O butim

Os dicionários registram  butim  como a pilhagem dos bens do inimigo vencido, saqueados pelo vencedor; ou  de qualquer roubo.

 

E como não se vence sozinho nem sozinho muito se rouba, o uso da velha palavra geralmente se dá na expressão repartir o butim.

É, por isso, hora de muita briga, confusão, ambições.

Cada um se acha merecedor de um naco gordo e ao chefe cabe administrar a partilha.

Hora de sua autoridade e hora, também, em que a alegria com os tesouros saqueados começa a construir os ressentimentos de quem queria mais.

O jantar, ontem, já sem a mínima discrição, de Michel Temer com seus aliados, em Brasília, embora já mereça o uso da palavra, ainda não revela, sob os sorrisos de quem precocemente se considera vitorioso, as presas da intriga e das ambições próprias.

O baixo clero parlamentar tem ambições modestas. Um ministério aqui, outro ali e a farta distribuição dos cargos estatais e nas estatais.

É dinheiro na veia, para uso pessoal e eleitoral. Esqueçam a Lava Jato, isso já se foi, cumprido o seu papel.

Ficará Moro com a missão final de imputar a Lula o desgaste e o opróbrio, assim que a presa lhe voltar às garras.

Num furor, aliás, que pode ser danoso ao próprio Temer, pelos baldes de gasolina que atirará no já inflamado clima de confronto do país. Valiosíssimo para ele se, afinal, tiver as ambições eleitorais que todos lhe suspeitam.

No butim, porém, fica fora a conta do dinheiro grosso e o poder de fato.

Este não é para ser tratado em regabofes brasilienses.

O PSBD quer a Fazenda. Mas se a tiver, como espertamente Temer faz registrar hoje na coluna de Monica Bergamo, terá de assumir as responsabilidades e não poderá ficar “no muro” quando o governo de usurpação nacional começar a enfrentar o descontentamento e os protestos.

Serra quer qualquer coisa que lhe garanta a sobrevida política, podendo mesmo até deixar o ninho tucano numa reacomodação. Não é por outra coisa que FHC dele diz que é “muito bom,mas…”

Temer, in pectore, desejaria na Justiça um nome como Nélson Jobim: nenhum pejo em atropelar, influência sobre o Supremo, intimidade com as Forças Armadas  e ainda o fato de que seu passado de colaborador de todos os governos, inclusive o de Lula, servir-lhe de cobertura de “imparcialidade” na duríssima missão de cumprir os acordos feitos com Eduardo Cunha e trancar os “excessos” da Lava Jato sobre  os grandes grupos empresariais.

Vê-se que não é pouca coisa e, embora o apetite de Jobim seja mesmo para “muita coisa”, também não meterá a mão nesta cumbuca sem garantias.

A tudo isso, porém, falta  um “detalhe”.

A vitória do golpe.

Embora tudo lhes pareça favorável, ainda há um pequeno detalhe: o povo.

Antes, até a consumação do golpe, e depois, quando a caratonha dos “salvadores da pátria” tiver que se mostrar, ampliando cortes e sacrifícios num quadro que já é de impensáveis cortes e sacrifícios.

Não haverá dias fáceis.

A esperança mingua, mas cresce-nos a consciência.

Quando se pretende vencer sem convencer, deve-se considerar que a vitória é só parcial.

Abre-lhes  os cofres,  mas não  se abrem as mentes.

Fernando Brito:

View Comments (62)

  • Os bandidos estão de volta: bandidos-delatores, conspiradores, ladrões e outros desqualificados. Agora, a última trincheira é o povo.Como disse, a pátria é nossa porisso, a luta é nossa. Os instrumentos republicanos foram usados contra o povo (pobre e trabalhador) visando seu massacre. Resta uma única esperança, a luta. E ela começa aquí na Bahia, onde outrora, surgiram a Sabinada,Balaiada,Alfaiates,Canudos e a Independencia da Bahia. Se fomos fortes,corajosos e destemidos para expulsar os ocupantes estrangeiros por que não seremos agora...Que Deus nos ilumine no campo de batalha e perdoe nossos pecados se morremos lutando.Estou pronto. A minha vida agora pertence ao futuro dos meus descendentes, não desejo para eles, a ausencia da liberdade e falta dos direitos que pensei um dia haver lutado para isso.

  • MÁSCARAS
    by Ramiro Conceição

    Em um tempo de exceção
    Sempre são necessários
    Aqueles assassinos
    Que parecem otários
    Mas que na realidade
    São escultores do terror
    Nas máscaras dos mortos.

  • Se um certo supremo estiver metido nisso eu hei de poder dar lhe uma cusparada bem na cara. Golpista enrustido é pior que golpista descarado.

  • Novo número atualizado do Planalto são 140 votos garantidos.
    Dilma já se prepara mentalmente para seu afastamento, mas está otimista que depois irá voltar ao poder.
    Acredita que terá um julgamento favorável nas mãos de Lewandovsky e conta com o acirramento das ruas e movimentos sociais contra o futuro governo Temer.

    • Prepara mentalmente para seu afastamento?
      Meu amigo, Não vai ter GOLPE!!
      O governo tem garantidos pelo menos 180 votos, anota aí.

      • Não vai ter golpe. Os ladrões nai conseguem 342 votos, mas alguns já pegaram a grana e a promessa de perdão. Se o Supremo salvar a si mesmo poderá salva-los.

