Novo presidente da Petrobras acha pré-sal “prejudicial à empresa”

O golpe vai produzindo seus crimes e os “justifica” de maneira espantosamente ridícula.

O interventor do golpe na Petrobras, o ex-ministro do apagão de Fernando Henrique Cardoso, acaba de transformar a nossa empresa estatal na única petroleira do mundo que não quer petróleo.

É isso mesmo.

Enquanto a Shell gastou uma fortuna para arriscar-se a explorar petróleo em meio às geleiras do Ártico, Pedro Parente, ao assumir a presidência da empresa só faltou dar “graças a deus” à ideia de tirar da Petrobras o direito de ficar com pelo menos 30% de todo o petróleo (achado, garantido) na região do pré-sal.

Segundo ele, há um pecado imperdoável em garantir-se à empresa áreas onde os poços estão jorrando 20, 30, 40 mil barris diários, dez vezes mais que os outros campos marítimos do Brasil por que  isso ” retira a liberdade da empresa de escolher os seus projetos, o que é imperdoável para uma empresa listada em Bolsa.”

Ora, como assim “retira a liberdade da empresa escolher” as áreas mais rentáveis da plataforma continental brasileira?

Quer fazer um teste, “seu” Parente? Chame a Shell, a Exxon, a Total, as chineses, a BP, até o seu Manoel da Padaria e pergunte: quem quer a garantia de ter, no mínimo, 30% dos direitos do pré-sal e só vai gastar na hora de explorar?

Dá briga, seu Parente, dá briga.

A outra razão do gênio do apagão é que isso vai “atrasar a exploração do pré-sal”.

Será que sua apaguência não sabe que o que está atrasando a exploração de petróleo, aqui e no mundo inteiro, são os preços?

Que para tirar petróleo e vender a 30 dólares, lucrando cinco ou seis por barril o dinheiro disponível é um e para vender por 100 dólares é outro?

Que nos Estados Unidos, com toda a liberdade capitalista, há 404 sondas perfurando, menos dos que as 471 que foram desativadas nos últimos 12 meses? Será que é a partilha? Ué, não tem partilha por lá….

Parente veio para liquidar a Petrobras, o que só não se pode fazer de imediato porque o preço do petróleo não aconselha as grandes a assumirem passos que suas pernas não aguentam, tendo todas amargado prejuízos em 2015.

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Cara vai ser uma pilhagem inominável. Trilhões de dólares para os americanos. Bilhões de dólares nas mãos dessa canalha. E sabe o que mais? Cansei de ver engenheiros da Petrobrás desancando a empresa. Todos desempregados. Industria em geral ferrada e os meganhas que se dizem patriotas calados. Mancomunados com os corruptos. Todos corruptos. São todos cunha!

    • Os de cima são comprados. Evidentemente, daí fazem corpo mole, sindicato também. Se não se vendem. Muitos sindicatos se venderam na privataria.

      Só ha piratas no Brasil? Que gentinha.
      Não se importam com honra, tradição,nada. Grana, grana, grana.

      Meu amigo diz.....Povinho...

  • Ele Parente deu um preju de 1 bi. E quer consertar. Igual o bancário Meireles. Que eu soube hoje não é nem economista. É um falso igual a Serra. E quer consertar o Brasil dando a grana a abutres......vai sim.....

  • É mesmo uma Jucádrilha golpista sem-vergonha! E o Pré-Sal é o butim! Petroleira não querer petróleo é o mesmo que banqueiro não querer dinheiro!

  • Ele Parente deu um preju de 1 bi. E quer consertar a Petrobras, o malandro ixxperrto.. Igual o bancário Meireles, que eu soube hoje não é nem economista. É um falso igual a Serra. E quer consertar o Brasil dando a grana a abutres......vai sim.....

  • Conheço ao menos um ex estatal vivendo de favor. E não é que continua privatista? Também não sei se é por causa do favor. Com a lambada que tomou de desemprego....não endireitou? Sei não, .....

  • Carai. Vai ter ministro virando sócio da Chevron com essa negociata.

  • Nós sabemos qual é a intenção dessa gente, a intenção é ENTREGAR TUDO QUANTO FOR POSSÍVEL, aliás como já fizeram anteriormente, e eles não tem o menor pudor em escancara esse desejo, apesar de, às vezes, quererem arrumar desculpas esfarrapas como argumento.

  • Sr Parente. De acordo com a lógica de exploração de recursos, ainda que esses recursos ficassem debaixo da terra, isso não significa perda.

    Muitas minas de todo tipo ficam anos sem ser exploradas e, ao se restabelecer os preços, voltam à ser explorados. Pra que pressa de tirar petróleo se ele for da população brasileira e não de petrilíferas estrangeiras?

    Aliás, eu duvido que após as gringas tomarem posse do préssal, osamericanus não mandem o Oriente Médio à maneirar a prospecção, e elevando os preços anteriores!

    Lembrando que os preços caíram quando os árabes inundaram o mercado, logo após as negativas do governo brasileiro de mudar as regras de partilha.

  • Ele mostra assim a intenção principal do GOLPE: ENTREGAR O PRÉ-SAL.
    A outra é preservar os mafiosos.

Related Post