O cerco do tempo aos moleques de Brasília. Por Luís Costa Pinto

Sem uma linha de comentários, do jornalista Luiz Costa Pinto, em seu facebook:

Houve um tempo em Brasília que se reverenciava a Constituição. Senhores da cidade, os parlamentares mereciam respeito por serem os únicos investidos do poder de mexer em seus dispositivos – para aperfeiçoá-la, para adaptá-la ao tempo que não pára. Não, o tempo não pára.

Houve um tempo, em Brasília, que ostentar o broche designativo do mandato parlamentar era uma honra – deferência dada a poucos, àqueles que haviam conquistado esse poder nas urnas combatendo o bom combate: a disputa do voto popular.

Houve um tempo, e ele se passou em Brasília, em que se conspirava à noite a favor da mãe de todas as teses populares: o voto, seu significado, seu peso. E quando raiava o dia deputados e senadores, servos respeitáveis da Constituição que haviam ajudado a escrever, assumindo suas imperfeições e orgulhando-se de seus avanços, eram capazes de virar leões nos plenários e nos corredores do Congresso a fim de velar pelo exercício do poder em nome do povo. Como deve ser.

Já não há mais tempo, em Brasília, para lançar um olhar nostálgico sobre o passado não tão remoto. A conspiração, que se faz à noite e de dia também, é para cassar do povo o poder do voto. É para golpear a Constituição brincando de impedir o prosseguimento de um mandato popular – imperfeito, eivado de erros, permeado de equívocos; mas egresso da vontade popular, saído das urnas com a legitimidade divina – urdindo teses mal costuradas para fazer reinar um grupo sem compromisso popular. Sem legitimidade. Sem voto.

Houve um Abril, em Brasília, em que o Brasil inteiro se uniu para gritar a favor da restauração do poder do voto, para enxotar a ditadura militar e devolver ao povo o direito de eleger presidente. Houve esse Abril, e o tempo que não parou não o deixou tão distante assim que aqueles gritos já não possam mais ser ouvidos.

Agora se vê parlamentar, deputados sobretudo, rasgando a Constituição e golpeando o ar com bonecos de borracha. Soprando apitos nos corredores do Parlamento, travestidos de bandeira brasileira e envergando faixas verdes-e-amarelas sobre os paletós mal cortados, inebriados por um sopro de poder que parece ter contaminado a todos. É o sopro do golpe do impeachment. É só um vento que sopra a partir das catacumbas de uma Brasília que já viu passar muitos outros ventos como esse. Mas a cidade sabe que o tempo é implacável com quem trai a urna para tentar pegar um atalho para a História.

Agora é tempo de ver parlamentar achando que pode tudo porque ergueu uma catedral de papel com os cacos de um governo que não conseguiu defender seu legado de avanços em meio a um bombardeio caótico de fatos e de versões disseminadas com o objetivo de miná-lo. É tempo de assistir a turbas de deputados, qual moleques, fazendo apostas em bolões de votos. Eles vendem seus votos. Agora, brincam de rifar placares. Voto não é mercadoria nem tem preço, moleques. Voto é resultado de um ato solene. E tem consequências.

O tempo não pára. E voltará o tempo em que deputado que organizar bolão de voto será cassado por quebra de decoro. Sim, há deputados e senadores que ainda zelam pelo decoro. Hoje, amanhã, domingo, parecem minoria. Daqui a um tempo talvez se tornem, de novo, maioria. O tempo, que não pára, corre em círculos. Em breve esses moleques que não respeitam nem mandatos, nem votos, cairão um a um no meio do círculo porque o cerco terá se fechado. Em breve, com o tempo, porque ele não vai parar.

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • "É só um vento que sopra a partir das catacumbas de uma Brasília que já viu passar muitos outros ventos como esse. Mas a cidade sabe que o tempo é implacável com quem trai a urna para tentar pegar um atalho para a História."
    Ele esta falando dos 50 pedidos de abertura de processos de impeachment contra os ex-presidentes Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso?

    Ele está falando de não aceitar o resultado das urnas em relação ao governo paralelo que o Lula criou ao perder a eleição pro Collor?

    "A origem do Instituto foi a experiência do chamado Governo Paralelo, que se estruturou sob a liderança de Lula após a derrota de 1989, entre 1990 e 1992, para apresentar propostas alternativas de políticas públicas, enquanto acompanhava, criticamente, o governo Fernando Collor de Mello. Nessa primeira fase, ofereceu suporte estrutural e jurídico para o Governo Paralelo."
    FONTE LIMPA [Com adoram aqui]: http://www.institutolula.org/historia

    Vamos deixar de palhaçade e fazer uma mea-culpa, é muito mais digno.

