O crime que compensa…

Edificante narrativa para a moralização do país feita hoje em O Globo, sobre o destino de Paulo Roberto Costa, o grande operador da corrupção na Petrobras:

” o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deverá ser condenado a, no máximo, 20 anos de prisão pelo conjunto dos crimes que vão de lavagem de dinheiro da administração pública, peculato, formação de organização criminosa a obstrução de investigação. (Mas) Costa não ficará na cadeia: cumprirá no máximo dois anos da pena que lhe for imposta em regime semiaberto, não será processado por todos os fatos novos que vier a denunciar e, se mantiver o compromisso de colaborar com a justiça e não cometer crime relativos ao escândalo poderá pedir a extinção da pena.

” os processos contra o ex-diretor da estatal serão trancados assim que as penas somarem 20 anos de reclusão, daí o compromisso de que, ao final do processo, ele cumpriria apenas dois anos em regime semiaberto”.

” Mulher, duas filhas e dois genros (do)ex-diretor receberam e pagaram propina, fizeram remessas ao exterior e ainda são acusados por tentar impedir a investigação da organização criminosa, ao serem flagrados retirando malas de documentos de seus escritórios durante a operação da Polícia Federal”. Um dos genros “operava com contratos (…) que ficavam fora do interesse do PT, PP e PMDB por serem considerados de “menor valor”.

Todos, claro, faziam isso “enojados”.

“Depois que cumprir a prisão domiciliar de um ano Costa poderá inclusive viajar para fora do Brasil, desde que autorizado pela Justiça. O acordo de Costa não é válido para toda a família. Cada integrante negociou o seu. Mas se Costa não cumprir o compromisso, os outros cinco acordos deixarão de vigorar e todos os processos são reativados. A quebra de acordo pela mulher, filhas e genros, porém, não terá força de romper o acerto do ex-diretor.”

Convenhamos, não chega a ser um mau negócio, não é?

Porque se um “auxiliar” do esquema, Pedro Barusco, teria amealhado US$ 100 milhões – segundo ele em propinas pagas espontaneamente – os US$ 25 milhões de Paulo Roberto Costa parecem muito, muito pouco.

Afinal, num esquema que teria desviado bilhões, o chefe de todo o esquema ficaria com “tão pouco”?

Se a corrupção na Petrobras, a esta altura, parece ser algo já fora de questão, confirmada até pelas sindicâncias internas da companhia, fica cada vez mais evidente que, mais importante que apurar e punir os responsáveis por ela continua sendo tentar fruir das consequências políticas.

O “pacotão” de benefícios de Costa ultrapassa todas as fronteiras do equilíbrio, do razoável.

É quase o reconhecimento de que ele roubou “enojado” durante anos, com o auxílio da família que, “com grande repunância”, movimentava fortunas.

Pior, é uma chantagem sobre os tribunais que devem (devem?) aprovar este acordo, sob pena de invalidar tudo de informação que ele tenha produzido.

Paulo Roberto Costa está comprando seu perdão, o de sua família e, quem sabe, a “lavagem” do que tenha sobrado dos desvios que cometeu, guardado em partes ou com pessoas que “não entraram na roda”.

Youssef, que já havia escapado de penas numa falcatrua semelhante – acordo que, aliás, rompeu – parece que vai pelo mesmo caminho.

Parece que, no Brasil, o crime passou a compensar. Quando não fica oculto, basta “dedurar” as pessoas certas (dedurar político de direita não conta), é perdoado.

Ou, quem sabe, premiado.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Oi, me dá um dinheiro aí. Eu cobro menos para continuar ser honesto.

    • Claro que este ladrão profissional não roubou só 25 mi. Peixes menores roubaram acima de 100 - 200 mi, por que este que é o chefe teria roubado, juntamente com a sua distinta família, apenas 25 mi?? Claro que roubou mais. E estando tudo em casa, com advogado do PSDB, juiz já tendo trabalhado em escritório ligado a PSDB, a esposa do juiz é advogada do PSDB, o ladrão de carteirinha é ligado ao PSDB.. O que pode-se inferir? Ainda mais que o ladrão chefe não vai para a cadeia? Um acordão entre TODOS os personagens, com a divisão da fortuna entre TODOS... É o que está claro para mim... O CRIME GRANDE COMPENSA E MUITO!!!

  • EU JÁ FALEI E REPITO, O PROBLEMA DO BRASIL É O JUDICIÁRIO. OU MUDAMOS O JUDICIÁRIO QUE É PARTIDARIZADO,A SERVIÇO DE GRUPOS POLÍTICOS E MAFIOSOS E NÃO A SERVIÇO DA NAÇÃO E DA JUSTIÇA, OU NUNCA SEREMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS. DURANTE O PODER DE HITLER, O NAZISMO, A JUSTIÇA ALEMÃ FOI TRANSFORMADA NISTO, UMA JUSTIÇA PARTIDARIZADA, ONDE A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO ERA A PREMISSA PARA DEFENESTRAR ADVERSÁRIOS DO NAZISMO. A JUSTIÇA BRASILEIRA ESTÁ CAMINHANDO, CADA VEZ MAIS, PARA O TÚNEL DO IMPONDERÁVEL E DO IMPREVISÍVEL. SE O STF QUISER CAMINHAR RUMO À DEMOCRACIA, A PRIMEIRA COISA A FAZER É NÃO ACEITAR ESTES MAL CHEIROSOS ACORDOS DE DELAÇÃO SELETIVA. SE QUEREM APURAR TODOS OS MALFEITOS TEM DE SER TODOS, E NÃO APENAS SELECIONAR QUAIS SERÃO. JUSTIÇA PARCIAL, INQUÉRITO PARCIAL, NÃO É JUSTIÇA E NÃO É INQUÉRITO, É PERSEGUIÇÃO.

