O Brasil que funciona não sai na imprensa

O Brazil não conhece o Brazil, verso da linda “Querelas do Brazil (Aldir Blanc e Maurício Tapajós) serve direitinho para a mídia brasileira, como revela um curioso episódio.

O pequeno jornal A Tribuna de Jales, interior de São Paulo, foi fazer uma matéria sobre a construção da Ferrovia Norte-Sul entre Ouro Verde(Goiás) e Estrela D’Oeste, cidade vizinha a Jales e visitou o canteiro de obras de uma ponte sobre um dos poucos trechos estreitos do Rio Grande, um pouco acima do início do reservatório de Ilha Solteira.

Ainda assim, uma ponte de meio quilômetro, uma extensão de cinco campos de futebol.

A ponte está a meio caminho, avançando, como se faz neste tipo de obra, das cabeceiras para o centro mas, mesmo assim, um dos engenheiros da obra disse ao repórter e ao fotógrafo da equipe do A Tribuna: “O jornal de vocês foi o primeiro a visitar o nosso canteiro de obras”

No texto, o repórter reconhece que, nem mesmo na região, a obra é conhecida: “É possível que (…) muita gente nem saiba que os trilhos que passam por Iturama e chegam a Estrela D’Oeste já estão quase que totalmente instalados e que dois pontos quase inabitados de São Paulo e Minas Gerais estão sendo ligados por uma ponte desconhecida da maioria. O desconhecimento é compreensível, uma vez que a grande mídia parece ignorar a obra.”

Mas, em compensação, temos jornais preocupados com qualquer mazela e com nenhuma obra que esteja avançando.

O que se fazia exageradamente nos tempos da cumplicidade entre a mídia e o Governo, nos tempos da ditadura, o “Brasil Grande” agora inverteu o sinal para continuar, em sentido inverso e manipulação idêntica, para mostrar o “Brasil Pequeno”, tão falso quanto aquele.

Tudo o que possa mostrar que o Brasil pode funcionar é, solenemente, ignorado pela mídia.

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Enfatizo o comentário da Rosa, pelo face; aliás, vou copiá-lo:"Oi Fernando Isso acontece até mesmo com quem milita pelo PT. Mesmo os blogues ditos sujos, pouco fala sobre esse assunto. É necessário divulgar mais as mega obras que estão sendo construidas e modificando o país. Parabéns."
    Reitero os parabéns, Brito.
    Trabalhando no sábado. ;)

    • A SECOM, Secretaria de Comunicação do Governo Federal, tambem não divulga.

      Em mateira de comunicação o Governo Dilma e Zero a esquerda.

      Edinho Silva deveria pedir desligamento da Chefia do SECOM.É pura incompetencia.

  • Segundo o jornalista Heródoto Barbeiro o Governo Federal vai lançar um site onde a população poderá manifestar-se.

  • Agora é a oportunidade de ouro de secar a bolsa imprensa dessa canalha que se diz imprensa. A Dilma tem que emitir uma ordem à secom argumentando que tendo em vista a crise em que se acha o pais como tem sido frequentemente divulgado pelos veiculos de comunicação do pig e considerando os cortes feitos no orçamento, penalizando temporariamente varios setores da economia, nada mais justo do que se exigir da imprensa sua dose de sacrificios. Fica assim suspensa a verba de comunicação social dedicada aos anuncios e propaganda do governo federal nos orgãos de imprensa até que acabe a crise. Mesmo porque foi demonstrado em pesquisa recente a absoluta ineficacia desse tipo de ferramenta de marketing em jornais impressos. A veja durou o que sem grana da viúva? Seis meses? O estragão não dura um. A falha vai ter que tirar a grana do hsbc. O escrotesguy da época ficará lisinho.

  • Dilma deveria mesmo tentar reforçar a sua popularidade divulgando ações onde é mais forte: nas obras. E para isso nada melhor seguir o conselho do Lula (se for sensível para seguir conselhos...), passar a viajar e inaugurar obras. Cada um luta com as ferramentas que tem! Sei, é duro, para quem não gosta, ter que viajar e fazer discursos políticos. Mas são os ossos do ofício.

  • Como diz o Lula quem apostar contra o Brasil vai quebrar a cara. Não há no mundo uma terra tão generosa como a nossa. Viva Darci Ribeiro, são pessoas como ele que necessitamos, Tenho esperança que essa mediocridade escravocrata brasileira vá lentamente caindo no esquecimento.É só um desejo talvez seja difícil, mas o mundo evolui.

  • Que essa Ferrovia não seja SUPERFATURADA.
    È bom acompanhar mesmo.
    A grande imprensa, o Ministério Público, a Polícia Federal, os Tribunais de Contas, a oposição e o cidadão tem mais é que ficar de olho bem aberto com as obras desse governo corrupto.
    A exemplo das Refinarias que ao invés de boom de desenvolvimento foi um boom de corrupção não podemos deixar que essa PaTota converta o dinheiro público em pixulecos mandados em vagões barrotados para as trilha das estações paradisíacas como a Suíça.
    Mais um certamente escândalo gestado do FERROVIÃO.
    A primeira pergunta para os blogueiros apurarem:
    existe alguma empresa do petrolão nessa 'dadivosa' ferrovia do petismo?
    e,
    quais políticos da base do governo estão ligados a esse Trem da Alegria?
    e,
    como foi a licitação? qual o orçamento inicial o quanto foi executado? já houve aditivo? como estão os relatórios dos órgãos de controle prévio da ferrovia?
    Afinal, estamos no Brasil, onde tem gente do governo que diz que não se bota um paralelepípedo sem um 'sobrepreço'!

    • E os superfaturamento do Rodoanel?
      E os da Linha 4 do Metrô?

      Esses certamente não lhe interessam,afinal não tem petista metido nessas maracutaias ai...

    • E nem falei das maracutaias da Alstom,ao se estão a fina flor do tucanato...

      Mas essa também não vem ao caso pra você...

      Afinal,pra você os tucanos são puros,castos,imaculados,inocentes,probos e decentes. Jamais eles poderiam estar metidos em falcatruas. Tudo isso é mentira deslavada da petralhada...

  • O "croves", por que não vai chupar um prego até ele virar um parafuso ? Xô, seu troll pau mandado da direita. O seus espaço deve estar reservado la no r azevedo, no detrito sólido de maré baixa, na pqp. Xô, xô. este espaço não te pertence.

  • "Somente no primeiro semestre de 2015, o Poder Executivo Federal, ou seja, o governo da presidenta Dilma Rousseff expulsou 266 agentes públicos, sendo que 59% destes foram por casos relacionados à corrupção. A informação está contida no relatório de punições expulsivas, divulgado mensalmente pela Controladoria-Geral da União (CGU)".

Related Post