O caso Petrobras e a Justiça das incríveis coincidências

O mundo, realmente, deve ser muito pequeno.

O doleiro Alberto Yousseff já foi acusado, processado, firmou um acordo de delação premiada, rompeu-o e foi condenado por um juiz criminal do Paraná.

Isso em 2004, dez anos atrás, pelo caso Banestado, que envolvia lavagem  de dinheiro para campanha da dupla Jaime Lerner (DEM), que tinha uma coligação informal com Álvaro Dias (PSDB) em 1998.

Quem era o juiz?

O Dr. Sérgio Moro, que definia o doleiro como “um bandido profissional”.

Um década depois, outro  processo envolveu Yousseff e, por uma destas artes incríveis do destino,  o juiz é o mesmo Dr. Sérgio Moro.

A menos que haja uma conexão entre os dois casos, separados por mais de uma década, só pode ser uma imensa coincidência.

Yousseff ficou preso até fevereiro de 2004. Dois meses antes de seu atual comparsa, Paulo Roberto Costa, conseguir, indicado pelo falecido deputado José Janene, do PP, uma nova diretoria na Petrobrás.

E Yousseff passa a ser operador de Costa.

Não parece crível que um executivo corrupto vá chamar para ajudá-lo, em operações secretas, um camarada que acaba de ser solto, depois de gramar meses de cadeia por corrupção empresarial (e política).

Afinal, há dúzias de operadores financeiros “ficha limpa”, sem condenação criminal e muito menos cadeia, prontos a “fazer o serviço”, por polpudas comissões.

Fica-se sabendo agora que o Dr. Moro nada tem a opor ao vazamento dos depoimentos de Yousseff e Costa porque seriam “um consectário normal do interesse público e do princípio da publicidade dos atos processuais em uma ação penal na qual não foi imposto segredo de justiça”, e que não estariam relacionados com a delação premiada de Costa e Youssef.

Mas, diga o leitor, se o pagamento propinas a partidos políticos não está relacionado à delação premiada negociada com o STF, o que estaria?

Por que Yousseff e Costa, num estranho balé verbal, usaram a expressão “agentes políticos”, para fazerem suas acusações a políticos e não tenham se referido a ninguém que, por deter mandato, estivesse sob foro do STF?

Porque isso foi uma ordem do juiz Moro, transcrita na Folha:

“Esse processo em participar diz respeito a supostos desvios de valores da Petrobras através de empresas contratadas da Petrobras. Antes de lhe indagar a esse respeito, vou fazer alerta: não tratamos autoridades com foro privilegiado porque vão ser tratadas pelo STF, então, não decline nomes de autoridades. Pode se referir a agentes políticos, agentes públicos. Evidentemente, isso vai vir a público no momento adequado”.

Quer dizer, então, que ao não se falar o nome do “agente político” que deve ser julgado no STF, qualquer juiz de comarca pode tratar daquele suposto ilícito que teria de ser apurado e julgado numa ação penal da Suprema Corte?

Por que, se era público, não se permitiu o acesso de todos e “vazou” um vídeo, com características de gravação clandestina, sem imagens e apenas o áudio? Certamente não foi por obra do advogado de Yousseff, Dr. Figueiredo Basto, que só por acaso era, até poucos meses,  integrante nomeado (pelo  governador  tucano Beto Richa) do conselho de uma estatal paranaense e ele próprio advogado de Richa em pelo menos uma ocasião, não é?

E o que  seria  “momento adequado” para vir a público, Dr. Moro, o senhor poderia fazer a fineza de explicar-nos, a todos quantos confiamos na isenção do Judiciário?

Seria no momento em que todas as tevês e jornais iriam colocar acusações de um ladrão e seu doleiro “bandido profissional” – na sua própria definição, Dr. Moro –  como imputações a partidos e candidatos que não têm sequer o direito de saber das acusações que existem, porque, para negar-lhes acesso, aí vale o segredo de Justiça?

Ah, foi tudo casual, espontâneo, coincidência….

Fernando Brito:

View Comments (58)

  • Urge convocar a imprensa internacional e declarar a existência de um golpe em andamento,que se faça uma denuncia formal a ONU e a OEA,não podemos aceitar a continuidade de golpismo ocorridos contra Vargas e Jango e se tal fato ocorrer não devemos nos abster de sair as ruas bravamente em defesa da legalidade mais uma vez,

  • NÃO HÁ COINCIDÊNCIA. É A GLOBO TENTANDO DAR UM GOLPE E FAZENDO PROPAGANDA ELEITORAL PARA O PLAYBOY 24 HORAS!! A GLOBO É O INIMIGO! TEM Q DESCER O CACETE NELA E MOSTRAR OS PODRES DO PLAYBOY DO LEBLON. PAPO RETO PRO POVO ENTENDER E DESMASCARAR A GLOBO! O QUE BOM PRA GLOBO É RUIM PRO POVO!

