 5zerozero. Nessas coisas e analises a irmã dele é cobra no bom sentido.
Boa parte do texto tenho concordância, agora quanto a FHC e eventual restrição dele a Barbosa, você colocou entre as razões, uma possível preocupação com o processo dos tucanos no STF? Até porque quem indica Geraldo Brindeiro não está preocupado com republicanismos algum! Ademais, já disse em outros locais e reafirmo: quem dera o maior problema de Barbosa fosse seu desequilibro. Não considero honesto alguém que se utiliza do cargo para impôr a condenados sofrimento além da pena imposta, assim como esconder a da defesa e da própria corte provas que poderiam inocentar réus. Creio que este tipo de desonestidade, em especial no caso de um juiz, é mais grave do que outras.
Quem nomeia Gilmar ministro do STF não está preocupado com republicanismo nenhum. fhc é um velhaco. Mas nisso - aventura -está coberto de razão, pois apostando em joaquim como apostaram em outro aventureiro - Collor de Mello - quem disse que será fácil tirar o desequilibrado do poder: o joaquim não sai nem a pau juvenal.
Os 1% não confiam em traíras. Podem gostar da traição.
Todo grande Boeing tem, sim, copiloto. Neste caso, é melhor alijar logo o piloto que quer levar a nave para destino errático e não definido, com muita gente boa dentro!
Comparar Barbosinha a um jacobino é, além de extremo mau gosto, uma falácia imperdoável.
Se se quer procurar, historicamente, na Revolução Francesa ou alhures, lugar para o Barbosinha, que seja entre os chouans de George Cadoudal, nunca entre os jacobinos.
Achei o artigo fraquíssimo. Não oferece nenhuma interpretação relevante sobre um assunto da maior importância. Fica só no plano da fofoca: alguém me disse isso, alguém me disse aquilo. E faz comparações totalmente descabidas. E, ainda por cima, termina citando FHC como exemplo de discernimento! É inacreditável.