O dia em que vencemos o golpe

A democracia brasileira amanheceu neste sábado exalando um grandioso suspiro de alívio.

O golpe midiático, que vinham construindo desde que foram derrotados nas eleições de outubro de 2014, micou.

As manifestações do dia 13, organizadas às pressas, com divulgação boicotada pela grande mídia, sem presença de nenhuma celebridade, reuniram centenas de milhares de pessoas em todo o país.

Apenas em São Paulo, quase ou mais de 100 mil pessoas.

No Rio, mais de vinte mil.

Muita gente achava que não daria ninguém.

Que seriam um fiasco.

Não foram.

Foram um sucesso surpreendente.

Não importa mais quantas pessoas forem às ruas nas marchas golpistas do dia 15.

Jamais serão mais que os 54 milhões de votos dados à Dilma.

Numa democracia, o poder não é definido com batuque de panela, nem com marchas de rua.

Numa democracia, o poder emerge das urnas. E as urnas falaram, estrondosamente, há poucos meses atrás.

As urnas rechaçaram Aécio Neves, o testa de ferro da mídia.

A esquerda conseguiu mexer algumas peças importantes no tabuleiro de xadrez.

E olha que a Rainha ainda nem foi usada…

Nas grandes manifestações da Venezuela ou Argentina, os próprios presidentes entram em rede nacional conclamando o povo a defender a democracia.

Aqui, não.

Aqui o governo ainda joga contra.

As pessoas foram às ruas em defesa da democracia e da Petrobrás, e contra o golpe midiático, apesar da retranca do governo.

Foi uma sinalização tremenda.

As pessoas mandaram um recado: voltaremos.

Foi um recado também para o governo: seja mais ousado, acredite no povo, cumpra as promessas de campanha de avançar mais.

No Rio, Stédile voltou a lembrar que, se a direita quiser medir forças nas ruas, os movimentos sociais aceitarão o desafio com altivez.

Para completar, e numa clara demonstração de derrota política, a grande mídia amanheceu coberta com a lama do Suiçalão.

Os principais barões midiáticos, além de inúmeras estrelas do jornalismo corporativo, tinham contas secretas na Suíça.

Globo, Folha, UOL, Band, todo mundo foi pego na rede bandida da evasão fiscal.

Agora está explicado porque a mídia esconde, sempre, notícias relativas à evasão fiscal.

Porque ela também é sonegadora.

Em 2014, foram mais de meio trilhão de reais sonegados e a mídia não deu este número, apesar de constar num estudo oficial do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

Agora está explicado porque Fernando Rodrigues, do UOL, o “dono” da lista do HSBC, tentou esconder os nomes mais “gordos”; e está explicado porque foi pedir ajuda à Globo.

A decisão da Globo de publicar alguns nomes da própria mídia, é resultado direto da pressão das redes sociais. Fazendo isso, eles tentam preservar um mínimo de controle sobre a narrativa.

Não vão conseguir, porém.

As manifestações desta sexta-feira não foram apenas em favor da Petrobrás e contra o golpe.

Foram sobretudo manifestações contra a mídia golpista.

Foram protestos contra a manipulação da opinião pública.

O Brasil aprendeu, enfim, com 1964, quando a mesma mídia, dominada pelas mesmas famílias de golpistas e sonegadores, organizou “marchas” contra o governo para criar um ambiente propício ao golpe.

As pessoas que foram às ruas, em todo o Brasil, nesta sexta-feira, aprenderam a ser críticos ferozes de uma mídia que, até hoje, trata o jornalismo exclusivamente como uma ferramenta para fazer valer seus interesses políticos e econômicos.

Uma mídia que tenta, há décadas, transformar mentiras em verdades; verdades em mentiras.

Uma mídia que nunca esteve ao lado do povo brasileiro, em nenhum momento de nossa história.

Foi contra a criação da Petrobrás, do salário mínimo, do décimo terceiro, matou Getúlio, manipulou debates para eleger Collor, tentou implantar a Alca, esteve por trás das criminosas privatizações tucanas dos anos 90.

