Saiu o resultado das eleições legislativas na Venezuela e, como esperado, a oposição venceu. Maduro reconheceu na mesma hora.
Como Cristina Kirchner aceitou a derrota para Maurício Macri, na Argentina.
Embora todos tenham sido apontados, durante anos e todos os dias, como autoritários e avessos às regras da democracia.No caso de Maduro, um tirano caricato, mesmo.
Agora, num país e no outro, a população – e nós, seus vizinhos – vamos ter a oportunidade de observar como, seja do ponto de vista econômico, seja do institucional, como é a democracia “alheia”.
Na economia argentina, todos esperam um desvalorização cambial expressiva, aumento do desemprego e um avanço dos credores.
Na Venezuela, embora as eleições tenham sido para o Legislativo, é bem provável que, nos próximos dias, passe-se a exigir o fim antecipado do mandato presidencial.
O desafio econômico daquele país, em que 75% da economia dependem do petróleo não tem nada que permita ver otimismo com Maduro ou com qualquer governo, com o petróleo pouco acima de US$ 40.
A democracia, ao contrário do que pensam alguns, não é uma formalidade mais ou menos agradável quando se ganha ou se perde.
Ela faz parte do aprendizado e da caminhada dos povos e só deixa de ser um horizonte para quem quer tutelá-lo e dominá-lo.
Embora seja usada como “desculpa” dos que querem sempre deter a caminhada do povo, que se chama História.
PS. Claro que, na Argentina e na Venezuela, a esquerda tem de refletir sobre seus erros, embora também não deva deixar de denunciar os fatos de sabotagem que sempre enfrentaram os regimes progressistas. Mas isso é para depois, hoje é dia de aceitar a manifestação da vontade popular, coisa que muitos aqui não sabem o que é.
View Comments (24)
É isso Grande Brito.
E a História sempre avança pra frente, mas sempre com refluxos.
É inevitável.
Voltar pra casa lamber as feridas. Reorganizar as ideias, entrar em fase com os problemas atuais da população.
Política feita em alto nível não pode se abalar com as derrotas!
O que faz um povo se suicidar dessa maneira (como na Argentina)?
Realmente você não faz a mínima ideia? Não seria o total estado de penúria no qual a maior ia da população venezuelana está vivendo? Isso faz lembrar um certo país do nosso continente não é mesmo?
Com o empresariado ATIVAMENTE desinvestindo, fazendo LOCK-OUT e gerando desabastecimento deixando de importar bens, um mídia ainda mais incrível duas ou três vezes PIOR e mais oposicionista que a mídia brasileira (como é possível ???) e a queda da renda do petróleo gerou a tempestade perfeita para derrubá-los...
Nem sei como o PSUV ainda conquistou 46 vagas...
Os fatos narrados no post mostram com clareza o nível civilizatório em que se encontra o Brasil.
Na LATRINA.
Somos um país de ignorantes idiotizados pela grande mídia e politicos, judiciário, na maioria, de baixo calão.
Se a Dilma for derrubada, teremos o que merecemos. o fundo do poço.
No Brasil, a Direita (Mídia, judiciário, DEM, PSDB) incorporou o patrimonialismo que foi implantado pelo Estado colonial português, quando do processo de concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra que legou à posteridade uma prática político-administrativa em que o público e o privado não se distingue perante as autoridades. Tem no seu DNA o escravagismo, por isso não aceita a perda de poder passando por cima da constituição, como se verifica claramente nos tempos atuais.
90% da midia contra 10% todo dia falando mau de qualquer governo nao resiste!
na venezuela na argentina e nao vai ter jeito no Brasil. Infelizmente
1964 de novo (Espero que o Povo se Levante!)
Blogueiro incauto e ansioso.
Ainda é muito cedo para avaliar a 'aceitação' de Maduro. Sem contar com prisões arbitrárias e mortes aos opositores. Muy democrático....
Por aqui, nessa miséria de país, não é a oposição que não aceita essa desgraça de governo incompetente e corrupto.
São as instituições, seus próprios aliados e o povo. Até quem votou na Dilma e no PT se sentem traídos. Os pobres nunca sofreram tanto na mão da petralhada.
