O Congresso do PT, o governo e os heróis com o couro dos outros

A política não é um convescote e muito menos uma sessão de terapia de grupo, onde tudo pode ser dito com irresponsável leveza ou, ao contrario, despejar toda a sua carga emocional.

A política lida com a realidade, com o objetivo essencial da mantê-la ou mudá-la.

É esta é a sua métrica.

Não faltou quem, inclusive eu, muitas vezes criticasse duramente as políticas dos governos petistas, com Lula e com Dilma.

Muito mais, porém, pelo que  eles não fizeram, quando podiam (ou parecia que podiam) e muito menos pelo que eles fizeram.

Do subaproveitamento de oportunidades de criar ferramentas de defesa e – porque não? – acreditarem que não seriam atacados pela méquina de poder das elites, mídia à frente.

Agora, os jornais falam que o PT se reúne “no momento de maior afastamento” entre o governo e o partido.

Não creio que isso esteja acontecendo neste grau e, se estiver, é um grave erro político.

Nada a ver com subscrever tudo o que o governo faz ou de deixar de defender posições -corretas, inclusive, como a taxação das grandes fortunas.

Mas, como diz bem um amigo, o professor Nílson Lage,  há muitos “exemplares eruditos do discurso da esquerda que culpa o PT por ter viabilizado, com artes de Macunaíma, o processo de melhoria das condições de vida da população, expansão do ensino superior e tudo mais que vimos nos últimos 12 anos. A questão é o preço – moral e politicamente insuportável, dizem”.

O próprio Lula, no seu primeiro mandato, muitas vezes, foi forçado a conduzir políticas econômicas que, em condições normais de temperatura e pressão, ele próprio e o PT detestariam.

E em situação de popularidade nada invejável.

Para quem duvida, cito a Folha de  11 de agosto de 2005, já ao terceiro ano de mandato:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seria reeleito se a eleição fosse hoje, segundo o Datafolha. (…) Lula perderia a Presidência da República no segundo turno para o prefeito José Serra (PSDB), derrotado pelo petista em 2002.  De acordo com o Datafolha, Serra teria 27% dos votos e Lula 30% no primeiro turno. No segundo turno, pela primeira vez, o suposto candidato tucano levaria a melhor: 48% dos votos contra 39% de Lula.”

Todos sabem que, um ano depois, Lula foi reeleito.

E quem viveu intensamente aqueles dias sabe que parte importantíssima desta “virada” foi a plena afirmação do discurso nacionalista e de defesa das riquezas do país, que levaram Geraldo Alckmin a posar de camiseta e boné do Banco do Brasil e uma jaqueta cheia de adesivos de estatais.

Parecia, com todo respeito ao original, um Tiririca do neoliberalismo.

As defesa de posições mais nitidamente progressistas e de cunho de justiça social deve ser a de entender que é preciso criar as condições políticas para que elas possam ser postas em prática e isso está diretamente vinculado ao mundo real da política, como me referi ao início.

Só os muito tolos não percebem que os ataques ao Dilma não se reduziram, mesmo com as medidas econômicas de Levy merecendo o mesmo aplauso que receberam as de Antônio Palocci e Henrique Meirelles nos primeiros anos do Governo Lula.

Não arrefeceram porque têm como alvo a destruição de Lula, não de Dilma.

Vivemos uma ofensiva conservadora como poucas vezes se viu neste país e não se a vai furá-la com radicalização vazia, aquela que não pode se transformar em atos senão de desespero ou se tornarem resposta à frustração de militâncias.

É preciso cuidado para, até com as melhores intenções – daquelas que minha avó dizia estar cheio o inferno – não transformar a crítica em uma contrafação da esquerda, que acaba se encontrando, na prática, com a “onda” da direita.

O mundo, sabe-se a mais de meio milênio, é redondo e os deslocamentos opostos acabam, uma hora, chegando ao mesmo lugar.

Se não se enxergar isso, fica-se no purismo, e então concluo o raciocínio da Lage, de que Lula “deveria ter fincado o pé da proposta de integridade absoluta, nenhum acordo com as oligarquias. Pureza revolucionária. Não chegaria, talvez, ao fim do primeiro mandato, Não seria eleito para o segundo. Nada do que aconteceu teria acontecido”.

“Seria, porém,preservada a pureza dos ideais, não importa a grandeza do do sacrifício.

