O caso do Almirante Othon: coragem e a honra são bons sinais num militar.

O Estadão publica a narrativa de um delegado da Polícia Federal sobre a reação do vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente  da Eletronuclear,à chegada da Polícia Federal em sua casa.

É descrita como “violenta”, mesmo sendo a de um homem de 76 anos. E quem tem 76 anos ou um ente próximo nesta idade sabe que é difícil chamar de violência qualquer reação de alguém tão fragilizado fisicamente.

É bom pensar em como uma equipe da Polícia Federal, já admitida em sua casa (como fica claro quando o delegado diz que “a equipe sacou suas armas e se abrigou nos demais cômodos”) mandou abrir a porta ou esta seria arrombada.

Não há nenhuma menção a tentativa de diálogo – “Almirante, eu sou o delegado Fulano de Tal, e tenho aqui um mandado de prisão e outro de busca e apreensão, e gostaria que o senhor colaborasse com as ordens que temos de cumprir”, por exemplo – e sim um “abre ou vamos arrombar”.

Ao melhor estilo do que nossa polícia está acostumada a fazer.

Não é despropositada a reação de um militar de 76 anos, ameaçado assim em sua própria casa, com dois chutes na porta de seu quarto, reagir dizendo que “meteria bala”.

Ao contrário, é o que faria um oficial digno e corajoso, que não se assusta com gritos.

Agora, imagine a cena: meia dúzia de policiais, fortemente armados, já no inteiro controle de um apartamento, diante da resistência verbal de um homem de idade provecta têm como única atitude ” desferir dois chutes na porta”, como não dispunha de ferramentas.

Se o Almirante Othon estivesse mesmo reagindo com violência, com a arma e a experiência de usá-la que sua condição de militar dá, tivesse mesmo “metido bala”, teríamos a esta altura dois mortos, pelo menos, senão mais, como uma arma automática – uma pistola – poderia fazer entre os próprios policiais, pois os alvos, na passagem pela porta, são fáceis de atingir por quem sabe atirar.

Portanto, a possibilidade de que ele estivesse mesmo armado seria mais uma razão, além de todas, para uma ação ponderada, não um meter o pé na porta.

Uma tragédia estúpida, a pique de ser provocada por gente estúpida.

Dá para entender que sejam policiais treinados para atirar só em ultimo caso? Dá para entender que ainda que fosse um bandido comum, encurralado, não seria assim que se deveria agir? Dá para aprender isso só assistindo seriado policial, desde que não seja aquele do Charles Bronson.  Que perigo de fuga havia ali? Em que prejudicaria a missão policial gastar dez minutos argumentando, oferecendo garantias de integridade, agindo com calma?

Tanto é assim que, em seguida, o almirante,, como o próprio delegado registra em seu relatório, que o “cumprimento do mandado seguiu sem problemas, tendo senhor Othon Luiz Pinheiro da Silva auxiliado em tudo que lhe foi solicitado, tendo, inclusive fornecido senha de acesso seu computador combinação do cofre do imóvel”.

Aliás, nem sequer se cogitou de convocá-lo a depor, a apresentar documentos, a explicar as acusações que lhe são feitas. Ou será que acham que o Almirante ia fugir, ia fazer uma reunião com empreiteiros que estão presos para forjar uma história? Como, se já tinham – ou dizem que tinham – as provas materiais de seus favorecimentos?

É a era da meganhagem, do promotor que combina com o juiz  e chama os policiais para lhes dizer: “vai lá e prende aquele filho da p…”

Nós, que aprendemos que não é aceitável que militares ajam assim contra qualquer pessoa não podemos aceitar que um delegado de polícia aja assim contra um militar, sobretudo um de idade provecta.

Mas  há algo que me impressionou bem na atitude do Almirante Othon. É que reagir não é apenas um ato de coragem – talvez insana, em tais condições – mas também de dignidade. Não significa que seja, por isso, inocente, mas é certamente um sinal de honradez, destes que brotam sem controle de nosso interior.

Os canalhas, pode reparar, são todos mansos diante da força.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Fernando Brito, conncordo
    quanta truculencia, imagine uma pessoa com mais de 70 anos numa situacao como essa, dentro de sua casa, muito bem descrito e com a sensibilidade que lhe e peculiar, e como disse e uma questao de dignidade de respeito, e e vergonhoso, chegou a hora de dar um basta!

    • Esses septuagenários não são moleza...
      Para delinquir são transviadamente juvenis, já para arcar com as consequências dos seus atos, são fragilmente senis.
      Bela relatividade.
      Fodido país é esse que não se pune como devia pela balela da maioridade penal aos 18 e agora se esboça uma 'minoridade' penal para os 70.
      Veja o Michel Temer, em pleno vigor, tem 74 anos. Veja José Dirceu com 70 anos e teatralmente caquético.
      Lula, 70 anos.
      Se for eleito em 2018, se não tiver preso é claro, terá 74, assumirá com 75 e concluíra o mandato com 79 aninhos, quase Octagenário.
      Minha sorte é que não terá reeleição.
      Não tenho compaixão com anciãos safados que querem suscitar compaixão pela idade e se safarem de suas bandidagens.
      Bordoada neles.
      Afinal, foi com um lei penal e frouxa que chegamos a essa indesejável República, a do Pixuleco.
      República da Velhacaria.

