O coleguinha Guga Noblat deve merecer toda a solidariedade por conta das agressões que sofreu de alguns alucinados que batiam panelas no Masp, outro dia.
E estes, mais repúdio, porque tiveram a suprema covardia de, no mínimo, assustar sua filha bebê que ele carregava ao peito.
Guga, em seu Facebook, reagiu com muita dignidade e equilíbrio.
Ele mesmo diz que a hostilidade veio do fato de estar vestindo uma camiseta vermelha (ironicamente, dos tênis “All Star”).
E reagiu sem se acovardar e sem agredir, embora seja quase sobre-humano manter toda a calma diante de tal absurdo.
Guga não precisa ser defendido, mas o que aconteceu com ele precisa ser, sim, tratado com indignação e sem meias palavras.
Como ser humano e pai, fiquei decepcionado com o que faz Ricardo Noblat ao comentar, também no Facebook, o episódio.
Não foi – e isso não a torna menor – a agressão a um jornalista, mas a um cidadão, a um passante – aliás um morador local – pelo simples fato de estar usando uma camisa vermelha. Pode até ser sido reconhecido por um ou outro bucéfalo, mas a verdade é essa.
Cabotinamente, compara às agressões – de novo, criminosas e intoleráveis – que seus filhos sofreram supostamente pela oposição do pai ao ex-governador do DF, Joaquim Roriz.
Não tem nada a ver. Não são capangas de um “coronel”, é uma parcela da sociedade que, ainda que fossem ali uns gatos pingados, virou uma multidão nas redes sociais e é tratada omo vedete pela grande mídia.
Abra os olhos, Noblat.
Leia os comentários feitos nos Facebook,o seu próprio e os de seu filho, e veja que a extrema direita fala, praticamente, que ele merecia ser mesmo hostilizado de forma brutal.
Cito um, para não embrulhar o estômago com vários:
“É a famosa estratégia jihadista de vitimização do Guga Noblat. Faz de tudo pra criar uma polêmica e entrar na mídia. O cara sabe que vai ter protesto, aí coloca uma camisa vermelha com uma estrela pra provocar, e ainda coloca a filha no colo pra intensificar a vitimização.”
E tem muitos daí para pior.
Os gritos não são de “jornalista”, mas de “comunista” e de “vai para Cuba” e há um homem com idade suficiente para ter aprendido a ser um ser humano que o ameaça com repetidos “saí fora!” de “dono da rua”.
Noblat, talvez o que digo até chateie seus filhos que, certamente, amam a pessoa afável que você sempre foi antes destes tempos de barbárie, mas você precisa ver que há monstros nas ruas, serpentes que foram chocadas nessa incubadora de ódios que a mídia – e seu espaço nela idem.
Procure os “comentaristas assíduos” de seu blog e veja que ele estão, em alma e palavras, ao lado desta monstruosidade.
Claro que há imbecis de esquerda, afinal a estupidez, contrariando Descartes, é das coisas mais bem distribuídas.
Mas estes fascistóides perderam, como a mídia os promove, até mesmo a vergonha da imbecilidade.
Não trate episódios como este como “agressão à imprensa”, porque seu livre exercício é uma parte da democracia, por mais essencial que seja.
Foi uma episódio de barbárie contra o convívio humano, e o pior é que, se a polícia brasileira tivesse brios, estaria mandando abrir inquérito contra os que produziram a cena dantesca, independente de queixa, pois há uma menor em meio àquilo.
Até para que, de alguma forma, os imbecis que a estão aplaudindo sentissem que não podem fazê-lo.
Posted by Guga Noblat on Domingo, 17 de maio de 2015
View Comments (55)
Foi agredido porque foi confundido com um militante petista.
Pois é. A imprensa, onde Noblat se inclui, prega o ódio sistemático contra o PT, prega a violência e o achincalhe ininterrupto ao PT e aos petistas.
Noblat e seus colegas de profissão são também responsáveis pelo clima de violência contra petistas que se instalou no país. Não só eles, claro. O PT por seus próprios erros, por ter permitido que uma meia dúzia de corruptos saqueasse a maior empresa brasileira, por ter feito a defesa sistemática dos condenados do mensalão, por ter permitido a volta da inflação, a queda no consumo e tudo mais, tem a sua parcela de culpa.
(SIM, O GOVERNO DILMA É RUIM). Votei nela apenas para evitar o mal maior que era o PSDB com o Aécio Neves, mas o fato é que o governo é ruim.
