Nova denúncia contra Lula é reação da PGR a seu descrédito

A denúncia apresentada agora há pouco pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, contra o ex-presidente Lula (e também contra a Senadora Gleisi Hoffmann, o ex-ministro Paulo Bernardo, Antonio Palocci e Leonardo Dall’agnol, chefe de Gabinete de Gleisi) é coisa das mais curiosas.

Seria o caso de uma “propina hibernante”, que teria sido produzida a partir de financiamentos do BNDES a obras da Odebrecht em Angola, no ano de 2010, que teria sido operacionalizada quatro anos depois, em 2014, em benefício de campanha da senadora paranaense.

Mas a história vai mais longe: seria a ampliação de uma linha de crédito existente há décadas para Angola, país com o qual cooperávamos desde 1974, ainda no Governo Geisel, quando o Brasil passou a ter uma postura ativa nos países africanos descolonizados por Portugal, no contexto da Revolução dos Cravos.

O empréstimo tinha garantias em  recursos de petróleo, do qual Angola é um dos grandes exportadores mundiais.

É, até agora, algo sem pé nem cabeça, apenas recheio da delação premiada de Marcelo Odebrecht.

Como as delações de Palocci e a anunciada colaboração do ex-diretor Renato Duque, parecem fazer parte de um esquema de reação do “lavajatismo” à situação de perda de credibilidade que tiveram com a prisão de Lula.

Não há o menor vestígio material de que estes valores tenham sido recebidos.

Muito menos há  lógica em que vantagens supostamente obtidas num ano eleitoral sejam “congeladas” para serem usadas quatro anos depois.

Mas há muito sentido em que, diante do questionamento generalizado sobre o que se está fazendo com Lula, a manipulação de acusações se intensifique, na base, pode ser que não haja “nada no Guarujá, mas em Angola, ah, lá tem”.

 

Fernando Brito:

View Comments (95)

  • Nosso sistema judiciário não cansa de passar vergonha. No meio tempo pratica arbitrariedades e fazem de conta que não veem a entrega do patrimônio nacional, muito pior que a corrupção que sempre existiu, sempre existirá, aqui, nos EUA ou na Cochichina.

    • Armação pura e simples para devolver logo, logo este processo com o Lula vai para a primeira instância da lava jato (Moro) já que o Toffoli irá liberar o processo que acaba com o foro privilegiado. Hoje quem pode oferecer denúncia neste inquérito é a PGR porque envolve a senadora. Caindo o foro a continuidade será com o Moro.
      Pressa atingir o Lula é com a lava jato, mesmo com armação.

      • Essa gente só escuta barulho de arma de fogo. São totalmente surdos aos clamores da Sociedade. Fora os coxinhas os brasileiros não entram mais de gaiato nesse papo de corrupção de campanha eleitoral. Sou do tempo que um voto valia meio quilo de macarrão.

  • O Brasil se tornou uma mistura de circo, manicômio e prostíbulo. Os personagens se revezam e interpretam diversos papéis, conforme a cena.
    É espantoso ! Que "fábrica de canalhas" é essa chamada Brasil ?
    E o povo de boca aberta assistindo JN, novela e o futebór.

    • Enquanto isso, a estrutura produtiva, o emprego, o patrimônio do país e a rede de proteção social vão para o buraco.

      • Não tem problema. Quando tudo se acabar, quando destruirem totalmente o Brasil, os Marinho e seu pistoleiro de luxo das Araucárias irão morar nos "esteites".
        Só não sei como ficará a situação dos yellow dukes!

    • E eles são os palhaços. Eles quem? GOVERNO, MP, STJ, STF BEM COMO OS TRIBUNAIS DO SUL.

    • o Brasil toca como uma orquestra sinfônica, orquestrada pela globo/isteites e seus capangas...

  • Parece que todos querem ser donos do bordel brasil. Tá na hora de descer a lona e povo tomar nas mãos seu próprio destino.

  • Eles continuam em ação . O chefe deles tem nome , além de uma grande dívida em impostos e atingem 100 milhões dizem eles. A PGR virou pau mandado ou já era ?.

  • Ahhhh Dodge...vai procurar tua turma....PGR rídicula, tucana até os ossos....

    • Dodge....investigar as práticas criminosas da lava jato, segundo as denúncias do Tacla Duran tu não quer?! Isso é prevaricaçao minha filha!!!!! É crime também....alguém ensina essa tucana?!

  • Esta é aquela procuradora que levou o maridão pra passear nos EUA por conta do contribuinte?

    • O marido dela, de quem o google, facebook e outras redes estadunidenses não publicam sequer uma foto, é estadunidense. Pesquise e verá que essa PGR é uma agente direta dos EEUU, assim como o antecessor dela, Rodrigo Janot, na cúpula do MPF. A ORCRIM Fraude a Jato, a PF, o MPF e o Judiciário estão cooptados e a serviço do alto comando internacional do gole, cuja sede fica nos EUA.

  • Fernando Brito, não seriam as 77 delações dos engenheiros da Odebrecht, combinadas durante uma semana em Brasília em 2016? Essas delações foram homologadas pela ministra Carmem, no último dia do recesso, em substituição ao relator. Tacla-Durán declarou à CPMI da JBS que foram aprontadas em troca dos salários dos delatores por 15 anos (ou algo parecido) - um tipo de PDV da Odebrecht, sabe.

Related Post