      • Voc? tem quantos anos??? Talvez uns 70. Deve estar com alzheimer o outro tipo de senilidade. Se ainda não estiver velho fisicamente ---pois já é senil mentalmente -- com certeza um dia será. Ah, deverá fazer uma cara engraçada... Estou para iniciar o curso de Psicanálise nos meus 57 anos. Descobri

        • Você tem quantos anos??? Talvez uns 70. Deve estar com alzheimer o outro tipo de senilidade. Se ainda não estiver velho fisicamente —pois já é senil mentalmente — com certeza um dia será. Ah, deverá fazer uma cara engraçada… Estou para iniciar o curso de Psicanálise nos meus 57 anos. Descobri que existem no Brasil 51.041.155 de doidos, portanto, é hora de ganhar dinheiro. Do "cluster" dos abobados, tem o nicho dos eleitores do Aécio. E viva o capitalismo!!!!

          • Será um campo vasto para o aprofundamento histórico do conhecimento psicanalítico sobre "sadomasoquismo","suicídio", "piromania" e tantas outras taras e perversões inomináveis que estamos a ver por parte desses mais 50 milhões. E lembre-se: "o brasileiro é cordial".

      • Não é de se estranhar que um sujeito que pensa desta maneira assine como "Klaus".
        Está no DNA.

      • Ao ler este comentário, fiquei a me perguntar: Deus do ´Céu, como este rapaz(?)/Senhor(?)reagiria se (estou dizendo SE) um dos seus (o pai ou o avô) atravessasse (dirigindo um veículo)e, crau! No mínimo, com seu 'senso de justiça' e respeito ao um idoso, MATAVA-O a porradas! E, mais, bateria no peito em uma entrevista em um dos jornais sensacionalistas dizendo: menos um, na republica da velhacaria!

        • Quando disse CRAU, quis dizer: matar alguém em razão de veículo automotivo conduzido de forma assassina.

      • É verdade! O Almirante (vice) é um velho lobo do mar, perigosíssimo, que poderia ter usado um laser atômico contra os pobres policiais, ou fugido num submarino secreto!

  • O que dá para entender é que a operação Lava Jato não tem sequer gente preparada para prender um grande cientista acusado de crime financeiro. O correto seria mandar pessoalmente um delegado que lá chegasse em boa hora do dia e com calma efetuasse a prisão. Subdesenvolvimento e absoluta nulidade cerebral, é o que caracteriza comandantes e comandadados desta operação troglodita.

    • E o espetáculo para o jn? Esqueceu? Eles tem que promover um show para agradar seus patrões.

  • Operação canalha e espetaculosa, como tudo que vem sendo conduzido por essa lava-jato.
    Legitimada pelas escutas/espionagem eletrônicas que foram feitas pelos americanos na Petrobrás que indicaram todo caminho a ser percorrido pela operação, apontando corruptos e corruptores que em toda e qualquer grande empresa de petroleo no mundo existem, tanto é que existe provisão contábil, nessas grandes empresas, para prejuízo gerado por corrupção.

    • Marcos Concordo com você, mas não podemos deixar de acrescentar o Papel de Dilma Rousseff para que chegássemos ao ponto que chegamos: Burra, Ignorante, autoritária, arrogante, prepotente.... Esta semana todas as famiglias midiáticas publicaram em uníssono: Os lucros da Petrobras caem 89%, não já passou da hora faz tempo do governeco de m.... emitir Nota de Esclarecimento em jornais , rádio, televisão, tv. fechada e aberta nos momentos de pico de audiência e em qualquer outro lugar, cinema etc. e tal, esclarecendo a população que este fato se deve a Arábia Saudita ter resolvido encharcar o mercado de petróleo, sabe se lá porque e que prejudicou todas as petroleiras e principalmente as pequenas empresas americanas que estavam explorando o gás xisto e que o lucro das concorrentes caiu muito mais mas e que a Arábia Saudita não vai aguentar muito tempo...Não aguento mais a passividade desta mulher, é ela a principal razão das coisas terem chegado ao ponto que chegou. Não vou deixar pedra sobre pedra... mas só dos aliados, né Dona Dilma?, será que é burrice mesmo ou achou que tirando o atraso de não ter entregado ninguém quando era jovem e agora simplesmente entregar todo mundo, os aliados e só os aliados deixariam ela como “Rainha da Inglaterra”?

      • Elza, Infelizmente concordo.
        Dilma acredito que honesta e bem-intencionada mas politicamente um poste, uma porta.
        Está nocauteada em pé.
        Numa altura dessas ou ela chuta o pau da barraca reformando os ministérios com gente disposta ao confronto ou enterra de vez a caminhada dos que fizeram alguma coisa pelo povo deste país

  • ...e o caso do helicóptero com 500 kg de cocaína continua escondido no mar do esquecimento da PF - a mesma que serve Prato Feito para o juiz torturador -, que fica torcendo para o povo esquecer que o helicóptero carregado de cocaína pertence a um político ligado a Aécio Neves.