Caríssimo, como não defender pessoas que foram condenadas SEM PROVAS!!! SEM PROVAS!!! Mas, como disse uma das ministras do Supremo: mesmo sem provas ela iria condenar os petistas porque a literatura jurídica lhe permitia...
Sério? Nem mesmo o autor da Teoria do Domínio do Fato aprovou a forma como sua tese foi aplicada.
Perdão se eu estiver errada, mas ao que parece você também acredita que não há necessidade de provar nada... basta ser político, ou melhor... ser petista, para ser condenado.
Na verdade, a direção do Partido dos Trabalhadores errou em não recorrer ao Tribunal Internacional...
Esse Mentirão nada mais é do que a versão brasileira do "Caso Dreyfus"...
Olha só Ana Maria, com exceção de Barbosa (evidentemente) Fux, e Gilmar Mendes, os demais ministros, votaram em um relatório, que imaginavam ser baseado na verdade dos fatos, mas que era uma fraude total. Ninguém leu de verdade o processo, a não ser, um ou outro, passar de olhos. Deu no que deu. Hoje seria humilhante para estes ministros, seus erros serem expostos à um julgamento internacional. E como os condenados, já estão todos praticamente livres, alguém com a concordância não sei de quem, disse, deixa isto pra lá...
Realmente Ana Maria, durante o julgamento lembrávamos a todo o momento,eu e meu namorado, do caso Dreyfus. Daqui há alguns anos a história vai mostrar a verdade.
Como assim, Daniel, de onde você tira que o PT "permitiu" saque na Petrobrás, se isso foi descoberto apenas recentemente e logo começou a ser investigado??? O PT deixou claro que tudo seria investigado "doa a quem doer", Como assim "volta da inflação" e "tudo mais"... vc está repetindo coisas que tanto ouve, todo dia... como se fossem verdades. Compare a inflação com períodos anteriores... Ao menos vc percebe que o PSDB era pior.. voto de louvor para algo inteligente que falou!
De pleno acordo, João.
Há muita grita contra a Dilma que não se justifica...
Ela está no começo do segundo mandato!
E vai fazer a coisa acontecer!!!
Ana Maria e João Batista, saco cheio do fogo amigo desses soi-dissant petista que nem esse Daniel, pra mim é 5a coluna, sepulcro caiado, lobo em pele de cordeiro, provávelmente a soldo da oposição para minar o moral e quebrantar o ânimo das hostes petistas.
Daniel, Os ladões confessos da Petrobrás, Paulo Roberto e Pedro Barusco não são petistas. São funcionários de carreira, com mais de 30 aos de casa que, infelizmente, como Baurusco confessou vinham roubando a Petrobrás desde a era FHC. O PT não permitiu que saqueassem a Petrobras. Os ladrões é que foram descobertos no governo Petista e estão sendo punidos. Também, o governo Dilma não é ruim. Praticamente as correções das tarifas publicas e o preço de combustíveis já foram feitos. Se a inflação atingir 8% não será nenhuma tragedia apos todas estas correções. Alem disso,seria razoável esperar que a maior seca dos últimos 50 anos afetasse o preço dos alimentos. A queda nas vendas de eletro-domésticos e de carros é natural uma vez que a demanda reprimida já foi atendida. É preciso ainda deixar claro, que o clima de mal estar e insatisfação vem sendo fomentado pela mídia, dia e noite, com o proposito de enfraquecer o governo. Por tudo isso, de hoje em diante vou usar camisa vermelha com muita frequência.
De fato. Tem muitos que introjetaram essa tática de anarquizar os debates nos blogs progressistas; camaleônicos, começam de mansinho, dizendo amenidades, que votaram na presidenta Dilma, e tal, mas, tão logo ultrapassam essa etapa, dissimuladamente, abrem o velho berreiro oposi-fascista.
Por que não ficam nos blogs de extrema-direita,seus iguais? Ah, não são de extrema-direita? São o que, então?
Nosso problema é:
1- O risco de - ao longo do tempo - tomarmos a parte pelo todo;
2- Sermos democráticos demais e tolerantes demais com quem foi "produzido" para não ter o menor respeito com o contraditório e nenhum compromisso com o debate honesto e civilizado.
Á mim me parecia que o tal de Daniel não passava de um ''analfabeto político'', mas ao ler seu comentário, mudei meu pensamento. Acho que você está com a razão.
Vocês se lembram daquele índio que foi incendiado por alguns jovens em Brasília?
A primeira reação deles foi dizer: "não sabíamos que era um índio, pensamos que era um mendigo".
Os paneleiros diriam: "não sabíamos que era jornalista, pensamos que era do PT".
