Nem ponte, nem futuro. Só esqueletos e desperdício

Reportagem de Martha Beck, Manoel Ventura e Geralda Doca, em O Globo de hoje, mostra o cenário devastador dos investimentos públicos no Brasil e, em consequência, a falta de qualquer perspectiva de retomada de um crescimento sustentado da economia, que vai ter, durante um bom tempo, com os soluções (positivos e negativos) da mera especulação financeira.

Os investimentos caíram a 2003, quando o primeiro ano do Governo Lula ficou preso ao Orçamento aprovado no final do governo Fernando Henrique, com o Brasil praticamente quebrado.

A necessidade de honrar a meta de déficit fiscal de R$ 139 bilhões, em um cenário de receitas em queda, obrigou o governo a derrubar o investimento público. A taxa em proporção do PIB caminha para seu menor nível desde 2003, quando atingiu 0,3%, segundo levantamentos do Ipea e do pesquisador do Ibre/FGV Manoel Pires. O setor de infraestrutura tem sido o mais afetado por cortes. Faltam recursos para terminar obras como a ponte sobre o Rio Guaíba (RS) e a transposição do Rio São Francisco.

Dito assim, em percentagem do PIB, o valor é impalpável para nós, meros mortais.

Mas meio por cento de queda no investimento significa menos R$ 32 bilhões em investimento.

Uso as contas feitas pela Rede Globo, pouco tempo atrás,   para chorar o que seria feito com os desvios feitos pela Odebrecht em oito anos para mostrar o que está deixando de ser feito em apenas um ano com este corte.

A construção de 18.602 creches, com capacidade para atender, nas contas da Globo, três milhões de crianças.

Ou a compra de 268.620 ambulâncias.

Ou construir, só este ano, 130 hospitais públicos.

E por aí vai. Projetos parados, obras abandonada, corroendo ao tempo, custos imensos com a suspensão de contratos e, amanhã, maiores ainda com a remobilização de construções. Afora o custo financeiro de tudo o que já se investiu e que fica parado, sem utilidade, como as 10 mil obras que Temer disse que iria retomar e…nada.

A “ponte para o futuro” não saiu, por falta de verba.

Todinha ela desviada para a turma do mercado, que os aplaude, ganhando muito bem para isso.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Mas tudo isso está longe de terminar, o Brasil avança a passos largos para os braços do FMI, que é proposito do golpe. Imporá, para conceder ajuda, a venda da Petrobras e aposentaria privada.

    • e estamos caminhando para isso também. a venda da petrobras e aposentadoria.

  • Tu és cego ou o que? Pelo jeito tu nunca viu um gráfico na tua vida, seu ignorante. PLIM PLIM prá ti, analfabeto funcional.

  • O Temer consegue ser ainda pior que o FHC!!! E vc só repete o mesmo mantra! Próprio de zumbi!!!

  • Detalhe: FHC aplicou 0,8% de um PIB de 1,6 trilhões. LULA aplicou 1,7% de um PIB superior a 4,5 trilhões. Precisa fazer a conta para esse analfabeto ignorante?
    Vou desenhar para esse imbecil.
    FHC 0,8% de 1,6 trilhões = 12,8 bilhões
    LULA 1,7% DE 4,5 trilhões = 76,5 bilhões
    SEIS VEZES MAIS EM INVESTIMENTOS!

    Entendeu, SUA ANTA?

    • Da Pra gente vê o nível de discernimento e entendimento dessa direita raivosa; se não consegue interpretar um simples gráfico, como vão perceber que todo esse golpe teve a contribuição da lava jato pra destruir as empresas nacionais com ajuda dos EUA e em favorecimento dos EUA para ficar com o petróleo do pre-sal e com as tecnologias de ponta das empresas nacionais que são seus concorrentes diretos na disputas pela fatia de mercado internacional?!!

      Para o Luciano M. " É a geopolítica idiota"!

  • A mídia conseguiu a lavagem cerebral nos brasileiros. Como reverter as IN-mentiras? A marchinha carnavalesca é: as águas vão rolar garrafa cheia... O jornalismo está ASSUSTADO com o ECO do grito que eles deram. Água desce pela gravidade e só sobe com inteligência MOTRIZ

  • Esse Luciano M. Silva parece que faltou as aulas de matemática e de estatística sobre análises e interpretação de gráficos. Entre 2003 e 2010 foram os maiores investimentos, e nesse período foi o da gestão do ex- Presidente Lula.

  • Ao menos temos um bom exemplo do PROGRAMA DO PSDB/PMDB no poder! Muito instrutivo para as novas gerações...

  • Mas quando a crise vai chegar a classe média ? Culpados tudo isso são principalmente eles. Temer é um bandido será que eles não vêem isso. Aécio é um megadelatado corrupto será que eles não vêem isso. Provas robustas, contundentes e o STF não prende ninguém.

Related Post