O Dr. Joaquim, Mr. Trump e o cachorro doido

Vi ontem na internet o Dr. Joaquim Barbosa – it’s alive! – admitindo que, por ser “um homem livre”, poderia vir a ser, em tese, candidato a Presidente em 2018. Hoje, procurei em O Globo, versão impressa – e não vi uma linha.

Deu-se, ali, no papel, a nenhuma  importância política que hoje tem o personagem que era, não faz muito tempo, o “salvador do Brasil”. Como a memória é curta, seu colega, o juiz Sérgio Moro, desfecha mais uma fase, a 567.845ª, da Lava Jato, mandando prender um cidadão que já estava preso…

Leio também, que tudo se vai acalmando, com a esperança de que Donald Trump – graças a Deus! – será infiel às ideias que professou na campanha eleitoral e que, afinal, lhe deram a vitória. O “real market” o conterá. A chamada da primeira página do site da Folha é de uma explicitude quase religiosa: “Choque de realidade pode frustrar eleitores de Trump“.

É, sabemos bem o que é o eleito pela vontade do eleitor curvar-se às “realidades” do mercado…

Todos eles, porém, são muito menos importantes, porque as glórias do mundo são passageiras, do que aquilo que despertam.

Com o Dr. Joaquim, de quem poucos se lembram, nosso país ganhou o Judiciário-espetáculo, onde os que se continham diante da generalização do termo “mensaleiro” a quem quer que fosse acusado e que, no dizer da Ministra Rosa Weber, a jurisprudência e não as provas cabais, permitia condenar.

Quem discordasse, gostava de pizza.

Evoluímos daí para o atual “não temos provas, mas temos convicção” atual. E para as delações premiadas e condenações por atacado, que saem em catadupas, das celas e do tribunal curitibano.

E claro, quem diverge disso é protetor de corrupto e, provavelmente, corrupto também.

Tudo isso, porém, por mais que não se apaguem os holofotes da mídia, poderia serenar e restabelecer-se com novas eleições, num mundo ideal, onde a sociedade fosse como um computador que, quando trava, pode ser reiniciado e pronto, sem maiores consequências.

Infelizmente, não é possível um ctrl + alt + del nas relações político-sociais deterioradas por processos assim.

É que estes processos, cá ou lá, despertam ódios, intolerâncias, generalizações imbecis, culpas a priori, criminalização da política, transformação da imprensa em “promotoria”  (ou “defensoria”, conforme o pendor do “réu”) e a formação do pensamento “cachorro louco”, aquele que, de tanto ódio, crava os dentes em sua própria carne.

Recolho, do facebook de uma brasileira que vive – modestamente – nos EUA, a seguinte pérola deste estado de espírito (ou de perda dele):

Você gosta de pagar um montão de imposto para vim um cubano e ter até aluguel pago com o meu dinheiro!Eu sou mulher sou imigrante e estou muito feliz com o resultado e sabe porque? Porque antes de ser mulher e imigrante eu sou trabalhadora e estou cansada de pagar impostos altíssimos pra sustentar preguiçosos!!! Quem vem pra cá só pra ter filhos e ser sustentado pelo governo.”

Tudo com o apoio de outra brasileira, negra, casada com um norte-americano.

Não duvide que, em São Paulo (e não apenas lá) haja milhares de  descendentes de nordestinos vociferando contra os nossos “cubanos”, os “baianos do bolsa Família”. Ou descendentes de gente pobre que nos veio da Europa e viveu, à custa da caridade estatal, na velha Hospedaria dos Imigrantes vociferando contra a praga dos haitianos ou venezuelanos, ou dos bolivianos…

E isso é contagioso, porque, sabemos desde antes de Isaac Newton,  ação conduz à reação de igual direção, intensidade e sentido contrário.

No campus de uma universidade no Illinois, relata uma ex-aluna, apoiadores de Trump foram provocar e xingar estudantes latinos, muçulmanos e portadores de “outras maldições”.

