Nem tombo da popularidade de Dilma faz Aécio “presidente”. Nem assim “agregou valor”…

Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, faz uma excelente análise da insignificância de uma pesquisa eleitoral feita apenas seis meses da eleição presidencial e a mais de três anos da escolha do sucessor de Dilma Roussef. (leia o texto aqui).

E tem toda a razão em dizer que os 25% atribuídos a Lula não querem dizer absolutamente nada.

Porque, e Paulo tem razão completa nisso, o valor de uma pesquisa, a esta altura – e no contexto de dificuldades reais e histeria fanática que sobre ele a mídia constrói – , não tem a menor significação para as eleições de 2018.

Mas há números que, sim, têm enorme significação.

O primeiro deles é que Aécio Neves, com todo o recall de 2014, com os “cinquenta milhões de votos” com que se proclamou “presidente paralelo do Brasil” ficou exatamente onde estava, se comparado ao primeiro turno de 2014: 35% das intenções de voto, quando teve 33,6% da votação.

Ou seja: Aécio marcou passo, mesmo com toda a maré de desgaste para Dilma, sua adversária.

Mas será que houve um”renascimento” de uma “terceira via”, com a desaparecida Marina Silva?

Não, porque ela tem menos (18%) do que teve no primeiro turno do ano passado, quando chegou a 21,3% dos eleitores.

A rigor, Aécio e ela, considerado o erro estatístico, ficaram onde estavam.

O eleitorado não descambou para a direita, representada por ambos, de forma correspondente ao desgaste de Dilma.

Está, isto sim, desorientado e confuso com tudo o que lhe atiram em cima de informação – e manipulação – e perplexo com os rumos do governo ao qual deu maioria.

E a política, na hora própria, vai definir bem os campos para a disputa eleitoral.

É uma tolice dizer que o resultado de Aécio, superior ao de Alckmin, dá-lhe credencial automática para ser o candidato tucano.

Ao contrário, mostra que seu teto é muito sólido e nem no inferno astral do PT o povo brasileiro o reconhece como líder.

Aliás, na pesquisa, faltou colocar um nome da extrema-direita, o que me parece inevitável que vá se apresentar em 2018 – a persistir a selvageria atual –  e que “comerá” os eleitores aecistas menos equilibrados e mais furiosos, certamente uma parcela expressiva entre seus apoiadores.

O que, certamente, está nas contas de Alckmin, que já experimentou na pele o que é ter na testa a pecha de “fernandista”.

Aécio é ruim que dói e, em condições normais, se for restaurada a razão neste país e se a histeria for confinada ao sanatório ao qual pertence, continua sendo um candidato tão fraco que, mesmo com tudo a seu favor, empaca no um terço de votos conservadores, o que sempre foi o patamar da direita no Brasil.

Para usar a linguagem do “Rei do Camarote”, Aécio não “agregou valor”.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Tudo a ver com Aécio...é só pensar bem..CBF..
    Seleção Brasileira Hoje, contra a Venezuela..
    O que ouvi e vi.
    - 40 referências ao Neymar, vindo com assuntos sobre o mesmo..
    - 12 imagens do Neymar ao longo do tempo, principalmente logo
    apos os gols dos outros.
    - O nome do segundo jogador que fez o gol, foi citado 5 vezes
    ao longo do jogo.
    - A frase " Não tem ninguem para substituir o Neymar" foi dita
    4 vezes.
    - Robinho e Neymar seria Maravilhoso..frase.
    - Internauta fala que seleção não é só Neymar....
    - Ronalducho esbraveja, diz que ele é importante e que a seleção
    deveria fazer um esquema para ele jogar.
    - Junior, diz que ele é a Cereja do BOLO.
    - 37` desanca falação sobre Neymar.
    - Neymar só joga se formos disputar 3º lugar..
    - Neymar aparece no comercial do Listerine.
    - Pesquisa..92 % acha que o Brasil ganha sem Neymar.
    - Desaparece por um tempo o Nome de Neymar.
    - Neymar aparece indo embora do estádio..
    - Entra o Fantastico e da-lhe Neymar..
    Encerrei..
    Eles insistem em enfiar na goela o Neymar..
    Há relação com Aécio ou não...

  • Adoro as pesquisas do datafalha, elas mostram o perfil e os votos dos coxinhas de São paulo. Apenas eles esqueçem que SP a muito não esta com esta bola toda apesara do ódio contra os nordestinos. Será que a rede mafiosa que controla os coxinhas em SP vai conseguir fazer o mesmo no Nordeste ?

  • Eu não me importo com simulações para 2018, porque é em 2018.

    O que é urgente é a situação de Dilma. Com 10% de popularidade, enfraquecida, o congresso que é O MAIS CONSERVADOR DE TODOS OS TEMPOS, se fortalece. Os Cunhas da vida se fortalecem. Os Renans da vida se fortalecem. A direita mais retrógrada e carnificina desse país se fortalece.