Mas o mundo de rosa de Brito tá tudo legal, tá tudo sob controle.
Inclusive com o PT. Seus líderes na cadeia, a presidenta sofrendo impeachment, seu guru a caminho da cadeia.....Ah mas se não fosse essa oposição!!!!!!!!
Eleições na Venezuela: FATO! Aceitação do resultado pelo Maduro: FATO!
Impedimento da Dilma: desejo teu e dos golpistas.
Prisão do Lula: desejo teu e dos golpistas.
Acusações contra Dilma? Cite-as e veja se têm fundamento para um impedimento (não valem ilações e achismos)
Acusações contra Lula? as mesmas contra Dilma.
Quem é ansioso e incauto?
Esmiucemos. "Os pobres nunca sofreram tanto na mão da petralhada." Correto. Só que na mão dos tucanos, eles sofreram mais. FHC fechou seu governo com inflação maior que a que temos hoje, e com salários proporcionalmente muito menores.
Corrigindo: Nós, que votamos na Dilma, estamos de fato decepcionados por ela adotar a política econômica da oposição. Não escondemos este fato. Mas não usamos isso como desculpa para derrubar o presidente eleito, veja bem a diferença. Queremos que a Dilma mude, não que ela caia fora. E se fosse o coxa do Aécio na presidência, estariamos ainda mais putos com uma política econômica ainda mais retrógrada, certamente acoplada a uma entrega do pouco Estado que nos resta. Mas não estaríamos defendendo o impítima do Aécio por isso, afinal ele deixou bem claro qual política adotaria, desde o princípio da campanha. E como, com o Aécio lá, todo esse legislativo que vocifera pela moralidade com o PT no governo ia ficar mansinho mansinho com as transgressões do PSDB, como sempre.
As instituições não aceitam o governo Dilma? Pois existe algo chamado separação de poderes, que o senhores Eduardo Cunha e Gilmar Mendes parecem não compreender muito bem. Que nos leva a esse cenário deprimente aonde prosperam as atitudes oportunistas de diferentes vertentes do Estado brasileiro, sem que os golpistas sequer se corem ao defender as atitudes de bandoleiros como Cunha, Gilmar Mendes, Augusto Nardes e Aécio Neves.
Já quanto à aceitação do governo Maduro ao resultado das urnas, de fato, isso está por ser visto. É melhor mesmo que se prolongue a agonia dos coxinhas nativos (tanto os de cá quanto os de lá), que ficarão tecendo inúmeras teorias sobre como o Maduro vai reagir de fato. Quando ele contrariar todas as suas teorias, nós vamos poder dar mais risadas que estamos dando agora, para os que acreditam na versão norte-americana do regime Venezuelano.
1. Instituições não aceitam Dilma: TCU (oito à zero!) - condenação por fraude contábil; TSE - processo por crime eleitoral; Câmara dos Deputados - abertura de Impeachment por crime de responsabilidade; Senado - pedido de rejeição de contas e posterior cassação do mandato; MPF e PF - fortes indícios na participação de Pasedena (vide delações de Cerveró).
2. Visível e revoltante a tungada nos pobres. Para sanar o maior déficit da história o governo Dilma (Levy é escolha pessoal de Dilma) aumentou os juros, os tributos, arrochou salários, cortou no social (só a educação da Pátria Educadora teve mais de 20 bi de corte), inflação disparada, escasseamento de empregos.. --- o povo quer a cabeça dela, constataremos cada dia mais.
3. O PT do Paraná pediu impeachment do governador Beto Richa. Por que? se são tão zelosos pela vontade 'soberana' das urnas por que para com o Richa, reeleito no primeiro turno esse raciocínio na serve?????
Como não serviu para Sarney, Collor e FHC cuja petebada fora do poder pedia impeachment a todo espirro????
Quem foi pedra agora é vidraça.
E na luta política não tem mimimi.
Bateu agora tem que saber apanhar.
Quando o PT pede impeachment não é golpe, Klaus.
Sua santa jumência deu agora pra comentar seus próprios comentários!
Ô Kraus,
O "mimimi" (expressão do seu guru), é vc e a oposição que estão fazendo.