    • Prezado Celio
      o uso de letras maiúsculas é desagradável, troque por minúsculas e veja com melhora.

      • Prezado Jão
        Deixa , o Célio escrever como ele quiser , pode ser desagradável p'ra vc , ele deu o recado dele muito bem e eu concordo com ele . Vc esta igual a minha mulher , só critica sem apresentar soluções , desculpe , não me leve a mal!

  • Será que já estão preparando a reabertura do Doi-Codi? Os carros jornalísticos que levava os militantes aos torturadores? Quanto a imprensa marrom está levando para consolidar o Golpe?

  • Aécio: "cortei pela metade meu salário de governador, pra dar exemplo"

    Se ele fez isso com o salário dele "pra dar exemplo", imagina o que fará com o meu.

    • É que ele ganha do outro lado: Lista de Furnas, Mensalão do PSDB-MG...

    • KKKKKK, boa, Almir. O problema é que eu e você não temos uma rádio Arco-iris para receber altas verbas de publicidade do governo de Minas e poder comprar frota de carros importados; também não temos papais e titios com fazendas por Minas para ganhar aeroportos de presente; e também não temos amigos construtores para financiar campanhas e otras cositas más.

    • Cortou pela metade, mas tirava muito mais que o restante por fora. Mas considerando que ele só trabalhava de 2ª a quarta feira. Pois os demais dias passava no Rio. O certo seria receber só metade e olhe lá.
      Nós professores do estado sabemos muito bem como funciona essa política de reduzir salários que ele apregoa aos quatro cantos do país. Para os trabalhadores, migalhas. Para seus puxa sacos, salários altos e mordomias. Só de pensar na possibilidade dele ganhar já começo a ter dó dos trabalhadores brasileiros.
      E tem mais, o seu diálogo com os trabalhadores é na base do cassetete de borracha. A mídia não sabe e nem vê nada.

    • Lembre-se que foi durante e depois dessa suposta renúncia, que ele construiu o aeroporto do titio e comprou o apartamento, o big apartamento na orla mais cara do Rio de Janeiro. QUANTA ABNEGAÇÂO! Ou, HIPOCRISIA mesmo!

  • A jovem pan am no estado de São Paulo, arrebenta com o PT dia e noite sem parar.

      • Essa rádio golpista ontem estava debochando do Lula, fazendo escárnio mesmo tendo um dos locutores inclusive imitado a voz de Lula.. Estavam fazendo chacota explícita mesmo.. Só faltou pedir votos para o Aécio.. Por que o PT deixou correr souto essa colossal desconstrução do partido??

        • Pois é.

          Esses fatos não refletem a "liberdade de expressão".

          Isso é um golpe midiático que todos nós já sabíamos que iria acontecer.

          Isso não é novidade não.

          Pela lei, Aécio não poderia ser sócio de meio de comunicação.

          Mas, a CF 1988 não foi AINDA regulamentada nesse aspecto.

          É lógico que não há interesse de se regulamentar isso.

          Não cabe apenas ao PT a reação.

          Cabe a nós.

          Nós não fizemos e não fazemos pressão para que os blogs se unam e façam uma campanha intensa contra a imprensa.

          A imprensa já patrocinou quatro golpes neste país.

          Será que a nossa inépcia fática permitira que patrocine mais um ?

          Por exemplo...

          Um rapaz de Pernambuco fez um filme de You Tube contra o governo da Dilma e contra o PT.

          O filme dele é repleto de inverdades, mas tem apelo emocional e consegue virar voto.

          Por que nós não fazemos um filme em cima do dele, contrapondo as ideias com argumentação contextualizada ?

          Será que alguém que me lê seria capaz de se apresentar ?

          sergiogovea@yahoo.com.br

      • A rádio Arco Íris é da família de Aécio e recebeu verbas de publicidade durante o governo de Aécio em Minas. A rádio possui no Rio de Janeiro uma frota de carros importados, à disposição do candidato tucano.

  • Muito obrigado Fernando Brito! Tenho certeza que o grande Brizola está orgulhoso do senhor, mais uma vez. Enquanto existir blogue "sujo", como o Tijolaço, nem tudo está perdido. Vamos para as ruas denunciar essas maracutaias, e ganhar votos para a Dilma, há muitas conquistas desses 12 anos para serem defendidas. E o pior, a outra opção é sinistra!

    • Prezados Alex e Felix Rodrigues, 25 anos, Ipojuca/PE. O que você Felix está fazendo tem um nome: lavagem cerebral. Método que teve início na China. Na minha vida mando eu. Voto na Dilma!!!!!

  • Saiu hoje no Painel da Folha

    Rabisca lá
    Ansioso pelo fim da novela, um cacique do PSDB sugere que Aécio subscreva logo o documento dos marineiros: “Muita coisa ali é inócua. Assina e depois vê…”

    É assim que o PSDB trata todo mundo e todas as coisas. Com desdém e arrogância....

Related Post