    • Sem a participação ativa do judiciário seria impossível a existência da indústria de roubalheira da qual esse cartel de empreiteiras, que existe desde os tempos da escuridão,é apenas parte.

  • Eu vou dar um tempo na leitura dos blogues sujos (do pig já não engulo nada, há muito). Eu vou dar um tempo, não para reconsiderar se gostaria de estar na pele destes corruptores, sonegadores, predadores amorais – não gostaria, não tenho vocação (fui diretor de hospital de custódia cinco anos e sei de certos assédios, nunca atendidos por mim). Dar um tempo para não me desgastar ao confrontar o “que eu fiz com o que fizeram de mim” (minha weltanschauung, por assim dizer) com a realidade de inimputabilidade que grassa pelo país (alguém duvida que, exceto Rio Bonito em SP (ainda hoje?), em quase todas, se não todas, as prefeituras existe desvio?). Não é fácil ter que conviver com uma realidade totalmente invertida moralmente, com pequenos presos pobres e negros sendo estuprados pela mídia (sensacionalista, para deleite de alguns) e pelos companheiros de cela e os de “colarinho branco” sendo perdoados pelos seus altos crimes, (por)que rendem dividendo$ ao longo da cadeia da punição: delegados, promotores e juízes, muito além de uma possível “ideologia”! (alguém duvida?).
    Vou dar um tempo porque preciso voltar minha “energia sublimada” para fazeres que compreendam, preencham minha necessidade de ser humano; preciso é alimentar minha sensibilidade, preciso é me emocionar com o que pode haver de belo no mundo, inclusive no mundo humano (“demasiado humano”), aliás, a melhor parte: em muitos lugares, em muitas épocas.
    Já sabemos como funciona a máquina: só mudam os nomes, lugares... e comarcas. Já sabemos como consumir jornal. “É o dinheiro, estúpido”, dir-se-ia...
    ‘Tou cansado de ter que ler livros técnicos, enquanto o Jogo da Amarelinha fica na estante esperando sua hora para tomar vida em mim. É isso.

  • Eu,outrora tinha muito medo da Polícia e do Exército.Hoje tenho medo de JORNALISTAS E DO JUDICIÁRIO.Jornalistas,porqu podem nos EDITAR,mesmo que mudos,e o JUDICIÁRIO,ONDE PAIRA A ARMA MAIS ADESTRADA À DITADURA DE CLASSES!Continuo com medo da polícia,mes em menor grau!Do Exército,um pouco menos,hoje em dia,mas de soslaio!

  • O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

  • Resta agora apenas torcer que seja condenado nos EUA, que a Interpol o coloque em sua lista, e que nunca mais possa deixar o país sob o risco de ser realmente preso no exterior, tendo que devolver dinheiro aos acionistas internacionais. Francamente, tem horas que penso seria melhor entregar crimes assim à justiça internacional, deixando inclusive que sejam punidos por lá.

  • O objetivo final é derrubar o PT e qualquer partido mais à esquerda.
    Cumprindo esse objetivo, os ânimos do judiciário e da imprensa se arrefecem e tudo volta a ser como era dantes, na era FHC... ou não...
    De repente, eles podem descobrir o peso da revolta do povo...

  • Quem foi o doente mental mal intencionado que elaborou essa lei de delação premiada??? O ministério público não é obrigado a fazer uso dela, mas, para que fazer pequenos esforços investigatórios se podem se valer dessa imoralidade premiada, e ainda por cima ter ocasião de direcionar o escroque para amesquinhar seus adversários políticos???

    • Helenita. Ministério público aonde??? Ministério Globalizado, de rede Globo, de espetáculo mediático. Profissionais que deveriam ser do judiciário -bem pagos com nossos impostos- a serviço dos Barões da Mídia, em detrimento do povo. Claro que é uma GRANDE NEGÓCIO se corrupto no Brasil, perguntem aos Barões da Mídia, as meia dúzia de Famíglias com este vasto poder. Ora, esqueceram dos "Anões do Orçamento" e seus laços com a Mídia e as velhas e sempre Empreiteiras, cujas fortunas de seus donos e herdeiros estão entre as maiores do Brasil, junto com as Famíglias da Mídia e dos Bancos? E tudo sempre e sempre com a CONIVÊNCIA do JUDICIÁRIO MAIS CARO E INEFICIENTE DO MUNDO, O NOSSO!

    • Essa Lei foi criada no governo FHC, Lei 9.807/1999, já sabe porque...

Related Post