Um brucutu na diplomacia

José Serra já era uma triste figura á frente da diplomacia brasileira, personagem de um plano de aproximação com os Estados Unidos e com a Europa que deu chabu, respectivamente, com a eleição  de Donald Trump e com a crise na União Europeia.

Mas o bronco Aloysio Nunes Ferreira assumir  o Ministério das Relações Exteriores  só não é mais apavorante do que a cátedra de Alexandre de Moraes no Supremo porque não durará, como aquela, um quarto de século.

É verdade que Nunes, embora com valores menores, é tão citado na Lava Jato quanto seu antecessor.

E igualmente a ele se iguala naquela asquerosa categoria dos que foram esquerdistas e, maduros, entregaram-se de corpo e alma ao antigo inimigo.

Sabujos, bajuladores, incondicionais do capital estrangeiro viram “capitães do mato” contra seu próprio povo, como fizeram alguns negros na escravatura.

Ambos só vêem  destino para este imenso país como sendo o da submissão e o da modernização excludente, onde ilhas de prosperidade fruem de padrões globais de consumo e multidões fiquem eternamente à margem.

Mas Aloysio consegue, ante Serra, ter uma desvantagem extra.

É grosseiro, mal-educado, babugento com os que não lhe repetem as bobagens.

É a antítese do que pede a diplomacia, que jamais separa a firmeza da urbanidade, o enfrentamento da fidalguia na palavras e atos, a afirmação dos interesses nacionais do reconhecimento do direito de todos os povos.

É um brucutu diplomático com os nossos povos amigos e um cordeiro com os lobos que devoram o mundo.

Para quem, há poucos anos, tinha Celso Amorim como chanceler,  Aloysio Nunes Ferreira é voltar ao Paleozóico.

Fernando Brito:

View Comments (40)

  • Esse cara não correu para Washington pedindo apoio ao golpe?
    Tá expricado.

  • Será que o Ministério das Relações Exteriores está sendo usado para lavar dinheiro de corrupção do PSDB? Avião à vontade para o exterior, principalmente paraísos fiscais, imunidade diplomática (sem revistas) nos aeroportos do mundo. Poder para distribuir passaportes diplomáticos, inclusive para pastores pentecossauros lavadores de dinheiro. Primeiro Serra, agora o Trezentim Aloysio. Sei não. Olha..

  • concordo em genero numero e grau!Me recordo de sua fala na tribuna do senado,apos sua derrota nas eleiçoes de2014.era vice do mineirim,na chapa puro sangue:tinha rancor pitbull,sangue nos olhos.....nao admite a derrota ate hoje!Golpista!interessante como os coxinhas sao incapazes de fazer comentarios!apenas agressoes.

  • Os dirigentes de outros países devem é estar se perguntando quanto falta para o brasil chegar ao fundo do poço. Um século de trabalho de muitas pessoas para conquistar respeito à diplomacia brasileira foi jogado pelo ralo. Este homem não represente, de maneira alguma, os brasileiros.

    • Como disse alguém, já chegamos ao fundo do poço. Agora é o poço que está afundando.
      Tenho 71 anos. Desde a adolescência acompanho e vivo política. Confesso nunca ter visto algo semelhante ao que ocorre no Brasil nos dias de hoje, mesmo em governos contra os quais lutei. E infelizmente ainda existe toda uma classe média que apoia o golpe, o mesmo golpe que vai tirar-lhes a aposentadoria, jogar suas carteiras profissionais no lixo e fazer de seus filhos robôs com a escolha sem partido, entre outras desgraças. É a miséria de um país que estava perto, bem perto de se tornar de fato um país do futuro

  • É brucutu, mas vai balançar o rabinho para os EUA.

    Em tempo...será que ele foi de esquerda mesmo ou foi um X-9, tipo o Serra?

  • Políticos canalhas blindados envolvidos em crimes mais as instiuições podres deram golpe com ajuda da mídia lixo, e essa mídia lixo aliena e segura a reação do povo brasileiro, para que o mesmo seja estuprado pelos financistas e oligarquias internacionais associados a falsas operações que tem como objetivo perseguição a um só partido, destruindo empresas brasileiras e lançando o povo brasileiro na miséria, para mantê-lo refém de políticas criminosas de traição ao Brasil. Os canalhas perderam o respeito pelo povo brasileiro e pela FAs que estão em silêncio total, numa calma daquelas que vem antes das tempestades.

  • O retrocesso nesse caso é de 300.000, quilômetros é claro, por segundo. A velocidade da luz, só que para trás, marcha-a-ré entreguista da canalha que agora nos "governa".

  • ... O mais "notável" integrante do 'miniSTÉRIO' da máfia que através de um golpe assaltou o Brasil, já exercia o cargo de "chanceler nos EUA" bem antes do 'coleguinha' DEMoTucano 'José R$ 23 MILHÕES da Odebrecht na Suíça (S)erra'...
    Confira no vídeo espetacular!
    https://www.youtube.com/watch?v=l2VNUvnVibc

    • … O mais “notável” integrante do ‘miniSTÉRIO’ da máfia que através de um golpe assaltou o Brasil já exercia o cargo de “chanceler nos EUA” bem antes do ‘coleguinha’ DEMoTucano ‘José R$ 23 MILHÕES da Odebrecht na Suíça (S)erra’…

Related Post