Os jornais de hoje bem que mereciam ser edições comemorativas de um hipotético “Dia do Sorriso Amarelo”.
Diante da alta – mais que inesperada, chocante – do PIB, formou-se um coro quase uníssono de que “não se animem, a coisa já está piorando”, enquanto se buscavam “especialistas” para prever como vai se dar, amanhã, a catástrofe tão desejada.
Dilma terá o terceiro pior PIB entre 30 presidentes, brada a Folha, usando a voz de um economista que, não surpreende, também coloca na rabeira os anos de desenvolvimento de Lula, situando-o em décimo-nono.
O Globo chega a fazer um editorial dizendo que o resultados não autoriza otimismo, pedindo mais cortes nos gastos públicos – que já foram decepados, como mostra o resultado analítico do PIB pelo IBGE – e a continuidade do arrocho no crédito: “O importante é não subordinar o BC ao calendário eleitoral.”
Tradução: folga para quem ganha com arbitramento de juros, aqui e lá fora, e travas para quem precisa investir, produzir e consumir, o que é, afinal, o que põe a rodar a economia real, aquela que existe fora dos terminais de computador dos bancos.
Claro que nada autoriza a supor que o bom desempenho do segundo semestre se repita, mecanicamente, no terceiro e no quarto trimestres. Mas igualmente nada faz supor que vá ser inferior. E, com toda a certeza, será significativamente superior que o segundo semestre de 2012, inegavelmente ruim.
Mas a elite brasileira parece amofinar-se diante de qualquer perspectiva de progresso quando a sabe inclusiva socialmente. Afinal, o Brasil do atraso não lhe era tão mal, porque nada lhe faltava, exceto uma nação. Da qual, aliás, ela não se sente parte.
Por isso, talvez, o chinês Yin Mingshan, de um grupo chinês que fabrica automóveis no Uruguai e vende aqui diz, numa entrevista à Folha que só um idiota não investiria no Brasil.
E que ele não sabe que há muitos idiotas por aqui.
View Comments (22)
É muito bizarro este estudo! Nunca vi algo tão absurdo como comparar índices de forma tão descolada da realidade! O primeiro grande furo é reduzir tudo a PIB. O segundo grande furo é desconsiderar que um crescimento de 1% num PIB de 1 trilhão é completamente diferente de 2% no PIB de 100 milhões. Querer colocar o Brasil de Floriano Peixoto na mesma linha do governo Lula ou Dilma só pode ser mesmo má fé. Aliás, como sabemos, a estatística se presta a qualquer tipo de manipulação. Sempre vc encontra uma forma de mostrar aquilo que vc quer. Dizer que o governo Lula foi pior que o Sarney da hiperinflação é só mesmo para causar risos. Será que este professor titular não tinha algo mais relevante e significativo para fazer? Lógico que o Clóvis Rossi iria acha o máximo encontrar números absurdos para questionar a importância e o impacto para o país dos últimos governos petistas. Ou alguém, em sã consciência, esperaria uma atitude diferente deste lacaio da quadrilha que controla a grande mídia brasileira?
Esqueci de expressar algo importante sobre o estudo do Reinaldo e a matéria do Clóvis Rossi que jogou luzes sobre este trabalho... Que tal mandarmos os dois na máquina do tempo viver no período de Floriano Peixoto? Se for demais, que tal confiná-los a viver no período Sarney? Eles iam ficar felicíssimos num governo cuja a média de crescimento do PIB foi acima dos últimos governos petistas. Aliás, junto com os dois poderíamos mandar também a Leitão, o Merval, a Castanhede e o restante da quadrilha, ESCRAVOS dos patrões que controlam a grande mídia brasileira.
Fernando Brito, já viu a última do Ministro Barbosa? Propôs de forma indireta e através de um exemplo de Cingapura que os Ministros do Supremo deveriam ganhar US$1,5 milhão. Apesar de negar depois que o repórter perguntou se seria ético. Vai aí o link: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,barbosa-cita-salario-de-cingapura-para-justificar-reajuste,1069672,0.htm
Nunca vi nada mais ridículo. O PIB deste trimestre brasileiro foi um dos maiores dos emergentes.
Não é que a manchete da Folha é que era o terceiro menos pior desde 1989?
Realmente patético.
You are a very bright individual!
nike air max 90 http://max-shop.nl/
Os EUA mandaram armas quimicas para a Arabia Saudita, que repassou aos rebeldes da Siria, que provocaram o que provocaram e agora dizem que foi por acidente . . . . . o objetivo de tudo é justificar uma ataque dos CAWBOYS americanos . . . . . .
Seria impossível serem todos iguais.
PARABENS DOUTOR... E QUE OS MÉDICOS SEJAM BEM VINDOS....
PARABENS DOUTOR... E QUE OS MÉDICOS SEJAM BEM VINDOS....
Caramba! Tudo aqui. Aula de História de qualidade, informação e opinião não apaixonada. Parabéns, mais uma vez!