    • Toma um copo de veneno, seja mais digno ! Vai emporcalhar a VEJA, terra de lodo como você e suas toscas argumentações. Pobre diabo.

      • Curti os argumentos.
        Alias acho que vou pegar o discurso conciliador que você mandou em outro post, só pra mostrar que a verdade é algo raro por pro aqui.
        Veja? O link é do instituto Lula,

        • Conciliador ? Não há possibilidade de conciliação com canalhas , com GOLPISTAS, com ladrões. Não há conciliação com quem deseja destruir o nosso POVO, nossa SOBERANIA.
          Conciliação com gente da laia do Cunha , Aécio e coxinhas só no inferno, com eles chegando lá primeiro.
          Quanto a eleição de 1989 se você fosse adepto da decência e da verdade reconheceria quem perdeu e quem ganhou aquela eleição.
          Vai emporcalhar nO Antagonista.....aliás bem propício ao seu intelecto , ANTA.

          • ISKRA não entendo como você perde seu tempo discutindo com zumbis ou vampiros. Esses pertencem às milicias do Bolsu, porisso são fantasmas e vivem nas trevas...

    • Que partiram do PT, não de Lula. Ele que seguiu a orientação política de Dirceu, de que o impeachment era uma atitude furada e sem base jurídica também.

      Quanto a Collor, havia relação direta e comprovada do mesmo no caso Pc Farias. Deixe de ser cinico e não venha me dizer que há crime de responsabilidade desta vez (pedaladas e créditos ? Faça-me o favor).

      De toda forma, é mais do que o obvia uma atitude de vingança partidária pura por parte do PSDB (que tem hoje muito mais experiência de poder do que tinha o PT daquela época) e de governo indireto sem voto por parte do PMDB, não é mérito.

      É (ao PSDB) atitude de criança birrenta, que tenta justificar um erro com outro, depois de não ter obtido o que queria: Sentar o rabo na cadeira de Dilma.

      Se estivessem acima dos interesses politiqueiros por cargos e espaços de poder do que sobrar da queda de Dilma, e construindo um projeto de país autêntico para 2018, não se prestariam a papel tão ridículo de pegar carona num governo tampão Pemedebista.

      Em uma “nova” coalizão que servirá como tábua de salvação para gente tão fisiológica e pendurada em escândalos, que deve fazer Mario Covas e Montoro se revirarem no caixão com o cinismo ao qual chegaram.

      Nunca vi tanta arbitrariedade, para se tentar impor goela abaixo da população um projeto de poder, antes do calendário eleitoral.

    • Olha só. Muitíssimo interessante. Isso daqui: "o chamado Governo Paralelo, (...), para apresentar propostas alternativas de políticas públicas enquanto acompanhava, criticamente, o governo Fernando Collor de Mello." Isso daqui: "apresentar propostas alternativas". Isso daqui: "P-R-O-P-O-S-T-A-S" Entendeu? Qual a P-R-O-P-O-S-T-A do cucucunha, seu guru?

  • Uonderson isso é nome de gente?? Bem parece ser bem burro mas se for gente com certeza não é humano.

  • A gravação da fita do Temer vai lembrar muito o final do filme Fuga de New York e por ironia o taxista(Ernest borgnine)tinha trocado a fita com o Romero braço direito de Duque(Isaac Reyes) no filme.

  • Lindo texto,que nos instiga ESPERANÇAS.Contudo,acho que esse tempo,se vier,levará TEMPO!Não sei se nós,os mais velhos,o desfrutaremos,espero que sim,mas duvido!Afirma-se que o tempo,tudo cura,contudo custa TEMPO,tempo de vidas.Espero que,quando venha,dure TEMPOS! Saudações ao autor e o GOLPE,NÃO PASSARÁ!

  • Importante gravar a Globo golpista e a Globonews golpista para que fique registrado na história o golpismo corrupto fascista contra o povo a democracia e o Brasil! Vamos por fogo na Globo golpista e na mídia golpista não teram paz eles.vão pagar caro! O MPF e STF que permitiram que essa horda de corruptos ficassem soltos para dar um golpe de estado no voto popular vão pagar caro vamos pra cima deles , vamos segui-los vamos em suas casas, vamos atormetar todos os golpistas aonde estiverem sofreram a fúria e a revolta por atacarem a democracia!

    • Sitiar e desmoralizar a GLOBO já é o bastante para a DEMOCRACIA voltar a florir, pois GOLPISTAS morrem, mas a geratriz do GOLPISMO fica se não acabarmos com ela.
      Mas tem um que vai pagar caro quando eu o reencontrar dentro do avião, Paulinho da farsa vai ter a cara esmagada em repúdio às notas que ele atirou no rosto de uma mulher no aeroporto de Brasília.