“Estudantes negros estão registrando incidentes de agressão e ameaças no campus hoje partindo de eleitores do Trump. Um estudante disse que sua amiga viu um homem puxar uma faca em direção à um muçulmano no ônibus a caminho do campus. Diversos estudantes latinos tiveram simpatizantes de Trump os intimidando ou ameaçando. Há um estudante se vangloriando abertamente online por ele e seus amigos serem os responsáveis por escreverem mensagens de ameaça do lado de fora do edifício de estudos latinos no ano passado, e disse que com Trump como presidente, eles estão agora empoderados pois o grande líder da nação compartilha de suas opiniões de que os latinos não pertencem aqui. Estudantes e funcionários presenciaram  hoje simpatizantes de Trump gritavam quando estudantes negros passavam por eles. Neste momento há um homem agitando uma bandeira americana e gritando com estudantes negros.”

E o recolhimento e tristeza dos anti-Trump, além de marchar da Union Square e  até a Trump Tower, numa Avenida Paulista novaiorquina  ao revés,  já falam em “derrubá-lo”.

A mídia e a direita colhem sua semeadura maldita.

Os personagens cria para a sua feitiçaria político-social tomam vida numa multidão, em muitas multidões.

E em uma crise permanente  que aniquila e destrói.

Ao transformar a disputa política (a qual dificilmente vence)  e social (na qual muito pouco perde)   em disputa racial, sexual, religiosa e, sobretudo, moral, a classe dominante e sua máquina de propaganda (e de formação de práticas sociais) abrem  as porteiras da selvageria para um caminho que só termina em países arruinados.

E, no caso de impérios, na guerra.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Conforme as analises aparecem, fica claro que o que elegeu Crivella, Dória, e Tirou Dilma tem a mesma fundamentação da eleição de Trump. Pessoas oprimidas por impostos e revoltadas com tudo e todos. Eles estão contra o sistema mas não sabem identificar que sistema é esse.
    Não é difícil imaginar o que vai acontecer nos EUA se o Trump se meter a mudar qualquer regra de mercado que tire poder do "grande sistema". Uma campanha de mídia massiva, bancada pelo sistema financeiro global para transformar qualquer dos vários podres de Trump em impeachment . Já fizeram com Clinton, farão com Trump. É a nova moda e é desestabilizadora. Tudo que as outras nações querem. Tirar poder de competição dos EUA.

  • Enquanto o líder supremo toma um choque de realidade, os apoiadores vociferam contra tudo e todos. Não vai demorar muitos para as criaturas ameaçarem de morte o criador.

  • A mídia ianque esteve contra Trump desde o início. A gente já viu o que pode acontecer quando a mídia resolve atuar como partido político. Será que a mídia gringa anti-Trump vai permanecer passiva, apenas cumprindo seu papel de informar com imparcialidade? Eles que se matem entre si. O resto do mundo só terá a ganhar com isso. Outra coisa: quem vai para os EUA gastar seu dinheirinho na disneylandia, em Las Vegas, fazendo compras em NY pode ficar sossegado. Problemas terão os que pensavam em ir pra lá "fazer a América".

  • ... O rábula psicopata 'joaquim MOssack Fonseca barbosa' deve setar incomodado com o ostracismo!
    Também pudera, o sujeito perdeu até a pose de twitteiro incidental!
    Viu, "juiz" sérgio 'mor(t)o', é assim que a Casa Grande chuta o CUnha dos sabajos da plutocracia!
    Tremeis, fascista DEMotucano militante 'mor(t)o'!

