O ciclo da traição se completa: Marina vai de Aécio

A velha roda das traições nunca pára.

Quando se deixa o ressentimento tomar conta da consciência política, a tendência, quase sempre, é dar a volta a si mesmo e se tornar o oposto de tudo que já se foi.

Foi assim com Carlos Lacerda.

Foi assim com Roberto Freire.

Foi assim com Marina Silva.

Marina Silva fez a sua vida política dentro do PT.

Teve solidariedade, apoio e recursos do partido, que a resgatou de um destino obscuro no longínquo Acre para uma trajetória brilhante: foi vereadora, deputada e, enfim, senadora.

Lula a faz ministra de Estado, coroando sua carreira.

Por que Marina entrou na política?

Ela o fez porque, junto com Chico Mendes, sentia que precisava lutar contra a opressão capitalista, que explora o trabalhador, que desmata florestas, que ignora as condições miseráveis do pobre, que usa o Estado apenas para beneficiar os ricos.

Lutando contra isso, ela entrou no PT, e o PT, quando chegou ao poder federal, iniciou os maiores programas sociais da história do nosso país, reduziu brutalmente o desmatamento da Amazônia, salvou a agricultura familiar do destino cruel que o neoliberalismo tentava lhe reservar.

Marina sequer nega isso, tanto que, em sua campanha, sempre elogiou as conquistas sociais do governo Lula.

Então o que faz Marina Silva agora apoiar Aécio Neves, representante do mais duro neoliberalismo?

Do neoliberalismo que oprimiu milhões de pessoas, não só no Brasil?

Simples, a sua opção segue a escala de seu ressentimento.

O TSE não aprovou a criação de seu partido?

Culpa do PT.

Não chegou ao segundo turno?

Culpa do PT.

Daí que, de candidata que tentou associar a si mesma aos protestos de junho, Marina agora se liga ao partido que defendeu abertamente a criminalização dos manifestantes.

Infelizmente, a política está cheia desses exemplos.

O poder de transferência de votos de Marina, porém, é perto do nulo, porque os eleitores antipetistas que migraram para Aécio, já estão na conta do tucano.

A mística de Marina assentava-se, justamente, em superar a polarização entre petistas e tucanos.

Alguém acima do bem e do mal.

Essa mística se quebrou.

Marina agora é mais uma política que fala uma coisa e faz outra.

A aliança com a direita consuma o seu fim.

Fernando Brito:

View Comments (106)

  • Eta mulherzinha traíra, essa ja esta eleita a maior traidora do Brasil.

    • Eu não entendo o motivo de tanta surpresa pela atitude da Marina.

      Em 2010 ela se fingiu de neutra no segundo turno, mas foi Serra no primeiro.

      Então? Ela já é tucana desde aquele tempo . . .

      Para mim o interessante é o que vai ocorrer a partir de agora. A Marina vai sumir igual aquela outra, a Heloisa Helena.

      Talvez ganhe um emprego no Itaú.

  • Hoje presenciei uma conversa que me deixou, infelizmente, ainda mais certo de que dessa vez a elite venceu. Um pedreiro e um aposentado. Os dois conversam sobre política. Quem você apoia? perguntou o pedreiro. Eu voto é em homem, mulher não serve pra política, eu apoio o Aécio. Essa Dilma bagunçou a casa arrumada que o Lula deixou. O pedreiro complementa. Eu também, e ainda tem esse negócio da Petrobrás... Eles venceram Presidenta e a Sra. vai lembrar pra sempre que muito do que está acontecendo agora é fruto da teoria que a Sra. mesmo defendeu: a teoria de que a melhor regulação da mídia era o controle remoto. Preparem-se, tempos difíceis virão! Eles venceram!

    PS.: E aí Fernando Brito, a eleição tá ganha, o Aécio continua sendo um playboy fracote?

    Esses blogueiros progressistas...

    • Esse ALEXANDRO RODRIGUES é figura que vive em grupos do Face petistas trazendo postagens pessimistas. Tá na cara que é troll tucano.

    • Perdão caro Alexandre, pelo teu derrotismo. Quer dizer que escutas a conversa de dois "ganços globais", aqueles que se alimentam pela globo goela abaixo, e dizes que Dilma e o progresso do Brasil foi pro saco. Desculpa, é domingo, e mesmo mais relaxados não baixemos a guarda. Tudo que a globo, o judiciário e o psdb querem é este clima de já perdeu, bom pra eles. Nada disso, meu amigo. Eles estão mascarando já as pesquisas para criar um clima de derrota. Só vale quando apurada eleição e Dilma tem muito cacife pra desmascarar o playboy, pode crer. Quanto a Ismigol...nada de novo...a gosma dela é tóxica, e ela acaba de lambê-la, ou seja, decretou seu fim, que bom, demorou!

      • Cara, se for te falar, já conversei com umas 10 pessoas de classe C, todas votam na Dilma e ainda falam que a imprensa não é confiável. Se fossemos fazer um teste de rejeição da imprensa, poderíamos ver que ela não está com essa bola toda.

      • JUCA CHAVES, AÉCIO, MARINA E A PROSTITUIÇÃO POLÍTICA

        Juca Chaves se deliciava, ao contar a história de uma cantada que alguém fez a outra pessoa (vou ser politicamente correto aqui).

        Como era uma proposta realmente indecorosa a outra pessoa puxou do fundo da alma um resto de algo parecido com inocência que supunha ter e disparou: "Tá pensando que eu sou protistut@?".

        Ao que @ primeir@ personagem, com muito cinismo, arrematou: "Isto eu já sei que você é. Estou querendo discutir é o preço".

