O Dr. Ortélio, ao contrário da Dra. Ramona, assumiu: foi para os EUA e não fez teatrinho aqui

A fuga do médico cubano Ortélio Jaime Guerra para os Estados Unidos não é problema nosso, dos brasileiros.

Ao contrário da Dra. Ramona Rodriguez, ele não inventou historinhas para os brasileiros, não foi se dizer perseguido por nossa polícia, não se intrometeu na nossa política, não foi fazer demagogia partidária.

Seu problema é com o seu país e com os Estados Unidos, tão rígido e duro quando nacionais de outros países querem ingressar em seu território.

Qualquer brasileiro que tenha ido lá sabe da dificuldades de conseguir um simples visto de turista, quanto mais um de trabalho por lá.

Ninguém é escravo no Brasil, embora muitos vivam nessa condição, por falta de serviços e direitos, inclusive as centenas de milhares de pessoas que não tinham médico  antes dos cubanos.

Ortélio não é diferente de muitos outros cubanos que se atraíram pela vida nos EUA, certamente menos dura que num país pobre como Cuba.

Embora um pobre, lá, não tenha senão pouquíssimas chances de ser médico como Ortélio.

O Dr. Ortélio certamente não é escravo. Nem  sequer de sua consciência, o que lhe permitiu trocar sua profissão e seu país por outro, que os usa contra Cuba.

Não foi o primeiro e também não será o último. Mas todos, somados, serão uma pequena minoria.

Fernando Brito:

View Comments (19)

    • Contratamos mais médicos.
      Não são só cubanos.
      E se não tivermos mais médicos...
      Te garanto que os pobres vão morrer sem médicos.
      Os mais abastados morrem com Médicos.
      Desculpe, eu ficaria muito triste se fosse o
      Cubano que foi mal recepcionado na chegada ao
      Brasil.
      Quantos médicos Cubanos tem no Brasil?

    • Aldair, acho que o governo brasileiro deveria devolver a Dra. Ramona para o seu pais de origem, até para servir de lição para aqueles que vêm para cá para usar o nosso pais como rota de fuga. Se isso vira moda devido as facilidades e o bom moçismo brasileiro, o programa pode ir para o brejo. O MAIS MÉDICO É COISA SÉRIA, não devemos negligenciar.

      • Tem que ver o que reza o contrato com a empresa que intermediou a vinda dos medicos para o Brasil....

    • Vale o código do consumidor, mercadoria estragada tem que ser reposta por quem vendeu

    • O programa de aliciamento de médicos cubanos pelos Estados Unidos já vem de muitos anos e até hoje o número de médicos que se refugiaram não chega a 2%, insignificante frente ao número de cubanos atuando em outros países com os quais Cuba mantém programas de cooperação mútua, que são muitos milhares.
      A formação do cidadão cubano lhe confere um caráter em que a dignidade, o amor e o compromisso com os ideais de sua Pátria são valores relevantes. O cubano recebe, desde a mais tenra idade, todos os cuidados que um cidadão deve receber de sua Pátria e de seus governantes. Educação integral, universal, na qual a criança é assistida em todas as suas necessidades, conhecimentos, saúde, esporte, arte, etc. O acesso ao ensino superior, totalmente público, gratuito, é garantido à todos. Embora o povo cubano não tenha acesso à muitos bens e serviços, de utilidade duvidosa,que é a marca do capitalismo, suas necessidades básicas são plenamente atendidas pelo Estado. No mundo moderno, em que as comunicações fazem a integração de todos os povos, esses apelos consumistas chegam aos cubanos, e muitos deles se rendem aos mesmos, é o canto dos cisnes que seduz à muitos,alienando-os, mas também sujeitando-os às consequentes mazelas do mundo consumista, com sua cruel extratificação de classes, injustiça social, pobreza e miséria.

  • É meu caro, você foi de uma inspiração mais que merecedora de um grande premio. Imagina o quanto esse CUBANO deve a CUBA, e no entanto, provavelmente ela lá, nos EUA não vai passar de um João Ninguém Isso prova que nem sempre os estudos dignificam o homem. Imagina o que os EUA fazem contra o povo dele, la em Cuba. Mas ele nem esta ai, provavelmente vai limpar banheiros ou levar cachorros para passear. Mas é isso, vai entender o vazio quando não se tem ideologia e muito menos respeito por si próprio.

    • Está cheio de brasileiros fazendo isso tbm nos EUA. E com curso superior tbm.

  • Quando a revolução de Castro e Guevara tomou o poder do Fugêncio Batistao, serviçal dos americanos, a elite cubana se debandou para Miami. Os primos pobres ficaram em Cuba, mas sempre com o sonho de ir ao encontro de seus parentes que contavam maravilhas sobre o eldorado americano. Assim, haverão outros desertores que viram no Programa Mais Médicos uma chance de chegar a Miami. Desde a partida de Cuba esses já tinha ou tem um esquema montado. O problema não é com o Programa, mas de foro íntimo. Os que tem algum caráter se mandam, sem alarde, atrás de seus sonhos. Já a Ramona desde o início começou seu plano enganado os outros, a exemplo da empresária que a acolheu por solidariedade. Como foi a embaixada Americana e algo deve ter dado errado, se aliou ao Caiado, por ironia ferrenho defensor do trabalho escravo de brasileiros. Essa escolha de Ramona mostra bem seu caráter dissimulado. mentiu deslavadamente quando disse que foi enganada quanto ao valor que receberia. a Ramona pilantra já havia participado de programa semelhante na Venezuela e estava careca de saber os termos do acordo. Agora irá servir cafezinho para os mesmos que colocaram em suspeição a capacidade dos médicos cubanos. pelo visto Ramona tem complexo de vira lata, aliada a falta de caráter.

