Noblat: “Governo Temer é refém do medo”. E não só do de Cunha

O mais grave sinal de alerta sobre a estabilidade do Governo Temer foi aceso hoje pela coluna de Ricardo Noblat, em O Globo.

Noblat, que está longe de ser “imputado” de esquerdista, petista, lulista ou dilmista, diz, sem meias palavras, que o governo de Michel Temer treme de medo diante de tudo. Não apenas – e teme muito isso – das possíveis denúncias de Eduardo Cunha:

Quem tem medo de Eduardo Cunha, a ser cassado em breve por falta de decoro? O governo de Michel Temer tem. E da Justiça Eleitoral? Também. E da Lava-Jato? Ele, mas não só.
E medo de que o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff acabe derrotado no Senado? O governo tem um pouco, afinal nunca se sabe o que poderá acontecer até lá. Definitivamente, este não é um governo para cardíacos.

Noblat assume o que todos sabem: que Temer trabalhou para adiar para setembro a votação da cassação de Eduardo Cunha não paenas para que ela se desse após a votação sobre Dilma, no Senado, mas para que, dali, pudesse ser novamente adiada, quem sabe para 2017. Quem sabe para nunca…

Cunha acumula segredos que poderão pôr o governo a pique, além de provocar um terremoto na Câmara. Ali, mais de uma centena de deputados deve favores milionários a ele. Alguns devem a própria eleição.
Temer conhece parte desses segredos. E, por isso, receia os estragos que sua revelação causaria. Dificilmente cairá se Cunha abrir o bico. Mas em torno dele, muitos cairão ao primeiro sopro. O desgaste será grande.

 

O  colunista de O Globo admite  que o adiamento ad eternum da votação não resolve o problema, porque acabará empurrando a Justiça a assumir – com gosto, aliás – o papel de protagonista na “execução” do ex-presidente da Câmara.

Ao se dispor a contar o que sabe, ou parte do que sabe sobre a corrupção na política, Cunha poderá negociar uma pena mais branda. E talvez uma prisão no conforto do seu apartamento no Rio. De resto, livraria a mulher e a filha de serem condenadas. Ele está pensando a respeito.

Para além de Cunha, fica o front que está aos cuidados – por enquanto, mas não para sempre – solícitos de Gilmar Mendes na Justiça Eleitoral, onde, diz Noblat, “o governo pensa no que fazer para evitar que ela julgue tão cedo as ações que pedem a cassação da chapa Dilma/Temer”.

O governo apostava no desdobramento das ações ajuizadas contra a chapa Dilma/Temer, de modo a que apenas Dilma fosse punida, Temer não. Mas já sabe que isso será impossível.

O que não é impossível, completa ele, é que novas delações da Lava Jato ainda podem complicar mais ainda as coisas e o que pode o Governo Temer fazer  quanto a isso é  “só sentir medo”.

Sem duvidar um instante do quadro descrito por Noblat, que sequer golpista considera este governo, permito-me apenas lembrar que há algo perigosíssimo no fato de serem Temer e sua entourage homens dominados pelo medo.

É que mesmo ao mais dócil animal, ver-se encurralado, ameaçado, acuado pela necessidade de sobreviver, o medo desperta a agressividade.

Não se iludam com os modos corteses de Michel Temer.

E recordem que escolheu dois ministros para chamar de seus, seus mesmo, no seu governo ilegítimo: Alexandre de Moraes, o Ministro da Polícia, e Sérgio Etchegoyen, da Segurança Nacional Institucional.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • "Segurança Nacional Institucional"...SNI? Bem maroto da sua parte, FB...HE...HE...HE! Pior que não é para rir...

  • Afinal, trata-se da corrupção do fim dos tempos, não é mesmo filho de uma puta?

  • Se Dilma ficar - quase impossível não é o mesmo que impossível - ou Temer sair ou for saído por qualquer razão, antes de dezembro, e nos dois casos sendo convocada eleição em que Lula terá ampla possibilidade de vitória, Etchegoyen tem uma missão a cumprir. Defensor assumido da ditadura, quem duvida que o general vá usar seu cargo para manobrar a parcela mais direitista das forças armadas em direção a um golpe militar? E, se bem conheço nossos militares, eles prefeririam aderir a contragosto a esse golpe do que lançar as Forças Armadas numa luta fratricida. Aqui não é a Turquia. E a não ser que houvesse uma imensa e imediata reação popular contra um novo golpe militar, levando militares legalistas a bloquearem o golpe para evitar derramamento ainda maior de sangue - e todos sabemos que isso não vai acontecer - este seria inevitável.
    O difícil é saber como reagiriam os militares no poder. Vão por a Lava Jato nos trilhos, apurando TODA a corrupção? Vão enquadrar a Globo e o resto do PIG? Vão massacrar a esquerda novamente?
    Os governos do PT erraram profundamente em não trazer para a liça política os pobres que melhoraram de vida na sua gestão. Agora, órfãos políticos, estão à merce das manobras de uma direita midiática porca e inescrupulosa. Oxalá nos próximos anos uma nova força unifique as esquerdas ou ao menos traga os pobres para a política. Sem isso, estaremos condenados a mais algumas décadas de pobreza e desespero, até que novos ventos geopolíticos sepultem de vez o poder dos vira-latas.