Desde a ascensão de Lula ao poder, em 2003, a mídia faz campanha sistemática contra o governo, conseguindo, enfim, nas últimas eleições, enfraquecer sua base legislativa.

Uma mídia que usou todo o seu poder para influenciar setores do judiciário e do MP (setores que, a bem da verdade, adoram ser influenciados, porque partilham da mesma ideologia reacionária)  e manipular processos, como vimos na Ação Penal 470 e agora, na Lava Jato.

Processos importantes, que poderiam servir para o Brasil aprender alguma coisa, e que foram transformados em espetáculos de circo, em show de arbitrariedades e agressões ao direito de defesa.

Hoje, esta mídia, em sua obsessão para voltar ao poder através de seus laranjas, os tucanos, parece disposta a destruir o país inteiro, através da defesa de processos judiciais que, se levados a ferro e fogo, farão desaparecer mais de meio milhão de postos de trabalho e criarão o risco de uma quebradeira sistêmica na economia nacional.

É contra essas forças políticas, contra esses abutres, que mais de duzentas mil pessoas se manifestaram no dia 13, no país inteiro.

As fotos desse post, da manifestação do Rio, são do amigo Antônio Fernando:

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Lindo, lindo. Sem palavras, esse é o povo, esse é o Brasil, apesar dos problemas, a elite brasileira, vai ter que aceitar.

  • Não fui e me arrependo muito.spero que haja outras que irei faça sol ou faça chuva, e de preferência diante da Globo, o real adversário dos brasileiros

  • [ALVÍSSARAS]

    ... "O [verdadeiro] povo [trabalhador] brasileiro unido jamais [jamais!] será vencido!"...

    Viva o sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!

    Viva o BRASIL!

    • O verdadeiro povo trabalhador, estava trabalhando já que sexta-feira é dia de trabalho....
      Se bem que ganhar 30 reais, transporte e camiseta não deixa de ser um trabalho.

  • Cedo pra comemorar. A guarda não pode ser baixada.
    Há uma explicação pra Revolta dos "Coxinhas". Eles passam por mecanismos de controle contábil e tributário das empresas por parte do Estado. Os "Manobrados On-line" prestam um relevante serviço.
    Lula foi responsável por implantar a Nota Fiscal Eletrônica e o sistema de escrituração contábil eletrônica - SPED Fiscal.
    Hoje, com Dilma, já há o Conhecimento de Transporte Eletrônico, a Carta Frete Eletrônica, implantada no fim de 2014. Isso explica um pouco da revolta dos patrões "caminhoneiros" no início do ano. Estão pagando imposto.
    Há uma malha fina programada pela Receita Federal para esse primeiro semestre do ano de 2015 para "pegar" omissões de receitas - vulgo caixa 2 - em contabilidades de empresas que faturaram até R$ 48 milhões no ano de 2012. Tudo isso graças ao desenvolvimento de programas e cruzamentos de dados bancários e de cartão de crédito.
    Isso em breve se estenderá para o produtor rural. Só entrará produtos nos CEASAs acobertados por Conhecimento de Transporte Eletrônico. As barreiras fiscais estaduais conferiram documentos eletrônicos, já transmitidos e validados.
    Até agosto de 2015 estará implantado o Cupom Fiscal Eletrônico em que as compras emitidas nas maquinhas de cupons serão transmitidas on-line para as Secretarias de Fazenda dos Estados e/ou a Receita Federal do Brasil, dificultando um "arranjo" contábil posterior.
    E a partir de janeiro de 2016 está previsto a entrada do SPED Social - ou folha de pagamento eletrônica - que irá possibilitar a consolidação da contabilidade da empresa - Notas Fiscais de Entrada, de Saída, Folhas de Pagamento e Caixa - no SPED Fiscal - que hoje já existe - integrando definitivamente as contas das empresas no sistema de escrituração informatizado, que será transmitido e disponibilizados aos órgãos fiscalizadores.
    Vai ficar mais difícil sonegar.
    Isso incrementará as Receitas dos entes estatais pela maior efetividade da fiscalização - que passará a ser eletrônica, por meio de malhas.
    Isso, com certeza, deve ser implantado nas próximas eleições, com uma prestação de contas on-line.
    Esse sistema está sendo apresentado a outros países. Um belo produto nacional.
    Por isso derrubar Dilma é fundamental. Pra ontem. Não podem perder tempo. O tempo corre contra eles.
    O PIG sabe disso, os empresários sabem disso, mas é de muita complexidade para o "povão" em geral entender. A Receita Federal já fez diversas palestras a respeito disso e da implantação desse sistema, que já era pra ter sido implantado, e sempre foi objeto de adiamento, assim como o Registrador Eletrônico de Ponto (o REP) que marcava as horas extras indesejáveis.
    Combater a sonegação é algo muito complexo. É um eterno fechar de portas.
    Será que os Sindicatos sabem disso? Será que eles entendem esse sistema de escrituração como um importante instrumento de Justiça Social? Convoquem os Sindicatos para fazer chegar essas informações aos trabalhadores. Dissemine-a na rede para os formadores de opinião.
    Eles correm contra isso, e como.
    Quem sonegou, sonegou, e quem quiser sonegar, vai ficar mais complicado. Muito mais complicado.

