O calendário do da cumplicidade. Do blog de Mário Magalhães

Mário Magalhães, em seu blog, faz, detalhadamente, o que precisava há tempos ser feito.

A sincronia – e sintonia – entre o movimento de impeachment e as ações espetaculosas da Justiça, a esta altura instituição que está a merecer o uso de aspas.

Não é preciso um compêndio de Direito, basta uma destas folhinhas de farmácia, veja só neste trecho que reproduzo aqui:

Ações da Lava Jato coincidem com
vésperas de eventos políticos decisivos

Mário Magalhães (trecho)

Daqui a dez, vinte, trinta anos, quem sabe na pena de um brasilianista, alguém há de cotejar obsessivamente a cronologia da Operação Lava Jato com a de eventos políticos relevantes e decisivos.

E constatar que, quando a coincidência é demasiada, deixa de ser coincidência.

Em 4 de março de 2016, na 24ª fase da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro determinou a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento à Polícia Federal. Tremendo barulho.

Manifestações pró-impeachment estavam marcadas para menos de dez dias depois. O ambiente mudou. Bombaram. Em dezembro, haviam sido modestas.

Três dias mais tarde, Moro liberou a divulgação de gravações telefônicas de Lula, inclusive de conversa com a presidente.

Em abril de 2015, ocorrera sincronia semelhante.

O ato pela deposição de Dilma seria no dia 12.

Na antevéspera, deu-se a 11ª fase da Lava Jato, e o clima esquentou.

Cinco dias antes da votação na Câmara que autorizaria o impeachment, desencadearam a 28ª fase.

A nove dias da data provável para o Senado se pronunciar sobre o afastamento provisório da presidente constitucional, o procurador-geral da República denunciou Lula e pediu investigação de Dilma.

Ainda que sem querer _será?_, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça aumentaram a temperatura às vésperas de acontecimentos políticos de envergadura.

Algum dia um scholar estudará tudo isso e muita gente reagirá com ares de surpresa, falsos ou verdadeiros, às conclusões tão óbvias.

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Não há por que respeitar um congresso que não respeita o povo, nem um STF que não respeita a Constituição. O povo progressista tem que intervir e fazer a reforma política e judiciária na marra.

  • O Golpe é tão paraguaio que até a embaixadora americana é a mesma, Liliana Ayalde, no Paraguai por ocasião do Golpe que derrubou Lugo.

  • Em que Katum o país vai reagir? O oráculo sabe?
    O Calendário petista anterior sugeriu confiar na Justiça. Acho que quem o escreveu foi o Cardoso. Ele tem sorte de não ser asteca. Seu coração teria sido arrancado com uma faquinha cega de pedra.
    Só me pergunto, hoje, pra que serve isto? Pra termos assunto na fila da padaria? É tudo tão óbvio pra todo mundo que só é possível recusar estes fatos por má vontade.
    Queria ter mais surpresas daqui pra frente.

  • Lewandowski, o STF deixa eu comer pipoca na sessão palhaça do Senado que vai golpear o voto popular?
    Vai lá.zelar pelo (g)rito?
    Ah o mérito deixa pra lá, não vem ao caso!

    • O Lewandowski tem uma natureza boa. O problema dele é que ele enfrenta mas não enfrenta. Nos finalmentes, se recolhe. Acovarda-se. Como presidente, fica cheio de dedos e preocupa-se com mesuras em relação aos pares, que não hesitam em fazer política nas suas interpretações e decisões. Está à frente de um aumento para o judiciário que, já não fosse polêmico na atual conjuntura econômica, é totalmente inconveniente no atual momento político. Como já disse antes, só falta ver Suas Excelências, uma a uma, prestando juramento de PELA FAMÍLIA, POR DEUS E POR UM NOVO BRASIL, TUDO SE PASSOU NA MAIOR LISURA para fazer jus ao voto favorável de parlamentares corruptos que irão decidir sobre este aumento. Estamos assistindo a uma etapa vergonhosa em que interesses questionáveis se entrelaçam para dar no golpe à democracia.

      • Gleisi Hoffman e Humberto Costa, que votarão contra o impeachment, são honestos?