    • Primeiro teriamos que dar de comer aos pobres para que estes tivessem acesso à saude. Segundo, era preciso dar escola, educação e moradia decente, além de trabalho em condições dignas de direitos e deveres. Terceiro, era preciso investir nos meios de comunicação alternativos à midia nativa para que houvesse um mundo mais plural, onde o povo aprenderia a refletir, participar, opinar, etc. Para que isso pudesse ocorrer tb seria importante que todos fossem suficientemente empoderados e que a plena cidadania pudesse ser uma meta contra as desigualdades numa sociedade inclusiva. Feito tudo isso, o tal partido de esquerda poderia contar com uma aguerrida população jovem (ver os jovens geração PT onde estão) e com um contingente aguerrido de mulheres brancas e negras empoderadas (tb frutos dos anos PT); além de homens e mulheres, crianças e jovens de todos os horizontes engajados em debater, participar e contribuir na solução dos problemas nacionais segundo interesses locais e globais de maneira honesta e ética. E, finalmente, com tudo isso teriamos que ter a Casa Grande aderindo a esse projeto. Não me parece ter sido o caso, portanto uma troca simplesmente de partido de esquerda não parece resolver problemas tão antigos e enraizados na politica e sociedade brasileira.

  • Como Cunha desfrutaria de uma prisão domiciliar em seu apartamento no Rio se nem o Moro sabe onde o casal dos milhões mora? Prisão perpétua prá este safado.

  • Quem sair por último, apague o candeeiro!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    TEMER CONFIRMA QUE PEDIU DINHEIRO NO JABURU E TENTA SE BLINDAR NO TSE

    Pela primeira vez, o Brasil tem um presidente, ainda que provisório, que considera normal e reconhece ter pedido dinheiro a um empreiteiro no próprio palácio (no caso, o Jaburu); "Eu já confirmei que jantei com Marcelo Odebrecht, no Jaburu, em 2014. Como é natural, o partido me pressionava para obter recursos para os seus candidatos. A Odebrecht contribuiu? Claro que sim", disse o interino Michel Temer, em entrevista publicada nesta segunda-feira; em seu primeiro depoimento, Marcelo Odebrecht falou que os R$ 10 milhões saíram pelo caixa dois da empreiteira e R$ 4 milhões foram entregues em dinheiro vivo a Eliseu Padilha, atual ministro da Casa Civil e braço direito de Temer; na entrevista, o interino também defendeu a cisão da chapa Dilma-Temer no TSE – o que vem sendo negado pelos ministros da corte

    15 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 09:05

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/249763/Temer-confirma-que-pediu-dinheiro-no-Jaburu-e-tenta-se-blindar-no-TSE.htm

    • ... Cadê as Forças armadas para cumprirem o papel Constitucional e Institucional?!
      E salvar a nação em frangalhos!...
      Cadê?!
      Não diga que as Forças Armadas Brasileiras são formadas por "militares João Sem Braço"!
      Os olhos adornados com aquela mimosa venda do Poder Judiciário Tupiniquim do expoente supremo 'gilMAU' [DEMoTucano/PMDBosta(MT)?

  • ... Cadê as Forças armadas para cumprirem o papel Constitucional e Institucional?!
    E salvar a nação em frangalhos!...
    Cadê?!
    Não diga que as Forças Armadas Brasileiras são formadas por "militares João Sem Braço"!
    Os olhos adornados com aquela mimosa venda do Poder Judiciário Tupiniquim do expoente supremo 'gilMAU' [DEMoTucano/PMDBosta(MT)?

    • ... Será que o governo legítimo da absolutamente honrada e impávida presidenta Dilma Rousseff não conta com um Comando Militar fiel e nacionalista?

      • ... Identificado este Comando Militar, é só chamar 'nois', o honesto, leal, sapiente, generoso e impávido povo trabalhador brasileiro!
        E, aí, o usurpador interino decorativo sentirá no lombo infame o que significa, nas RUAS, "a primeira grande batalha" envolvendo a máfia que tomou de assalto a nação em frangalhos - e as instituições literalmente 'desMOROlizadas'!...

  • ... E outro 'cadê' vai para o ministro supremo Teori Zavascki do STF!

    Ministro Teori Zavascki, por que Diabos o pedido de prisão do GÂNGSTER mafiosíssimo 'CUnha TEMERário/TEMEro$$$o' ainda ronca à beça sobre a sua suprema (sic) mesa de "trabalho supremo"?!

    Ministtro Teori, tic-tac tic-tac tic-tac...
    Ministro Teori Zavascki, o senhor, um ser supremo, permitirá que os pontos do relógio do golpe levem o povo e a nação ao cadafalso?

  • Como o Noblat está com o pé na cova ,após 158 pontes de safena, ele está com medo de ir para o inferno,por ter contribuído grandemente para a situação desgraçada em que se encontra o seu país,após o Golpe dos Ladrões.

  • E essas amebas aibda dizem que querem acabar com a corrupção no Brasil. Como? Aliviando os tucanalhas, os DEMoníacos e os PMDBostas? Alô STF, por onde vocês andam? Mesmo que queiram, jamais vão destruir o PT. O máximo que conseguirão é acabar com a sigla. Mas fundaremos outra sigla: PRG-Partido da Resistência aos Golpistas.

Related Post