O discurso de Lula na despedida de Marisa. Assista.

O discurso de Lula será noticiado pela frase “Dona Marisa morreu triste com maldades que fizeram com ela. Quero provar que os facínoras que fizeram essa maldade com ela tenham a humildade de pedir desculpas.”

Apesar das lágrimas, porém, a fala de Lula foi uma revisita à trajetória da vida de mais de 40 anos, a rigor uma vida inteira.

Do jeito seu, simples, sem o choque da morte que, há dias, se sabia inevitável, acho que não é exagero corrigir. Lula não fez uma revisita,  mas um passeio final com a companheira, passeio que começou justamente ali, no mesmo salão do sindicato onde se casou com ela.

Como  escrevi ontem, saiu um Lula mais forte deste episódio.

Mais forte por dentro, porque fica nítido que, ao lado da força que ela sempre lhe deu, o ex-presidente revela que, embora absolvido pela companheira, ele se sentia devedor de protegê-la e de cuidar, como nunca pôde cuidar.

Mais forte por fora,porque se mostrou grande e não se despejou em ira, em intransigências, mostrou seu tamanho de homem de Estado.

Recebeu, civilizadamente, homens que não miúdos e, operário “ignorante e despreparado”, teve a enormidade de ser gentil e falar com eles do que deveria falar: do seu país.

Falou com a informalidade que sempre foi a sua, um completo contraste com o emploamento dos falsos.

Empurrou para a selva os selvagens e não se confundiu com eles, porque não é um selvagem de outra tribo.

Toda a vingança que deseja é um pedido de desculpas.

Que siga o conselho que muita gente lhe daria, agora, dado pelo arcebispo de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino: “descanse, Lula, porque o Brasil precisa muito de você”.

 

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Rudo, viu essa entrevista que Dona Marisa concedeu à TVT, em 2010? Nesse trecho em específico, ela fala sobre o maior trauma da vida dela: a prisão de Lula no início da década de 80: https://www.youtube.com/watch?v=IS2JDSxf6xI&feature=youtu.be&t=9

    (transcrevi a fala dela)
    "... foi o dia que pegaram ele lá em casa, o dia que ele foi preso. Foi uma cena muito apavorante, uma cena que não dá para esquecer nunca na vida. Sabe, a maneira que pegaram ele, como se fosse um bandido. Chegaram todos armados, dois carros lotados de policiais, todos com armas na mão... aí isso me deixou muito triste."
    Passados 30 anos do episódio da prisão, esse continuava sendo o maior trauma da vida da dona Marisa. Ver aqueles policiais invadindo a sua casa, onde dormia com seu marido e os filhos pequenos, fortemente armados e levando seu marido preso, sem nem saber qual a acusação e para onde seria levado. Mal sabia dona Marisa que esse seu trauma não curado se repetiria, dali a 4 anos, de modo muito mais intenso, pois sua intimidade devassada foi publicizada. Em 80, levaram apenas Lula. em 2014, vasculharam até mesmo a casa dos filhos e pegaram pertences dos netinhos pequenos.

    • Então, ela deveria morrer de medo disso se repetir. As peças estão se juntando, a morte da Marisa foi política. Canalhas, facínoras. Lula tem consciência disso, quando disse que ela morreu triste. É muita maldade. Essa gente pagará lá em cima, os seres de luz estão ciente de tudo.

  • Antes de sair em busca de vingança, cave duas covas.
    Confúcio

    Lula é Magnânimo!!!

    • óbvio que foi vítima de perseguição.
      E continua sendo após sua morte por estes canalhas da direita fascista na blogosfera.

  • LEONARDO MESQUITA: caráter tacanho, desprezível. Nos mostre um crime cometido pelo Lula. Prove aqui o que o justiceiro de Curitiba NUNCA conseguiu provar. Você é mais um imbecil que acusa sem provas. Você deveria ser processado e cair nas mãos dessa justiça podre.

  • Morreu uma grande mulher; vamos enfrente meu Presidente a luta continua. Ewerson M. Nunes

  • A vida é Tudo que Deus nos dar, o luto de uma perda é igual pra qualquer um, agora muitas almas sebosas, confundem o momento de dor com a selvajaria de vivos mortos, Lula foi. É. E continuará sendo historia do Brasil. Lava jato so vira justiça. Quando a justiça for feita a todos. E nao a uns. Pois vemos muitos, e ppoucos indiciados. E parte da imprensa se cala com este muitos.

  • ".... o Brasil precisa de você", e não se sente a mesa ou reuna se com os facínoras e canalhas que lhe abraçaram falsamente , se não o Lula estará validando o golpe .Eles gamais querem se entregar a Polícia numa negociação ou mesmo devolver o dinheiro surupiado , ou mesmo retirar da câmara e do senado as pautas bombas , fazer um mea culpa e devolver o Brasil ao povo . ELES QUEREM SENTAR PARA O LULA VALIDAR O GOLPE , NÃO TEM NEGOCIAÇÃO. A MÍDIA GOLPISTA ESTÁ SÓ AGUARDANDO ISSO .

Related Post