    • Luciano, apontaste o ponto! Não é só raiva por aeroportos cheios, dividir universidades com pobres, cotas, dificuldades crescentes em manter empregados domésticos... É muito mais funda a ferida! Sabem que estão sendo chamados a contribuir e não aceitam isso de jeito nenhum. Está cada vez mais difícil omitir os ganhos, apesar de terem conseguido, lá no início, uma vitória com a eliminação da CPMF. Não contavam com a astúcia dos fiscos - esses promotores de "maldades" contra os "inocentes" sonegadores.

    • E quem roubou a Petrobras? Ainda continua roubando? Afinal segundo seu ex-presidente "É impossível de detectar".

      • Ele falou também que é possível acender a luz amarela e por a polícia para investigar esse tipo de crime (é o que a PF está fazendo) que não deixa quase rastros, por ser feito à margem da contabilidade das empresas. Talvez por isso o tal de Paulo Roberto Costa foi demitido em 2011 ou 2012. Os ex-funcionários corruptos da Petrobrás roubavam havia décadas, e não haviam sido pegos pois o esquema era sofisticado, a propina era paga com dinheiro saído do lucro das empresas beneficiadas com o esquema, por fora dos controles internos da PEtrob´ras, e além disso, os valores dos contratos não ultrapassavam os preços de mercado, não dando margem a supeitas de irregularidades. O interesse do cartel talvez fosse mais o de afastar os concorrentes.

        • "PETROBRÁS ANUNCIA OFICIALMENTE DEMISSÃO DE TRÊS DIRETORES APÓS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Como previsto, após uma reunião da diretoria da Petrobrás, foram anunciados os nomes dos diretores desligados da quarta maior petrolífera do mundo. Paulo Roberto Costa, diretor de abastecimento, Renato Duque, de engenharia e Jorge Zelada. Nenhuma surpresa para os visitantes do Petronotícias. Hoje, os três diretores se despediram do comando da empresa. Duque e Zelada saíram por decisão do Conselho. Paulo Roberto Costa (foto) foi demitido diretamente por Graça Foster, que deve chamar alguém de sua confiança. Ele deu adeus, mas disse que não compreendeu o motivo de sua demissão (...)". (site petronoticias.com.br)

    • O combate à sonegação de impostos e´uma forma de "Regulação Econômica da Mídia"...rsrsrs. O PIG vai dizer que é censura!

