O “ativismo imbecil” deve ser punido, sim. Mas o grão de areia é maior que o Himalaia?

É irrelevante como “uso da máquina pública”  esta história do uso das redes de computador do governo para mudar tal ou qual perfil na Wikipédia ou mandar mensagens políticas. Menos séria que, por exemplo, usar o telefone para namorar ou ligar para um parente distante, o que, ao contrário da web, implica custos.

E, claro, infinitamente menos menos grave que usar dinheiro público para fazer um aeroporto de uso privado, o que não deixou O Globo, ao que parece, tão indignado como neste caso.

Mas é uma estupidez e uma irresponsabilidade que, sim, devem ser punidas.

O exercício do cargo público é, necessariamente, austero.

Aliás, a política deve ser austera, porque só a ação política já coloca nossos atos sob o exame público.

O que não quer dizer que não possamos, na nossa privacidade, fazermos o que desejarmos.

Mas não na vida pública.

O exercício de uma função de governo não é um convescote alegre.

E assim não é, também, ser um militante político da libertação do povo brasileiro e da transformação do Brasil.

Impõe sacrifícios, critérios e responsabilidades dos quais dos “coxinhas” não se espera.

O que não quer dizer que não se possa ser leve, fazer humor e apontar incoerências.

Nem deixar de lado que o uso indevido de redes é uma realidade não apenas em governos – e nos tucanos, como o Miguel mostrou aqui – mas em empresas e outras instituições, porque elas são simples meios de comunicação e é uma tolice pretender que possam ser controladas a mão de ferro.

Mas sabendo sempre que ser de esquerda, de fato, tem um preço que à direita não se cobra.

Este blog se priva até, como seria de seu direito pela audiência, de buscar publicidade oficial.

Prefere viver das modestas, mas generosas, contribuições de seus leitores e assim o fará, se o conseguir, até as eleições.

E age assim porque sabe o tamanho e os métodos das forças que querem fazer nosso país voltar ao passado.

E quer conservar sempre o direito de apontar-lhes a corrupção moral, material e jornalística.

Fez muito bem a Presidenta em mandar investigar se foi um servidor – as redes wi-fi permitem que não servidores as usem, mediante cadastro, em geral – o “engraçadinho”.

Porque não se pode brincar como maior poder que a mídia tem: o poder do foco.

O que transforma  um grão de areia em uma montanha.

Ou reduz a grão o Himalaia.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Fernando,

    Devemos denunciar o "dedodurismo" da era digital patrocinado pela Rede Globo para criminalizar "opiniões".

    Temos que exigir que a Rede Globo explique como e de que maneira foi feito este levantamento, se houve ou não ordem judicial.

    Este precedente é muito, muito grave.

  • Desafio para quem mora em Brasília... ir até o Planalto, entrar na rede pública Wifi e alterar a seção "Controvérsias" do jornal "O Globo" no wikipedia para incluir a modificação do perfil de seus "jornalistas" na mesma rede como tentativa de atingir a presidência, isto mais de um ano após a alteração, em função da proximidade das eleições... xeque!

    • nem precisa ir até lá, de uns 50km já é possível acessar a rede wi-fi do Palácio

  • A diferença entre a wikipedia e a Globo? Enquanto a Globo reafirma em seus editoriais seu compromisso com a verdade e a isenção ao informar, a wikipedia publica em sua página que ela "NÃO PODE (assim mesmo, em caixa alta) garantir, de maneira nenhuma, a validade das informações aqui encontradas. Elas podem ter sido mudadas, vandalizadas ou alteradas por alguém cuja opinião não corresponda ao 'estado do conhecimento' na área particular que está interessado em aprender." Com certeza, as mentiras da wikipedia são mais honestas :-)

  • Este episódio serve para vermos que a mídia oposicionista lança sem o menor pudor seus factóides, certa de que está falando para uma multidão de simplórios que acreditam em qualquer coisa. Sem pudor, porque ela sabe que entre aqueles que podem raciocinar ela estará se mostrando claramente como uma mídia irresponsável, enganadora de inocentes, enfim, criminosa. Mas ela não se comove com isso, já que descobriu que a vocação de jornalista é uma pobreza, e o importante é "se dar bem na vida". Vamos ver como será o primeiro debate entre candidatos, ao fim deste mês, quando teremos o confronto entre uma leoa e duas hienas.

  • Precisamos ver as provas do Globo que alega ter partido de computadores do Planalto a alteração da página da wiki a respeito da Sra. Miriam Leitão.

  • Canalzinho de TV sem vergonha se prestar a um papel desses de criar factóide em plena disputa eleitoral para tentar mudar o jogo e favorecer p partido de sua preferência o PSDB sendo uma concessão pública, deveria assumir em editorial qual projeto político que apoia.Esperar mais o que dela se subornou até funcionária da receita federal para dar sumiço a processo milionário de sonegação fiscal.

  • Quem é que me garante que o novo escândalo não foi fabricado por opositores ao governo da Dilma?
    Por outro lado,
    O que pretende a Dilma e o governo dos trabalhadores quando respondem a esses ataques da mídia PIG simulando aos olhos do povo uma credibilidade que o PIG não possui?

  • O factoide "Leitão & Sardemberg, no reino da Wikipédia", deveria ter sido ignorado, liminarmente, pois não passa de conversa mole pra boi dormir, pois sabemos todos, que a mídia líder da oposição, deseja apenas tirar da parada eleitoral de sucessos, o hit "Aecioporto", com seus belíssimos temas musicais adaptados, "Samba do Avião" de Tom Jobim e "Aecioport Love Theme" de Vincent Bell.

Related Post