O “cala a boca” dos donos ectoplasmas do jatinho fantasma

A Folha de hoje publica matéria que é uma espécie de “Prêmio Esso” da hipocrisia jornalística.

Anuncia que “advogados” dos empresários João Paulo Lyra e Apolo Vieira Santana estariam procurando os proprietários dos imóveis destruídos ou danificados pela queda do avião para fazer acordos de indenização ex-judiciais.

Naturalmente, claro, com “cláusula de confidencialidade” e renúncia a pedidos outros na Justiça, como faria qualquer advogado.

O famoso “cala a boca”, que aquelas famílias – sem casa e com prejuízos imensos para quem tem muito pouco- talvez não tenham mesmo como recusar.

Que o papel de ambos os empresários, um punido por omissão de transações cambiais e outro processado por contrabando, seja este, paciência.

Mas não o do jornal.

Como é que a Folha conversa com o advogado dos dois e não manifesta o interesse em ouvi-los pessoalmente, nem que seja para ouvir uma recusa?

“A Folha pediu ao advogado para conversar com os donos do avião, mas ele recusou-se a fazer o contato com os empresários”.

Era o mínimo de satisfação aos leitores.

Até porque a empresa de Apolo, a Bandeirantes de Pneus, divulgou nota oficial dizendo que o avião não era seu.

Transcrição literal da página de Jamildo Mello, editor de política do Jornal do Commercio, o mais importante de Pernambuco:

“A Bandeirantes Companhia de Pneus S.A. teve interesse na aquisição da aeronave PR-AFA, de propriedade da Cessna Finance Corporation, arrendado pela A.F. Andrade. A operação não se realizou porque estava condicionada à aprovação pela Cessna do cadastro da Bandeirantes, o que não ocorreu até a data do lamentável acidente com o avião.

Bandeirantes Companhia de Pneus S.A.”., diz o texto.

Em uma nota de esclarecimento complementar, a Bandeirantes Companhia de Pneus S.A. negou também que em algum momento tenha pago parcela de leasing da aeronave PR-AFA, de propriedade da Cessna Finance Corporation, bem como de qualquer outra despesa da aeronave, como combustível, tripulação, etc.

Agora, assume o pagamento de indenizações, diz a matéria, por “razão humanitária”, disse o advogado ao jornal.

Adiante, o jornal publica que “não está nos planos dos empresários indenizar familiares dos pilotos e passageiros do jato”.

– “Essa responsabilidade será apurada em momento posterior”.

Se for na linha do comportamento exibido pelo PSB em suas contas, o posterior será bem depois das eleições, não é?

Novamente não está presente a pergunta obvia: os pilotos eram contratados dos empresários, de suas empresas, de quem?

“A Folha quis saber se o piloto e o co-piloto eram contratados ou prestavam serviços aos empresários, mas o advogado recusou-se a dar informações”

“A Folha procurou os familiares do piloto e do co-piloto, mas ninguém quis dar informações”.

Que nada!

A imprensa brasileira cobriu-se de indignação quando um bobalhão usou a rede do Governo para criticar Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardemberg na Wikipédia, exigindo apuração total nos arquivos de log com centenas de milhares de acessos . Uma bobagem, mas aí está o cidadão – aliás, funcionário de carreira – identificado e punido com a perda de gratificação e um inquérito administrativo.

Mas num acidente que matou sete seres humanos e mudou o rumo da sucessão presidencial no país, nossa indignada imprensa aceita que algo simples, como dizer se é ou não é dos empresários o avião, como foi comprado e se os dois pilotos eram seus contratados, isso “será apurado num momento posterior”…

Não posso crer que um repórter se conforme com algo precário assim.

Prefiro acreditar que ele também é prisioneiro de uma teia de cumplicidades que esconde a verdade do povo brasileiro, sobre um acontecimento que, em hipótese nenhuma, merece o nome de privado.

Há sete mortes pelas quais responder e se da investigação das causas do acidente dependem as responsabilizações criminais, as cíveis não dependem originalmente.

E há, sobretudo, 200 milhões de pessoas cujas decisões que tomarão em 20 dias precisam ter como fundamento a verdade sobre em que condições se realizava um ato de campanha que tornou-se um evento dramático para os destinos do país.