  • Eu gostaria que alguém me respondesse o seguinte: quando é que a mídia não foi o setor mais corrupto da sociedade? E sua função, talvez a mais importante, é esconder a corrupção, jamais passível de ser igualada, em qualquer país, perpetrada pela classe dominante. Por isso é que ela remunera generosamente aqueles jornalistas que são capazes de convencer a você, leitor, que só existe uma verdade, a sua mentira. A mentira da mídia não é uma questão casual, mas faz parte da sua estrutura. Estrutura que se dá muito bem quando defende os governos ditatoriais, sobretudo aqueles que são garantidos pelos criadores de ditadores, isto é, os Estados Unidos e sua democracia, que nem inglês consegue ver.

  • Caro Fernando, é hora da Dilma criar a GRANDE EMPREITEIRA BRASILEIRA e transformar essas empreiteiras corruptoras em farinha, trazendo para o governo a total responsabilidade pelas obras e construções. O que se paga a elas poderia ser pago aos funcionários públicos.

  • A maior realização da mídia é a servidão do povo. É neste ponto que ela fundamenta o seu poder.

  • O cara querer defender do PT já mostra um pendor para a mentira. Mas dizer que havia 100 mil pessoas em SP é para internar. A Folha, sempre no seu joguinho de agradar a verdade num dia e o PT no outro, inventou um critério novo pelo qual quem passou pela avenida durante as horas do protesto passou a ser contado, mas nem assim se atreveu a chegar perto disso. A PM, numa conta realista de quem viu, chegou a 9.000, juntando os professores. Em todo o país não foram mais que 30, 35.000 pessoas, muitos haitianos, quase todos uniformizadinhos, com seu pão com mortadela e os 35 de diária (no Rio parece que foi 50). Quanto à Rainha sair às ruas, só rindo: A DILMA E O LULA TÊM MEDO DE ENCARAR O POVO, NÃO TÊM CORAGEM DE FAZER ISSO. O "povo" deles é a turminha do uniforme e lanchinho no final. A Dilma não tem nem coragem de falar na TV porque sabe que vai levar outro panelaço. Não seja ridículo.

    • A recente vitória de Dilma sobre Aécio ocorreu com uma margem de votos a seu favor de alguns milhões de eleitores, segundo o "data-TSE".
      Sr. Ernesto, acorde para a vida, seu candidato perdeu, mesmo com toda a grande mídia fazendo a campanha. A Folha, no seu ponto de vista, é "meio" petista? Acesse o site do manchetômetro, analise as informações disponibilizadas e descubra mais sobre a "imparcialidade" da Folha Sonegadora. Interessante é que quando se fala que as Parada-Gay ou as Marchas Evangélicas, com muito menos participantes do que a ocorrida ontem, participam "milhões" de pessoas, ninguém põe em dúvida. Aliás, o datafolha já reduziu uma dessas paradas, de 3 milhões para 65 mil pessoas. Se o datafolha, da Folha antipetista, disse que tinha 41 mil pessoas, pode contar que havia mais de 100.000. A PM de Alckmin, que usa o chutômetro e faz avaliações partidarizadas, não conta. Pesquise fotos das manifestações em SP na internet e verá que havia uma multidão. Já a manifestação dos derrotados golpistas, essa sim será um retumbante fracasso, pois não haverá adesão nem mesmo dos funcionários intimidados pelos patrões a comparecer, pois o povo está cansado de golpismos e hipocrisia.

    • Senhor "Ornesto" se pode ser honesto talvez!Mas cuide melhor de sua percepção,seu candidato é um bandido e aproveitador de vocês, o pior senador da republica,brinca com a cara de vocês,ganha seu dinheiro pra não trabalhar.Quem faz isso é VAGABUNDO.pois é pago pra trabalhar e não faz nada.Tá nos roubando.

  • Que surpresa boa! Quem sabe, agora, a presidente se anime a defender o seu governo que, na falta de outro melhor é o que os brasileiros apoiam. Está na hora de fazer lei de meio. É um absurdo esses sonegadores quererem pautar o governo do país com o domínio do espaço público, das instituições judiciárias e policiais. O Brasil tem um potencial imenso e não pode ficar na mão desses sonegadores.

Related Post