O autorretrato “poético” do Governo Temer, nos versos de Michel Temer

Todo mundo já escreveu bobagens na vida, eu inclusive.

Algumas, as mais divertidas, nos tempos de faculdade, com uma turma de amigos que amiga permanece até hoje chamavam-se ProduSSões Culturaes  e eram pregadas no mural da sala, onde se digladiavam dois grupos: o MAU, Movimento Anarquista Universitário e o BEM, Bloco de Extermínio ao MAU.

Óbvio que era, como se diz hoje, “zoação”, mas bom treino para a escrita e para a datilografia, arte obrigatória então.

Hoje, dei de cara com uma reportagem da Folha, de 2013 (juro, está aqui)sobre o livro de poesias de Michel Temer, do qual acabou ficando conhecida a irônica “Embarquei na tua nau/Sem rumo”.

Ali, há outras. Tudo muito ruim, um troço que chega a fazer duvidar  – mais ainda  – da capacidade intelectual do mesoclítico ocupante da cadeira presidencial.

Ninguém ali na sala do velho prédio da Escola de Comunicação da UFRJ – que não por isso já foi hospício nos tempos do Imperador – , era capaz de cometer tamanha porcaria pomposa. Nem no BEM, nem no MAU,  se escrevia tão mal.

Mas o aprendizado faz com que a gente seja capaz de perceber quando um texto, mesmo ruim,  tem verdades.

E, com o espírito gaiato da juventude, acabei de notar que Temer, anos  atrás, fez um autorretrato de seu governo, bastando um  ligeiríssimo copydesk no seu poema, trocando a primeira palavra, que era escrever, pelo que faz agora: governar.

Ao que parece, com a mesma péssima qualidade, veja só:

Governar é expor-se.
Revelar sua capacidade
Ou incapacidade.
E sua intimidade.
Nas linhas e entrelinhas.
Não teria sido mais útil silenciar?
Deixar que saibam-te (sic) pelo que parece que és?
Que desejo é este que te leva a desnudar-te?
A desmascarar-te?
Que compulsão é esta?
O que buscas?
Será a incapacidade de fazer coisas úteis?
Mais objetivas?
É por isso que procuras o subjetivo?
Para quem a tua mensagem?
Para ti?
Para outrem?
Não sei.
Mais uma que faço sem saber por quê.

Nem nós, Michel, nem nós!

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Mas que maldade com o gafanhoto, desse se aproveita pois tem proteína mas em relação ao Temer, seu governo e seus apoiadores (midia e judiciário) só tocando fogo, pois não passam de escória.

  • O importante é que já tem senadores que já sabem que o governo de Michael Irineu Espavorir Temer já é furada total.

    Tem senador que sabe que é suicídio político votar pelo golpe definitivo.

  • Qual a moral ou autoridade de senadores do PMDB, inclusive Renan Calheiros o mais envolvido na operação Lava Ajato, denuciaos seu amiguinho Sergio Machado, tem em votar pela cassação de Dilma?

    Qual a força que tem Renam tem, que até agora os senadores ainda não pediriam uma Comissão de Étca para o mesmo, e o Janot não pediu que o STF, fizesse como fez com Cunha, aplicando-lhe uma camisa de força?

  • Rapaz, vc pegou Michel pra Cristo! Vamos falar dos dez milhões do wiki-consultor?

    • Peraí, retardado! Quem tá governando o Brasil? E tu pegaste quem para cristo? Reparaste que o que tu acusas, é o que tu fazes? Não tinhas pego Lula para cristo. Depois Dilma para cristo? Vai te catar, PATETA ESTATIZADO DO TEMER!

  • Pode ser ruim...
    Mas, verdadeiro.
    É o autorretrato mais fidedigno que já vi , digo, li.

    Fernando, genial o post.

    #foratemer

  • Isto aí pode virar música. A música da despedida que será solicitada no Fantástico quando o último Ministro do seu governo tombar. Aí ele saberá o porquê...

  • "Mais uma que faço sem saber por quê." Porque acabou-se a ser traidor e usurpador de ideias e obras dos outros.Aprendeu que na vida vale os aproveitadores de plantão e porisso não sabe bem o que faz mais sabe o bastante do que desfaz.

  • Uma coisa o temer tem: ele é o retrato do sistema legal hoje agindo no país.
    Taí o stf que não me deixa mentir.

  • Alguém aí em cima precisa ler melhor o novo testamento. Temer não tem nada de Cristo. Ele é a encarnação do Judas misturado com Barrabás.

Related Post