  • Se Temer assumir, o que vai acontecer?
    1. Cunha se livra daa cassação.
    2. Acaba a Lava Jato. Só vai investigar o Lula para tentar prendê-lo ou desmoralizá-lo e inviabilizar sua candidatura em 2018.
    3. A Globo não paga as centenas de milhões de reais que deve à Fazenda.
    4. Gerdau, RBS e a turma do Skaf que também deve milhões serão esquecidos.
    5. A Mossack será varrida dos noticiáríos (se bem que a mídia golpista nunca deu atenção à ela, por motivos óbvios).

    Em tudo isso, eles esquecem o mais importante: O POVO NAS RUAS. Quero ver como vão segurar a massa que só quer que se cumpram as leis.

  • Nunca imaginei que ao fim da minha vida veria algo tão vergonhoso, tão covarde tão filha da puta como o que esta acontecendo no Brasil. Não gostaria de morrer e pensar que essa terra é um lugar sem esperança sem dignidade que não vale apena educar os filhos nesse país, pois aqui é o lugar daqueles que se dão bem por meio da canalhice da impostura e da traição, que não há justiça e nem esperança.

    • Nao vai ter golpe, vai ter luta ! Dilma e Lula sairao fortalecidos e a democracia nao sera atacada dessa forma. O Brasil mudou e golpe Nunca Mais !!!

  • Nelson Jobim até pode ter intimidade com as Forças Armadas, mas não é uma boa intimidade. Nenhum político é mais odiado pelos militares do que Nelson Jobim. E ele vai ter que começar a por em prática a política de desmonte das nossas Forças Armadas, não apenas por desculpas de contenção de despesas, mas principalmente por cumprir determinações do Alto Comando Conjunto do Golpe, onde tomam assento não apenas brasileiros. Talvez ele comece pelo enterro da compra de novos aviões e pela paralisação definitiva de projetos de modernização. Mas talvez os militares consigam proteger e esconder dos invasores vitoriosos os projetos ligados à área nuclear. Talvez. Agora, antevendo a aurora dourada do poder empalmado, tudo é entusiasmo e alegria no campo golpista. Nada é mais estimulante para o ladrão do que a antevisão da posse do roubo, que vem como uma miragem prestes a se transformar em realidade. Tudo é cupidez, tudo é adrenalina que ajuda na hora final do assalto. Não há mais qualquer preocupação com a Constituição, mesmo porque ele será reformada. Nenhuma preocupação com o futuro do país e de seu povo, isso é coisa para os otários e para os neobobos, como foram definidos pelo próprio FHC os idealistas-nacionalistas. Depois das horas iniciais, vem a coragem para a repressão. Repressão não só para os petistas e esquerdistas e por fim os democratas. Os próprios corruptos vão cortar na própria carne, vão oferecer em holocausto vários outros corruptos que não vão poder se queixar a ninguém por seus direitos, porque estará a viger um regime de exceção. E neste regime vale a lei do mais forte, os mais fracos irão para a fogueira da purificação. Tem razão o Brito, uma briga de abutres e chacais se dará pelo butim do pequeno saque, enquanto o saque dos bilhões, incluindo o petróleo, será comandado pelas altas esferas golpistas, onde têm assento os políticos privilegiados do PSDB.

    • Tomás, análise muito lúcida.

      Não foi Nelson Jobim a figura que realizou "avanços" com o oficilato militar.

      E sim, a Estratégia nacional de Defesa desenvolvida entre Mangabeira unger e o Samuel Pinheiro de forma conjunta com o estado-maior das forças. Depois de anos de discussão, e no segunda mandato de Lula.

      Plano que é, convenhamos, desafiador pela postura de nos tornar mais parelhos em capacidade bélica com as nações emergentes, através de transferências de tecnologia militar e Know-how.

      Para que de forma soberana, desenvolvamos nossas próprias armas e sistemas.

      Mas, fique tranquilo meu caro.

      Isso vai ser ótimo para mostrar a muitos militares puramente carreiristas, que estão cagando para geoestratégia e só querem receber seus soldos, o que será quando durante um governo golpista (toc, toc, toc - bate na madeira), as FFAA só fizerem compras de prateleira no mercado e ficarem à mercê, até de peças de reposição gringas (que já acontece, mas em menor escala com o conteúdo nacional que temos ampliado nos últimos anos).

      Eu ainda tenho fé, que os estimados General Villas Boas, Brigadeiro Botelho e Almirante Julio Soares, irão traçar uma linha vermelha para os programas estratégicos de longo-prazo como o Sub nuclear, os caças Gripen e os novos blindados, evitando que a turma do Golpe (bate na madeira) derrube por falta de orçamento estes projetos.

      • Não haverá linha vermelha, desmontar as FFA faz parte do pacote que se comprometeram a entregar a Washington-DC.

    • SQN ... Isso nao acontecera ! Nao vai ter golpe, vai ter luta. DILMA FICA ! LULA EM 2018 !
      Toda essa energia em ficar prevendo o que nao acontecera tem que ser levado para a arena da luta pela democracia. Esse blog as vezes parece sala de psiquiatra, so tem gente deprimida jogando a toalha. Derrotados antes da hora, que coisa !!!!

      • É necessário demonstrar claramente o que ocorrerá se o GOLPE vier. E sinceramente, não tenho esse ufanismo pelo governo Dilma, respeito o Lula como grande articulador e líder sem par . Mas vamos à luta pela DEMOCRACIA.
        Mas outro caminho deve começar a ser construído na segunda.

  • É difícil botar gente nas ruas com essa mídia já derrotista. Todos já falam num governo golpista vencedor e suas consequencias. Não Percebem o efeito disso?

Related Post