Reportagem publicada neste final de semana pelo jornal New York Times revela que a NSA, o principal serviço secreto norte-americano, desenvolveu programas para “adivinhar” o comportamento dos indivíduos em todo mundo. É um troço assustador, futurista, inacreditavelmente enxerido. Funciona assim: a NSA monitora seus emails, suas redes sociais, seus gostos, e então um programa de computador traça um perfil completo de sua pessoa, incluindo suas tendências políticas. É como se eles pudessem adivinhar seus pensamentos.
É uma arma poderosíssima, que permitiria ao governo americano manipular, controlar ou neutralizar qualquer ativista político no mundo.
A reação negativa da grande imprensa norte-americana advém exclusivamente do fato da NSA ter recebido permissão do governo para incluir americanos em sua bisbilhotagem eletrônica. Os agentes argumentavam que não seria possível “não espionar” americanos por causa do caráter de rede dos perfis traçados. Para espionar um sujeito na Rússia, é preciso saber quem são seus contatos, inclusive nos EUA, e não teria sentido interromper o processo de construção de um perfil apenas por que se encontrou um cidadão americano.
Quanto aos estrangeiros, o New York Times não se preocupa.
Entretanto, para isso, vale o que a Dilma falou na ONU: não se pode mais buscar a segurança interna de um país desrespeitando os direitos e liberdades dos cidadãos de outro país.
O terrorismo existe e precisa ser combatido. Mas é preciso haver regras. As ferramentas da NSA são perigosas demais para estarem em mãos de um só. O controle sobre as redes sociais confere ao serviço secreto americano um poder político nocivo à soberania dos países, por causa de seu potencial de interferir em debates domésticos, fraudar a opinião pública e induzir as pessoas, sobretudo os jovens, a agirem daquela ou desta maneira.
View Comments (44)
AHAHAHHAHAH!
Quero ver eles identificarem meu perfil TRIPOLAR ESQUIZOFRÊNICO...
E quando estou com dinheiro no bolso então, que perfil eu tenho, ah! ah!
O único perfil conhecido é o perfil do Coxinha Brasileiro.....!
Me ponha numa praia com minha criançada e dinheiro, não há perfil que
suporte.
E se juntar duas pessoas então qual será o perfil...dos dois, e três...então
E uma escola de Samba da salgueiro, Jesus que perfil...
O Estados Unidos vai se sufocar em seu próprio perfil....aos poucos alguns
deles já estão descobrindo e se matando....Suicídio Biologico, como diria Mujica.
Eles vao acabar descobrindo que eles mesmos sao uma cambada de babacas. Sai dessa!
Faz lembrar o Alienista de Machado de Assis. Todo mundo é tratado como um potencial terrorista perigoso, quando eles é que são os terroristas a quem devemos manter distancia e tomar cuidado.
O perfil do americano já sabemos, neurótico, psicótico, paranoico , esquizofrênico!
Se eles analisarem meu perfil, vao descobrir que "eu nao gosto dessas viadagens comigo". Entendeu? Mane.
Olha, isso dai não é novidade nenhuma, essa "tecnologia".
Apenas diz o óbvio, que a NSA tem um programa do governo para de fato usar essas coisas, e esse nem é o ponto. Não é importante saber quais ferramentas o EUA usa para fazer isso e aquilo, o que é importante é provar em definitivo de forma que se possa cobrar deles, para PARAREM DE SE METER NA NOSSA VIDA!
Só isso, que o EUA faz joguinho de dominação mundial, o único avanço produtivo nessa história toda seria declarar o EUA como nação inimiga do mundo.
ESSE DIALOGO É COM O "FILHO 'DO fhc ?
hahahahahaha. muito boa! só não seria pq o sociólogo nunca diria ao seu filho que o tio san é mau. só se for pq o clinton nunca mais deu aquela "pegada" nele por trás. coisa que, pela cara, deve ter gostado mucho! hahahaha.
Ferrou, não vou mais viajar pros estados unidos...cuba lá vou eu......
Parece até os filmes do Spilberg.
Enquanto isso o FHC tenta "inovar na academia Brasileira de Letras" propondo o fim do tradicional "Chá das 5" da ABL ...
http://youtu.be/OQtbH4_yiyk