Os ideais são de quem diz isso.

O sacrifício teria sido dos outros.”

Fernando Brito:

View Comments (65)

  • Muita balela para o infrutífero encontro da matilha em Salvador, terra atrasada. Apague este e tente outro post, na falta do que dizer, ignore, mas não encha linguiça.
    O PT só foi 'esquerda' na oposição. Uma vez no poder virou pró-capital e intensificou práticas assistencialistas, clientelistas, fisiologistas, nepotistas e outras que criticavam quando oposição.
    Agora não se envergonha de ser uma extensão de Sarney, de Collor, de FHC, tipo se eles roubaram por que a gente não pode roubar, por que Lula não pode fazer as mesmas e piores práticas? é preconceito? pela sua origem? pela sua escolaridade?
    Resumo da ópera, PT é de direita disfarçada e Lula é um farsante escancarado!

      • Flavio, e isso ai, sem retorica! Desinformados, ignorantes e idiotas, nao entendem nada repetem o que os outros falam, sem cerebro, nao conseguem entender nada, basta ler os improperios, digno de pena e um infeliz, provavelmente nao consegue se encontrar e culpa o governo os fracassados sempre culpam os outros.

        • Talvez cara analista seja a causa do PT culpa coxinha, FHC, mídia, Obama, periquito pelos seus sucessivos e aberrantes fracassos, nunca fazem autocrítica para cair na real que a solução é expulsar Lula e Cia e refazer o caminho da roça como fez o Mujica que deu show no uruguai sem se vender, ainda com seu velho fusca.

          • Não foi Mujica quem rendeu altos elogios a São Lula, o vilipendiado?

    • Aqui no RS usamos de uma frase chula quando queremos dizer a alguém que pisou na bola: Cloves, faz que vai cagar e sai...

      • è o que você está fazendo ao entrar...melhore se nível e honre a politizaçao desse estado que derrotou o lulopetismo na última eleição.

        • Querido Clovis, para ser reeleito ou permanecer na política é necessário ser pragmático. É por essa razão que o Lula vai vencer sua quinta eleição, tem resultados, foi pragmático tanto para os pobres como para os ricos. Todos eles ganharam no governo dele. Os únicos que reclamam acintosamente é a elite paulistana e o estado que perderam bastante pois o gov federal resolveu desenvolver o resto do país. Descentralizaram a economia e os herdeiros do império do café choram. Antes que me esqueça e lembrando os mineiros interioranos Clovis, vá picar bost. Com a faca que vc ganha mais.

          • já estou picando... não vê que não dou sossego ao Malazarte dos trópicos?
            É possível duas clsses antagôncas, opressor e oprimidos ganharam ao mesmo tempo, copo de leite para o pobre e rebanho leiteiro para o rico.
            O problema é esse 'pragmatismo' para a rapinagem porque o Brasil é camp~eao em desigualdade social.

      • Pelo menos não parasito os cofres públicos... se liga, tem que sentir raiva de quem rouba o seu imposto e esculhamba a sua sociedade e não de quem expressa a sua opinião.. afinal aqui não é cuba nem venezuela...e mais todo verme é asqueroso, tome umas aulas de parasitologia porque de democracia não entende nada.

        • Com tantas asneiras que você cuspiu "Dr. Cloves" fica difícil respeitar sua "opinião" onde destila ódio e preconceito. Não tenho raiva de você tenho pena de sua ignorância. Por fim, você precisa conhecer a Salvador, e todo nordeste, para compreender que "atrasado" é seu pensamento.

    • Atrasado deve ser um bostético que nem tu, escroto filho de uma égua !! Respeito com os baianos, safado, coxinha com cérebro de ameba !

    • Li todos os seus comentários e concordo totalmente com todos eles. Parabéns pela lucidez nas suas afirmações.

      • A intenção não é doutrina para esse ou aquele partido, ou político, ou rinha eleitoral. Minha intenção, como de muitos outros, realmente é contribuir para a criação e vivência de uma sociedade civil que cobre de qualquer governante que seja, pretéritos ou póstumos o cumprimento dos objetivos de uma sociedade justa, solidária, racional, crítica e sobretudo decente. A meta é que todo centavo arrecadado pelo Fisco seja convertido para o bem comu e nunca para negociatas de degenerados. Corrupção é a mãe da miséria, violência e outras mazelas. Vamos caminhar em busca da luz e refutar o que entreva.Vamos nessa.

