O acervo de Lula: quase tudo “quinquilharia”, admite o UOL. E as “jóias” são, quase todas comendas e medalhas

Embora absurda, é reveladora a matéria do blog de Fernando Rodrigues, feita por quem teve acesso ao inventário do famoso “acervo presidencial” de Lula, cuja guarda está sendo usada como “prova” (ou convicção, passou a dar no mesmo).

A começar pelo fato de quem examinou todo o material chamá-lo (eu grifei) de “quinquilharia”.

Um levantamento minucioso foi apresentado pelo diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto, ao juiz Sérgio Moro. São 987 páginas de fotografias e uma planilha de 1.032 páginas descrevendo todos os itens.
O material entregue por Okamotto é possivelmente a mais detalhada descrição já feita da “tralha” de Lula, como o próprio petista se refere ao acervo. Acesse ao final deste post a planilha que descreve os itens e mostra as fotografias das peças, na íntegra.
A quinquilharia está no centro de uma das denúncias dirigidas pela força-tarefa da Lava Jato ao ex-presidente.

A matéria faz questão de destacar uma peça para sensacionalismo: um fuzil AK-47, pregado a uma placa de madeira e certamente inutilizado, como ocorre com peças de exibição como estas, usado na guerra civil de El Salvador. Fiquei pensando na espingarda Itajubá 32, de ferrolho, que minha ex-mulher herdou do sítio do pai, se seria também um escândalo.

Mas o mais interessante é a historia de que “a coleção tem alguns objetos valiosos”, seguida da observação de que a palavra ouro aparece 40 vezes. O que aparece é “ouro” e “dourado” e ainda assim, em quase tudo, medalhas, insígnias, colares e outras condecorações.

Rodrigues talvez não tenha percebido, mas entre o que chama de “jóias” está uma dada por Aécio Neves, o colar da Medalha da Inconfidência.

O relatório mostra a vileza da exploração desta história do acervo. Queriam que Lula colocasse tudo no fundo de uma garagem de amigos? Ou que vendesse as comendas e medalhas no Mercado Livre?

Fernando Henrique também guardou os seus até fazer seu museu – não sei se ele próprio está catalogado entre as peças – e duvido que ele tenha pago o armazém com a aposentadoria de professor da USP.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Procura se um crime vivo ou morto. Não acharam nas contas do Lulinha, que segundo a PF, a evolução patrimonial é perfeitamente normal. Não acharam nas quinquilharias do acervo do Lula. Não acharam no Triplex e no sitio, porque se tivesse qualquer irregularidade, já teriam condenado e trancafiado a sete chaves o nosso Presidente. Mas, e o crime de ter difamado, caluniado e enxovalhado o seu nome e o de sua família, quem irá reparar? Quanto renderá a indenização por um crime desta grandeza? Canalhas, canalhas, canalhas...

  • Deputados e senadores do PT, não podem se acorvadarem e pedir resposta imediata ao governo truculento de Sao Paulo e Parana, contra a invasao da Escola do MST.

    Minha solidariedade a todos que lutam pela reforma agraria e urbana.

  • O levantamento dos pertences do LULA é uma das coisas mais vergonhosas, se é que esta gente sabe o que é vergonha, dos últimos tempos.
    Que saudade de quando o golpe ainda não tinha se dado! Parece que foi na década passada. Que saudade!

  • Fernando: a questão é que a o Playboy das Alterosas, também conhecido como Garoto de Ipanema, registrou recentemente, em Ouro Preto, um Boletim de Ocorrência Policial onde diz, entre outras, que essa "Joia", especificamente, não foi "dada" ao bandido. Foi furtada. Dizem que o BO registra haver sido conferido somente uma "Insignia" ao Nove Dedos. E quando o então governador se distraiu o meliante, agilmente, apoderou-se do "Grande Colar". O fato foi visto pelo Intelectual Tardio e pelo Carcamano da Moóca, conforme declarações assentadas pelo Delegado de Plantão.Ora, furto ou roubo, ambos são crimes. Portanto, os meninos da Farsa Tarefa e o Savonarola dos Ponhais têm toda razão em pedir, a exemplo do que fizeram seus antepassados com Tiradentes, que se puna, exemplarmente, o abusado operário e que, esquartejado, sejam seus restos espalhados em estacas na Fernão Dias, de São Paulo até Minas Gerais.

  • Esses delegadinhos bundinhas da lava jato, são mais idiotas que o Shemp, dos 3 Patetas.

  • Fernando, considero os advogados de Lula muito bons, principalmente, o Dr. Cristiano, um homem muito arguto e capaz, que tem o dom na pena. Ele esmiúça, de forma brilhante, no "247", esta perseguição sórdida que o ex-presidente sofre, 24 horas por dia, desta mídia infame. Eita texto exemplar! Merece ser multiplicado.

  • Mudando de Pato para Ganso, a PM do Alstomim, é um leão com gente desarmada e honesta e um gatinho mirrado com o PCC. Aí eu pergunto se um dia, depois de muitos desmandos e ataques covardes como este ao MST, um grupo qualquer resolve se armar e partir para a ignorância contra eles, será que eles aguentariam uma guerrinha urbana? Suponhamos que este grupo resolva invadir o palácio dos bandeirantes com o "Santo" lá dentro, o que a PM faria? Será que algum "juizeco" autorizaria usar a força para desocupar o palácio? Minha mãe sem dizia, quem brica com fogo corre sério risco de se queimar.

  • Esse Fernando Rodrigues não é o que escondeu os dados do escândalo HSBC?
    Que moral de bosta, heim jornalista?

Related Post