O Doi-Codi vem aí?

Luís Nassif alertou ontem, no GGN; Tereza Cruvinel avisa hoje, no Jornal do Brasil: é tão estranho que, ao apagar das luzes de um governo obscuro, decrete-se a criação – como fez Michel Temer com o decreto  Nº 9.527, publicado na terça feira – de uma  “Força-Tarefa de Inteligência para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil” que fica a suspeita de que isso seja o embrião de uma”central de monitoramento político” encomendada por brucutus que se animaram com a perspectiva de instituir uma ditadura pelas urnas.

No decreto, diz-se que a a tarefa da Força é a “produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e suas instituições”.

Perfeitamente. Mas que organizações criminosas? De conhecidas, sabe-se das do narcotráfico. Se é este o alvo, porque não dizê-lo, claramente?

Se não são, ou não são apenas estas, que outras? Que crimes estas misteriosas “organizações criminosas” estão cometendo?

Como não temos parlamento nem imprensa, haverá alguém que pergunte isso ao sr. Temer ou ao chefe, na prática, desta Força Tarefa, o general Sérgio Etchegoyen?

Do contrário, terá razão Cruvinel ao supor que possa ser “o primeiro instrumento de força que será colocado a serviço de Bolsonaro se ele vencer, para reprimir eventuais insurgências”.

“Estará montado antes do pleito. Temer o faz em perfeita coerência com a promoção do poder dos militares em seu governo, amparando-se neles para compensar sua debilidade política. Colocou-os em cargos estratégicos e entregou-lhes o Rio com uma intervenção fracassada.”

Será, como disse Luís Nassif, “o AI-1 do novo regime”.

Fernando Brito:

View Comments (42)

    • CCCB COMANDO DE CAÇA A CANDIDATURA BOLSONARO

      Ele vai dançar... dança Bolsonaro mesmo sentado kkk

  • SÃO TANTOS OS CRIMES ELEITORAIS NESSA MERDA DE ELEIÇÃO FAJUTA QUE SE NÃO ESTIVÉSSEMOS SOB A DITADURA DA TOGA O NAZISTA TERIA SUA CANDIDATURA REVOGADA.

  • eles já poder começar investigando o Bolsonaro
    olha só que coisa mais interessante
    criaram isso pra dar uma ajuda ao traste...

  • O Bozo quer assassinar a democracia. Não permita meus amigos.

  • Eu acho o seguinte.Com este poder judiciário atual em todas as instâncias e entrâncias nós estamos fodidos. Preciso desenhar??

  • Estão fazendo tempestade em xícara de café. Não é porque veio do (des)governo Temer que se deve descartar a priori a iniciativa, que, ao contrário, é das mais oportunas. O crime organizado, que não se restringe ao narcotráfico, tem ramificações interestaduais e até internacionais, vide o alcance tentacular do PCC. Organizações como esta só podem ser combatidas com eficácia com uma estrutura do tipo força-tarefa multiagências, com comando centralizado e capaz de acionar as forças de segurança estaduais e órgãos de fiscalização financeira nas três instâncias executivas, para evitar conflitos decorrentes de hierarquias políticas e rivalidades interagências. Um aspecto central da iniciativa é a mobilização de órgãos como o COAF, que tem duas décadas de existência e nunca foi utilizado amplamente na repressão à lavagem do dinheiro ilícito, que deveria ser uma das suas funções principais. Outro item fundamental é a repressão às cadeias logísticas de armas, munições e drogas, que são, vale repetir, interestaduais e internacionais; polícias estaduais ou, mesmo, a PF ou as Forças Armadas, não têm como enfrentar esse desafio se não atuarem dentro de uma estrutura centralizada.
    Agora, nada disso funcionará se não houver a determinação política de se enfrentar a sério o problema, que mexe com muitos interesses muito elevados, principalmente, no caso da lavagem do dinheiro ilícito no sistema financeiro (razão principal pela qual a mal denominada guerra às drogas não funciona quase em lugar algum).
    Quanto a uma receada "espionagem política", isto não precisaria de uma organização desse tipo, a ABIN, a PF ou qualquer serviço de inteligência militar pode fazer, sob pretextos diversos, se for mesmo a intenção.
    Enfim, é preciso esfriar a cabeça e não confundir uma promissora iniciativa policial com má-intenção política.

Related Post