O jornalismo tem muito menos – e assim deve ser – limites e constrangimentos legais para informar, apurar, revelar do que as instituições policiais e judiciais.

Mas três empresários (os dois e Eduardo Ventola, que repassou R$ 700 mil para a compra) ricos e poderosos – sim, porque dono de botequim não compra jatinho – vagam há um mês como ectoplasmas pelas ruas do Recife, sem que haja um repórter que os aborde, que os indague, que lhes peça explicações.

Aliás, deve ser o primeiro caso na história que a imprensa, mansamente, aceita e se contenta em falar com advogado de fantasmas.

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • só tem um porém, fernando.
    se toda essa patifaria for apresentada pela dilma na propaganda eleitoral, a coisa muda de figura ou tô ficando doido?

    • Perfeito... creio que esta deveria ser a bala de prata. Historiar para a população todo o caso do gatinho e mostrar a situação das vitimas. E mostrar que Marina, mesmo como candidata a vice e filiada ao PSB tinha responsabilidade sobre tudo, pois inclusive usava o avião. Mas sei que isto é algo complicado... espero que Marina se destrua com suas contradições e que não seja possível trazer esta tragédia pessoal e familiar para o centro das eleições novamente. Afinal, o que não faltam são contradições de "foras" da candidata.

      • Caro Virgilio. Complicado é o POVO BRASILEIRO SER ENGANADO! É isto que está ocorrendo nesta eleição. Pergunto (se alguém souber, por favor nos responda) quantos milhões de votos da gurizada de 16, 17, 18 anos teremos nestas eleições?? Pois bem, estes jovens podem estar decidindo o futuro do Brasil e os avanços a duras penas conquistados nos últimos 12 anos. Então, se não forem o PT e a DILMA, a colocarem contra a Parede esta tremenda MARACUTAIA AÉREA proporcionada pelo PSB/REDE , Eduardo Campos, Marina Silva, Beto Albuquerque, Roberto Amaral, Luiza Erundina, Neca Itaú e mais todos
        os envolvidos nesta FRAUDE ELEITOREIRA que se formou -sim porque mentir, é fraudar- nestas eleições, quem vai informar esta juventude, já que muitos votarão nos FRAUDULENTOS, por pura falta de informação?? Então fica assim: a Globo, Band, SBT, Record, Rede Viva, Folha, Estadão, Veja, Época, Isto É, Uol, G1, R7, Rádios Globos, RBS, RIC/Record/SC, Jovem Pan, enfim... TODO O PIG UNIDO, trata a PETROBRAS, e o Governo do PT e a Dilma, como um covil de corruptos que não merecem continuar governando o Brasil; O PIG leva a eleição para o 2º turno, Aébrio e todo o bando tucano Marinam com a promessa do leite das tetas da "Loba", GANHAM AS ELEIÇÕES, jogam o País na merda...e o PT e a DILMA, vão chorar as mágoas em butecos??? Eu estou com o Carlos Forte (acima). Na atual conjuntura, só o PT e a DILMA, podem salvar para os Brasileiros nestas eleições. E creio que não é aula ditática da Dilma, sobre órgãos controladores anti-corrupção, que vai salvar a lavoura. Não sei o momento (não sou marqueteiro de campanha) se ainda no 1º ou no provável 2º turno, mas que esta PODRIDÃO AÉREA tem que ATERRISAR para clarear esta juventude, disto não tenho dúvida. Esta gurizada FACEBUQUIADA sequer sabe o que é Ministério Público,não sabem o que é TSE, que dirá PGR, PF até conhecem por causa das drogas, mas para por aí sua cultura jurídica. Então para mim está claro, esperar do Judiciário Brasileiro alguma apuração desta MARACUTAIA AÉREA, ainda no período das eleições...é acreditar em FADA DA FLORESTA.

      • Que dá vontade de apresentar toda a história como ela é no programa eleitoral, dá. Porém... há que se analisar se vale a pena porque a Marina com esse seu jeito de se vitimizar por qualquer merreca, no mínimo vai fazer um grande carnaval e dizer que ela não tem nada com isso, que a Dilma está querendo acabar com ela, enfim, vai fazer um dramalhão. E aí é que mora o perigo, eu, você e muitas outras pessoas que enxergamos os fatos como eles são, sabemos que é pura fita, mas sabemos também que tem uma legião de pessoas que vão tender a acreditar na fadinha da floresta e posar de vítima é o que ela faz de melhor na vida dela.