    Eu culpa TAMBÉM o Lula por termos chegado ao fundo do poço, por não ter feito uma reforma política enquanto era um fenômeno de popularidade.

    Com 10% de popularidade e se o TCU realmente rejeitar as contas do governo do ano passado, o IMPEACHMENT da presidente volta a ganhar força. Se o TCU rejeitar as contas do governo, o JANOT vai ser obrigado a tomar uma posição. Deverá mandar o caso para a câmara o CUNHA não vai perder a oportunidade de mandar o caso para a votação.

    E ai, meus caros, vcs acham que o congresso mais conservador de todos os tempos vai perder a oportunidade de impitchar uma presidente repudiada por praticamente 70% dos brasileiros?

    Estamos fritos.

    Mas quem está mais frito é o país.

    • Pra concretizarem o impeachment da Dilma,primeiro seria preciso tirar o Lula do caminho.

      Para isso,o Moro está a postos. Mas será que vão tentar mesmo a sorte,pois uma prisão de Lula poderia desencadear uma reação furiosa em cadeia doa mais pobres e da classe trabalhadora,pois seria tirar deles seu último recurso e aí mingúem aceitaria mansinho isso.

      E nada é mais perigoso que um animal ferido e acuado.

  • Mas quem acredita no datalixo,estamos vacinados com as manobras dos canalhas,do PAÍS.

  • Estes versos abaixo bem que mereciam serem musicados....
    de
    Eduardo de Paula Barreto
    .

    EL DIA DEL MICO
    Aécio, Caiado e Aloysio
    Saíram orgulhosos para viajar
    No avião cujo combustível
    Eu e você tivemos que pagar
    E foram felizes à Venezuela
    Crentes que com muitas vuvuzelas
    Seriam recepcionados em Caracas
    Mas ao saírem do aeroporto
    Sentiram na pele o desgosto
    De serem tratados como babacas.

  • Oh ! oh! Oh!... Se não fossem o PIG e sei fiel “cachorrinho de plantão” o juiz Moro para golpear o PT, Dilma e Lula o que seria da oposição, do PSDB ? Não é verdade ? Sozinhos não são nada ! Precisam das ações criminosas, golpistas e planejadas de ódio contra o PT do PIG por todos esses anos e para que ?
    Para, no caso, Aécio ,surgir 10 pontos a frente de Lula...no Datafalha....É o problema é só e não dois : O PIG e suas ações criminosas, seletivas contra o PT .

  • Nem Aecio, nem Alckmin, nem Serra, nem FHC conhecem a alma do povo e, portanto jamais terão o voto "popular" como se referiu Chico Buarque na canção que fez ( e da qual se arrependeu) para FHC. Eles confiam no PIG, em especial na Globo, para fazer a cabeça das multidões. Só que a Globo não tem mais a mesma capacidade de influenciar o povo. Turvam as águas, fabricam crises, atiram lama nos projetos voltados para o social, mas não enganam. Quem, se não eles, entre os tais o Aécio e o Serra, há bem pouco, rotulavam o Bolsa Família como "bolsa vagabundagem"? Há um líder que conhece a alma do seu povo e este não está nas hostes da Casa Grande. O povo critica certas condições atuais mas não se deixará mais enganar por políticos e por um PIG que trabalham somente para os ricos. Perderão outra vez, na hora certa.

  • Depois de repetidas burradas e demonstrações de covardia demonstradas por aécim, o datafalha resolveu dar uma forcinha pra ele. Mas aqui em MG ele está morto e sepultado.

  • Torço por um nome de estrema direita tipo Bolsonaro pra dividir os votos do PSDB na próxima eleição, e por uma inédita é improvável união das esquerdas em torno de um nome só sem isso vamos denodo pra as mãos da direita.

  • Imaginemos se Aécio tivesse ganho as eleições. O que seria o Brasil Hoje? Fora do Mercosul. Aliado da Alca e parceiro incondicional dos USA. A Petrobrás em processo de Licitação vendida p/ Chevron. Aprovado a terceirização p/ trabalhadores. Fim dos projetos industriais ligados a Petrobrás. Entrevista semanal na Globo. Adoção do projeto neoliberal na economia. Salários congelados. Fim do bolsa família. Fim do minha casa minha vida, Fim do mais médico, Venda da Caixa e do Banco do Brasil. Não temos Tsunami, nem Terremoto, nem Furacões, mas temos a Mídia e a direita Brasileira que é pior todos os eventos climáticos associados, pois ela apesar de sermos um pais maravilhoso, passado 500 anos da nossa descoberta, a mentalidade escravagista não nos permitiu sermos uma grande nação.

Related Post