    • E o caso do avião fantasma? Aquele do PSB que foi derrubado com o Dudu dentro. Porque a PF do zé não investiga de verdade?

  • Tijolaço, na matéria de Lelê Teles no Brasil247 tem o seguinte parágrafo: "A delação premiada, prevista na Lei 9.807 /99 (Proteção às Vítimas e Testemunhas), diz que Art. 13. Poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial e a conseqüente extinção da punibilidade ao acusado que, sendo primário, tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal."
    Então como pode os depoimentos de Youssef, que de primário não tem nada, serem validados pelo tal juiz Moro?

  • Li no PHA que o Chèvra tem 18 (dezoito) processos e ZERO prisões. Engraçado, o Wikileaks provou que o tal estava de mãozinha com a Chévron e eles querem prender o Lula por fazer lobby pelas empresas, de onde (?) ... do Brasil. É traição escancarada aquela que chamariamos de pátria. Já para o Chèvra é diferente, a PF o trata de "meu sinhô" e ele chama o Gilmar de "meu presidente". Quá quá quá. E vamos bater panelas aposentadas porque as outras, novinhas, não é que estão cheias de comida?

  • Enquanto isso a família Neves, acusada pelo Youssef, segue sua vida tranquila, com a certeza que nenhum policial machão terá coragem de pisar sequer na calçada da frente da casa deles. A irmã do Aécio não tem foro privilegiado. Nem por isso a polícia se interessou em ouvi-la. São uns cagões, com o perdão da expressão. Batem em quem eles sabem que não tem as costas quentes.

  • Concordo com você, mas não podemos deixar de acrescentar o Papel de Dilma Rousseff para que chegássemos ao ponto que chegamos: Burra, Ignorante, autoritária, arrogante, prepotente.... Esta semana todas as famiglias midiáticas publicaram em uníssono: Os lucros da Petrobras caem 89%, não já passou da hora faz tempo do governeco de m.... emitir Nota de Esclarecimento em jornais , rádio, televisão, tv. fechada e aberta nos momentos de pico de audiência e em qualquer outro lugar, cinema etc. e tal, esclarecendo a população que este fato se deve a Arábia Saudita ter resolvido encharcar o mercado de petróleo, sabe se lá porque e que prejudicou todas as petroleiras e principalmente as pequenas empresas americanas que estavam explorando o gás xisto e que o lucro das concorrentes caiu muito mais mas e que a Arábia Saudita não vai aguentar muito tempo...Não aguento mais a passividade desta mulher, é ela a principal razão das coisas terem chegado ao ponto que chegou. Não vou deixar pedra sobre pedra... mas só dos aliados, né Dona Dilma?, será que é burrice mesmo ou achou que tirando o atraso de não ter entregado ninguém quando era jovem e agora simplesmente entregar todo mundo, os aliados e só os aliados deixariam ela como “Rainha da Inglaterra”?

  • Isso tem dedo a CIA, estao desestrurando o setor de ENERGIA do país, ja ganharam o setor eletrico de gratis agora quer o Petroleo.

    • E vão tomar, com certeza. Ou tomam na marra, como fizeram no Iraque e na Libia, ou tomam na propina e de mãos dadas com a Globo engraxada, via Congresso, Judiciário e até o Executivo. Na base da propina sai mais barato do que mobilizarem a frota.

    • Na mosca ...Galo veio. A PF ainda é treinada pelos gringos -desde fhc- então sabemos que a arrogância impera. E vai ser pior quando ganharem igual à Deputado e Senador, aí sim vão ficar mais nogentos ainda. Hoje se eu saio com a camiseta do meu Internacional, e na mesma calçada vem um PF...eu troco de calçada, pois sei do risco abordado truculentamente pela COR da camiseta! Agora quem anda de camiseta cor Azul -Tucana- ai fica tranquilo...é dos deles!

  • ... Ameaçar um almirante - aos gritos inopinados e chutes acintosos na porta do quarto - é muito fácil...
    Desde que o achacado seja "um almirante ligado ao governo do PT"!

    Difícil, em "nossa república", é prender, à título de precário exemplo, o neto do "dotô" Tancredo do "arquivado" 'AeroPÓrto da Fazenda do Titio'!...

    Em nome do 'golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão', os nazifascistas transformaram "a nossa república democrática" num, digamos, *'hospirco'...

    *Um 'mix'de hospício e circo!
    Perdão aos(às) malucos(as)!
    Perdão aos(às) palhaços(as)!
    E, preventivamente, perdão às dignas meretrizes!

    Lamentável!
    Lastimável!

    A barbárie e a contemporânea pré-Idade Média é aqui!
    Para deleite &$ usufruto da [eterna] Casa Grande!
    Triste 'braZ$il'!

    República de 'Nois' Bananas - também conhecida pela famigerada alcunha de 'braZ$il'!
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Related Post