O comício de Janot

O Dr. Rodrigo Janot tem todo o direito de pensar o que quiser sobre o sistema político brasileiro.

Duvido que pense algo mais duro e condenatório do que eu penso , depois que assisti, nos últimos 40 anos – aliás sob o silêncio do MP e do Judiciário – a mercantilização dos sistema eleitoral.

“Algumas vozes reverberam o passado e ensaiam a troca do combate à corrupção por uma pseudo estabilidade, a exclusiva estabilidade destinada a poucos. Não nos sujeitaremos à condescendência criminosa: não é isso que o Brasil quer, não é disso que o país precisa”, afirmou o procurador-geral na abertura de um seminário que vai discutir os grandes casos criminais do Brasil e da Itália. “Chegou a hora de quebrarmos também os grilhões do patrimonialismo, de nos libertarmos de um modo de ser que não nos pertence, daquele malfadado jeitinho associado à corrupção da lei que não traduz nossa verdadeira natureza. É hora de nos desvencilharmos da cultura de espoliação e do egoísmo. O país fartou-se desse modelo político”, completou (veja na Folha).

Também estou nessa, doutor.

Mas não com o poder de pedir para  prender, encarcerar, denunciar criminalmente, arrancar delações.

 

Este poder é seu, e para ser legítimo tem de ser exercido com uma isenção quase monástica.

Que não combina em nada com a linguagem de palanque que o Ministério Público vem adotando:

Na avaliação do procurador-geral, o sistema eleitoral está “falido”. (A Operação)“Lava Jato desvelou, como nunca, o sistema de favores mútuos entre políticos, partidos e empresários, que mais do que locupletar os seus sócios, frauda a democracia representativa, conspurca os valores republicanos e transforma o Estado em um clube exclusivo para desfrute de poucos, mas penosamente custeado por todos os brasileiros. É hora de nos desvencilharmos da cultura de espoliação e do egoísmo. O país fartou-se desse modelo político”.

De acordo, Doutor, mas quem tem o direito de dizer isso somos eu ou qualquer cidadão sem impedimentos políticos, não o senhor.

O senhor tem de dizer: Fulano e Beltrano praticaram o crime do artigo tal, da lei qual.

Mais nada.

É a sociedade quem tem de julgar, não o Ministério Público dizer como deve ser o julgamento politico dos cidadãos.

O senhor, não é de hoje, vem aceitando a posição messiânica do MP e a sua própria.

Já nem tem pruridos em se confrontar com um STF desmoralizado por sua leniência com os denunciados que não são do PT e aqueles que merecem, como Eduardo Cunha, pausas de meses em sua contenção.

Melhor faria o senhor explicando porque o MP não quer aceitar a delação que envolve Michel Temer.

Mas o que se lê é diferente:

Janot afirmou que os políticos precisam perceber o desejo de mudança na sociedade.”Se os nossos timoneiros não perceberem rapidamente a direção dos novos ventos, certamente estarão fadados à obsolescência democrática. Ficarão, com os seus valores ultrapassados, presos irremediavelmente no tempo do esquecimento e condenados pelo juízo implacável da história.”

Janot está permitindo que o Ministério Público se transforme em um partido político.

E Ministério Público é para acusar que merece ser acusado, não para fazer política, por mais meritória que possa ser ou parecer.

No próximo post, vou mostrar quantos anos de cumplicidade Ministério Público e Judiciário tiveram, quando a mesma corrupção e os mesmos corruptores de hoje passaram impunes por suas mãos.

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Doutor Janot iria ruborizar se soubesse o que eu penso do MPF... pena eu não ter palanque para discursar.

  • Janot não presta. De onde saiu tantos trastes desse tipo ? Vejam a cara de paisagem do sujeito. Tempos sombrios de vampiros, ratos e largartos.

  • A pgr sob janot tem tido um papel primordial: PROTEGER E BLINDAR CORRUPTOS QUE PERTENÇAM AO PSDB. Nada mais revelador do que a luta que foi (e tem sido) de alguns deputados estaduais e federais de MG para que a pgr aceite denunciar os componentes da Lista de Furnas, já autenticada pela pf, pública e notória há mais de dez anos e cujo autor (Dimas Fabiano Toledo), pelo que sei, NUNCA foi intimado pelo mp estadual de MG ou pelo federal. Por quê? Porquê nessa Lista está toda a cúpula tucana envolvida em desvio de recursos de Furnas, com nomes e valores (nada irrisórios). E pior, esta Lista é relativa apenas um determinado período e antes e depois de Dimas Toledo ter elaborado a Lista? Portanto, se houvesse um mínimo interesse da "heróica" pgr em investigar iria certamente achar muito mais dinheiro desviado de Furnas antes e depois da Lista ter sido elaborada. Alguém duvida?

    http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas

  • Ah é Dr Janot, e o sumiço da operação zelotes, globo , Gerdau,RBS, Bradesco..??? Tá tudo certo? Vai pra puta que pariu.!!!ja estou farto dessa hipocrisia.d o MP,PF,PGR.