        Como não lembrar Juca Chaves neste triste espetáculo de prostituição política que os brasileiros assistimos durante uma semana inteira, e que vemos se consumar hoje?

        Não podiam, pelo menos, ter deixado passar o domingo do Dia das Crianças?

    • Uma coisa eu te,GARANTO,Deus,e' absolutamente contra a imprensa,Deus nao suporta a imprensa...então vamos ver...

    • Troll tucano.....que conversa mais idiota! Ta recebendo pra fazer isso. Vai lá se abraçar com a tua turma do arcioporto minha vida, inrresponsavel bêbado playboy meritocrático, mentiroso contumaz, usuário de droga, desvio de Furnas, ambulância superfaturada, venda da Vale, terrorismo na mídia mineira, desvio das empresas estatais mineiras pra sustentar reeleição e por final por enquanto, perdeu as eleições onde as pessoas conhecem bem a peça. No mais me encontre na rua defendendo as bandeiras do meu país e não entregar o dinheiro do pré-sal pra sanha das petroleiras estrangeiras. Anti patriotas de M....

  • Mais uma incoerência dessa senhora, que diz uma coisa e uma hora depois diz outra. Definitivamente essa não é a "nova política" e muito menos foi isso que as manifestações de junho de 2013 quiseram transmitir. Que triste fim!

    • Prezada e consciente Ivoni,

      ... Foi o mais prolongado 'adiamento do que já estava previamente decidido' da história universal!...

      O fenômeno ira para o Livro dos Recordes ou para a Bíblia Sagrada?!...

      Pausa para rir!...

      • errata desprezível: O fenômeno irá para o Livro dos Recordes ou para a Bíblia Sagrada?!…

        ... irá... (em vez de ... 'ira'...)

        • Olá Messias. Os seus comentários sempre lúcidos com uma dose de humor que lhe é exclusiva. A minha posição vai além de todos os raciocínios que a direita elabora a partir dos golpetes que promove diariamente via midia apátrida, ou melhor, organizacoes mafiomidiaticas a serviço de um império que sufoca qualquer ânsia de libertação dos povos. Contrariando todos os prognósticos dos institutos de pesquisas claramente vendidos e opinião de motoristas de táxi e de pedreiros que hoje viajam até de avião, o casamento do Santo Daíme com os paPERRELotes dará com os burros n ' água. Não passarão!

  • Boa tarde, Fernanado!

    A revoada do voto conservador que encontrava em Marina algo novo, desfaleceu quando ela no debate da Globo, disse com todas as letras que iria dar 13° Salário aos beneficiários do Bolsa Família.
    Sua frágil candidatura, sem militância, nem o número dela os tal simpatizantes sabiam para votar, os tucanos que alegavam o novo, mas com o coração eivados no velho, não admitem que uma candidatura que eles apoiem faça qualquer menção em continuar o programa que eles tanto odeiam.
    Esse foi um dos fenomênos de perdas de votos em 72 horas e a transferência para o Aecioporto.
    Está na hora de perguntar como Marina incoerente apoia Aécio que vai acabar com o importante Programa social ?
    Sinceramente, acho que o apoio dela mais atrapalha do que ajuda neste momento.

    • Você acha que o conservadorismo concorda com a proposta do Aécio: Mutirão de Oportunidades que pretende dar 1 SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS para pessoas que interromperam os estudos voltarem a estudar atendendo no total 20 MILHÕES DE PESSOAS.... ou seja muito mais do que o programa bolsa família que atende 50 milhoes mas com valores por volta de R$70.00 ????

      • Não concordam mas nem ligam. Sabem que é papo furado. Que nem tentarão implementar tal medida. É só promessa eleitoreira.

        • com certeza isso jamais sairia do papel, é chocante o nivel que chegaram as falsas promessas do psdb

  • Acho mais que coerente. O programa dela era mais a direita que o de Aecio!Ela só estava esperando o "momento" .HUM....

  • Ela é uma coitada.Basta ver a cara do Feldman logo atras. Marina é manipulada por ele e pelo tal do BETO. É uma pata na mao deles.Ai está de trofeu.

    • Marina está longe de ser coitada, Laura. Ela é uma manipuladora de mão cheia.

  • Não preocupe não minha gente, a Traira não consegue transferir voto. Não transferiu nada pro Eduardo e agora muito menos vai transferir pro Arrocho!

  • Duas pessoas que o Lula colocou em evidencia para quebrar o estigma de preconceito no país foram seus principais traidores: Joaquim Barbosa e Marina Silva.
    Fazer o quê se até Jesus Cristo teve o seu judas.

    Só espero que as decepções causadas por pessoas desse tipo não sejam capazes de mudar o jeito humano e carinhoso que Lula tem com seus semelhantes.
    Vamos a luta, a batalha ainda não acabou...

  • Leia carta enviada pela professora Fátima Alves, de Belo Horizonte (MG) à presidenta Dilma:
    "Querida Dilma,
    Permita-me chamá-la assim. É com respeito e admiração que me dirijo a Vossa Excelência.
    Estamos juntas nessa campanha, pois, como brasileira, tenho que agradecer e reconhecer sua capacidade de governar. São muitos os brasileiros que hoje podem estudar e transformar a sociedade, são muitos os professores que como eu temos a esperança de viver com dignidade e respeito.
    São muitos os trabalhadores domésticos que hoje têm seus direitos garantidos. Nós brasileiros, crianças, jovens, adultos, idosos, temos hoje a possibilidade de acreditar na transformação que já começou com seu governo e com Lula.
    Estamos juntas nessa e seremos vitoriosos nesse embate.
    Que Deus lhe abençoe.
    Fátima Alves
    Belo Horizonte, 09 de outubro de 2014"

Related Post