A escuta telefônica, legalmente autorizada, não abrange a violação da intimidade de terceiros, salvo estes estejam, nos contatos com aquele que foi “grampeado”, combinando ilícitos ou se referindo a informações relativas à produção de provas.
Fora isso, é uma violação indevida e criminosa e é isso que a Polícia Federal está fazendo ao vazar para o Estadão que o ex-presidente Lula teria conversado duas vezes com um dirigente da Odebrecht ao telefone.
Aliás, a própria data dos telefonemas, 15 de junho passado, mostra que, ainda que houvesse algo a ocultar nas conversas, ninguém seria imbecil de, a esta altura, sabendo da síndrome de Gestapo que se apossou de alguns policiais – sob a completa passividade do inservível Ministro da Justíça, José Eduardo Cardozo – falar de assuntos capciosos ao telefone, se existissem e devessem ser tratados.
E do que falavam Lula e o empresário, segundo o relatório dos arapongas federais curitibanos? De um artigo de Delfim Netto, que você pode ler aqui, defendendo o BNDES e do elogio feito pelo velho Emílio Odebrecht a uma nota publicada três dias antes pelo Instituto Lula, rebatendo acusações feitas pela Veja sobre seus contratos para palestras.
Onde está o ilícito, a suspeita, a conexão com qualquer crime dos que estejam sendo apurados?
Falar de eventos e opiniões públicas e publicadas é indício de crime?
Desde quando qualquer pessoa é proibida ou suspeita por conversar com outra, igualmente livre e em pleno gozo de seus direitos?
Comentar o artigo de Delfim Netto, a nota publicada três dias antes, o desempenho do Corinthians ou qualquer outro assunto é totalmente legítimo e se, por acaso, foi testemunhado pelos grampeadores, não poderia ter sido sequer objeto de registro em relatórios que, adiante, serão tornados públicos, como não poderiam ser quaisquer outros diálogos não relativos a fatos criminosos.
Isso é apenas o resultado de uma completa indisciplina na Polícia Federal: o delegado que vazou os tais “grampos”, Eduardo Mauat da Silva, já atacou o próprio Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, sem que houvesse providências.
Vazam-se investigações, escutas, agentes treinam tiro ao alvo em caricaturas da Presidente e não acontece nada.
Ou melhor. Acontece, sim: está evidente que não têm nada contra Lula, a não ser a vontade imensa de envolvê-lo, seja como for, em suspeitas e desmoralização.
Estamos diante de uma espécie de distorção que gera uma Polícia de Estado sui-generis. Enquanto a Gestapo, a Statsi, a KGB, a Pide, a Dina chilena praticavam toda a sorte de abusos para “proteger” governantes, a nossa, aqui, faz o mesmo, só que para atacá-los.
Como o Ministro da Justiça não cumpre seu dever de fiador da disciplina e da legalidade da ação policial e o Dr. Sérgio Moro e o esquadrão de promotores do Paraná os açula e acoberta – aos arapongas – nestes absurdos, vamos chegando a este estado policial festejado pela mídia.
View Comments (41)
Imagina só se a polícia resolvesse grampear o telefone do Serra, nesses tempos em que tenta entregar o Pré-Sal prometido à Chevron, quanta coisa interessante a gente não ficaria sabendo?
Ia ser sem graça, a conversa do Lula com o dirigente da Odebrecht é mais interessante, a do Serra seria Yes, Sir...I Know, Sir...Sorry, Sir
Boa essa...yes.Sr...e pra completar, a PF do Zé nada mais é que uma "classe extends" do FBI, só que, com o inglês dos "coxinhas de pistola" é muito ruim, eles dão entrevista no Portuga mesmo. kkk
Infelizmente a questão é bem mais profunda. Acho que qualquer ser humano com um mínimo de inteligência ( não é o caso do Zé Cardoso) sabe que esta questão da Petrobrás (leia-se Lava Jato) deixou de ser caso de policia e virou caso de politica. Portanto, a o Partido da PF (não cadastrado no TSE) vem participando ativamente na vida politica do país e, não necessariamente, participa de eleições. O Lula, ou qualquer outro político do PT, é um adversário político e, portanto, precisa ser derrotado antes que as eleições aconteçam.