        • E vc é honesto, pra comentar?
          Duvido!
          Os que justificam e vibram com o golpe são aqueles que têm muito a esconder.
          Tivessem apenas divergências de ideias sobre modelos de estruturação e funcionamento, o que é natural, aguardariam eleições em 2018 para disputá-las limpa e democraticamente junto à sociedade.

  • Dez, vinte, trinta anos ... ?! Que coisa, no máximo até o final de 2016... Que papo de aranha, os fatos estão aí já tão claros, esperar um "brasilianista" ? .... Dear God, wake up folks estamos na era do tempo real, now ... Já seria bom alguém ir pesquisando para ajudar com a LUTA que está aí, Já Já...

  • Para uma república de bananas, nada mais adequado do que uma justiça de bananas. Senhores, devolvam suas togas e o dinheiro que ganham do povo brasileiro para defenderem a lei e a Constituição da República.

  • Incrível!!! Eu cheguei a mesma conclusão hoje quando vi as manchetes dos jornais...

  • Esse anastasia esta fazendo uma pirueta enorme, confundindo, citando um monte de coisas nada a ver, usando termos juridicos
    fazendo tudo parecer super complicadao para disfarçar o golpe.

  • Aqueles que se acham letrados, com QI elevado, classe social privilegiada, e se deixaram levar por propagandas enganosas e pela mídia, quando caírem em si é que vão perceber os tipos que irão nos governar. Aí será tarde demais.

    • Suely, também penso exatamente o que você colocou. Eu tenho falado muito sobre isso com as pessoas. O engraçado é que nenhuma me fez contra-argumentação.

  • Tava na cara que uma das cabeças do golpe é o Janó e o MPF corporativista que no fundo quer governar o país sem enfrentar eleições , sem povo sem voto somente via concurso público e propaganda na mídia golpista.
    É o mesmo modus operandi usado em outros países que foram governados por progressistas de esquerda, a direita e as elites maiores ocupantes do judiciário o usam para atacar com o mote da corrupção, visando eliminar e imobilizar líderes de esquerda e de governos progressistas com processos farsescos, uso do aparelho do estado o judiciatio corrompido e propaganda e muita midia.
    Poderia discorrer aqui mostrando a ocorrência em vários países, como exemplo, mas isso é tema para o blog esmiuçar. Falando desse golpe do MPF de Janó e Lava Jato, STF, vamos aos fatos desconcertantes para esses que comandam uma verdadeira conspiração golpista no Brasil, passando de todos os limites da lei para alcançar seus objetivos, tramados nas sombras, em enconstros nos Estados Unidos e países interessados em tirar a esquerda, e governos que não interesses a esses paises do poder aqui no Brasil. Apontarem algumas contradições e hipocrisias, verdadeiros dois pesos duas medidas, ou seja a justiça sendo usada para interesses privados e escusos.
    Vejamos:
    A Delação forçada arrancada com pressão e prisão, é o mesmo que tortura, além de ilegal segundo a lei é crime. A Lava Jato está repleta desse tipo de delação, a do Delcídio é mais uma arrancada a força. Nessa situação a pessoa fala o que for para se ver livre da cadeia, principalmente se for o que querem que ela fale, não precisa provar se é verdade, meia verdade ou mentira. Nessa situação a delação é contaminada e segundo a lei perde valor jurídico, claro se o judiciário não fosse de uma república de bananas e fascista, porque nesse caso aceitam tudo para condenar alguém. Delcídio acusou, citou os ministros do STF por livre e espontânea vontade, ao contrário da delação forçada e que segundo a lei é ilegal, que fez depois de ser preso, contra os políticos e que Janó levou em consideração para processar. Qual tem valor a espontânea ou a forçada para se livrar da cadeia? Collor denunciou , delatou, e acusou Janó de forma espontânea e ao vivo na TV, qual tem mais valor? Janó deveria ser processado pois a acusação e as provas apresentadas pelo bandido do Collor foram espontâneas, não foram tomadas no achaque e na pressão de meses de cadeia como as mentiras do Delcídio.

Related Post