  • O único Partio realmente que se preocupa com os Pobre. Esta elite sonegadora e corrupta não suportam dividir "seus" espaço conosco. Azar deles, vão ter que nos engolir! Sou Dilma Lula da Silva

    • Se se preocupasse com os pobres não proporiam nem votariam no CORTE de direitos trabalhistas e previdenciários, não cortaria da educação pública, da saúde pública, da segurança pública, não aumentariam impostos para os pobres e coisa e mais. PT gosta de ricos, de jatinhos, hoteis cinco estrelas, vinhos franceses e faisão. Acorda! do pobre só o voto, o voto do estomago, o voto da chantaegem, da alienação.
      O PT e suas cúpula bajulam as elites, facilitam para as elites, tira do pobre para o rico, querem ser ricos, ricos sem trabalharem, ricos manipulando a ignorância e a miséria para proveito próprio. Pergunte com quem Lula viaja de mãos dadas com o executivo da Camargo Correia ou com o zé da esquina?

      • além das agressões básicas e gratuitas ao pt, eu percebo que o sr. cloves não tem um sobrenome. essa coisa da internet permitir que o cara não se identifique está facilitando muito as agressões pelas agressões.

      • E quem seria o teu "salvador da pátria"?
        Aécio?
        Cunha?
        Marina?
        Bolsonaro?
        Quem seria, na tua opinião, o luminar que nos conduziria à redenção?

  • "Os ideais são de quem diz isso.
    O sacrifício teria sido dos outros."
    Lavei a alma.

    Quem gosta de "ideal" sem considerar milimetricamente os meios é quem "já está com a vida ganha".
    O ideal verdadeiro é o caminho do meio. Pois, um extremo desconsidera os meios e vira totalitarismo, o outro, ignora o fim e vira idealismo inócuo.

    • Agora o escape do fracasso petista em todas áreas é relativizar o idealismo.
      Não era assim quando eram oposição, se portando acima do bem e do mal, atirando pedras em tudo e em todos, por isso queriam uma chance, sem medo de ser feliz, lembram?
      Ocorre que agora de pedra virou vidraça, aí muda o discurso. Não e bem assim, tem que governar com o real e o real impossibilita o ideal.
      Se é assim, por que ainda a petelhada criticam o governo FHC se a realidade não o permitiu fazer o governo dos sonhos?
      Esse relativismo só serve para o fracasso petista?
      Conversa para zumbi dormir!

      • Engula, cloves.
        Esta no inicio e nao no fim do mandato.
        E o Lulão pro-capital vai continuar a ser odiado e xingado pelo...capital. E uma vez eleito consegue agradar plenamente ao Trabalho. tenho um exemplar do Piketty em casa, sabes ler?

        • Lula patrocinou a comilança do capital, os bancos se vangloriam que nunca ganharam tanto dinheiro, os empreiteiros lhe 'doam' milhões, pecuaristas lhe dão carne da boa.... o queridinho do capital.
          Mas enquanto esse caso de amor, trabalhadores são tungados em seus direitos...e os bocós gritam; Viva Lula, Viva ao PT..
          Viva a patética, corrupta esquerdilha brasileira.
          Quem sabe ler PIKETTY é o Lula.... com certeza. O livro de cabeceira dos seus ídolos é a ARTE DE ROUBAR e BALELAR!

          • São Lula multiplicou o pão e o vinho e distribuiu para todos, nosso PIB multiplicou por 4 no seu governo, nossas reservas de petróleo tem um marco, antes e depois de São Lula.

  • Falem a vontade, mas tudo e apenas medo do Luiz Inácio Lula da Silva, todos sabem que se chegar em 2018 e o Lula estiver em forma ele sera candidato, e ai o mundo pode cair para todos da oposição e para o partido da imprensa golpista. tentarão destruir lula de todas as formas inclusive tentar contra sua vida,todos nos sabemos disso,façam o que fizerem ainda não apareceu outro que seja melhor de voto do que Lula.

