O despertar das bestas

Os desembargadores do TRF-4 deveriam ler os comentários dos leitores da Folha ao vigoroso artigo de Mário César Carvalho, no qual ele reage ao espetáculo deprimente encenado ontem em Curitiba no qual ele reage ao espetáculo deprimente encenado ontem em Curitiba com Sérgio Cabral sendo exibido acorrentado aos fotógrafos pelos “policiais da Lava Jato”, este troço disforme que se formou sob a batuta de Sérgio Moro e dos garotos dallagnol, tal como se fez neste blog, inclusive nos conceitos terríveis sobre o ex-governador.

A humilhação das correntes nos pés tem um parentesco óbvio com a condução coercitiva, mecanismo que a Lava Jato usou e abusou até ele ser vetado em caráter provisório pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
A condução coercitiva tinha como função espezinhar o investigado, apesar de os procuradores, a Polícia Federal e até juízes alegarem que era para evitar que os investigados combinassem versões sobre os fatos investigados. O problema é que a lei não prevê o uso da condução coercitiva para esse caso. Ela só é autorizada quando o investigado se recusa a depor, o que não era o caso na Lava Jato.

O caso das correntes é pior porque não há justificativa alguma para essa medida medieval.

Da defesa da civilização do texto, mesmo favorável à Lava Jato, logo abaixo, desce-se à barbárie dos comentários. Há prazer, há alegria sádica em ver um ser humano assim, exibido como até a um animal aprisionado chocaria ver. “Bolas de ferro”, sugerem, “garrote”.

É bom que suas excelências vejam a bestialidade, a imundície que as “Mãos Limpas” brasileira trouxeram à tona na sociedade. O quanto de brutalidade, de estupidez, de selvageria brotou da ação espetaculosa de uma Justiça que deixou de lado a presunção de inocência,  o equilíbrio silencioso do Juiz, o rigor do Direito Penal, onde não se autorizam suposições, e uma sentença que já se determinara muito antes que o processo chegasse a Curitiba.

Correntes nos pés é humilhação porque remete ao passado escravocrata do Brasil, ao tempo em que capitães do mato desfilavam com negros arrastando correntes nas ruas do Rio, Salvador e Recife para que eles não ousassem mais fugir. Era uma lição muito clara: “Veja só o que acontece com quem desafia os senhores de escravos”, escreve Mário César.

Então, senhores desembargadores, os senhores se disporão ao papel de feitores, de bispos da Inquisição que apenas assentem, obsequiosos, ao magister dixit do impiedoso (exceto para os seus) Papa Moro, que ergueu uma turba de incendiários, de linchadores, uma matilha sedenta de sangue e de morte?

Marcelo Auler, em seu blog, escreve sobre os bastidores do julgamento que farão e observa que, no Judiciário, existe desconforto com a transbordante autoridade de Moro até sobre seus colegas juízes, ainda bem. Mas desconforto maior deve haver com a onda de furor que ele ergueu e que se expressa num bolsonarismo que não é majoritário, mas é assustadoramente expressivo.

Reflitam, porque este é um caminho que leva ao nazismo, onde a estrela era amarela, mas bastava para os campos de tortura e extermínio.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (67)

  • ... A Globo Organizações MafioCriminosas &$ do FIFAgate blindada pela justiça da imunda casa grande aprofundará os fakenews hediondos!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    FOCO DA LAVA JATO EM 2018 SERÁ ATAQUE AOS FILHOS DE LULA, ANUNCIA A GLOBO

    A capa da revista Época desta semana mostra que o próximo alvo das Organizações Globo e da Lava Jato será o ataque aos filhos do ex-presidente Lula; citando informações privilegiadas obtidas com a cúpula da operação, a revista diz que os investigadores agora miram "as relações pessoais, os negócios particulares, a construção do patrimônio e o custeio de despesas de familiares do ex-presidente"; reportagem mostra que, após uma intensa campanha judicial e midiática não ter conseguido diminuir a popularidade de Lula com o eleitorado, as forças que sustentaram o golpe no Brasil agora se preparam para tentar atingir o petista através de seus filhos

    20/01/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/337894/Foco-da-Lava-Jato-em-2018-ser%C3%A1-ataque-aos-filhos-de-Lula-anuncia-a-Globo.htm

  • E todo esse "grande acordo nacional", é "com o Supremo, com tudo"...