    • MARINA, acho a palavra - CARÁTER - um pouco fora do contexto. Imagine que o FIDEL deu sua vida para enfrentar o Fulgêncio, muito embora com a ajuda dos EUA, que após a queda deste, eles tentaram impor uma Constituição em que tornava os CUBANOS seus subservientes. Novamente o FIDEL deu sua vida para se livrar dos EUA, e vem resistindo por mais de 50 anos. Imagine que a DILMA deu sua vida para tirar o BRASIL das mãos dos MILITARES, manipulados pelos EUA, e venceu. Imagine que o LULA enfrentou todo tipo de perseguição e ameaças, inclusive por eles, os EUA, e venceu. Assumiu, assim como a DILMA e não se renderam, vem enfrentando todas essas sabotagens, as quais sabemos, inclusive com a plena ajuda dessa Imprensa "Livre", e estamos a resistir.
      Agora imagine que por "CARÁTER" o Fidel, o Lula, a DILMA tivessem ido morar nos EUA, simplesmente como se fossem pessoas ocas, sem idéias, sem personalidades, sem amor, sem dignidade, sem respeito para com sua Pátria, sem ideologia, sem inteligência.
      INTELIGÊNCIA, esta ai a grande diferença, apesar de ser um Doutor, o que qualquer um pode ser, é só uma questão de estudo, assim como falar inglês,inteligência não se aprende na Escola, acredito que se desenvolve associada a disposição de ser algo mais, e não só um Dotorzinho, para depois de Diplomado ser utilizado por Superiores de Instituições que os Administra, como se PAUS MANDADOS fossem, ou simples JOÃOS BOBOS, manipulados por interesses politicas dessas Instituições as quais estão ligados, como vem acontecendo atualmente.
      O Papa não renunciou por uma questão de caráter, quem busca a liberdade não renuncia, não se rende ao algoz. Caráter é uma palavra muito forte. Imagine associar CARÁTER ao Mandela, ao Lula, a Dilma, ao Fidel, ao Genoíno, ao Bolivar, ao Martinho, e a tantos outros que não se acharam menos inteligente dos que queriam subestima-lo. É certo que muitos perderam a vida, um dos Grandes foi um dos mais humildes, o Grande Zumbi, o Zumbi dos Palmares. Caráter é caráter, rendição é rendição.

    • Eu jurava agripinamente que você acreditava que mentir para ditadura era um direito

  • Na minha opinião se o governo já sabe que médicos cubanos estão usando o programa Mais Médicos como alternativa de fuga para os EUA então deve-se buscar médicos de outros países. Isso porque a oposição vai aproveitar esse fato pra tentar desmerecer o programa Mais médicos e o PT.

  • Se os Estados Unidos estão concedendo asilo aos médicos do Programa Mais Médicos é uma interferência nos assuntos internos do Brasil, para não dizer boicote. É a chance da Presidenta Dilma de oferecer asilo ao Snowden por reciprocidade.

    • No programa da Venezuela, Cuba construí o posto, casa para os médicos e posto de vizinhança para soldado cubano e mais: a área em torno era território cubano para efeito de ação dos seus militares. O fato que não fugiu um.

  • Peço desculpas pelo meu preconceito, do qual aliás, jamais nossa espécie estará livre.
    Mas olhe pra cara dos desertores, eles nem parecem cubanos, são estereótipos do sonho americano. Que sejam felizes ondem querem estar e o que querem ser, se é que serão.

  • O que é necessário saber é como se dá, no Brasil, o processo de aliciamento dos médicos cubanos que, é mais do que sabido, é promovido pelos órgãos diplomáticos ianques aqui à serviço. Sim, porque aliciar médicos nos mais recônditos rincões, chegar até eles com as propostas de contratação, investigar suas competências, seu caráter ou a falta dele, o que é fundamental para a cooptação, transportá-los até as sedes dos consulados ou embaixadas para a concessão do asilo, tirá-los do País e encaminhá-los para os EUA, são procedimentos que talvez violem os compromissos que norteiam as relações diplomáticas entre os países envolvidos. Com a palavra as autoridades brasileiras que cuidam do mister!

  • Uma sugestão, já que devemos parar de usar o trabalho dos escravos cubanos devemos parar de importar produtos chineses, indonésios etec… Nova campanha: FIM DAS IMPORTAÇÕES DE PRODUTOS CHINESES.

  • Tudo bem, acho que ele fez mais bonito que a médica que ficou aqui fazendo média a serviço da oposição, mas, sério, gostaria muito de saber como ele foi, como conseguiu visto, quem ajudou? São perguntinhas básica que a PF deveria investigar.

Related Post