  • "Janot está permitindo que o Ministério Público se transforme em um partido político. "
    Não só está permitindo, como pediu "permissão" ao stf, para fazer uma "caixinha partidária milionária" com 10 a 20 % de COMISSÃO, da dinheirama roubada, justo por estes à que ele se refere em sua FALÁCIA MORALISTA, para disfarçar seu discurso político. Quer ser candidato, excelência???PEDE PRA SAIR DO MPF.
    Neste cargo nós já PAGAMOS -e caro- o Sr. para outra função...Não para POLITICAGEM FALSA MORALISTA! Não nos trate como RETARDADOS ! Ninguém tem obrigação de fazer curso de Direito...nem por isto quer dizer que não entendamos o que é DIREITO e o que é TORTO !!! Seja DIREITO Dr. Janot...

  • O seu Janot deveria mesmo é promover a isenção de seus comandados que tem uma enorme dificuldade em inquirir denúncias anteriores a 2003 que pegam os tucanos, a obediência ao marco legal, coibir os arquivos em pastas erradas por DOIS ANOS em que pese as denúncias públicas do MP suiço, etc. etc.
    Enfim que pare de enganar o povo com conversa mole.
    Menos discurso e mais ética.

  • As trapalhadas de Monsieur Janot provocou um situação muito estranha. No joguinho de cassa, não cassa, prende, não prende o delinquente (palavra usada no STF) Cunha, tornou o deputado corrupto afastado uma espécie de juiz corrupto afastado. Está solto, recebendo todas as regalias - salários, gratificações e mordomias de presidente afastado da Câmara. Já pegava mal juiz que prevarica ser aposentado com todos os direitos. Essa situação nova então, nem se fala...

  • E então, PATETADA? Vão desmentir o Brito? Não vão, porque vocês sabem que o que o Brito escreveu é a mais pura verdade. E vocês, PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER, são avalistas desta porcaria toda que essas forças políticas do mal estão fazendo ao nosso país.

  • Basta mostrar ao dr. Janot os 51 pedidos de CPI contra o governo FHC arquivados pelo Geraldo Brindeiro, apelidado, à época, de Geraldo Gaveteiro. O STF e o MP sempre acobertaram os malfeitos dos vendilhões da pátria. Como não eram do PT, nada "vinha ao caso". Esse é e sempre foi o nosso judiciário. Não tenho dúvidas de que o Renan vai aceitar o pedido de afastamento do Janot, e que deve ser apoiado pelos partidos de esquerda também. Só assim ele verá que estamos atentos à todos os seus atos.

  • Excelente texto FB.

    Em complemento, e para quem ainda não leu, gostaria de sugerir ótima síntese de Teresa Cruvinel

      • Lógico que não fazendo coro com os corruptos que querem "estancar a sangria" (interromper as investigações), temos, cada vez mais, identificado abusos, excessos, arbítrios, seletividade e omissões na Lava Jato e no STF.

        Tal é o perigo. Lições da História.

        Até então, nós preocupávamos com independência do Banco Central retirando do governo a sua capacidade de fazer política e gestão. O BC independente seria um Estado dentro do Estado, e naturalmente com viés.

        Isso não é menos verdade quanto às consequências de um governo que confundiu republicanismo com a falta de comando sobre o aparato policial.

        É assustador que das falas do Janot e do Moro possa emergir um Estado policial, já nem dentro do Estado porque ele seria o próprio Estado, e que, a exemplo de ditaduras de corte fascista, não pare de ver bruxas e inimigos até onde eles não existem, como forma de ir se perpetuando.

        A estas bruxas e inimigos o Estado policial e persecutório chamará agora de corruptos, como chamou de outros nomes nas suas versões passadas.

        • E pensar que a força-tarefa ainda por cima também quer "participação nos lucros"....

Related Post