  • E cada figurante do stf com salários astronômicos, olhando a degradação da justiça e fazendo como se nada tivessem com isso. Para que serve aquele casa de poltrões e togados de preto? Melhor se colocassem roupa de palhaço pois foi isso que o Brasil se tornou, o circo dos horrores.

    • A pior das ditaduras é a do judiciario. Pois não se terá a quem recorrer. Acuado o povo terá como único recurso a violência. Não se salvará ninguem.

  • Se esse togados e corja mpf, pf fazem dessa forma, num futuro bem próximo serão eles os acorrentados, pois será dessa forma que serão julgados. Na verdade quem age dessa forma é medroso, covarde, não passam de cagões; façam isso com o Eduardo Cunha pra ver o que vai acontecer.

    • A imagem degradante do ex-governador Sérgio Cabaral algemado e acorrentado aos pés demonstra cabalmente que a Idade Média é aqui!

  • Robespierre também terminou na guilhotina... Estou aqui pensando: o MTST expulsou os arruaceiros que, liderados por um pornô-ator impotente, foram fazer arruaça em frente à casa de Lula. Será que após o evento todos eles se reuniram para gravar um filme pornô-fascista, em que valia o lema "ninguém é de ninguém poque rabo de fascista não tem dono"?

    • O grande Pier Paolo Pasolini entendia desta pocilga...seu filme Saló: 120 dias de Gomorra, explica bem a sujeira desta escumalha!

  • ÁGUA+CIMENTO+AREIA = CONCRETO; A necessidade da NAÇÃO, a vontade do POVO mais o carisma do LULA= PRESIDENTE 2018. Simples igual água de riacho

  • Sabe quando vai ficar gostoso? O dia que a gente ver nazi-fascista com o rabo entre as pernas fugindo das tropas soviéticas com medo de ir para a vala, entenderam?

  • Isso tudo é medo que Lula seja exposto assim?

    Vamos comparar as correntes de Cabral com todos que morreram no estado do Rio de Janeiro por falta de remédios ou de leitos.

    Qual o mal maior?

    Nosso BNDES está quebrado. Se Lula for acorrentado, qual o mal maior.

    Reflitam!

    Não há barbárie alguma em tratar criminoso como criminoso.

    • Tisso, esses nazifascistas de ex querda estam é com o c.... Na mão imaginando o LULADRAO com algemas . Mas o mais escroto desses nazifascistas e que leis não existem para eles, eu imagino a cena Fernandinho Beira Mar, Celsinho tudo indo depor sem algemas eles iriam reclamar da polícia do judiciário e etc... Mas eles são hipócritas ao extremo além de imaginarem o LULADRAO com algemas é o BFF do LULADRAO né, Cabral que tanto o LULADRAO defende dois criminosos irmãos de alma e mal caráter

  • Boa tarde,

    nada contra o texto acima, mas uma reflexão do todo: Cabral foi mais uma vitima ou um cúmplice do sistema onde ele rico é exibido e os pobre ladrão de galinha passa desapercebido ao sistema? Tá tendo muita hipocrisia no meio jornalístico, MP e demais. Quantos presos são acorrentados no Brasil e ninguém fala, só por que é o Cabral? Ou todos ou ninguém chega dessa teoria de subordinação para uns e não para outros( subordinação que pobre pode sofrer por que nasceu assim e rico tem berço) onde a maioria dos detentos nos presídios brasileiros tá preso por porte de uma cigarro de maconha que fumava na esquina e sofre do mesmo jeito. Tá na hora de rever nossa indignação com todo o sistema e não para uns!...

    • Hellbert, boa tarde o nome disso é distorção de valores a onde o que vale para mim não vale para você e vice versa, tem é que ter sensatez o nome já diz criminoso independente de religião, política e etc... se cometer um crime tem que ser tratado igual a outro criminoso sem distinção, se não quisesse ser preso se comportasse com a maioria das pessoas de bem para não passar por esta situação.

Related Post