Sua narrativa é uma coleção de episódios causados pela própria oposição. A começar, pelo TCU (aquele do honrado e ilibado Nardes ???).
O resto é choro de quem perdeu as eleições por 4 vezes e agora quer ganhar no tapetão, alegando toda espécie de factoide.
Kraus, calma. Aumente a dose do remedinho.
Olha o que escreveu o Collor sobre o próprio impeachment:
"Em 2007, Collor lança o livro "Resgate da História— A verdade sobre o processo do impeachment" , elencando questionamentos da legalidade dos critérios políticos e da judicialização sobre o processo e apontando que o mecanismo jurídico tem sido construído com imperfeições e (ou) arrogos tanto de políticos como de anônimos em busca de notoriedade: "Pedidos de impeachment contra os presidentes da República transformaram-se numa atividade rotineira em nosso presidencialismo. Todos os chefes de Governo sob a Constituição de 1946, à exceção do marechal Dutra e do presidente Jânio Quadros, e todos os demais, depois do fim do regime militar (Sarney, Itamar Franco, FHC e Lula), foram objeto desse procedimento, alguns subscritos por parlamentares, outros por anônimos em busca de notoriedade".[9]"
Acusar o PT de querer o impeachment de Collor é uma palhaçada.
Só para recordar "29 de setembro de 1992 - A Câmara dos Deputados vota a favor da abertura do processo de impeachment de Collor por 441 votos a favor e 33 contra."
Ô Kraus, do FHC sim. Pedimos o impeachment por que ele COMPROU a reeleição e na sequencia quebrou o BRasil 3 vezes, deixando caixa quase zerado para o Lula, que afinal pagou a dívida que o FHC fez com o FMI. Isto sem falar de ter entregado o patrimônio do povo a preços de bananas em tenebrosas transações. Menen e Fujimori estão pagando. E o seu guru, o FHC ?
Esqueça, Kraus. A Dilma fica (ponto).
Não devemos alimentar os trolls. Esses picaretas são pagos para "desviar o foco" de qualquer debate sério que surgir na rede!
É só no Brasil que existe esses politicos da qualidade de Carlos Lacerda. Nos Estados Unidos em 2004, Bush teve menos dos 50% dos votos, o candidrto derrotado teve mais votos e não entrou com pedido de impeachment contra o eleito Bush, nem entrou com ação na Justiça Eleitoral para contestar os votos da Florida que deu a vitoria a Bush no colegio Eleitoral.
Como poderemos viver com esses "Idi Amin Dadas" da politica brasileira travestidos de tucanos e de cunha?
Só quero ver se depois desta vitória da direita na Venezuela e subsequente RESPEITO ao resultado do pleito pelo governo Bolivariano, o boboca coxinha eleito na Argentina vai ter a suprema cara-de-pau de continuar gritando pela exclusão da Venezuela do Mercosul...
Até aqui Gilberto?
Avestruz hein?
tu não cansa de ser chato.
Mas é isso ai. Fique por aqui mesmo, o brito é uma ótima companhia para sua visão deturpada da realidade.
Deixe site de defesa para quem realmente se interessa por DEFESA.
Valeu. Abraços.
Não estou entendendo nada.
Para me informar bem, leio a Veja.
E sempre soube que a Venezuela é uma ditadura.
Como então teve uma eleição e a oposição ganhou!!!
Tem algo errado nessa história.
Boa, João!
rsrsrs
"Explica agora, Coxinha! "
hahahahaha
Pergunta para os mais de 70 presos políticos se lá é ditadura ou democracia...????? Lula dizia que preso político é um bandido comum desses que tem no Carandiru..... em parte o Pixuleco tem razão.... preso 'político' aqui no Brasil é bandido safado que vcs chamam de herói....
Klaussdete, mentir é feio. As 46 pessoas assassinadas pelos canalhas, que sua infinita imbecilidade chama de presos políticos, não tem importância, né?! Isso não vem ao caso, como diz teu ídolo. Canalhice e indigência mental tem limites, seu troll de merda!
Inteessante esses facistas nao tem ondem se manifestarem , vem dizerem bobagens aqui no blo ,ora vao procurar sua turma panacas.