E´a Republica Fascista do Paraná (RFP) em ação
Esses sabotadores da Polícia Federal mereciam um Gal. Lott nos couros.
Esquecestes a central de inteligência estadunidense, entre as mais ferozes.
Fernando Brito, se isso é "tudo" que a PF conseguiu após um ano de investigações "com o fim de pegar o Lula", a bem da verdade estão conferindo a Lula está ganhando um atestado de idoneidade.
Por mais que chafurdem, não encontram nada. Os "vazadores" - apoiadores do "coxismo golpista" - devem estar frustrados.
Outro pormenor. Nem a "Grobo", muito menos a "Foia" falaram do assunto. A coisa está no moribundo Estadão e deve estar circulando nos esgotos da Abril.
Amanhã outra nota do Instituto Lula e um processo em face da União - por conta do vazamento da PF - deve ser feito por Lula. Medida urgente. Já que o Cardozo se omite em apurar.
Esse tipo de gente,imagina que LIBERDADES DEMOCRÁTICAS,é a mesma liberdade com que delinquem.A PF,não gosta do atual governo,nem dos de LULA,por que, no tempo dos LIBELÊS,eles ganhavam uma ninharia,mas não faziam nada,a não ser mentir que estavam combatendo os traficantes de drogas.E todos sabem que o vagabundo,prefere ganhar quase nada para fazer também,quase nada.
A PF não é mesmo do Zé da Dilma e tampouco o Zé vai sair do ministério. Enquanto ele estiver lá simpatizante do governo progressista sofre de raiva. Uma parte da PF nutre simpatia por um outro, o manhoso JS tarja preta, aquele que cochicha com um ex supremo do Supremo e o chama de "meu presidente". Isso faz tempo...desde antes da candidatura Roseana. Agora, que chega a ser um golpismo rasteiro, fétido de péssimo gosto e vergonhoso, lá isto é. Amanhã a safada Veja repercute a maracutaia dos golpistas. Pobre Brasil, ao invés dos governos trabalharem no minimo que tentam, vivem sob contínuo bombardeio de furdunços, futricas de Veja, Globo et caterva e parte da PF prestando-se a esta baixaria. Pergunte-se qual é o projeto que a oposição tem? Nenhum, a não ser o golpe e a pressa de entregar o pré sal.
A PF é do PSDB (a Gestapo do PSDB!) Por falar em PSDB, seu projeto é bastante conhecido: 1) Não fazem obras (nem uma sala de aula); 2) Não combatem a corrupção (a ordem é engavetar); 3) Entregam aos ianques todo o patrimônio nacional que tem algum valor (agora querem entregar o Pré-Sal). Por fim, podem roubar à vontade, porque estão "blindados"! Pela mídia, pelo Judiciário, pela PF, pelo MP... São de fato INIMPUTÁVEIS! A última novidade (se não bastasse a folha corrida...) tornaram-se golpistas.
o tanto que a investigação tá politizada com um monte de vazamento, se houvesse realmente alguma coisa, todo mundo já taria sabendo. Mas não existe nada, aí ficam criando esses factóides pra atiçar reacionários.
Cardozo, é pior do quê cocô de gato.
Essa postura que assumiu a PF é somente devido a inoperância do ministro da justiça. Não a hora de trocá-lo( e se tem chance de acontecer).O país precisa de um ministro atuante para colocar ordem e acabar com os desmandos e abusos; acabar com aparato ridículo quando vão prender pessoas intimadas pelo czar Moro, nem Bin Laden teve tanto aparato.
Acho que Zé vai acabar sendo preso pela PF e ainda vai dá entrevista dizendo que ele é ministro mas pode ser preso também para ser investigado.