Minha solidariedade ao Guga e para o pai/avô Noblat. (E que o jornalista Noblat pare e pensar na situação que está ajudando a construir)
Mandou bem, Foo.
Bem isso! A zumbizada da mírdia canalha, golpista e picareta sente cheiro de sangue e ataca, só isso.
Li o comentário do Daniel e todos os outros em resposta ao dele. Acho IMPRESSIONANTE a incapacidade da maioria de simplesmente escutar o que o Daniel escreveu. Acho IMPRESSIONANTE a capacidade de rotulá-lo como direitista, oposi-facista, etc.
Alguém chegou a dizer que "corremos o risco de sermos muito democráticos com esses"...
Será que a incapacidade de ouvir o contrário saturou a esquerda também? Vocês vão agora ser os fascistas de esquerda e rotular quem pensa diferente? Vão ficar repetindo bordões como os idiotas da paulista de verde e amarelo?
TEM que ser democráticos, mesmo, TEM que escutar o Daniel, sim, TEM que aceitar a opinião dele, se ele acha o governo ruim e votou na Dilma.
Nós estamos falando de valores civilizatórios obrigatórios. Se a direita fascista não os tem, isto não nos dispensa de observá-los.
Vai ser difícil o Bradesco sustentar a cor vermelha na sua logomarca sem ser taxado de comunista. Bradesco, um banco comunista!
Como já disse Einstein, existem 2 coisas infinitas no Universo, uma é o próprio Universo, a outra a estupidez humana.
Quer te sacarán lous ojos.
TEnho um amigo médico que não foi numa caminhada da terceira idade patrocinada pelo Bradesco porque tinha de usar uma camiseta vermelha
Inclusive, até a embaixada americana já está pensando em mudar a cor da bandeira dos EUA.
"cria cuervos..."
Nem com o próprio filho e neta sendo estupidamente hostilizados o sujeito se toca que o jornalismo que pratica alimenta boçais. Acreditar que a agressão foi contra o jornalismo que faz é se igualar aos idiotas agressores.
Se fosse o meu filho, o Sr. Noblat estaria batendo panelas. Os Pitbulls costumam morder os próprios donos. Estamos vivendo o Ciclo da Imbecialidade.
Concordo e vou além...se faltar ração...e o filho for suculento, come o próprio filho, pode acreditar.
Fernando, aqui no Rio, houve, numa determinada época, algo semelhante. Os agentes pastorais NÃO podiam subir o morro, ou frequentar comunidades carentes com camisas vermelhas. Se, inadvertidamente, usassem uma camisa dessa cor, seriam até eliminados à bala pelos traficantes e pela bandidagem. Ouvi isso de duas pessoas; uma ligada à pastoral e outra, não. Quando ouvi os relatos, pensei que fosse mentira, agora vejo que é verdade.
Os coxinhas fascistas vão ficar ainda mais raivosos. A China Comunista acaba de comprar 40 aviões da Embraer. O negócio vai render mais de 02 bilhões de dólares para a empresa brasileira.
Seu Noblat.aqui no DF você sofreu nas garras do Roriz.O ex- governador enlouqueceu você. De uma hora pra outra você virou de lado. A turma do Roriz é a mesma que você defende com unhas e dentes.Por outro lado ataca aqueles que não te atacaram.Você está colhendo os frutos da sua cegueira.
Síndrome de Estocolmo?
Está se tornando a cada dia mais difícil vc exercer seu direito de cidadão. Atos covardes como este retratam bem a casa grande, sempre agiram assim, nas sepulturas, nos covis, só que ultimamente estimulados por uma imprensa nitidamente partidária e hostil sentem-se a vontade para praticarem atos de estupidez. Não seio onde isto vai parar, e tomara que a sensatez volte a ocupar os espaços perdidos para a ignorância, para a truculência física e escrita. Tomara Fernando Brito que a razão, não perca a razão de existir.
Fui abordada na rua porque estava com camisa vermelha sem qualquer adesivo ou foto de Dilma ou menção ao PT. Duas mocinhas pularam na minha frente e aos gritos me mandavam ir para Cuba. Tomei um susto, fiquei sem reação. Estava a caminho de uma manifestação em prol de Dilma convocada meses antes, usando camisa vermelha e calça preta.
Os tucanos no mesmo local tinham feito a deles dias antes na maior paz. Mesmo cientes de que aquele dia era manifestação em favor de Dilma, os tucanos apareceram com bandeiras do PSDB e foram bem tratados dividindo o espaço com os militantes petistas.