        • Esse serviço não deve ser feito pela Dilma, nem pelo programa dela no horário eleitoral.
          Nós podemos fazê-lo através de todos os blogs progressistas e da própria imprensa. Vamos questionar o que aconteceu com esse jatinho?
          Será que ele não foi preparado para mudar o processo eleitoral? Há muitos ectoplasmas no ar... Vamos também cobrar do TSE e do MPF

        • Nós temos que fazer esse trabalho: cobrando resultados de investigação, através dos blogs, em mensagens ao Procurador Geral, ao Ministério Público Eleitoral, etc.
          Não deixar esquecer.
          Pode haver muita coisa a mais escondida, mas que mudou o quadro eleitoral.

    • Eu tambem não entendo como pode tudo isso estar acontecendo e o PT, MP, TSE, PF simplesmente não fazer nada. Quanto a mídia isto jé era esperado.

      • Quero acreditar que estão guardando isso para um 2º turno (ou seja, haverá 2º turno). Se sabem disso, acho que seria uma boa estratégia, não?

        • A verdadeira Imprensa Brasileira -Tijolaço e Parceiros- já postou agora que o PT vai voar em busca do jato fantasma do PSB, como clamamos acima. UFA! Tenho dúvidas se o TSE é o caminho mais acertivo e eficaz, apesar de ser juridicamente o correto. Mas pelo menos fará barulho e gastará muita gema de dedo em smartfones. Antes tarde do que nunca.

  • Eu acho, que para a imprensa oposicionista finalmente ter algum interesse sobre este detalhe menor de quem seria o responsável pelo jatinho fantasma,pois dono todos já sabemos que ainda não há, será preciso criar um verbete na Wikipedia sobre ele,afirmando que os donos são a Leitão e o Sarnaenberg.

    Vau ser uma indignação generalizada.

  • Essa imprensa brasileira é de causar náuseas, mais que ela o MP e o poder judiciário e ainda mais enjoa certos brasileiros que não enxergam um palmo à frente do nariz e se deixam levar por qualquer embuste, travestido de nova política. Afffff

  • Impressionante a capacidade de mandos e desmandos da nossa mídia pig! informar seletivamente, desinformar conforme sua conveniência, eleger seus "áulicos" para defesa de seus interesses . Até´quando?

  • Uma vergonha! E, parabéns, Fernando, por nos colocar a par de um acontecimento tão sério e tão propositalmente desprezado pela imprensa!

  • O caso é o seguinte: pelo que entendo da história do avião, ou dos aviões, isso configura crime eleitoral (caixa algum número aí), que poderia resultar na impugnação da candidatura.
    Mais aí, cadê o macho que tomaria a providência?

  • ATÉ AGORA, CADÊ O MINISTERIO PÚBLICO ELEITORAL E O NÃO ELEITORAL? POR QUE CONTINUAM EQ1UIDISTANTES DE UMA PROBLEMATICA TÃO DIFÍCIL PARA OS QUE PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS?

    A IMPRENSA PIG É UMA FARSA. COMPRADA. CORRUPTA. FARSANTE. MENTIROSA.

  • Mas, me digam uma coisinha só? E o Procurador Rodrigo Junot está conivente com tudo isto ai???

  • Isso desanima demais as pessoas. Eu sinceramente não fico pensando muito nisso pq entro em depressão. Um simples funcionário modifica a Wikipedia com coisas pueris e é enquadrado. Pra quem perdeu as notícias, ontem li que o PSDB entrou com ação contra Dilma pelo uso de imagens de um posto de saúde para falar sobre o Mais Médicos. O TSE barrou a propaganda. Até ai tudo normal, mas pra quem não sabe o PSDB queria que fosse aberto processo não só contra Dilma e Chioro, mas contra os médicos cubanos que apareceram no programa, fato esse que o TSE barrou. Essa é a política do PSDB, atualmente camuflada dentro de marina Silva.

    • Mas e o caso da Santa Casa em Minas?? Não vai dar em nada? Põe depressão nisso, viu?

Related Post