      • ISKRA "sitiar e desmoralizar a GLOBO" sinceramente acho que você está sendo por demais condescendente com ela. Certos criminosos condenados por crimes hediondos ou que se tornam pessoas irrecuperáveis em paises com pena de morte, são executados. A Globo na sua existencia tem mostrado que fica sempre do lado bandido da democracia, com a banda podre. Em julgamento justo, a minha analise e convicção é de que ela(Globo) é irrecuperável e sua sentença deve ser pela pena de morte, logo tem de ser "eliminada" ou "destruida" visto que ela é para a democrática pátria brasileira como seu câncer por isso tem de ser extirpada do cenário nacional.Desde da existencia da GLOBO a nação brasileira vem sofrendo calada, suas humilhações midiáticas; pregação do caos e desagregação da sua sociedade; incitamento às lutas de classes e tudo que é de pior na desinformação do povo. Para quer precisamos de um órgão assim em nosso seio? Para a semear a discórdia, ódio, a revolta e tumulto entre nós? A SUA DESTRUIÇÃO É IMINENTE. O Brasil não precisa da GLOBO e de seus seguidores.Estamos cansados, esgotados e doentes com a convivencia com ela (Globo).é A PIOR PRAGA NACIONAL. DESTRUA-A ANTES QUE SEJA TARDE...

  • A grande vergonha....enquanto alguns deputados brincam com Democracia realizando "" bolões"", apostas em dinheiro, premunindo o resultado do golpe de domingo, a falta de decoro, é clara e transparente, " patrocinar ou promover"" dentro do órgão publico. Enquanto isso a população ""cabeça"" bate palma pra louco dançar

  • O terceiro da lista Glycon Terra Pinto se diz "pastor evangélico". Houve tempo de pastores evangélicos eram homens íntegros.

  • Lendo o post abaixo, A. Frota artista Porno , que faz todos os tipos na área da pornografia tem muito que apreender com Bolsonaro, Cunha e Temer , provavelmente se Cunha ganhar será o Ministro da Cultura do pseudo governo, recebendo generosos incentivos e auxílio de roteiros da Globo p/ seus filmes, pois nisso essa emissora é Expert..

    • O Lula não foi negociar com um presidiário com tornozeleira? Qual a diferença?
      Generosos incentivos já existem hoje, lei Rouanet paga metade dos "artistas contra o golpe"

        • Não caio nessa besteira que a lei paga artistas progressistas, mas é mais que comprovado que ela ajuda muitos artistas milionários que não precisam dela...
          Se a lei não é ruim, sua aplicação é péssima!

  • Para 'desMOROlizar' ainda mais os BANDIDOS &$ VAGABUNDOS VULGARES FASCISTAS &$ GOLPISTAS!
    Além de 18 governadores, até 'prefeitim' cometeram as tais 'pedaladas fiscais'!
    E o exemplo que segue é, pasme, TU-CA-NO, TUCANO!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    “Pedaladas fiscais” do prefeito de Belém

    Quinta-Feira, 29/10/2015, 07:28:51 - Atualizado em 29/10/2015, 07:28:51

    Para piorar a situação da Saúde Pública no Pará, não foi apenas o governador que cometeu irregularidades no setor. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho PSDB/PA), também cometeu atos censurados pelo TCU. Ele é acusado de praticar as famosas “pedaladas fiscais” para conseguir fechar a prestação de contas do seu Governo.
    Com base em documentos apresentados pelo Fundo Municipal de Saúde, o TCU identificou que os recursos da contrapartida de responsabilidade da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), não são depositados na conta corrente da assistência farmacêutica. “Dessa irregularidade resultam a falta de transparência e a apropriação contábil incorreta de recursos”, aponta o relatório do TCU. O órgão determinou à Sesma que, no prazo de 90 dias, adote providências para implementar a integralização da contrapartida de sua responsabilidade quanto à assistência farmacêutica.
    A Sesma recebeu do Governo Federal, via Fundo Nacional de Saúde, o montante de R$ 16,5 milhões, para a compra de medicamentos, entre os anos de 2013 e 2014. Mas o TCU concluiu que os recursos da assistência farmacêutica básica não são geridos com eficiência pelo prefeito de Belém. “O desperdício não é evitado”, afirma o relatório. Para responder pelas irregularidades, estão sendo responsabilizados o ex-secretário de Saúde do Governo Jatene, Hélio Franco de Macedo Júnior, a atual secretária, Heloísa Maria Melo e Silva Guimarães, e o secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio de Amorim Figueiredo.

    FONTE: http://mobi.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-348917-%E2%80%9Cpedaladas-fiscais%E2%80%9D-do-prefeito-de-belem.html

  • Se esse congresso fosse sério isso já seria suficiente para serem encaminhados ao conselho de ética.

Related Post