    • A questão não é eleitoral. Pouco importa se o eterno candidato lobista de empreiteiros e banqueiros vai ganhar ou perder. A questão é botar os pontos nos is: o PT é pró-capital e corrupto e Lula é um office-boy de luxo das elites.
      Agressão é cortar direitos trabalhistas e previdenciários dos pobres trabalhadores.
      Defender o partido dos tesoureiros presos, da cúpula condenada, do dinheiro na cueca e paraísos fiscais, fartamente publicada na imprensa de todas as cores isso sim que é agressão à verdade e decência.
      Ganha eleição a campanha mais cara, a mais corrupta, a mais mentirosa, a mais mafiosa, mais capilar nos rincões e nesses critérios Lula e cia são imbatíveis.
      Quando não eram, perderam de Collor e FHC por duas vezes no primeiro turno!

      • Publicado em qual imprensa?
        Aquela que se mostra partidária, que mente, distorce, engana e pressiona os covardes do STF a votarem segundo as suas vontades?
        Se for, então está explicada a sua obtusidade.

    • Quando o PT for expurgado da Presidência talvez pelo PMDB que manda de fato, a petralhada venha com o papo de utopia, idealismo, que dá para fazer diferente e outras balelas para os órfãos de sentido de vida.

      • Não há mediação, temos que ler as besteiras meramente ofensivas do Cloves ,então ai vai Cloves:para de encher Cloves vai escrever no site da veja ,ou eu pessoalmente irei nesse endereço onde vc esta, e vou enfiar um machado até o seu intestino delgado.Seu merda .Tá achando que, por que, o Alkimin esta lhe pagando ,estaráis seguro pois eu estou na sua cola seu merda.O PT não acabou com vc não parasita então eu vou acabar .Idiota desprezivel.Vou expurgar vc.

  • Notei que o tal cloves sai respondendo um a um os comentários aqui.
    Sempre naquela linha de robô a serviço da direita, sempre com aquela mesma dialética de 'petralhada', 'corrupto disso, corrupto daquilo', 'matilha', etc.
    Isso quando não ataca diretamente o texto do blogueiro.
    Caro Brito, tá na hora de limar...

    • Se atenha aos fatos: mensalão e petrolão.
      Negar essas duas realidade corruptas você não se propõe,né, Negar que tungaram os direitos dos pobres trabalhadores,neca Negar que os ricos são protegidos pelo governo, nunca.É mais fácil atacar o evocador do que contestá-lo... doutrina petralhista. Limado tem que ser quem não vem com argumentos para um debate público, como você.

      • Mais um indício de que você só se baseia nas informações da tríade Globo/Folha/Veja.
        Se buscasse outras fontes de informação, saberia que o "mensalão" não se sustenta com as provas ocultados por Joaquim Barbosa, que negou acesso aos autos que poderiam inocentar Pizolato e que de quebra tornariam inviáveis as acusações de compra de votos.Até Ives Gandra Martins, assumidamente de direita e anti PT, chegou a conclusão de que não haviam provas para condenar Zé Dirceu.
        Quanto ao "petrolão", os únicos indícios que existem são os desvios promovidos por diretores da própria Petrobrás, que usaram do dinheiro para enriquecimento próprio, vide o montante que alguns devolveram, em troca do abrandamento de penas numa eventual condenação.
        O resto é só a ação canalha e desmedida de um certo juiz boquirroto que mantém pessoas presas ilegalmente e sem acusações, na tentativa de arrancar confissões e delações, verdadeiras ou não, para satisfazer seus patrões na sanha de destruir o Brasil, entregando os nossos recursos naturais para a gangue de Washington.
        Se somos "petralhas", você é um CANALHA a serviço dos canalhas de Washington.

      • Não acredito Cloves, acho que vc é o parasita reclamando do remedio .PT no parasita Cloves .Robozinho da globo .Foi bom poís agora o RS vai ver quem esta contra o PT ,e vai voltar, pois, a manipulação da midia tem limites.Perdeu C loves ,e vai continuar perdendo .

  • Trabalhadores tem que tá antenado. Este é o seu partido. O partido que defende a causa dos trabalhadores e do povo. Claro, todos nós sabemos, que dentro do partido gente que cometeu erro e tem (terá) de pagar e deixar o partido seguir seu rumo defendendo os interesses dos trabalhadores e da população. Partido é uma instituição. Não vamos nos render às manobras e as ciladas da elite, do PIG e da oposição que querer se apossar do poder e depois da uma banana verde para a gente. Vamos defender a causa de todos limpando e fortalecendo o nosso partido, que muito tem contribuído para o bem do Brasil. Viva o PT! Viva Dilma! Viva Lula! Viva o Brasil!

Related Post