    • ... O golpe vagabundíssimo dentro do golpe vagabundíssimo!
      O script anunciado!
      E o 'TRUMPaceiro' daqui sabe muito bem que é apenas uma, digamos, 'ponte decorativa' para a eleição indireta de algum DEMoTucano!
      O 'TRUMPaceiro' daqui sabe muito bem também que a tarefa IMUNDA 'delle' seria - apenas e tão somente - fazer o jogo sujo da destruição do estado nacional e dos direitos dos(as) honestos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) e a entrega do pré-sal aos gringos...
      E o que o 'TRUMPaceiro' daqui receberá de mais bonificação:
      a distância da cadeia!

      Viva o 'braZ$&l'!

      • XICO SÁ: ROTEIRO DA CONVERSA ENTRE MACHADO E JUCÁ TEM SIDO CUMPRIDO

        Na iminência da votação do projeto de lei sobre acordos de leniência, que permitiria às empreiteiras investigadas na Lava Jato continuarem a participar de licitações do governo, o jornalista Xico Sá relembra como foi “genial” o roteirista de todo o episódio do golpe que tirou Dilma Rousseff e colocou Michel Temer na presidência; “óbvio, mas ñ custa relembrar: como todo o roteiro da conversa entre Sergio Machado e Romero Juca tem sido cumprido. roteirista genial”

        10 DE NOVEMBRO DE 2016

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/264808/Xico-S%C3%A1-Roteiro-da-conversa-entre-Machado-e-Juc%C3%A1-tem-sido-cumprido.htm

        • RESGATAR, IMEDIATAMENTE, A CAMPANHA ‘O PETRÓLEO É NOSSO’ – e escorraçar estes bandidos entreguistas &$ antipovo enquanto houver tempo, e o que restar desta nação em frangalhos!

          $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

          ACABA OBRIGAÇÃO DA PETROBRAS NO PRÉ-SAL

          A Câmara rejeitou ontem à noite os dois últimos destaques de partidos políticos que impediam a aprovação do projeto de lei que acaba com a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal —hoje de no mínimo 30% de cada área— e com sua atuação como operadora única em todos os campos; texto segue agora para sanção presidencial; Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), indicado pelo presidente da República, decidirá quais campos a companhia terá o direito de exercer a preferência sobre participar ou não da exploração – o que deixará, na prática, a decisão na mão do governo

          10 DE NOVEMBRO DE 2016

          (…)

          FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/264797/Acaba-obriga%C3%A7%C3%A3o-da-Petrobras-no-pr%C3%A9-sal.htm

    • Dá dó né!1 Mas, cadê aquele homem Dupó, tão amigo do Kaifaiz. Sumiu né!! Tá parecendo o Caiadão que disse? "Passarinho na muda não canta". Tá cuidado dos bois das suas inúmeras fazendas. Escondido é melhor. O Caiadão gostava de chamar os adversários pra sair na "mão"! Uma hora a casa cai viu Senador. Veja ai o Kaifaiz, Agora tá na merda. Ostracismo, que nem bagaço de laranja chupada jogada na beira da estrada. Lembram quando a InVeja postou aquela M de reportagem: O Menino que veio pra salvar o Brasil. Eita dor de Corno né!!!!!

    • ajuste desprezível:
      … O rábula psicopata ‘joaquim Mossack Fonseca barbosa’ deve estar incomodado com o ostracismo [mais do que merecido]!

  • Eu gostaria de ver alissons, capiaus, nilos batistas nos states agora. Não adianta ter pele clara. Lá, para eles, sendo latino, é tudo a mesma coisa.

  • Trocamos um Moro por um Moore. Tem mais consistência o ativista americano do que o tucano Moro. E a lava jato, sem muita cobertura, vai prender quem já está preso e fazer firulas judiciais no Ceará. Bem que diz o ditado 'tem malas que vão para Belém", então também tem malas que vão para o Ceará. E o Moro já é uma mala, então é perfeitamente plausível que mudemos o nome de seu espetáculo para Mala a jato e sua equipe de malinhas...

  • É o Brito transformando impressões e sentimentos em palavras certeiras, e excelente como sempre!

Related Post